Scielo RSS <![CDATA[Cadernos do Arquivo Municipal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-317620220002&lang=es vol. ser2 num. 18 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Nota de Apresentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200100&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Editorial]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200200&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The trajectory of the <em>(trans)National Grammar</em> by Caldas Aulete: traveling books]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como foco a produção e posterior circulação transnacional da plural e acentuadamente pedagógica Grammatica Nacional, escrita pelo professor lisboeta Júlio Caldas Aulete. Analisamos, com base em edições da obra, uma crítica contemporânea direcionada a ela e jornais, sobretudo, cariocas, a trajetória que a gramática teve de sua primeira até a undécima edição, passando por edições brasileiras sem número e sem data. Atenção especial é dada à edição brasileira de Nicolau Alves, livreiro português radicado no Rio de Janeiro, que se apropria de seu conteúdo, fazendo uma edição adaptada à cultura brasileira, que foi, durante a década de 1870, adotada pelo Pedro II, escola secundária modelo do Império.<hr/>Abstract This article focuses on the production and subsequent transnational circulation of the plural and markedly pedagogical Grammatica Nacional, written by the Lisbon professor Júlio Caldas Aulete. We analyze, based on editions of the work, a contemporary criticism directed to it, and newspapers, especially from Rio de Janeiro, the trajectory the grammar had from its first to its eleventh edition, passing through Brazilian edi- tions without number or date. Special attention is given to the Brazilian edition by Nicolau Alves, a Portuguese bookseller based in Rio de Janeiro, who appropriates its contents, making an edition adapted to Brazilian culture, which was, during the 1870’s, adopted by Pedro II, the Empire’s model secondary school. <![CDATA[The judgement of the self in the other: Victor Cousin’s travel to German countries and its pedagogical implications]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente trabalho propõe-se a relatar as implicações pedagógicas da viagem de Victor Cousin da França para alguns países alemães, em 1831, a partir do relatório sobre a instrução pública por ele próprio elaborado. O objetivo foi averiguar a dimensão transnacional dessa viagem, considerando-se a dimensão comparada e analítica das reflexões desenvolvidas pelo autor acerca de um território que lhe era estrangeiro. Do ponto de vista do método, o estudo do relatório, focado em sua primeira parte, ocorreu a partir de categorias temáticas, eleitas como ferramentas operatórias oportunas para a abordagem do tema. Como resultado da investigação verificou-se que havia uma via de mão dupla no olhar de Victor Cousin sobre a realidade educacional alemã. Ao mesmo tempo em que expressava sua admiração e estranhamento com aquilo que presenciava, manifestava também sua dimensão comparada, dado que seu olhar tinha lentes francesas para observar aquela realidade estrangeira.<hr/>Abstract This article aims to report the pedagogical implications of Victor Cousin’s travel to some German countries, in 1831, based on the report about public instruction elaborated by himself. The objective was to investigate the transnational dimension of such travel, by considering the analytic and comparative dime nsion of the reflection developed by the author about a territory that was foreign to him. Regarding methodology, the study of the report, focused on its first part, occurred from thematic categories elected as appropriate operatory tools to approaching the theme. As result of the investigation, it was verified that there was a two-way road in Victor Cousin’s look on the German educational reality. While he expressed his admiration and strangeness with what he saw and witnessed, he simultaneously expressed his comparative dimension, since his look had French lens to observe that foreign reality. <![CDATA[The nature of the child and the invention of an <em>interesting</em> setting: the education of childhood as a technology of instinct]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo propõe-se discutir a educação da infância enquanto tecnologia do instinto. Por tecnologia revelo a sua filiação às perspetivas abertas por Michel Foucault, a propósito do poder nas sociedades modernas. Por instinto, refiro-me a um conjunto de objetos teóricos, identificados pelo mesmo autor, que por meados do século XIX puderam entrar nas regras do discurso psiquiátrico. O que aqui se pretende, portanto, é analisar como uma noção de instinto pôde ser absorvida e funcionar no interior do discurso médico-pedagógico que marcou, de forma inovadora, as primeiras décadas do século XX. Neste sentido, visitam-se autores relevantes, no debate então atual, com o intuito de discutir os modos como ao mesmo tempo que se organizou o emolduramento que melhor proporcionaria um desenvolvimento infantil, esse também se dotou de um caráter terapêutico diante de determinados aspetos inatos, atribuindo à educação da infância as competências de um decisivo e precoce campo de prevenção da anormalidade.<hr/>Abstract This article proposes to discuss education of childhood as a technology of instinct. By technology I reveal its affiliation to the perspectives opened by Michel Foucault, regarding power in modern societies. By instinct, I mean a set of theoretical objects, identified by the same author, which by the mid-19th century were able to enter the rules of psychiatric discourse. As such, what is intended here is to analyze how a notion of instinct could be absorbed, and work, within the medical-pedagogical discourse that marked, in an innovative way, the first decades of the 20th century. In this sense, authors that were relevant in the current debate are visited in order to discuss the ways in which by the same time the framing that would best provide child development was being organized, this was also endowed with a therapeutic character in the face of certain innate aspects, assigning education of childhood with the competences of a decisive and early field of abnormality prevention. <![CDATA[Between Comenius and Rousseau: reflections on infants and adults]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se os rastros de um enredo no qual figuram adultos e crianças durante a formação da cultura escolar na Idade Moderna. Almeja-se vislumbrar a longa duração, sem desmerecer os aspectos circunstanciais, trazendo à tona parcelas dos discursos de autores dos séculos XVII e XVIII. Espera-se adentrar o cenário esboçado nos trechos selecionados, que participaram da tessitura dos ritmos escolares em tal fragmento de tempo. Para isso, serão utilizados os contextos de Comenius e Rousseau como balizas temporais, sem precisão exagerada. Talvez, possamos, pensando no diálogo desses autores com seus ouvintes e/ou leitores da época, penetrar em partes das fontes, almejando conexão com as visões sobre infantes e adultos.<hr/>Abstract We seek the traces of a plot in which adults and children figure during the formation of school culture in the Modern Age. The aim is to glimpse the long duration, without neglecting circumstantial aspects, bringing to light parts of the speeches of authors from the 17th and 18th centuries. We hope to penetrate the scenario outlined in the selected excerpts, which participated in the weaving of school rhythms in such fragment of time. For this, the contexts of Comenius and Rousseau will be used as temporal markers, without exaggerated precision. Perhaps, thinking about the dialogue of these authors with their listeners and/or readers of the time, we can penetrate parts of the sources, aiming at a connection with the views about infants and adults. <![CDATA[For or against Castilho? Network of supporters in the brazilian empire]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200304&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O poeta português António Feliciano de Castilho (1800-1875) criou o Método Castilho para o ensino de leitura e veio para o Brasil em 1855, para realizar sua divulgação. Objetivando contribuir com o ensino da leitura e da escrita, propôs diferentes reformas na instrução primária e secundária em Portugal e no Brasil, incorporadas ao projeto da Modernidade, em que a escola calcada no tradicionalismo foi projetada como um palco de experimentações em um projeto de redenção pedagógica e social. Apesar de ter recebido várias resistências e o cancelamento de seu curso na corte brasileira, compareceram nas fontes históricas sujeitos brasileiros e portugueses que viviam na corte brasileira e que foram considerados “amigos” pelo poeta. O maior desafio metodológico deste artigo consistiu em rastrear esta rede de apoiadores deste projeto de instrução no império brasileiro. Esta análise será fundamentada em autores como Albuquerque (2019), Boto (2012) e obras memorialistas de Castilho (1902).<hr/>Abstract The portuguese poet António Feliciano de Castilho (1800-1875) created the Castilho Method for teaching reading, and came to Brazil in 1855 to disseminate it. Aiming to contribute to the teaching of reading and writing, he proposed different reforms in primary and secondary education in Portugal and Brazil, incorporated into the Modernity project, in which the school based on traditionalism was designed as a stage for experimentation in a project of pedagogical and social redemption. Despite having received several resistances and the cancellation of his course, Brazilian and Portuguese subjects who lived in the Brazilian court and who were considered “friends” by the poet appeared in the historical sources. The major methodological challenge of this article consisted in tracking this network of supporters of this educational project in the Brazilian empire. This analysis will be based on authors such as Albuquerque (2019), Boto (2012) and Castilho’s memorialist works (1902). <![CDATA[The Municipal Pedagogical Museum of Lisbon: from the <em>municipal educational complex</em> to museums for the working classes (1875-1892)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Museu Pedagógico Municipal de Lisboa, pensado para ser uma referência nacional, integrou um complexo educativo nos anos 80 do século XIX. Desse complexo fizeram parte instituições como o Jardim de Infância Froebel e a Escola Primária Superior, integradas numa rede de ensino municipal. Segundo o seu diretor, Adolfo Coelho, o Museu seria um instrumento na reforma da instrução popular. Este texto procura ligar o destino efémero do Museu à lógica de três documentos sobre a ação do Estado, quanto aos museus pensados para as classes populares. Nos documentos sobressai a grande prioridade: um museu para os tesouros artísticos nacionais e para contemplação do público, em vez de museus ao serviço da pedagogia e do ensino, para uso manual das suas coleções.<hr/>Abstract The Municipal Pedagogical Museum of Lisbon was part of an educational complex in the 1880s and was designed to be a national reference. Institutions such as the Froebel Kindergarten and the Superior Primary School were part of this complex, which belonged to a municipal education network. According to its director, Adolfo Coelho, the Museum would be an instrument in the reform of popular education. This paper seeks to link the Museum’s ephemeral fate to the rationale of three documents on the action of the State, concerning museums designed for popular classes. These documents highlight a main priority: a museum for national artistic treasures and for public contemplation, rather than pedagogical and teaching museums for manual use of their collections. <![CDATA[Educating bodies for the nation: schools, masculinity and transnational knowledge in 19th century Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo discute os sentidos e significados atribuídos à cultura física, suas concepções, funções e papel no sistema educacional brasileiro do século XIX. Ao enfocar os diversos tipos de escolas como espaços de referência para crianças e adolescentes e os esforços para moldar seus corpos, este trabalho analisa a importância dos jovens para os projetos nacionais e como educadores tentaram representar corpos jovens ideais nos currículos escolares durante a transição da infância à idade adulta. Mostra também como o corpo é uma complexa teia de ideias e representações, um território disputado nos espaços institucionais do Estado. Ao compreender os “novos comportamentos” que o Estado moderno pretendia promover, o presente artigo centra-se em como a educação física moldou as condições de saúde e higiene através de exercícios corporais e o papel central desempenhado pelas escolas na estratégia de transformar jovens estudantes em cidadãos saudáveis, fortes, disciplinados, prontos para servir a nação.<hr/>Abstract This paper discusses the senses and meanings attributed to physical culture, its conceptions, functions, and role within nineteenth-century Brazil’s educational system. By focusing on diverse kinds of schools as spaces of reference for children and adolescents and the efforts to shape their bodies, this work analyzes the importance of youth for national projects and how educators tried to represent young ideal bodies in school curricula as they made the transition from infancy to adulthood. It also shows how the body is a complex web of ideas and representations, a territory fought over within state institutional spaces. By understanding the “new behaviors” that the modern state wished to promote, the present paper focuses on how physical education shaped health and hygiene conditions through bodily exercises and the pivotal role played by schools within the strategy to transform young students into healthy, strong, disciplined citizens ready to serve the nation. <![CDATA[Matos Sequeira’s <em>Lisboa Antiga (Old Lisbon)</em>: recreation of an old Lisbon neighbourhood at the 1935 Lisbon Festivities]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200400&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Implantada no terreno do antigo Convento das Francesinhas e principal atração da edição das Festas da Cidade de 1935, a Lisboa Antiga consistiu numa reconstituição efémera de um bairro setecentista da cidade. Idealizada por Gustavo de Matos Sequeira, contou com cerca de 200 000 visitantes em apenas quatro meses, perpetuando-se na memória coletiva como uma das maiores realizações do género em Portugal. No presente estudoii pretende-se recuar até ao século XIX para traçar os fundamentos da realização de um evento desta natureza e, paralelamente, compreender as suas características, receção e legado.<hr/>Abstract Built on the terrain where once there was Francesinhas Convent, the Lisboa Antiga exhibition was planned by Gustavo de Matos Sequeira as a recreation of an early 18th century Lisbon neighbourhood for the 1935 Lisbon Festivities. With almost 200 000 visitors in just four months, it became one of the most memorable events of the genre in Portugal. The present article aims to outline its fundamentals, dissemination and public reception. <![CDATA[Heritage, landscape and traditional building materials in the Almada territory]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200401&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A localização geográfica do concelho de Almada determina um conjunto de condições naturais, geológicas e biológicas que, através da ação humana, deram origem à formação de diferentes unidades de paisagem cultural que caracterizaram o território até finais do século XIX. Tanto os materiais, recolhidos localmente e utilizados na construção, como os edifícios que consideramos elementos patrimoniais, constituíam parte integrante da paisagem. Nesse sentido, cada unidade de paisagem reflete formas diferentes de construir, de habitar e de viver, associadas a contextos socioeconómicos e culturais diferenciados. Considera-se, portanto, que o património construído remete também para a memória de uma paisagem, entretanto transformada.<hr/>Abstract The geographical location of the municipality of Almada determines a set of natural, geological and biological conditions, which through human action generated the formation of different units of cultural landscape, which characterized the territory until the end of the 19th century. Both the materials, collected locally and used in construction, as well as the buildings that we consider heritage elements, constituted an integral part of the landscape. In this sense, each landscape unit reflects different ways of building, inhabiting and living, associated with different socioeconomic and cultural contexts. Therefore, it is considered that the built heritage also refers to the memory of a landscape that has since been transformed. <![CDATA[Lisbon’s first dispensary of milk for children]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200500&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A localização geográfica do concelho de Almada determina um conjunto de condições naturais, geológicas e biológicas que, através da ação humana, deram origem à formação de diferentes unidades de paisagem cultural que caracterizaram o território até finais do século XIX. Tanto os materiais, recolhidos localmente e utilizados na construção, como os edifícios que consideramos elementos patrimoniais, constituíam parte integrante da paisagem. Nesse sentido, cada unidade de paisagem reflete formas diferentes de construir, de habitar e de viver, associadas a contextos socioeconómicos e culturais diferenciados. Considera-se, portanto, que o património construído remete também para a memória de uma paisagem, entretanto transformada.<hr/>Abstract The geographical location of the municipality of Almada determines a set of natural, geological and biological conditions, which through human action generated the formation of different units of cultural landscape, which characterized the territory until the end of the 19th century. Both the materials, collected locally and used in construction, as well as the buildings that we consider heritage elements, constituted an integral part of the landscape. In this sense, each landscape unit reflects different ways of building, inhabiting and living, associated with different socioeconomic and cultural contexts. Therefore, it is considered that the built heritage also refers to the memory of a landscape that has since been transformed. <![CDATA[“Plano dos Centenários”: contribution of the Lisbon Municipal Archives documentation to a case study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200501&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A localização geográfica do concelho de Almada determina um conjunto de condições naturais, geológicas e biológicas que, através da ação humana, deram origem à formação de diferentes unidades de paisagem cultural que caracterizaram o território até finais do século XIX. Tanto os materiais, recolhidos localmente e utilizados na construção, como os edifícios que consideramos elementos patrimoniais, constituíam parte integrante da paisagem. Nesse sentido, cada unidade de paisagem reflete formas diferentes de construir, de habitar e de viver, associadas a contextos socioeconómicos e culturais diferenciados. Considera-se, portanto, que o património construído remete também para a memória de uma paisagem, entretanto transformada.<hr/>Abstract The geographical location of the municipality of Almada determines a set of natural, geological and biological conditions, which through human action generated the formation of different units of cultural landscape, which characterized the territory until the end of the 19th century. Both the materials, collected locally and used in construction, as well as the buildings that we consider heritage elements, constituted an integral part of the landscape. In this sense, each landscape unit reflects different ways of building, inhabiting and living, associated with different socioeconomic and cultural contexts. Therefore, it is considered that the built heritage also refers to the memory of a landscape that has since been transformed.