Scielo RSS <![CDATA[Cadernos do Arquivo Municipal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-317620230001&lang=pt vol. ser2 num. 19 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Nota de Apresentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As Cortes Constituintes e a insuperável discórdia política entre deputados portugueses e brasileiros (1820-1823)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto tem por objetivo enfatizar a indisponibilidade política da maioria dos deputados portugueses e alguns brasileiros para resolverem o problema da união entre Portugal e o Brasil, tendo em vista a passagem do “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves” (1815), uma criação da monarquia absoluta, para um modelo que pudesse refletir a cultura política constitucional e liberal. O facto de não terem encontrado uma solução serviu, no Brasil, os sentimentos de autonomia e, em Portugal, a pulsão centralizadora dos deputados portugueses. O atraso na chegada dos deputados brasileiros, a falta de um bom acolhimento e entrosamento político, a constante crítica às suas intervenções sobre os direitos constitucionais do Brasil e o atraso nas informações e notícias, acabaram por fechar o diálogo e alimentar o movimento de independência.<hr/>Abstract The present text aims to emphasize the political unavailability of the majority of Portuguese deputies and some Brazilians to solve the problem of the union between Portugal and Brazil, in view of the passage of the “United Kingdom of Portugal, Brazil and Algarves” (1815), a creation of absolute monarchy, for a model that could reflect the constitutional and liberal political culture. The fact that they did not find a solution served, in Brazil, for the feelings of autonomy and, in Portugal, for the centralizing drive of the Portuguese deputies. The delay in the arrival of Brazilian deputies, the lack of a good reception and political integration, the constant criticism of their interventions on Brazil’s constitutional rights and the delay in information and news, ended up closing the dialogue and feeding the independence movement. <![CDATA[Festejos carnavalescos no Brasil do pós-Independência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca relacionar a emancipação política do Brasil, ocorrida em 1822, e as tentativas de eliminação do Entrudo como prática de comemoração do Carnaval, que passaram a se manifestar a partir do final daquela década. Por meio da análise de um conjunto documental diversificado, que inclui relatos de viajantes, jornais, obras literárias e documentos oficiais, como posturas municipais, alvarás, leis e decretos, trabalha-se com a hipótese de que a perseguição ao entrudo seria também o rechaço a uma identidade portuguesa e a busca por uma “brasilidade”, fundamentada no ideal de civilização, aos moldes de outras nações europeias.<hr/>Abstract This article seeks to relate the political emancipation of Brazil, which took place in 1822, and the attempts to eliminate Entrudo as a practice of Carnival commemoration, which began to manifest itself from the end of that decade. From the analysis of a diversified set of documents, which includes travellers’ reports, newspapers, literary works and official documents, such as municipal decrees, permits, laws and decrees, we work with the hypothesis that the Entrudo persecution it would also be the rejection of a Portuguese identity and the search for a “Brazilianness”, based on the ideal of civilization, along the lines of other European nations. <![CDATA[O Movimento Moderno e a vaga cultural brasileira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao longo do século XX, mais precisamente entre 1930 e 1960, afirmar a independência do Brasil ganhou contornos de um projeto político e cultural que urdiu a Arquitetura Moderna Brasileira e definiu precisos marcos de fundação (Ministério da Educação e Saúde Pública, MESP) e ocaso (Brasília). A identidade brasileira, construída sob a herança lusa, justificavam a aproximação e as trocas culturais entre Brasil e Portugal, num refluxo que mais adiante causaria alguma náusea. Analisamos a crítica nacional e internacional exposta em livros, revistas e atas de congressos acerca da Arquitetura Moderna Brasileira em contraponto ao enquadramento político internacional, concluindo por compreender o peso das decisões políticas sob as críticas e o lugar reservado a Brasília na história arquitetónica e urbanística.<hr/>Abstract Throughout the 20th century, more precisely between 1930 and 1960, asserting Brazil’s independence became a political and cultural project that led to Brazilian Modern Architecture and established accurate landmarks as Ministry of Education and Public Health (MESP) and Brasília. The Brazilian identity, built on Portuguese heritage, justified the approximation and cultural exchanges between Brazil and Portugal, in an ebb that would later cause some nausea. We analyse the national and international criticism exposed in books, magazines and congress proceedings about Brazilian Modern Architecture in counterpoint to the international political framework, concluding by understanding the weight of political decisions under the criticism and the place reserved to Brasília in the architectural and urbanistic history. <![CDATA[Transitando entre identidades após a independência: homens portugueses no Brasil do século XIX]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract In 1870, at age 11, Antônio Gonçalves de Carvalho left Portugal to follow his father to Brazil. The back and forth crossing of the Atlantic would become as central for Antônio’s life as it had been for his father and would continue to be for his son. The close reading of unexplored primary sources reveals how Portuguese and Brazilian nations merge into a syncretic identity expressed in Antônio’s words: “I came to life in my parents’ idolized land, and I wish to leave life in my children’s adored land”. What can serve as a basis for national identities? The Carvalho family’s documents offer the possibility of a new perspective on a question that historiography has conventionally approached via race, ethnicity and religion. By decentering the usual categories and considering emotions instead, this work suggests that feelings of belonging may be a matter of practice rather than destiny.<hr/>Resumo Em 1870, aos 11 anos, Antônio Gonçalves de Carvalho deixou Portugal para seguir seu pai com destino ao Brasil. A travessia do Atlântico se tornaria tão central para Antônio quanto fora para seu pai e continuaria sendo para seu filho. A leitura atenta de fontes primárias inexploradas revela como as nações portuguesa e brasileira se fundem numa identidade sincrética expressa nas palavras de Antônio: “Vim para a vida na idolatrada terra de meus pais, e desejo deixar a vida na adorada terra de meus filhos”. O que pode servir de base para as identidades nacionais? Os documentos da família Carvalho oferecem a possibilidade de um novo olhar sobre uma questão que a historiografia tem abordado convencionalmente por meio de raça, etnia e religião. Ao descentralizar as categorias usuais e considerar as emoções, este trabalho sugere que os sentimentos de pertencimento podem ser uma questão de prática e não de destino. <![CDATA[Memórias em conflito: a disputa de significados em torno do monumento a Pedro IV em Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pedro I do Brasil, e IV de Portugal, é personagem histórica muito controversa. As suas ações levaram a disputas pela sua memória, em ambos os lados do Atlântico. Um caso exemplar é o do monumento erguido em Lisboa em sua homenagem, que foi alvo de tentativa de desconstrução simbólica. Este texto apresenta uma reflexão sobre essa tentativa, isto é, indaga quais foram as razões para o surgimento do boato de que a estátua que representa o rei seria originalmente realizada para representar Maximiliano do México. Tenta-se compreender o ambiente sociopolítico que favoreceu a sua disseminação, bem como as motivações e os objetivos que se buscava alcançar. Conclui-se que diferentes círculos intelectuais, descontentes com o regime liberal em vigor, teriam contribuído para este questionamento da memória sobre Pedro em construção.<hr/>Abstract Pedro I of Brazil, and IV of Portugal, is a very controversial historical character. His actions have led to disputes over his memory, on both sides of the Atlantic. An exemplary case is the monument erected in Lisbon in his honour, which was the target of an attempt at symbolic deconstruction. This text presents a reflection on this attempt, that is, it inquires what were the reasons for the rumour that the statue representing the king was originally made to represent Maximilian of Mexico. It attempts to understand the socio-political environment that favoured its dissemination, as well as the motivations and the goals that were sought to be achieved. It is concluded that different intellectual circles, dissatisfied with the liberal regime in force, would have contributed to this questioning of the memory about Pedro under construction. <![CDATA[O Marco dos Navios (1769-1837): documentos do Arquivo Municipal de Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pedro I do Brasil, e IV de Portugal, é personagem histórica muito controversa. As suas ações levaram a disputas pela sua memória, em ambos os lados do Atlântico. Um caso exemplar é o do monumento erguido em Lisboa em sua homenagem, que foi alvo de tentativa de desconstrução simbólica. Este texto apresenta uma reflexão sobre essa tentativa, isto é, indaga quais foram as razões para o surgimento do boato de que a estátua que representa o rei seria originalmente realizada para representar Maximiliano do México. Tenta-se compreender o ambiente sociopolítico que favoreceu a sua disseminação, bem como as motivações e os objetivos que se buscava alcançar. Conclui-se que diferentes círculos intelectuais, descontentes com o regime liberal em vigor, teriam contribuído para este questionamento da memória sobre Pedro em construção.<hr/>Abstract Pedro I of Brazil, and IV of Portugal, is a very controversial historical character. His actions have led to disputes over his memory, on both sides of the Atlantic. An exemplary case is the monument erected in Lisbon in his honour, which was the target of an attempt at symbolic deconstruction. This text presents a reflection on this attempt, that is, it inquires what were the reasons for the rumour that the statue representing the king was originally made to represent Maximilian of Mexico. It attempts to understand the socio-political environment that favoured its dissemination, as well as the motivations and the goals that were sought to be achieved. It is concluded that different intellectual circles, dissatisfied with the liberal regime in force, would have contributed to this questioning of the memory about Pedro under construction. <![CDATA[Alberto, E. M., Silva, R. B. da, & Teixeira, A. (Eds.). (2021) <em><em>. All Saints Royal Hospital: Lisbon and Public Health</em>. Câmara Municipal de Lisboa; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100600&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pedro I do Brasil, e IV de Portugal, é personagem histórica muito controversa. As suas ações levaram a disputas pela sua memória, em ambos os lados do Atlântico. Um caso exemplar é o do monumento erguido em Lisboa em sua homenagem, que foi alvo de tentativa de desconstrução simbólica. Este texto apresenta uma reflexão sobre essa tentativa, isto é, indaga quais foram as razões para o surgimento do boato de que a estátua que representa o rei seria originalmente realizada para representar Maximiliano do México. Tenta-se compreender o ambiente sociopolítico que favoreceu a sua disseminação, bem como as motivações e os objetivos que se buscava alcançar. Conclui-se que diferentes círculos intelectuais, descontentes com o regime liberal em vigor, teriam contribuído para este questionamento da memória sobre Pedro em construção.<hr/>Abstract Pedro I of Brazil, and IV of Portugal, is a very controversial historical character. His actions have led to disputes over his memory, on both sides of the Atlantic. An exemplary case is the monument erected in Lisbon in his honour, which was the target of an attempt at symbolic deconstruction. This text presents a reflection on this attempt, that is, it inquires what were the reasons for the rumour that the statue representing the king was originally made to represent Maximilian of Mexico. It attempts to understand the socio-political environment that favoured its dissemination, as well as the motivations and the goals that were sought to be achieved. It is concluded that different intellectual circles, dissatisfied with the liberal regime in force, would have contributed to this questioning of the memory about Pedro under construction. <![CDATA[Araújo, A. C. (2022). <em>Resistência patriótica e Revolução Liberal (1808-1820)</em>. Imprensa da Universidade de Coimbra.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pedro I do Brasil, e IV de Portugal, é personagem histórica muito controversa. As suas ações levaram a disputas pela sua memória, em ambos os lados do Atlântico. Um caso exemplar é o do monumento erguido em Lisboa em sua homenagem, que foi alvo de tentativa de desconstrução simbólica. Este texto apresenta uma reflexão sobre essa tentativa, isto é, indaga quais foram as razões para o surgimento do boato de que a estátua que representa o rei seria originalmente realizada para representar Maximiliano do México. Tenta-se compreender o ambiente sociopolítico que favoreceu a sua disseminação, bem como as motivações e os objetivos que se buscava alcançar. Conclui-se que diferentes círculos intelectuais, descontentes com o regime liberal em vigor, teriam contribuído para este questionamento da memória sobre Pedro em construção.<hr/>Abstract Pedro I of Brazil, and IV of Portugal, is a very controversial historical character. His actions have led to disputes over his memory, on both sides of the Atlantic. An exemplary case is the monument erected in Lisbon in his honour, which was the target of an attempt at symbolic deconstruction. This text presents a reflection on this attempt, that is, it inquires what were the reasons for the rumour that the statue representing the king was originally made to represent Maximilian of Mexico. It attempts to understand the socio-political environment that favoured its dissemination, as well as the motivations and the goals that were sought to be achieved. It is concluded that different intellectual circles, dissatisfied with the liberal regime in force, would have contributed to this questioning of the memory about Pedro under construction. <![CDATA[Stumpf, R., & Monteiro, N. G. (Coords.). (2022). <em><em>1822 - Das Américas Portuguesas ao Brasil</em>. Casa das Letras.</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pedro I do Brasil, e IV de Portugal, é personagem histórica muito controversa. As suas ações levaram a disputas pela sua memória, em ambos os lados do Atlântico. Um caso exemplar é o do monumento erguido em Lisboa em sua homenagem, que foi alvo de tentativa de desconstrução simbólica. Este texto apresenta uma reflexão sobre essa tentativa, isto é, indaga quais foram as razões para o surgimento do boato de que a estátua que representa o rei seria originalmente realizada para representar Maximiliano do México. Tenta-se compreender o ambiente sociopolítico que favoreceu a sua disseminação, bem como as motivações e os objetivos que se buscava alcançar. Conclui-se que diferentes círculos intelectuais, descontentes com o regime liberal em vigor, teriam contribuído para este questionamento da memória sobre Pedro em construção.<hr/>Abstract Pedro I of Brazil, and IV of Portugal, is a very controversial historical character. His actions have led to disputes over his memory, on both sides of the Atlantic. An exemplary case is the monument erected in Lisbon in his honour, which was the target of an attempt at symbolic deconstruction. This text presents a reflection on this attempt, that is, it inquires what were the reasons for the rumour that the statue representing the king was originally made to represent Maximilian of Mexico. It attempts to understand the socio-political environment that favoured its dissemination, as well as the motivations and the goals that were sought to be achieved. It is concluded that different intellectual circles, dissatisfied with the liberal regime in force, would have contributed to this questioning of the memory about Pedro under construction. <![CDATA[Días, M. (Coord). (2021). <em><em>Monarquías ibéricas, poderes y territorios, instituciones, nobleza y dinámica política (siglo XVIII)</em>. Silex.</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000100603&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pedro I do Brasil, e IV de Portugal, é personagem histórica muito controversa. As suas ações levaram a disputas pela sua memória, em ambos os lados do Atlântico. Um caso exemplar é o do monumento erguido em Lisboa em sua homenagem, que foi alvo de tentativa de desconstrução simbólica. Este texto apresenta uma reflexão sobre essa tentativa, isto é, indaga quais foram as razões para o surgimento do boato de que a estátua que representa o rei seria originalmente realizada para representar Maximiliano do México. Tenta-se compreender o ambiente sociopolítico que favoreceu a sua disseminação, bem como as motivações e os objetivos que se buscava alcançar. Conclui-se que diferentes círculos intelectuais, descontentes com o regime liberal em vigor, teriam contribuído para este questionamento da memória sobre Pedro em construção.<hr/>Abstract Pedro I of Brazil, and IV of Portugal, is a very controversial historical character. His actions have led to disputes over his memory, on both sides of the Atlantic. An exemplary case is the monument erected in Lisbon in his honour, which was the target of an attempt at symbolic deconstruction. This text presents a reflection on this attempt, that is, it inquires what were the reasons for the rumour that the statue representing the king was originally made to represent Maximilian of Mexico. It attempts to understand the socio-political environment that favoured its dissemination, as well as the motivations and the goals that were sought to be achieved. It is concluded that different intellectual circles, dissatisfied with the liberal regime in force, would have contributed to this questioning of the memory about Pedro under construction.