Scielo RSS <![CDATA[Cadernos do Arquivo Municipal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-317620210002&lang=pt vol. ser2 num. 16 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Materiais de interesse histórico e património edificado]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Do material construtivo de interesse histórico às múltiplas matérias de sua abordagem e reflexão]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Um olhar sobre os materiais de interesse histórico que constroem o património: apontamentos em torno de uma experiência multidimensional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo são abordados materiais de construção cuja aplicação remete para diferentes tempos e usos no património edificado, e que são indissociáveis dos gostos e das influências culturais na arquitetura de cada local. Alguns dos materiais apresentados, como a cal e o gesso, têm um historial de longevidade e durabilidade que é um desafio constante para os materiais mais modernos, como o cimento. Os materiais históricos nas edificações centenárias, por vezes milenares, resistiram a adversidades diversas, como cheias, incêndios ou terramotos e, mais recentemente, à ação humana que, numa tentativa de adaptação a usos e requisitos modernos de moda, tecnologia e conforto, por vezes esquece e extravasa práticas de manutenção, conservação e reabilitação compatíveis. O artigo chama a atenção do leitor para as componentes tangível e intangível dos materiais de construção usados no património histórico arquitetónico, não esquecendo a importância dos saberes técnicos e do diálogo entre campos científicos para que este património possa perdurar por muitos mais séculos.<hr/>Abstract This article discusses building materials whose application takes us to different times and uses in the built heritage, and which are inseparable from the tastes and cultural influences in the architecture of each location. Some of the materials presented, such as lime and gypsum, have a history of longevity and durability that is a constant challenge for more modern materials, such as cement. Historical materials in century-old, sometimes millenial buildings have resisted diverse adversities, such as floods, fires or earthquakes, and more recently to the human action that, in an attempt to adapt to modern uses and requirements of fashion, technology and comfort, sometimes forgets and goes beyond maintenance, conservation and compatible rehabilitation practices. The article draws the reader’s attention to the tangible and intangible components of the building materials used in the architectural historical heritage, not forgetting the importance of technical knowledge and dialogue between scientific fields so that this heritage may endure for many centuries to come. <![CDATA[La utilización del corcho en la construcción: innovación, instituciones y aplicación en Lisboa durante la década de 1940]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A cortiça esteve presente na vida quotidiana, estabilizada como um material de construção, desde princípios do século XX. A partir de finais do século XIX, com o advento de novas patentes, o material é valorizado pela indústria dos Estados Unidos. Neste artigo, abordaremos a afirmação da cortiça como material de construção, a partir da análise de um laboratório de Lisboa e de duas obras na mesma cidade, onde se percebe que as novas utilizações decorrem não só do desempenho técnico (acústico e térmico) do material, mas também de uma associação a uma imagem de modernidade. Em síntese, o cruzamento entre as variáveis institucional, empresarial e arquitetónica, permite-nos entender a complexidade do processo que possibilita à cortiça posicionar-se no âmbito da construção.<hr/>Resumen El corcho ha estado presente en la vida cotidiana, establecido como material de construcción, desde principios del siglo XX. Desde finales del siglo XIX, con la llegada de nuevas patentes, el material es valorado por la industria de Estados Unidos. En este artículo abordaremos la afirmación del corcho como material de construcción a partir del análisis de un laboratorio en Lisboa y de dos obras en la ciudad, donde se advierte que los nuevos usos derivan de las prestaciones técnicas (acústicas y térmicas) del material, pero también de una asociación con una imagen de modernidad. En síntesis, el cruce entre las variables institucional, empresarial y arquitectónica, nos permite entender la complejidad del proceso que permite al corcho posicionarse en el ámbito de la construcción.<hr/>Abstract Cork has been present in everyday life, established as a building material, since the beginning of the 20th century. Since the end of the 19th century, with the arrival of new patents, the material has been valued by the United States industry. In this article, we will address the affirmation of cork as a construction material based on the analysis of a laboratory in Lisbon and of two works in the city, where it is noted that the new uses derive from the technical performance (acoustic and thermal) of the material but also of an association with an image of modernity. The intersection between the institutional and business variable makes it possible, in synthesis, to understand the architectural work in a broader context, beyond the pure architectural object, as part of a production and innovation process. <![CDATA[Origin and technology of the Georgian brick at Fade Mansion, Dublin, built c. 1728]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo estuda a proveniência e tecnologia de cozedura do tijolo da Fade Mansion. A microestrutura foi estudada com microscopia eletrónica de varrimento (SEM), as associações e transformações minerais foram determinadas com difração de raios-X (XRD) e análise petrográfica. Os resultados mostram que os tijolos foram fabricados com argila sem carbonatos, de origem glácio-fluvial, obtida localmente. Isso está em conformidade com a posição da mansão num terraço do rio Liffey, e com investigações anteriores sobre tijolos de argila históricos. Estes foram cozidos em fornos com uma atmosfera oxidante. As ‘rubbers’ (tijolos artesanais) das janelas atingiram temperaturas inferiores, o que resultou em baixa vitrificação, levando ao desgaste. As estruturas iniciais de vitrificação coincidem com a presença de minerais das argilas, indicando temperaturas de cerca de 800°C. A vitrificação contínua está associada ao desaparecimento de minerais de argila, à sinterização de hematite e/ou fases de alta temperatura e à transformação de muscovite, indicando uma ampla faixa de temperatura &gt;950-1200°C que corrobora com as propriedades inconsistentes do tijolo.<hr/>Abstract This paper studies the provenance and firing technology of the Fade Mansion brick. The microstructure was studied with scanning electron microscopy (SEM), mineral associations and transformation were determined with X-ray diffraction (XRD) and petrographic analyses. The results evidenced that the bricks were made with a decalcified, silica-based clay of glacio-fluvial origin, gathered locally. This agrees with the position of the Mansion on a terrace of the River Liffey, and with previous research on historic bricks made with boulder clay. They were fired in kilns in an oxidising atmosphere. The rubbers at window heads reached lower temperatures which resulted in low vitrification, leading to weathering. Initial vitrification structures generally concur with the occurrence of clay minerals, indicating temperatures of c. 800°C. Continuous vitrification is associated to the disappearance of clay minerals, the sintering of hematite and/or high-temperature phases and mica transformation, indicating a wide temperature range &gt;950-1200°C, which agrees with the inconsistent brick properties. <![CDATA[A história sob os pés: os ladrilhos hidráulicos da Santa Casa de Misericórdia de Manaus como bens patrimoniais integrados]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os ladrilhos hidráulicos são materiais construtivos que abarcam tanto a sua funcionalidade (como o revestimento de superfícies), quanto o seu uso (como um componente de uma programação visual na arquitetura). Neste estudo, propõe-se analisar a diversidade tipológica dos ladrilhos hidráulicos presentes na Santa Casa de Misericórdia de Manaus/Amazonas e em sua capela, revelando o seu uso como um símbolo de modernidade do período eclético, mas também como uma tentativa de segregar os espaços por classe social a partir da paginação de piso. Da inspeção visual dos espaços em distintos momentos, após o fechamento do prédio, constatou-se que, apesar dos danos causados ao local, ainda resistem pisos de ladrilhos hidráulicos que contam parte da história da instituição e podem suscitar memórias e vivências que contribuirão para ações de valoração e preservação do patrimônio cultural da Santa Casa de Misericórdia.<hr/>Abstract Hydraulic tiles are building materials that encompass both their functionality (as surface coating) and their use (as a component of a visual programming in architecture). In this study, we propose to analyze the typological diversity of the hydraulic tiles present in the Santa Casa de Misericórdia de Manaus/Amazonas and in its chapel, revealing its use as a symbol of modernity of the eclectic period, but also as an attempt to segregate the spaces by social class from the floor paging. From the visual inspection of the spaces at different times, after the closure of the building, it was found that, despite the damage caused to the site, there still remain floors of hydraulic tiles that tell part of the history of the institution and can raise memories and experiences that will contribute to actions to enhance and preserve the cultural heritage of the Santa Casa de Misericórdia. <![CDATA[A importância das “<em>cores finas</em>”: notas sobre pintores e os seus materiais de trabalho na pintura mural do Alentejo (séculos XVI-XIX)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No Alentejo existe um conjunto de técnicas tradicionais decorativas (esgrafito, stucco, pintura mural) que utilizaram a cal e os pigmentos locais como base, formando um património artístico bastante expressivo. De entre todas, a pintura mural foi a que mais marcou a imagem desta região, exigindo hoje, cada vez mais, um olhar interdisciplinar. Neste contexto, a documentação histórica torna-se uma ferramenta essencial. Através da sua consulta, levantamento e sistematização é possível reunir novos dados sobre os protagonistas das campanhas murais, bem como os materiais que utilizavam. Estas informações serão auxiliares importantes no momento de se traçarem intervenções de conservação e restauro ajustadas a cada caso. No presente artigo apresentaremos exemplos de campanhas de pintura mural documentadas, onde foram identificadas referências a materiais e a pintores, alguns dos quais desconhecidos. Pretendemos, assim, contribuir para a caracterização do contexto laboral dos pintores entre o final do século XVI e o início do século XIX.<hr/>Abstract In Alentejo there is a set of traditional decorative techniques (esgrafito, stucco, mural painting) that used lime and local pigments as a base, forming a very expressive artistic heritage. Amongst all, mural painting was the one that most marked the image of this region, requiring an interdisciplinary look. In this context, the research, survey and systematization of historical documentation becomes an essential tool. Through it is possible to gather new data about the protagonists involved in the mural campaigns, as well as the materials they used. This information will be an important tool when designing conservation and restoration interventions, tailored to each case. In this article we will present examples of documented mural painting campaigns, where references to materials and painters have been identified, some of them unknown. Thus, we intend to contribute to the characterization of the work context of painters between late 16th century and the beginning of the 19th century. <![CDATA[Tradição e inovação nos materiais e técnicas utilizadas cerca de 1950 em Espanha: o caso do mural do Pabellón de la Obra Sindical del Hogar em Madrid]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A dicotomia entre tradição e modernidade em Espanha atingiu o seu auge nos anos 1950, quando representações artísticas e arquitetónicas vanguardistas e extraordinariamente modernas coexistiram com o saber-fazer dos ofícios tradicionais da construção. Uma combinação harmoniosa em que ambos os pontos de vista se combinam para extrair o seu potencial máximo. Com o objectivo de avaliar esta relação, a investigação centra-se no estudo dos materiais e técnicas do mural situado no antigo pavilhão da Obra Sindical del Hogar, no recinto de feiras da Casa de Campo em Madrid, um lugar nascido da tradição e da experimentação. Os resultados mostram como as técnicas tradicionais de fabrico e decoração de azulejos são combinadas com uma linguagem moderna e elevam os critérios a ter em consideração para a sua recuperação.<hr/>Resumen La dicotomía entre tradición y modernidad en España tiene su periodo álgido en la década de 1950 cuando coexisten representaciones artísticas y arquitectónicas vanguardistas y de una extraordinaria modernidad con el saber hacer de los oficios tradicionales de la construcción. Una combinación armónica en la que ambos puntos de vista se conjugan para extraer su máximo potencial. En el interés de evaluar esa relación, la investigación se centra en el estudio de los materiales y técnicas del mural ubicado en el antiguo pabellón de la Obra Sindical del Hogar, en el recinto ferial de la Casa de Campo en Madrid, un lugar surgido de la tradición y la experimentación. Los resultados muestran cómo las técnicas tradicionales de elaboración de azulejos y de decoración se combinan con un lenguaje moderno y plantea los criterios a tener en consideración para su restauración.<hr/>Abstract The dichotomy between tradition and modernity in Spain reached its peak in the 1950s, when avant-garde and extraordinarily modern artistic and architectural representations coexisted with the know-how of the traditional building trades. A harmonious combination in which both points of view combine to extract their full potential. In the interest of evaluating this relationship, the research focuses on the study of the materials and techniques of the mural located in the former pavilion of the Obra Sindical del Hogar (Home Work Union) in the Casa de Campo exhibition area in Madrid, a place born of tradition and experimentation. The results show how traditional tile-making and decorative techniques are combined with a modern language and suggest the criteria to be taken into consideration for its rehabilitation. <![CDATA[Do Colégio de Santo Antão ao Alto de São João: território, obras e materiais da Quinta de Xabregas (século XVIII)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O património imóvel remanescente do primeiro período da Companhia de Jesus em Portugal, que se compõe de diversos tipos de casas, a saber, colégios, noviciados, casas professas, residências e quintas de recreio, entre outros, apresenta lacunas no que refere a estudos sobre processos construtivos e materiais empregues. Apresenta especificamente uma visão incompleta acerca das quintas de recreio, normalmente elencadas nos estudos como propriedades satélites dos colégios, sendo raras as análises específicas relativas à sua implantação e construção como propriedades independentes. Esta investigação procura, através da análise do estudo de caso da Quinta de Xabregas, afeta à administração do Colégio de Santo Antão-o-Novo de Lisboa, enriquecer o conhecimento da implantação na paisagem deste tipo de edifício. Procura, igualmente, dar a conhecer aspetos construtivos e materiais de um edifício pouco aprofundado pela historiografia jesuíta e contribuir para a história da construção do Colégio de Santo Antão.<hr/>Abstract The remaining heritage from the first period of the Society of Jesus in Portugal is composed of colleges, novitiates, professed houses, residences and recreational farms, among other types of houses, but there are gaps in terms of studies regarding its construction processes and the materials used in its buildings. The study of the recreation farms in particular, is usually listed and analysed as satellite properties belonging to colleges, since specific studies of their implantation and construction as independent properties are still rare even nowadays. Our research aims, through the analysis of a case study, that of the farm of Xabregas, assigned to the administration of the Santo Antão-o-Novo College in Lisbon, to enlarge the knowledge available of its implantation in the environing landscape. It also seeks to show the constructive and material aspects of a building little studied by Jesuit historiography, and to contribute to the history of the construction of Santo Antão College. <![CDATA[Marqueur identitaire et vecteur de transmission : l’architecture en <em>toub,</em> un patrimoine en danger]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A sociedade argelina do Saara é fundamentalmente concebida como uma sociedade tradicional, na qual a arquitetura surgiu de uma cristalização de valores sociais. Com referência ao passado, perpetua a memória e transmite conhecimentos. Esta contribuição pretende definir os fatores determinantes na conceção deste património edificado que tende a desaparecer. A partir de um estudo urbano, arquitetónico e antropológico, confirma a importância do material de construção (toub) na constituição do modelo cultural. O material dá forma à arquitetura popular feita à medida do homem, e para o homem, através da qual a cultura de um povo (de uma sociedade) é materialmente transcrita. Adaptado às exigências do clima, muitas vezes uma reprodução reduzida da ordem cósmica, o habitat tradicional do Saara estabelece o equilíbrio entre o homem, o meio ambiente e a sua cultura.<hr/>Résumé La société algérienne saharienne est conçue fondamentalement comme une société traditionnelle où l’architecture découle d’une cristallisation des valeurs sociales. En référence au passé, elle perpétue la mémoire et transmet des savoirs. Cette contribution a pour objet de définir les facteurs déterminants dans la conception de ce patrimoine bâti qui tend à disparaître. Basée sur une étude urbaine, architecturale et anthropologique, elle confirme l’importance du matériau de construction (toub) dans la constitution du modèle culturel. Le matériau donne forme à une architecture populaire faite à la mesure de l’homme, pour l’homme, à travers laquelle se transcrit matériellement la culture d’un peuple (d’une société). Adapté aux exigences du climat, souvent reproduction réduite de l’ordre cosmique, l’habitat traditionnel saharien établit l’équilibre entre l’homme, l’environnement et sa culture.<hr/>Abstract Algerian Saharan society is fundamentally conceived as a traditional society where architecture stems from a crystallization of social values. With reference to the past, it perpetuates memory and transmits knowledge. This contribution aims to define the determining factors in the design of this built heritage which tends to disappear. Based on an urban, architectural, and anthropological study, it confirms the importance of the building material (toub) in the constitution of the cultural model. The material gives shape to popular architecture custom made to man, for man, through which the culture of a people (of a society) is materially transcribed. Environmental built, often a reduced reproduction of the cosmic order, the traditional Saharan habitat establishes a balance between man, the environment, and his culture. <![CDATA[O ferro como linguagem arquitetónica e urbana na cidade de Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com a fundição da indústria com a arte no século XIX, surge o ferro fundido como processo crescente na construção e ornamentação das cidades. Este processo de industrialização foi determinante na difusão de características-tipo, suporte para a transformação da cidade com novas linguagens, formas e escalas. O objetivo deste estudo é construir uma síntese desenhada que caracterize o ferro como linguagem arquitetónica e urbana na cidade de Lisboa. O estudo pretende constituir-se como uma ferramenta gráfica representativa da aplicação deste material no tecido construído, definido por elementos de linguagem arquitetónica e elementos de linguagem de espaço público. Os elementos identificados procuram traduzir a diversidade, composição e repetição de situações presentes no universo de estudo, caracterizados textual e graficamente de forma comparável com desenhos síntese em escalas idênticas.<hr/>Abstract With the merging of industry and art in the 19th century, cast iron emerges as a growing process in the construction and ornamentation of cities. This industrialization process was decisive in the diffusion of type characteristics, influencing the transformation of the city with new languages, shapes and scales. This study aims to build a drawn synthesis that characterizes iron as an architectural and urban language in the city of Lisbon. The study intends to constitute itself as a graphic tool representative of this material application in the built urban fabric, defined by elements of architectural language and stylistic elements of the public space. The identified elements seek to translate the diversity, composition and repetition of situations present in the universe of study, characterized textually and graphically in a comparable way with synthesis drawings on identical scales. <![CDATA[Metais “modernos” em património edificado: desempenho em ambiente exterior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os materiais metálicos do século XX apresentam propriedades físicas e de resistência à corrosão com interesse para a arquitetura, tendo neste âmbito uma ampla gama de aplicações. Contudo, estão sujeitos a degradação, frequentemente associada às condições de utilização e ambiente de exposição, cujas consequências vão desde alterações estéticas à perda de funcionalidade dos componentes e estruturas em que se encontram aplicados. Neste artigo, descreve-se o comportamento típico de vários materiais metálicos correntemente usados nas edificações, quando usados em componentes de arquitetura exterior, correlacionando-o com a corrosividade ambiental e modos de utilização. O conjunto de informação reunida teve como objetivo contribuir para uma seleção adequada dos metais a aplicar numa determinada obra.<hr/>Abstract Metallic materials of the 20th century exhibit physical properties and corrosion resistance with interest for architecture, having in this scope a wide range of applications. However, they are subject to degradation, often associated with the conditions of use and environmental exposure. The consequences of which, range from aesthetic changes to the loss of functionality of the respective components. In this article, we describe the typical behavior of several metallic materials commonly used in buildings, when used in exterior architectural components, correlating it with atmospheric corrosivity and ways of use. The set of information gathered aimed to contribute for an adequate selection of the metals apply in future works. <![CDATA[A afirmação do betão armado como valor patrimonial durante o século XX através de edifícios Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os materiais metálicos do século XX apresentam propriedades físicas e de resistência à corrosão com interesse para a arquitetura, tendo neste âmbito uma ampla gama de aplicações. Contudo, estão sujeitos a degradação, frequentemente associada às condições de utilização e ambiente de exposição, cujas consequências vão desde alterações estéticas à perda de funcionalidade dos componentes e estruturas em que se encontram aplicados. Neste artigo, descreve-se o comportamento típico de vários materiais metálicos correntemente usados nas edificações, quando usados em componentes de arquitetura exterior, correlacionando-o com a corrosividade ambiental e modos de utilização. O conjunto de informação reunida teve como objetivo contribuir para uma seleção adequada dos metais a aplicar numa determinada obra.<hr/>Abstract Metallic materials of the 20th century exhibit physical properties and corrosion resistance with interest for architecture, having in this scope a wide range of applications. However, they are subject to degradation, often associated with the conditions of use and environmental exposure. The consequences of which, range from aesthetic changes to the loss of functionality of the respective components. In this article, we describe the typical behavior of several metallic materials commonly used in buildings, when used in exterior architectural components, correlating it with atmospheric corrosivity and ways of use. The set of information gathered aimed to contribute for an adequate selection of the metals apply in future works. <![CDATA[Cattani, Airton; Vieira, César Bastos de Mattos; Ying, Lu, org. - <em>Calçadas de Porto Alegre e Beijing</em>. Porto Alegre: Marcavisual, 2019.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762021000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os materiais metálicos do século XX apresentam propriedades físicas e de resistência à corrosão com interesse para a arquitetura, tendo neste âmbito uma ampla gama de aplicações. Contudo, estão sujeitos a degradação, frequentemente associada às condições de utilização e ambiente de exposição, cujas consequências vão desde alterações estéticas à perda de funcionalidade dos componentes e estruturas em que se encontram aplicados. Neste artigo, descreve-se o comportamento típico de vários materiais metálicos correntemente usados nas edificações, quando usados em componentes de arquitetura exterior, correlacionando-o com a corrosividade ambiental e modos de utilização. O conjunto de informação reunida teve como objetivo contribuir para uma seleção adequada dos metais a aplicar numa determinada obra.<hr/>Abstract Metallic materials of the 20th century exhibit physical properties and corrosion resistance with interest for architecture, having in this scope a wide range of applications. However, they are subject to degradation, often associated with the conditions of use and environmental exposure. The consequences of which, range from aesthetic changes to the loss of functionality of the respective components. In this article, we describe the typical behavior of several metallic materials commonly used in buildings, when used in exterior architectural components, correlating it with atmospheric corrosivity and ways of use. The set of information gathered aimed to contribute for an adequate selection of the metals apply in future works.