Scielo RSS <![CDATA[Cadernos do Arquivo Municipal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-317620230002&lang=es vol. ser2 num. 20 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Nota de Apresentação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200100&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The history of written cultures matters]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O livro e a escrita têm uma história indissociável das suas várias formas e dos materiais em que são ou foram produzidos. Estão também intimamente associados à evolução dos procedimentos administrativos e dos modos de governar, da emergência de opiniões públicas e oposições políticas influentes, ou mesmo do envolvimento dos cidadãos na atividade cívica e crítica. Esta mutação e busca de práticas expressivas e de lugares do saber é uma constante das culturas do livro, da escrita e da leitura e tem toda a atualidade. Hoje, estas transformações implicam também dispositivos digitais na comunicação escrita e na produção do livro, e a sua relação num sistema do livro mais complexo, não uma mera substituição de paradigma. A leitores, a autores e a produtores são exigidas novas competências e adaptações nas formas de viver a comunicação escrita, alterações que podem ser compreendidas à luz de outras grandes mudanças já ocorridas nos contextos das várias formas de manuscrito e da impressão mecânica.<hr/>Abstract Books and writing have a history that is inseparable from their various forms and the materials in which they are or were produced. They are also closely associated with the evolution of administrative procedures and ways of ruling, the emergence of public opinions and influential political oppositions, or even the involvement of citizens in civic and critical activity. This mutation and search for expressive practices and places of knowledge is a constant feature of the cultures of books, writing and reading and is very relevant nowadays. Today, these transformations also involve digital devices in written communication and book production, and their relationship in a more complex book system, not a mere paradigm shift. Readers, authors, and producers are required to have new skills and adapt to the ways in which they experience written communication, changes that can be understood in the light of other major changes that have already taken place in the contexts of the various forms of manuscript and mechanical printing. <![CDATA[“Fair companions”: artistic dialogues in the book design of the works by Sidónio Muralha (1920-1982)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Sidónio Muralha, “benjamim do neorrealismo”, foi um prolixo e versátil escritor, notabilizando-se enquanto poeta, sobretudo, no campo da literatura infantil. Propomos uma abordagem do diálogo artístico presente no design das suas obras publicadas, demonstrativo das redes de sociabilidade e das opções idiossincráticas do autor, no campo do neorrealismo e não só. Abordamos a globalidade da sua obra, não particularizando o género infantojuvenil, no qual, obviamente o papel do ilustrador assumiu outra preponderância. Procurámos demonstrar que, como fruto de amizades artísticas, quase “duplas criativas” e/ou de opções editoriais acertadas, a obra publicada de Sidónio Muralha viveu de um especial cuidado estético, por vezes reformulando os conceitos do livro objeto. No seu compromisso neorrealista, Sidónio elegeu a poesia como “companheira dos homens”, assim imaginamos os seus livros como “belos companheiros” ao serviço de uma causa maior.<hr/>Abstract Sidónio Muralha, “neorealism youth promisse”, was a prolific and versatile writer, most valued as a poet and a alltime reference of Portuguese children’s literature. We propose an approach to the artistic dialogue expressed on the design of his published works, demonstrating the author’s social networks and his idiosyncratic options, in the field of neorealism or other artistic movements. We approach Muralhas’s work as a whole, not just particularly the children’s books, in which, obviously, the illustrator assumed a major role. We demonstrate that, as a result of artistic friendships, almost “creative duos” and/or the right editorial choices, the published works of Sidónio Muralha had a special aesthetic care, sometimes reformulating the concepts of the book as an object. In his neorealist commitment, Sidónio chose poetry as “the companion of mankind”, thus we imagined his books as “fair companions” at the service of a greater cause. <![CDATA[Olisipography and Comemoration. <em>Lisbon, Eight Centuries of History</em> (1947-1956)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Programadas e realizadas pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), as Comemorações do VIII Centenário da Tomada de Lisboa aos Mouros (1947) foram um momento de exaltação da história da cidade. De entre as diversas iniciativas, as publicações culturais assumiram-se como o lado perene das festividades. Foi neste contexto que foi editada Lisboa, Oito Séculos de História, a primeira obra coletiva de Olisipografia. Por ocasião do 75º aniversário das comemorações e da publicação do primeiro fascículo, o presente artigo traça o processo do seu desenvolvimento e procura compreender as suas especificidades e a ação dos agentes envolvidos na sua produção.<hr/>Abstract In 1947, Lisbon City Council carried out the magnificent Celebration of the 800th anniversary of the Capture of Lisbon from the Muslims. Following up the principles and practice of its Cultural Services, several works on Lisbon History were published in this occasion. One of them, Lisboa, Oito Séculos de História (Lisbon, Eight Centuries of History) was the first colective olisipography (Lisbon studies) work. On the 75th anniversary of these Celebrations, the present article aims to outline the process of its production and its specificities. <![CDATA[Book-printing privileges in the career of typographer António de Mariz]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No século inaugural da imprensa, o novo comércio do Livro potenciou o desenvolvimento de um setor que floresceu com incentivo régio e que cedo careceu de regulamentação, face a um novo ritmo de produção livreira. Neste contexto, surgiram os privilégios de impressão e venda de livros, que instituíam uma «lei privada» atuando em favor de um suplicante - o autor, o impressor, o livreiro ou o editor do livro - que garantia um exclusivo de impressão e de venda da obra impressa com privilégio. Ao longo do século XVI foram outorgadas centenas de privilégios em Portugal, impulsionando um sistema de petição e concessão de privilégios, que constituíram diferentes categorias. No presente artigo, apresentamos as principais características deste sistema e o impacto que a exclusividade de impressão de livros teve na carreira de um célebre tipógrafo português do século XVI, António de Mariz.<hr/>Abstract In the first century of the printing press, the new trade of the book enhanced the development of a sector that flourished with royal encouragement and soon had to be regulated due to the new pace of book production. In this context, the printing-privileges emerged, establishing a «private law» which acted in favor of a supplicant - the author, the printer, the bookseller or the editor of the book - and guaranteed an exclusive monopoly to print and sell the book com privilégio. Throughout the 16th century, hundreds of privileges were granted in Portugal, driving the evolution of a system of petitioning and granting the privileges of different categories. In this brief article, we present the main characteristics of this system as well as the impact that the exclusivity of book printing had on the career of a famous 16th century Portuguese typographer, António de Mariz. <![CDATA[Freedom of the seas and European relations in the 17th century: the “war of the books”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em 1603, após uma batalha naval no estreito de Malaca, a carraca portuguesa Santa Catarina foi capturada por navios da Companhia Unida das Índias Orientais e levada para as Províncias Unidas, onde todo o seu rico espólio foi vendido em hasta pública. O episódio despoletou uma tese escrita pelo jurista holandês Hugo Grotius, justificando a justeza do apresamento, numa construção que refutava as pretensões portuguesas que consideravam o mar como domínio próprio. O texto de Grotius foi celebrado como esteio do Direito Marítimo Internacional, fundado no princípio da liberdade dos mares. Contudo, a argumentação de Grotius e as reações que suscitou devem ser enquadradas como expressão da geopolítica europeia no século XVII. Propõe-se neste artigo olhar para esta guerra de livros como um prolongamento da comunicação política no seio da respublica christiana, na disputa de supremacias para assegurar interesses comerciais a nível regional e global.<hr/>Abstract In 1603, after a naval battle in the Strait of Malacca, the Portuguese caravel Santa Catarina was captured by ships of the United East India Company and taken to the United Provinces, where all the rich booty was sold at public auction. The episode triggered a thesis written by Dutch jurist Hugo Grotius, justifying the justness of the seizure, in a construction that refuted the Portuguese claims that considered the sea as their own domain. Grotius’ text was celebrated as the mainstay of International Maritime Law, based on the principle of freedom of the seas. However, Grotius’ arguments and the reactions it provoked should be framed as an expression of European geopolitics in the 17th century. This article proposes a look at this battle of books as an extension of the political communication that took place within the respublica christiana, in the struggle for supremacies to secure regional and global trade interests. <![CDATA[The “Elogios”, from João Luso, and the experience of a Portuguese intellectual in Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200304&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Publicado em 1916 pelo escritor português Armando Erse de Figueiredo, o livro de crônicas Elogios pode ser lido como portador de tripla intenção: fazer um necrológio informal e elogioso a uma pessoa recém-falecida (todas as crônicas do livro enquadram-se nesta categoria); historiar fatos e pessoas em tom memorialístico; e registrar a proximidade destas pessoas com o autor, Armando Erse. Emigrado para o Brasil por conta própria, sem família, aos 18 anos de idade, cerca de vinte anos depois Armando Erse lança Elogios. Com a publicação o autor parece buscar, eventualmente, o reconhecimento de sua atividade intelectual - quando em tela estão os falecidos ilustres -, ou o desenho da figura do ser humano capaz de cultivar a amizade mesmo com pessoas ditas “comuns” - caso dos falecidos humildes/anônimos.<hr/>Abstract Published in 1916 by the Portuguese writer Armando Erse de Figueiredo, the book of chronicles Elogios can be read as if it was composed with triple intention: to make an informal and praised necrology to a newly deceased person (all the chronicles of the book fall into this category); to history facts and people in a memorialistic tone; and record the proximity of these people with the author, Armando Erse. Emigrated to Brazil on his own, without a family, at the age of 18, about twenty years later Armando Erse launch Elogios. With the publication the author seems to seek, eventually, the recognition of his intellectual activity - when on screen are the deceased illustrious -, or to picture the human being able to cultivate the friendship of so-called “common” people - case of the humble/anonymous deceased. <![CDATA[Regulating the bookbinders’ and the booksellers’ trade: vindication, certification and supervision (1732-1770)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com base na documentação conservada no Arquivo Municipal de Lisboa, analisa-se, para o período compreendido entre 1732 e 1770, a forma como a produção normativa moldou e estruturou a atividade dos oficiais do ofício de livreiro, com enfoque nas práticas de vindicar, certificar e fiscalizar, geradas por quem detinha a tutela ou era tutelado pelo dispositivo de teor regulamentar sustentado pelo aparelho administrativo camarário.<hr/>Abstract Based on the documentation preserved in the Lisbon Municipal Archive, we analyse, for the period between 1732 and 1770, the way in which the normative production shaped and structured the activity of the officials in the bookbinders’ and the booksellers’ trade, focusing on the practices of vindication, certification and supervision generated by those who had the tutelage or were tutored by the regulatory device supported by the municipal administrative structure. <![CDATA[The books that were not: The hidden work of Portuguese Socialism (1875-1910)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Na construção da memória do movimento operário, a historiografia raramente tem dado atenção ao contributo intelectual dos seus membros e normalmente foca-se num sentido instrumental, concentrando a análise nas características organizativas. São exemplo as obras criadas pelos operários, que permitem estudar as formas de difusão doutrinária, mas que, devido à sua natureza militante, raramente são consideradas, nomeadamente quando possuidoras de uma feição artística, como poemas, narrativas e peças de teatro. Algumas destas obras foram publicadas de forma avulsa, mas a maioria permanece inédita, oculta e dispersa nas páginas dos periódicos coevos, na sua maioria operários e republicanos. Infelizmente, até hoje, estes textos não mereceram a atenção necessária para serem recuperados em edições críticas, como tem acontecido com outros autores, nomeadamente literatos, filósofos, políticos ou jornalistas. O objetivo do presente trabalho é estimular o interesse do investigador de modo a recuperar este contributo esquecido.<hr/>Abstract When it comes to building the memory of the labour movement, historiography has rarely paid attention to the intellectual contribution of its members and usually focuses on an instrumental level, concentrating its analysis on organisational characteristics. Examples include the works created by workers make it possible to study the forms of doctrinal dissemination, but due to their militant nature, they are rarely considered, particularly when they have an artistic nature, such as poems, narratives and theatre plays. Some of these works were published separately, but the majority remain unpublished, hidden and scattered in the pages of the periodicals of his time, mostly labour and republican. Unfortunately, these texts have not received the necessary attention to be recovered in critical editions as has happened with other authors, namely literary writers, philosophers, politicians or journalists. The aim of this work is to stimulate research interest in order to reveal this forgotten contribution. <![CDATA[A literatura de espetáculo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200500&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Na construção da memória do movimento operário, a historiografia raramente tem dado atenção ao contributo intelectual dos seus membros e normalmente foca-se num sentido instrumental, concentrando a análise nas características organizativas. São exemplo as obras criadas pelos operários, que permitem estudar as formas de difusão doutrinária, mas que, devido à sua natureza militante, raramente são consideradas, nomeadamente quando possuidoras de uma feição artística, como poemas, narrativas e peças de teatro. Algumas destas obras foram publicadas de forma avulsa, mas a maioria permanece inédita, oculta e dispersa nas páginas dos periódicos coevos, na sua maioria operários e republicanos. Infelizmente, até hoje, estes textos não mereceram a atenção necessária para serem recuperados em edições críticas, como tem acontecido com outros autores, nomeadamente literatos, filósofos, políticos ou jornalistas. O objetivo do presente trabalho é estimular o interesse do investigador de modo a recuperar este contributo esquecido.<hr/>Abstract When it comes to building the memory of the labour movement, historiography has rarely paid attention to the intellectual contribution of its members and usually focuses on an instrumental level, concentrating its analysis on organisational characteristics. Examples include the works created by workers make it possible to study the forms of doctrinal dissemination, but due to their militant nature, they are rarely considered, particularly when they have an artistic nature, such as poems, narratives and theatre plays. Some of these works were published separately, but the majority remain unpublished, hidden and scattered in the pages of the periodicals of his time, mostly labour and republican. Unfortunately, these texts have not received the necessary attention to be recovered in critical editions as has happened with other authors, namely literary writers, philosophers, politicians or journalists. The aim of this work is to stimulate research interest in order to reveal this forgotten contribution. <![CDATA[Curto, D. R. (2023). Um país em bicos de pés. Escritores, artistas e movimentos culturais. Edições 70]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200600&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Na construção da memória do movimento operário, a historiografia raramente tem dado atenção ao contributo intelectual dos seus membros e normalmente foca-se num sentido instrumental, concentrando a análise nas características organizativas. São exemplo as obras criadas pelos operários, que permitem estudar as formas de difusão doutrinária, mas que, devido à sua natureza militante, raramente são consideradas, nomeadamente quando possuidoras de uma feição artística, como poemas, narrativas e peças de teatro. Algumas destas obras foram publicadas de forma avulsa, mas a maioria permanece inédita, oculta e dispersa nas páginas dos periódicos coevos, na sua maioria operários e republicanos. Infelizmente, até hoje, estes textos não mereceram a atenção necessária para serem recuperados em edições críticas, como tem acontecido com outros autores, nomeadamente literatos, filósofos, políticos ou jornalistas. O objetivo do presente trabalho é estimular o interesse do investigador de modo a recuperar este contributo esquecido.<hr/>Abstract When it comes to building the memory of the labour movement, historiography has rarely paid attention to the intellectual contribution of its members and usually focuses on an instrumental level, concentrating its analysis on organisational characteristics. Examples include the works created by workers make it possible to study the forms of doctrinal dissemination, but due to their militant nature, they are rarely considered, particularly when they have an artistic nature, such as poems, narratives and theatre plays. Some of these works were published separately, but the majority remain unpublished, hidden and scattered in the pages of the periodicals of his time, mostly labour and republican. Unfortunately, these texts have not received the necessary attention to be recovered in critical editions as has happened with other authors, namely literary writers, philosophers, politicians or journalists. The aim of this work is to stimulate research interest in order to reveal this forgotten contribution. <![CDATA[Fonseca, J. (2020). <em><em>Os livreiros de Lisboa nos séculos XVI e XVII: Estratégias económicas, sociais e familiares</em>. Edições Colibri</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762023000200601&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Na construção da memória do movimento operário, a historiografia raramente tem dado atenção ao contributo intelectual dos seus membros e normalmente foca-se num sentido instrumental, concentrando a análise nas características organizativas. São exemplo as obras criadas pelos operários, que permitem estudar as formas de difusão doutrinária, mas que, devido à sua natureza militante, raramente são consideradas, nomeadamente quando possuidoras de uma feição artística, como poemas, narrativas e peças de teatro. Algumas destas obras foram publicadas de forma avulsa, mas a maioria permanece inédita, oculta e dispersa nas páginas dos periódicos coevos, na sua maioria operários e republicanos. Infelizmente, até hoje, estes textos não mereceram a atenção necessária para serem recuperados em edições críticas, como tem acontecido com outros autores, nomeadamente literatos, filósofos, políticos ou jornalistas. O objetivo do presente trabalho é estimular o interesse do investigador de modo a recuperar este contributo esquecido.<hr/>Abstract When it comes to building the memory of the labour movement, historiography has rarely paid attention to the intellectual contribution of its members and usually focuses on an instrumental level, concentrating its analysis on organisational characteristics. Examples include the works created by workers make it possible to study the forms of doctrinal dissemination, but due to their militant nature, they are rarely considered, particularly when they have an artistic nature, such as poems, narratives and theatre plays. Some of these works were published separately, but the majority remain unpublished, hidden and scattered in the pages of the periodicals of his time, mostly labour and republican. Unfortunately, these texts have not received the necessary attention to be recovered in critical editions as has happened with other authors, namely literary writers, philosophers, politicians or journalists. The aim of this work is to stimulate research interest in order to reveal this forgotten contribution.