Scielo RSS <![CDATA[Comunicação e Sociedade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-357520230001&lang=pt vol. 43 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[O Legado da Memória Coletiva na Cultura Digital: Digitalização, Mapeamento Cultural e Cocriação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em plena transição digital, na qual o património digital emerge como resposta a uma necessidade de preservação e gestão da informação cultural numa era de produção acelerada e desregulada, o mapeamento cultural destaca-se como abordagem agregadora e multidisciplinar que convoca à participação. Neste contexto, o design afirma-se como mediador entre múltiplas disciplinas, tornando-se cada vez menos centralizado na materialização de objetos como finalidade, em favor da implementação de processos de cocriação e ativação de sistemas sociotécnicos que congregam pessoas, contextos e tecnologia. Neste âmbito, destaca-se a preservação e dinamização do património cultural, que tem vindo a estar institucionalmente a cargo dos museus, bibliotecas e arquivos, responsáveis pela recolha, preservação e disponibilização à comunidade. O presente artigo evidencia o impacto da digitalização da cultura e das políticas de acesso aberto nas instituições da memória, em termos de gestão das coleções e de experiências de fruição dentro e fora das instituições com recurso à tecnologia, bem como apresenta metodologias de participação ativa de comunidades na documentação e salvaguarda do património cultural imaterial, com destaque para várias iniciativas, em particular desenvolvidas em Portugal.<hr/>Abstract Amidst the digital transition, where digital heritage comes to meet the need for preserving and managing cultural information in an era of accelerated and unregulated production, cultural mapping emerges as an aggregating and multidisciplinary approach that calls for participation. In this context, design stands out as a mediator between multiple disciplines, becoming less centred on the materialisation of objects as a purpose, favouring the implementation of co-creation processes and the activation of socio-technical systems connecting people, contexts and technology. Within this background, we highlight the preservation and promotion of cultural heritage, which has been institutionally held by museums, libraries and archives, responsible for collecting, preserving and making it available to the community. This article highlights the impact of the digitisation of culture and the open access policies in memory institutions regarding managing collections and fruition experiences through technology inside and outside the institutions. It also presents participatory methodologies with communities taking an active role in the documentation and safeguarding of intangible cultural heritage, and also highlighting some relevant initiatives, particularly developed in Portugal. <![CDATA[O Design na Comunicação de Dados da Saúde: Os Infográficos Sobre a COVID-19 no Município de Rio Claro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A COVID-19 colocou na agenda pública a necessidade de disseminação de informações confiáveis sobre o cenário epidemiológico da doença nas diversas regiões do mundo. No Brasil, vários gestores assumiram a tarefa de informar a população local sobre a progressão da pandemia em seus municípios. Neste estudo, o objetivo foi refletir sobre a construção/elaboração de boletins/infográficos da COVID-19 e da centralidade do design na disseminação de informações em saúde, analisando, para tal, 133 infográficos sobre os números da doença publicados no Instagram da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo/ Brasil, no período de 30 de março a 31 de julho de 2020. A análise qualitativa realizada a partir da perspectiva multimodal possibilitou identificar que esses foram construídos num processo iterativo, com alterações ao longo do tempo para excluir ou incluir informações à medida que a pandemia se espalhava no município. Os infográficos foram analisados em três dimensões: formato, cores e conteúdo. Concluímos que a sua elaboração foi baseada em conceitos básicos do design relativos à forma e às cores e que nos primeiros cinco meses foram produzidas três versões num processo de refinamento do desenho e das informações até conseguir um formato mais consistente para a comunicação dos dados da pandemia da COVID-19.<hr/>Abstract COVID-19 brought to the public agenda the need for disseminating reliable information on the epidemiological scenario of the disease in various regions of the world. In Brazil, several managers took on the task of informing the local population about the progression of the pandemic in their municipalities. This study aimed to reflect on the construction/design of COVID-19 bulletins/infographics and the central importance of design in disseminating health information. To this end, we analysed 133 infographics on the disease numbers published on Instagram of the Municipal Health Foundation of Rio Claro, in the interior of São Paulo state in Brazil, between March 30 and July 31, 2020. The qualitative analysis from the multimodal perspective made it possible to identify that these were built in an iterative process, with changes over time to exclude or include information as the pandemic spread in the municipality. The infographics were analysed in three dimensions: format, colour and content. We concluded that their elaboration was based on basic design concepts concerning shape and colours. In the first five months, three versions were produced to refine the design and information until attaining a more consistent format for communicating the data of the COVID-19 pandemic. <![CDATA[Conteúdo Digital em Língua Brasileira de Sinais: Um Estudo dos Canais Brasileiros de Pessoas Surdas no YouTube]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000105001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O tema deste estudo é a produção e a autoria de pessoas surdas na internet, especificamente, na plataforma de compartilhamento de vídeos e rede social YouTube, no Brasil. Trata-se de um tema de vanguarda e desvela a relação dos surdos com uma mídia digital que privilegia o vídeo, elemento este que está intimamente relacionado ao artefato cultural do povo surdo (Strobel, 2016), e valoriza a língua de sinais, que é a experiência visual. O objetivo é investigar os temas produzidos, exclusivamente em língua brasileira de sinais (Libras), por pessoas surdas nos canais do YouTube. A metodologia da pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo descritiva (Gil, 2002) e utiliza, para a coleta de dados, o método dos principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises (Prisma; Page et al., 2021) com o tipo de amostragem de bola de neve (Vinuto, 2014). Foram identificados 913 vídeos postados em 11 canais de autores surdos brasileiros no YouTube, ao longo de nove anos, entre 2006, ano da criação do canal mais antigo analisado, e 2021. Os autores que contribuíram com a análise foram principalmente Festa (2012), Burgess e Green (2009/2009), Coruja (2017) e Medeiros e Rocha (2018). A partir da análise dos vídeos, foi possível identificar uma maior quantidade de vídeos com temas financeiros e observar que os vídeos com mais visualizações são sobre a língua de sinais, a identidade e a cultura surda.<hr/>Abstract The subject of this article is the production and authorship of deaf people in Brazil on the internet, specifically on the video-sharing platform and social media YouTube. This cutting-edge theme unveils the relationship of deaf people with digital media that privileges video, an element closely related to the cultural artefact of deaf people (Strobel, 2016) and values sign language, which is the visual experience. It aims to explore the themes produced, exclusively in Brazilian sign language (Libras), by deaf people on YouTube channels. The research methodology has a qualitative approach of the descriptive type (Gil, 2002) and uses, for data collection, the preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses method (Prisma; Page et al., 2021) with the snowball sampling type (Vinuto, 2014). We identified 913 videos uploaded on 11 Brazilian deaf authors’ YouTube channels over nine years between 2006, the year the oldest channel analysed was created, and 2021. The contributing authors to the analysis were mainly Festa (2012), Burgess and Green (2009/2009), Coruja (2017) and Medeiros and Rocha (2018). The analysis of the videos allowed identifying more videos with financial themes and observing that the videos with more views are about sign language, identity and deaf culture. <![CDATA[Cobertura Noticiosa do Surto de COVID-19: Análise Temática de um Jornal Português de Referência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000105002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract News coverage can play a vital role during public health crises, raising awareness about potential risks, informing about response efforts, and encouraging preventive behaviors. However, the COVID-19 pandemic has increased the precariousness of journalists while introducing new challenges in their work. This article presents the results of a thematic analysis of 612 news articles about the initial stages of the COVID-19 outbreak in Portugal, published in a Portuguese quality newspaper from January to March 2020. Results show the relevance of geographical and cultural proximity as news values in international coverage. While the quantification of cases and deaths was a prominent theme in international and domestic coverage, specific cases of infection were frequent in domestic news, while general epidemiological indicators were more often the main theme in international coverage. News about events in Portugal was also more focused on specific containment and mitigation measures, while international coverage found states of emergency and lockdowns more newsworthy. As for news sources, there was a clear dependence on public officials and press releases from Direção-Geral de Saúde as information sources. The experiences and opinions of people speaking as individuals and not on behalf of organizations were much less frequent.<hr/>Resumo A cobertura noticiosa pode desempenhar um importante papel durante crises de saúde pública, alertando para os potenciais riscos, informando sobre medidas de resposta e encorajando comportamentos preventivos. No entanto, a pandemia COVID-19 aumentou a precariedade dos jornalistas, ao mesmo tempo introduzindo novos desafios no seu trabalho. Este artigo apresenta os resultados de uma análise temática a 612 notícias sobre o período inicial do surto de COVID-19 em Portugal, publicadas num jornal português de referência, de janeiro a março de 2020. Os resultados mostram a relevância da proximidade geográfica e cultural como valores-notícia da cobertura internacional. Ainda que a quantificação de casos e mortes tenha sido um tema proeminente tanto em notícias internacionais como nacionais, a cobertura doméstica deu maior relevo a casos específicos de infeção, enquanto os indicadores epidemiológicos gerais foram mais frequentemente o tema principal da cobertura de outros países. Notícias sobre eventos em Portugal focaram mais frequentemente medidas específicas de contenção e mitigação, ao contrário da cobertura internacional, que valorizou antes os estados de emergência e quarentenas. Relativamente a fontes de informação, houve uma clara dependência de representantes do Estado e comunicados de imprensa da Direção-Geral de Saúde. As experiências e opiniões de pessoas que falam a título individual, e não em representação de uma instituição, foram muito menos frequentes.