Scielo RSS <![CDATA[Comunicação e Sociedade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-357520240002&lang=es vol. 46 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Introductory Note. Transparency in the Media: Challenges and Constraints]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000201001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Promoting Transparency as a Strategy for Affirmation in the News Market: An Analysis of Entrepreneurial Journalism Projects]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A promoção da transparência é vista como um dos mecanismos para gerar confiança no trabalho dos jornalistas e, por essa via, fortalecer as democracias. O princípio é o de que tornar públicas as informações sobre a propriedade dos meios de comunicação jornalísticos, o seu financiamento e os critérios gerais que suportam as suas decisões editoriais contribui para o conhecimento sobre o lado menos visível da produção jornalística e, assim, credibilizar o jornalismo, identificando eventuais pontos de conflito. Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico, em particular com o aumento das potencialidades da internet, a par da crise dos modelos de negócio do jornalismo, que coloca em causa modelos tradicionais de financiamento, tem motivado o aparecimento de projetos jornalísticos empreendedores que se afirmam como alternativos e independentes. Estes projetos procuram distanciar-se do jornalismo tradicional no que diz respeito à sua estrutura, modelos de financiamento e de propriedade e encontram na promoção da transparência uma estratégia que os distingue dos média tradicionais. O presente artigo pretende identificar e estudar as práticas de promoção da transparência destes projetos jornalísticos, relacionando-as com uma estratégia de afirmação no mercado das notícias.<hr/>Abstract Promoting transparency is seen as one of the key mechanisms for generating trust in the work of journalists and thereby strengthening democracies. The principle is that making information about media ownership, funding, and editorial decision-making criteria public enhances understanding of the less visible aspects of journalistic production, thus increasing credibility by identifying potential conflicts of interest. In recent years, technological development, particularly the internet’s growing capabilities, coupled with the crisis in journalism’s business models, which is jeopardising traditional funding models, has led to the emergence of entrepreneurial journalistic projects that claim to be alternative and independent. These projects seek to distinguish themselves from mainstream journalism through their structure, funding and ownership models, and they find a strategy for promoting transparency that sets them apart from traditional media. This article aims to identify and analyse the transparency promotion practices of these journalistic projects, relating them to a strategy of affirmation in the news market. <![CDATA[Dual Transparency in the Self-Presentation of Brazilian Civil Monitoring Initiatives on Public Transparency]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo reflete sobre iniciativas de vigilância civil brasileiras que versam sobre a transparência pública, entendendo-as como parte de um fenômeno de democracia monitória conformado nas últimas décadas com implicações para o sistema político e midiático. De caráter descritivo, desenvolve uma análise acerca de como essas iniciativas, ancoradas discursivamente na defesa do interesse público e na cobrança por transparência, dão (ou não) visibilidade para os seus próprios elementos formativos e operacionais, em uma hipótese nomeada de “dupla transparência”. Para tanto, o artigo desenvolve uma recuperação teórica sobre a transparência pública no sistema democrático e no caso brasileiro, aborda a democracia monitória e a vigilância civil, pensando nos desafios das iniciativas na construção de sua legitimidade, assim como suas interfaces com o sistema midiático. Em seguida, são analisadas seis iniciativas brasileiras contemporâneas sobre o tema, a partir de uma busca em seus websites acerca de discursos sobre quatro categorias: (a) origem, (b) equipe, (c) financiamento, e (d) parcerias. Como resultado, o artigo constata que as iniciativas em questão aplicam de forma deficitária e variada, de acordo com sua própria natureza de monitoramento, a ideia de “dupla transparência”, falhando, especialmente, em apresentar informações sobre suas fontes de financiamento e gastos, construindo sistemas opacos nos quais interesses privados podem ser escondidos.<hr/>Abstract This article reflects on Brazilian civil monitoring initiatives that address public transparency, situating them within the broader phenomenon of civil monitoring that has emerged in recent decades and its implications for the media system. Descriptively, it analyses how these initiatives, discursively anchored in defence of the public interest and the demand for transparency, disclose (or do not) their own formative and operational elements, a hypothesis referred to as “dual transparency”. To this end, the article provides a theoretical overview of public transparency within democratic systems, with a particular focus on the Brazilian context. It explores civil monitoring and the challenges faced by initiatives in establishing legitimacy, as well as their interactions with the media system. It then analyses six contemporary Brazilian initiatives on the subject, based on a review of their websites for discourses on four categories: (a) origin, (b) team, (c) funding, and (d) partnerships. The article reveals that these initiatives apply the concept of “dual transparency” inadequately and inconsistently, reflecting their inherent monitoring nature. Specifically, they often fail to disclose information about their sources of funding and expenditures, resulting in opaque systems where private interests may be concealed. <![CDATA[Fact-Checking and Journalistic Authority in Brazil: An Analysis of Fato ou Fake and Estadão Verifica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com o objetivo de compreender de que modo empresas de comunicação mainstream mobilizam o serviço de verificação de fatos, este trabalho investiga a seguinte questão de pesquisa: em que medida as agências brasileiras Estadão Verifica e Fato ou Fake buscam reforçar sua autoridade epistêmica por meio da checagem de fatos ao longo dos Governos de Jair Bolsonaro (2019-2022) e Luiz Inácio Lula da Silva (2023-presente)? Para isso, foram coletados todos os textos publicados pelas duas agências que, em seus títulos, mencionaram Jair Bolsonaro, entre janeiro e maio de 2022, e Lula, entre janeiro e maio de 2023. O corpus compreende 119 checagens (95 do Estadão Verifica e 24 do Fato ou Fake) e foi submetido à análise de conteúdo. Os dados indicam que as coberturas das agências se concentraram em assuntos semelhantes durante os dois Governos - sendo que mais de metade das publicações desmentiu boatos prejudiciais a Lula. Os resultados revelam, ainda, que o processo de verificação de fatos dá ênfase a fontes do próprio jornalismo. Isto é, o Estadão Verifica e o Fato ou Fake mobilizaram materiais próprios ou de outras empresas de comunicação mainstream a fim de checar as histórias selecionadas - o que sugere limites à transparência da apuração, uma vez que muitas das informações utilizadas já passaram, anteriormente, por filtros editoriais, nem sempre claros ao público.<hr/>Abstract In order to understand how mainstream media companies utilise fact-checking services, this paper investigates the following research question: to what extent did the Brazilian agencies Estadão Verifica and Fato ou Fake endeavour to reinforce their epistemic authority through fact-checking during the administrations of Jair Bolsonaro (2019-2022) and Luiz Inácio Lula da Silva (2023-present)? For this examination, all texts published by the two agencies that mentioned Jair Bolsonaro in their titles between January and May 2022 and Lula between January and May 2023 were collected. The corpus consisted of 119 checks (95 from Estadão Verifica and 24 from Fato ou Fake) and was subjected to content analysis. The data indicates that the agencies’ coverage focused on similar issues during the two administrations, with more than half of the publications refuting rumours detrimental to Lula. The results also reveal that the fact-checking process prioritises journalism’s own sources. In other words, Estadão Verifica and Fato ou Fake primarily relied on their own material or that of other mainstream media companies to verify the selected stories - this approach suggests limits to the transparency of the investigation, since much of the information used has already undergone editorial filtering, which is not always clear to the public. <![CDATA[The Introduction of the HPV Vaccine in Brazil, the Print Media, and Misinformation]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A introdução da vacina contra o HPV no Brasil foi inicialmente bem recebida, registrando alta taxa de cobertura nacional durante o primeiro semestre de 2014. Apesar dos esforços do Ministério da Saúde, uma queda significativa em sua aceitação foi observada no semestre seguinte, cujos fatores ainda são objeto de investigação. Considerando a importância da mídia impressa, o objetivo deste estudo foi descrever as estratégias discursivas das narrativas veiculadas por ela, a fim de elucidar o seu papel no debate público durante a introdução da vacina contra o HPV, entre 2014 e 2018. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem qualitativa, que incluiu a análise de discurso de matérias e textos publicados pela mídia impressa, bem como dos discursos de entidades de classe presentes em diversas reportagens jornalísticas. Além disso, considerou-se como fonte de análise uma ação pública impetrada pelo Ministério Público Federal contra a vacina do HPV, a qual recebeu ampla cobertura em diversos veículos de comunicação. Os resultados mostraram as estratégias discursivas de atores favoráveis e desfavoráveis à vacina. Conteúdos sobre a eficácia, a segurança e os custos econômicos dominaram o debate público, com cada lado trazendo a própria interpretação dos conhecimentos científicos acumulados. Porém, o debate da mídia não se aprofundou quanto aos aspectos controversos e críticos relativos à vacinação, mesmo diante da variedade de dados e evidências científicas disponíveis. Concluiu-se que a mídia não foi capaz de diferenciar ciência de pseudociência, transformou evidências científicas em opiniões e perdeu a chance de contribuir para a elucidação da eficácia e da segurança da estratégia de saúde pública.<hr/>Abstract The introduction of the HPV vaccine in Brazil was initially well received, achieving a high national coverage rate in the first half of 2014. Despite the efforts of the Ministry of Health, a significant decline in uptake was observed over the subsequent six months, with the causes still under investigation. Given the influence of the print media, this study aims to describe the discursive strategies used in the narratives conveyed by the print media in order to elucidate their role in shaping public debate during the introduction of the HPV vaccine between 2014 and 2018. The methodology adopted was qualitative, involving a discourse analysis of articles and texts published in the print media, as well as the statements from professional organisations featured in various journalistic reports. Additionally, a public action filed by the Federal Public Prosecutor’s Office against the HPV vaccine, which received substantial media coverage, was included as a source of analysis. The findings revealed the discursive strategies employed by both proponents and opponents of the vaccine. The public debate was predominantly centred around issues of effectiveness, safety, and economic costs, with each side offering its own interpretation of the existing scientific evidence. However, despite the wealth of data and scientific evidence available, the media debate did not explore the controversial and critical aspects of vaccination. The study concluded that the media struggled to distinguish between science and pseudoscience, converting scientific evidence into opinion. It missed the opportunity to contribute to clarifying the effectiveness and safety of the public health strategy. <![CDATA[Making News Media Ownership Chains Transparent by Relational Databases]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The multi-tiered shareholder identification and registration systems are dominant within the European Union member States, but in the Nordic countries, the holding structure is based on a direct holding model. Share registers of all listed companies are public, so basically, anyone may have a full outlook on the corporate ownership structure whenever they want. However, even the Nordic corporate governance model allows you to hide your ownership from public scrutiny by using other companies, most preferably unlisted ones, as intermediaries. The more complicated the chain of intermediaries, the more difficult it is to understand the ownership pattern and level of ownership concentration, which is especially important when evaluating the diversity and functioning of the news media markets. This is why maximum transparency requires not only public share registers but also a structural database, which has also been designed to show the full chain of direct and indirect ownership of each legal owner. This article analyses the relational database model developed for studying and presenting multilevel direct and indirect ownership structures of European news media in the first phase of the Euromedia Ownership Monitor project funded by the European Union.<hr/>Resumo Os sistemas de identificação e registo de acionistas multinível predominam nos Estados-membros da União Europeia. No entanto, nos países nórdicos a estrutura de participação é baseada num modelo de participação direta. Os registos de ações de todas as empresas cotadas em bolsa são públicos, permitindo a qualquer pessoa aceder a uma visão completa da estrutura de propriedade das empresas a qualquer momento. Contudo, mesmo o modelo nórdico de governança empresarial permite ocultar a sua propriedade do escrutínio público, através do recurso a outras empresas, preferencialmente não cotadas em bolsa, como intermediárias. Quanto mais complexa for a cadeia de intermediários, mais difícil se torna compreender o padrão de propriedade e o nível de concentração da propriedade, o que é especialmente relevante para a avaliação da diversidade e do funcionamento dos mercados dos média noticiosos. Por essa razão, a máxima transparência exige não só acesso aos registos públicos de ações, mas também a uma base de dados estrutural, concebida para apresentar toda a cadeia de propriedade direta e indireta de cada proprietário coletivo. Este artigo analisa o modelo de base de dados relacional desenvolvido para estudar e apresentar as estruturas multinível de propriedade direta e indireta dos média noticiosos europeus, na primeira fase do projeto Euromedia Ownership Monitor, financiado pela União Europeia. <![CDATA[Changing Forms of Ownership in a Democratic Corporatist Media System - How Digitalization Leads to Less Transparency and the Risk of Media Capture]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Digitalization has led to a crisis in news media and an upheaval in media ownership. A research concern has been that the motives driving media owners will shift from financial and public service to overtly political and ideological. The term “media capture” has been suggested to describe how various interests may take control over news media outlets. This paper adds to the study of digitalization and media ownership in three ways. First, our analysis is based on new analytical parameters developed as part of the Euromedia Ownership Monitor. Second, we compare types of ownership across legacy news media and digital news media, as each media type runs a different risk regarding capture. Third, we focus on ownership transparency, especially that of beneficial owners. Our case study is Denmark, which is part of the democratic corporatist media system and, based on international ratings, is one of the most democratic and transparent media systems in Europe. We find that private legacy news media is mostly owned by nonprofit foundations, while legacy public service news media is owned by the State or is listed as self-owned. Regarding new digital news media, we find different ownership forms. However, only new digital news media have ownership by a sole proprietor. Regarding transparency, we find the transparency of direct and beneficial owners is more accessible in legacy news media than in new, digital news media. We find no tradition for publishing “natural persons” possible affiliations to either political or other commercial interests. This seems especially relevant, as new digital news media outlets, unlike legacy media, sometimes are owned and funded by private investors, whose main business interests lie outside the news media and whose motives for owning a news media may differ from traditional ownership thus leading to a risk of media capture by ownership.<hr/>Resumo A digitalização provocou uma crise nos média tradicionais e uma reviravolta na sua propriedade. As motivações dos proprietários dos meios de comunicação para transitar de uma lógica financeira e de serviço público para uma agenda claramente política e ideológica têm sido uma das principais questões da investigação. O termo “captura dos média” foi proposto para descrever como vários interesses podem assumir o controlo dos média. Este artigo contribui para o estudo do impacto da digitalização na propriedade dos média de três formas. Em primeiro lugar, a nossa análise fundamenta-se em novos parâmetros analíticos desenvolvidos no âmbito do Euromedia Ownership Monitor. Em segundo lugar, comparamos os tipos de propriedade entre os média tradicionais e os digitais, uma vez que cada um enfrenta riscos distintos relativamente à captura. Por último, centramo-nos na transparência da propriedade, particularmente no que diz respeito aos proprietários efetivos. O nosso estudo de caso é a Dinamarca, que integra o sistema democrático corporativo dos média e, com base em classificações internacionais, é considerado um dos sistemas de média mais democráticos e transparentes da Europa. Concluímos que a maioria da imprensa tradicional privada é propriedade de fundações sem fins lucrativos, enquanto os média tradicionais de serviço público são propriedade do Estado ou estão registados como propriedade própria. Relativamente aos novos média digitais, encontramos várias formas de propriedade. Contudo, apenas os novos média digitais pertencem a um único proprietário. No que diz respeito à transparência, constatamos que a informação sobre os proprietários diretos e beneficiários é mais acessível nos média tradicionais do que nos novos média digitais. Constatamos não haver tradição de divulgar possíveis filiações de “pessoas singulares” a interesses políticos ou comerciais. O que se revela especialmente pertinente, uma vez que os novos média digitais, ao contrário dos tradicionais, são por vezes detidos e financiados por investidores privados, cujos principais interesses comerciais se encontram fora do setor e cujas motivações para deter um meio de comunicação social podem diferir das da propriedade tradicional, aumentando assim o risco de captura dos média pela propriedade. <![CDATA[Transparency and Audience Participation: A View From Media Directors and Editors in Chile]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Today, audiences have different platforms to debate about journalism, in which media accountability begins with citizens publicly assessing it. Transparency becomes relevant as a normative construct that is linked to social responsibility and journalism’s social validation. Instruments for audience participation have been established to show and explain the norms and values that underpin journalistic coverage. Audience participation plays a key role in the process of media accountability in listening and giving voice to citizens. However, it has implications in the context of transparency, immediacy, global access, and interactivity, presenting significant challenges for the media in fulfilling their accountability to the public. This research seeks to show, from the standpoint of media directors and editors in Chile, how they perceive media accountability instruments in order to describe and characterize transparency as well as audience participation in the country. Based on an exploratory study of qualitative methodology, 11 semi-structured interviews were conducted with directors from television, newspaper, radio, and digital media. These issues have been little explored as objects of study in Chile, and there is limited research in this field, coinciding with a decline in citizens’ trust in the media. For this reason, investigating and analyzing the instruments of transparency and audience participation within the framework of media accountability can open new perspectives of analysis to understand the current situation of the media in Chile and its relationship with audiences.<hr/>Resumo Atualmente, as audiências dispõem de diversas plataformas para debater sobre jornalismo, onde a responsabilização dos média se inicia com a avaliação pública por parte dos cidadãos. A transparência emerge como uma construção normativa, intimamente ligada à responsabilidade social e à validação do jornalismo. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos instrumentos de participação das audiências que visam mostrar e explicar as normas e valores subjacentes à cobertura jornalística. A participação das audiências desempenha um papel fundamental no processo de responsabilização dos média, ouvindo e dando voz aos cidadãos. Contudo, essa participação tem implicações no contexto da transparência, do imediatismo, do acesso global e da interatividade, apresentando desafios significativos para os média na sua responsabilidade para com o público. Este artigo visa revelar a perceção dos diretores e editores de média no Chile sobre os instrumentos de responsabilização dos média, para descrever e caracterizar a transparência e a participação das audiências no país. Com base num estudo exploratório de metodologia qualitativa, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com diretores de televisão, jornais, rádio e média digitais. Estes temas têm sido pouco explorados como objetos de estudo no Chile, e a investigação neste campo é limitada, coincidindo com uma diminuição da confiança dos cidadãos nos média. Assim, investigar e analisar os instrumentos de transparência e participação das audiências no contexto da responsabilização dos média pode abrir novas perspetivas de análise para compreender a situação atual dos média no Chile e a sua relação com o público. <![CDATA[Towards Responsible Media: Understanding the Baltic Countries’ Traits Through the Lens of Transparency and Accountability Analysis]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000202008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper explores the idea of a “responsible media environment” through the lens of media organisations’ ownership characteristics. It highlights the significance of “transparency in media ownership” and connects it to the concept of “media market accountability”. As a case example, it looks at the three Baltic countries by assessing how the normative ideal of transparency of media ownership is exercised at the level of media organisations in Estonia, Latvia, and Lithuania. Building on the methodological and theoretical framework of news media monitoring (Trappel &amp; Tomaz, 2022), which highlights the essence of ownership transparency as a valid opportunity to assess the accountability of media organisations, the paper analyses how responsible and open relationships with the audience are fostered in markets defined by specific traditions and structural features, such as their small size. The example of the Baltic countries shows that the small size of the media market leads to a greater reliance on “informal” aspects in relationships regarding media ownership transparency. However, the same element of “informality” contributes to the apparent deficiency and risk identified in the media accountability perspective, which affects expressions of media ownership power, for example, via editorial interventions. As explained, contextual historical factors determine the result, as the rapid transition from socialism to capitalism in these countries in the early 1990s prevented the development of a culture of responsibility among media organisations. Even today, the lack of market accountability instruments in the Baltic media market contributes to the risk that the agenda of media owners primarily determines responsibilities, editorial independence, and media performance.<hr/>Resumo Este artigo explora o conceito de um “ambiente mediático responsável” através das características de propriedade das organizações mediáticas. Destaca a importância da “transparência na propriedade dos média” e associa-a ao conceito de “responsabilização do mercado mediático”. Como estudo de caso, analisa os três países bálticos, avaliando como o ideal normativo da transparência da propriedade dos média é aplicado nas organizações mediáticas da Estónia, Letónia e Lituânia. Com base no quadro metodológico e teórico da monitorização dos média noticiosos (Trappel &amp; Tomaz, 2022), que sublinha a essência da transparência da propriedade como uma oportunidade válida para avaliar a responsabilidade das organizações mediáticas, o artigo examina como são promovidas relações responsáveis e abertas com o público em mercados marcados por tradições e características estruturais específicas, como a sua pequena dimensão. O exemplo dos países bálticos demonstra que a pequena dimensão do mercado mediático resulta numa maior dependência de aspetos “informais” nas relações relativas à transparência da propriedade dos média. Contudo, o mesmo elemento de “informalidade” contribui para a aparente deficiência e risco identificados na perspetiva da responsabilização dos média, que afeta as expressões de poder da propriedade dos média, por exemplo, através de intervenções editoriais. Tal como explicado, os fatores históricos contextuais determinam o resultado, uma vez que a rápida transição do socialismo para o capitalismo nestes países, no início da década de 1990, impediu o desenvolvimento de uma cultura de responsabilização nas organizações mediáticas. Ainda hoje, a ausência de mecanismos de responsabilização do mercado mediático do Báltico favorece o risco de a agenda dos proprietários determinar, prioritariamente, as responsabilidades, a independência editorial e o desempenho dos média. <![CDATA[The Paradoxical Misconceptions of Transparency]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000203001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper explores the idea of a “responsible media environment” through the lens of media organisations’ ownership characteristics. It highlights the significance of “transparency in media ownership” and connects it to the concept of “media market accountability”. As a case example, it looks at the three Baltic countries by assessing how the normative ideal of transparency of media ownership is exercised at the level of media organisations in Estonia, Latvia, and Lithuania. Building on the methodological and theoretical framework of news media monitoring (Trappel &amp; Tomaz, 2022), which highlights the essence of ownership transparency as a valid opportunity to assess the accountability of media organisations, the paper analyses how responsible and open relationships with the audience are fostered in markets defined by specific traditions and structural features, such as their small size. The example of the Baltic countries shows that the small size of the media market leads to a greater reliance on “informal” aspects in relationships regarding media ownership transparency. However, the same element of “informality” contributes to the apparent deficiency and risk identified in the media accountability perspective, which affects expressions of media ownership power, for example, via editorial interventions. As explained, contextual historical factors determine the result, as the rapid transition from socialism to capitalism in these countries in the early 1990s prevented the development of a culture of responsibility among media organisations. Even today, the lack of market accountability instruments in the Baltic media market contributes to the risk that the agenda of media owners primarily determines responsibilities, editorial independence, and media performance.<hr/>Resumo Este artigo explora o conceito de um “ambiente mediático responsável” através das características de propriedade das organizações mediáticas. Destaca a importância da “transparência na propriedade dos média” e associa-a ao conceito de “responsabilização do mercado mediático”. Como estudo de caso, analisa os três países bálticos, avaliando como o ideal normativo da transparência da propriedade dos média é aplicado nas organizações mediáticas da Estónia, Letónia e Lituânia. Com base no quadro metodológico e teórico da monitorização dos média noticiosos (Trappel &amp; Tomaz, 2022), que sublinha a essência da transparência da propriedade como uma oportunidade válida para avaliar a responsabilidade das organizações mediáticas, o artigo examina como são promovidas relações responsáveis e abertas com o público em mercados marcados por tradições e características estruturais específicas, como a sua pequena dimensão. O exemplo dos países bálticos demonstra que a pequena dimensão do mercado mediático resulta numa maior dependência de aspetos “informais” nas relações relativas à transparência da propriedade dos média. Contudo, o mesmo elemento de “informalidade” contribui para a aparente deficiência e risco identificados na perspetiva da responsabilização dos média, que afeta as expressões de poder da propriedade dos média, por exemplo, através de intervenções editoriais. Tal como explicado, os fatores históricos contextuais determinam o resultado, uma vez que a rápida transição do socialismo para o capitalismo nestes países, no início da década de 1990, impediu o desenvolvimento de uma cultura de responsabilização nas organizações mediáticas. Ainda hoje, a ausência de mecanismos de responsabilização do mercado mediático do Báltico favorece o risco de a agenda dos proprietários determinar, prioritariamente, as responsabilidades, a independência editorial e o desempenho dos média. <![CDATA[Irene Lisboa and Literary Journalism on Violence Against Women. Sociopolitical Representation in the Portuguese Magazines <em>Seara Nova</em> and <em>presença</em> (1929-1955)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000205001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Irene Lisboa (1892-1958) foi uma cronista, ou jornalista literária, que, a partir da voz de personagens reais ou personagens-fonte e da sua própria voz, apresenta um discurso de denúncia do cenário sociopolítico, resultado da sua posição imersiva nos locais de observação. Como revistas antirregime, e por isso censuradas, a Seara Nova e a presença, folha de arte e crítica, através dos seus autores, tentaram encontrar meios de resistir e, ao mesmo tempo, denunciar um país, um povo e, consequentemente, uma mulher idealizados. Assim, neste estudo, pretende-se compreender a representação da violência contra a mulher durante a ditadura portuguesa, numa perspetiva discursiva e narrativa, a partir do corpus cronístico de Irene Lisboa, publicado nas revistas Seara Nova e presença, folha de arte e crítica, no período entre 1929 e 1955. As conclusões apontam no sentido de que a autora deixa representada uma mulher vítima de violência exercida pelo Estado, pela família e pela sociedade. A mulher representada por Lisboa é um ser dual. Por um lado, a mulher burguesa que é formada pelo preconceito e pelo servilismo; por outro lado, a mulher do povo, também sujeita às questões de género e de poder que a desumanizam enquanto pessoa e mulher; e ambas longe da mulher idealizada pelo regime.<hr/>Abstract Irene Lisboa (1892-1958) was a chronicler or literary journalist who used the voices of real characters or source characters and her own to expose and critique the sociopolitical landscape, drawing from her immersive observations. As anti-regime publications, the magazines Seara Nova and presença, folha de arte e crítica, sought ways to resist and denounce the idealised portrayal of the country, its people, and, consequently, its women. This study aims to explore the representation of violence against women during the Portuguese dictatorship from a discursive and narrative perspective, using Irene Lisboa’s chronicles published in Seara Nova and presença, folha de arte e crítica, between 1929 and 1955. The findings highlight the author’s depiction of a woman victim of violence from the State, her family, and society. The figure Lisboa represents embodies a dual identity. On one hand, she is the bourgeois woman shaped by prejudice and subservience. On the other, she embodies the working-class woman, also grappling with gender and power dynamics that dehumanise her both personally and as a woman. This contrasts sharply with the idealisation promoted by the regime. <![CDATA[Online Condolences: An Ethnographic Analysis of User Discourse on the Facebook Pages of Portuguese Funeral Directors]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000205002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo debruça-se sobre o discurso de condolências por parte de utilizadores em obituários publicados por funerárias locais portuguesas no Facebook. Com o objetivo de compreender o discurso de luto e identificar dinâmicas comunitárias online, que dialogam com a comunidade física em que a funerária local se insere, optou-se por uma metodologia que alia princípios da análise crítica do discurso e da etnografia. Desta análise resultaram diversas considerações: revelaram-se espaços de elevada informalidade, visível ao nível da linguagem através da disseminação de erros gramaticais, pela utilização de elementos pictográficos (e.g., emojis), ou pela recorrência de utilizadores que produzem idênticos comentários nas publicações, independentemente de quem morre; motivaram contrastes discursivos, desde interações que poderão ser consideradas despropositadas até comentários que partilham experiências de luto; são espaços com potencial para lembrar, caracterizar e imaginar os mortos, através de relatos de histórias que o utilizador experienciou com a pessoa. É também argumentado que esta imensa diversidade é incentivada pela eficácia do Facebook em se integrar no quotidiano das pessoas e pelo seu caráter mediado que, incentivado pelo que parece ser uma carência de literacia emocional em contexto digital, parece desresponsabilizar certos utilizadores no discurso produzido.<hr/>Abstract This article examines the condolence discourse of users responding to obituaries posted by local Portuguese funeral parlours on Facebook. Aiming to explore mourning discourse and identify online community dynamics that interact with the physical community surrounding the funeral parlour, we adopted a methodology combining principles of critical discourse analysis and ethnography. The findings reveal several notable aspects: the spaces were marked by informality, evident in the prevalence of misspellings and grammatical errors, the use of pictographic elements (e.g., emojis), and the recurrence of users posting identical comments across posts regardless of the deceased. These spaces also prompted discursive contrasts, ranging from seemingly inappropriate interactions to heartfelt comments sharing personal experiences of grief. Furthermore, they served as venues for remembering, characterising, and imagining the deceased, often through narratives of shared experiences. This discursive diversity is argued to be facilitated by Facebook’s integration into everyday life and its mediated nature. Coupled with an apparent lack of emotional literacy in the digital context, this appears to relieve certain users of responsibility in the discourse produced. <![CDATA[The Temple Is Also a Place for Politics: A Study Based on the “Juventude Pelo Brasil” Rallies During the 2022 Elections]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000205003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente trabalho trata de um estudo de casos múltiplos cujo objetivo é compreender como o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (Partido Liberal), é apresentado em atos eleitorais realizados dentro de igrejas evangélicas durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Para tanto, esta pesquisa analisou três eventos da turnê do influenciador e deputado federal Nikolas Ferreira, chamados de caravanas “Juventude Pelo Brasil”. O objetivo era conquistar mais votos dos nordestinos no segundo turno em favor de Bolsonaro, que ficou atrás de seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), em todos os estados da região na primeira parte da disputa. A partir da análise das caravanas realizadas em diferentes cidades nordestinas, questionamos também se houve discursos desinformativos durante as caravanas e com que propósitos. Para este trabalho, foram analisadas as falas proferidas por Nikolas Ferreira durante os eventos que aconteceram em Imperatriz (Maranhão), Fortaleza (Ceará) e Salvador (Bahia) em outubro de 2022. Essas caravanas foram integralmente transmitidas pelo YouTube, por meio do qual tivemos acesso ao conteúdo. Cada fala de Ferreira contém entre 21 e 31 minutos. Para a análise, utilizamos o método qualitativo descritivo de análise de conteúdo, a partir dos vídeos disponibilizados na plataforma supracitada. Os resultados indicam que a principal estratégia na construção da imagem de Bolsonaro em igrejas evangélicas se deu a partir da desconstrução da imagem de adversários políticos, na qual a eleição foi tratada como um confronto ideológico, onde Bolsonaro foi apresentado como a figura central da luta contra o que era percebido como um mal maior. Além disso, Ferreira, em busca de mobilizar seus eleitores, instrumentaliza a Bíblia, transformando o ato de votar em uma cruzada moral, sugerindo que votar em outro candidato seria ir contra os princípios religiosos, o que contribui para disseminar desinformação em relação a esses temas.<hr/>Abstract This paper is a multiple case study aimed at understanding how Jair Bolsonaro (Liberal Party), the incumbent candidate for re-election, was presented in electoral events held within evangelical churches during the second round of the 2022 presidential elections. To this end, the research analysed three events from the “Juventude Pelo Brasil” rallies, organised by influencer and federal deputy Nikolas Ferreira. The goal was to secure additional votes from northeastern voters in the second round for Bolsonaro, who was trailing his main opponent, Luiz Inácio Lula da Silva (Worker’s Party), in all states of the region during the first round of voting. Through an analysis of the rallies held in various northeastern cities, this study also explores whether disinformation-based rhetoric was present in the speeches delivered during these events and for what purposes. The analysis focuses on the speeches made by Nikolas Ferreira at the events in Imperatriz (Maranhão), Fortaleza (Ceará), and Salvador (Bahia) in October 2022. These rallies were broadcast in their entirety on YouTube, providing us with access to the content. Each of Ferreira’s speeches lasts between 21 and 31 minutes. For the study, we employed the descriptive qualitative method of content analysis based on the videos made available on the platform above. The results indicate that the primary strategy for shaping Bolsonaro’s image in evangelical churches involved deconstructing the image of political opponents. The election was framed as an ideological confrontation, with Bolsonaro positioned as the central figure in the battle against what was portrayed as a greater evil. Additionally, Ferreira, in an effort to mobilise his supporters, exploited the Bible, turning the act of voting into a moral crusade. He suggested that voting for another candidate would be contrary to religious principles, further contributing to the spread of disinformation on these issues. <![CDATA[The Mediatisation of Experience in Historical Perspective: From the Theatres of the 1800s to the Cinemas of the 20th Century]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752024000205004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Hoje proeminente nos estudos de comunicação, a mediatização é abordada neste artigo como um processo diacrónico merecedor de investigação histórica, aqui dirigida a aspetos da experiência do público de teatro e cinema num período que se situa entre meados do século XIX e as primeiras décadas do século XX. As transformações históricas na experiência mediada desses públicos são exploradas com base em obras literárias e órgãos da imprensa coeva. Identifica-se algumas tendências evolutivas que levam a realçar continuidades significativas na forma como se vai transformando a experiência da assistência nos espetáculos teatrais e cinematográficos. Esta evolução faz parte de um processo de mediatização no longo prazo cujos principais contornos não se devem tanto à introdução do filme e à inovação tecnológica do cinema como média, e mais a mudanças nos contextos e normas socioculturais que vão reenquadrando a audiência nas salas de espetáculos. Considera-se que o valor epistemológico do conceito de “mediatização” depende, para este objeto, de se articular com a noção de “mediação” e de uma conceção simbólica da experiência, e contesta-se que usá-lo como lente essencialmente voltada para as mudanças tecnológicas seja capaz de captar convenientemente algumas transformações cruciais que envolvem os média na modernidade.<hr/>Abstract Mediatisation, a prominent concept in contemporary communication studies, is addressed in this article as a diachronic process warranting historical investigation. The focus is on the experiences of theatre and cinema audiences from the mid-19th century to the early decades of the 20th century. The study examines historical transformations in these mediated experiences through an analysis of literary works and contemporary press publications. Some evolutionary trends are identified, revealing significant, consistent patterns in the ways audience experiences of theatre and cinema have been transformed. This evolution is positioned within a long-term process of mediatisation, shaped less by the introduction of film and the technological innovations of cinema as a medium and more by changes in the sociocultural contexts and norms redefining audience practices in theatres. The article argues that the epistemological value of the concept of “mediatisation” relies on its integration with the notion of “mediation” and a symbolic understanding of experience. It challenges the adequacy of perspectives that prioritise technological change as the primary lens for understanding critical media transformations in modernity.