Scielo RSS <![CDATA[Comunicação e Sociedade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-357520180001&lang=pt vol. 33 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Uma paisagem da Epistemologia e Metodologia em Comunicação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Apontamentos para epistemologia e métodos na pesquisa em Comunicação no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tece alguns aspectos da pesquisa em Comunicação partindo da filosofia do conhecimento como base para se entender a ciência. Tem como objetivos discutir a questão da pesquisa científica na perspectiva epistemológica, atentar para a importância da metodologia científica em suas dimensões metódicas e técnicas, além de refletir sobre alguns aspectos da pesquisa realizada na América Latina e mais especificamente o Brasil. Trata-se de uma abordagem baseada numa revisão teórica não exaustiva e não sistemática. Considera-se a existência de diversidade temática e metodológica, além da aparente tendência da pesquisa em enfocar a novidade, principalmente de elementos relacionados à tecnologia, como objeto de estudo. Também se comenta sobre a premência do fortalecimento das pesquisas em Comunicação, tanto as teóricas quanto as empíricas, e do avanço necessário no desenho e na descrição dos métodos e técnicas de pesquisa quando da apresentação de resultados e análises.<hr/>This text weaves some aspects of research in Communication starting from the philosophy of knowledge as a basis for understanding science. It aims to discuss the issue of scientific research in the epistemological perspective, to consider the importance of scientific methodology in its methodical and technical dimensions, as well as to reflect on aspects of the research carried out in Latin America and more specifically in Brazil. It is a theoretical approach based on a non-systematic and non-exhaustive literature review. The existence of thematic and methodological diversity is examined, as well as the apparent tendency of the research to focus on the novelty, mainly in regards to elements related to technology, as object of study. The urgency of strengthening research in Communication is also considered, both theoretical and empirical, and the necessary advance in the design and description of research methods and techniques when presenting results and analyzes. <![CDATA[<b>Cartografias da pesquisa-ação</b>: <b>em</b><b> busca de deslocamentos da epistemologia do Sul</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta deste trabalho é discutir sobre a pesquisa-ação como uma das possibilidades de desenvolvimento de uma epistemologia do Sul, na qual possa se atrelar o conhecimento científico e outras ecologias de saberes. Propomos, neste trabalho, realizar uma cartografia sobre o que vem sendo desenvolvido sobre pesquisa-ação no Brasil, buscando discutir esta dimensão de produção de conhecimento a partir de perspectivas que busquem romper o abismo entre ciência colonizadora e a ciência invisibilizada na geopolítica do conhecimento científico. Assim, nossa proposta busca compreender o que vem sido produzido sobre pesquisa-ação no Brasil, quem são os atores que estão desenvolvendo este tipo de pesquisa e como esta pode ser entendida como própria de uma epistemologia do Sul.<hr/>The purpose of this paper is to discuss action research as one of the possibilities for the development of an epistemology of the South, in which scientific knowledge and other ecologies of knowledge can be linked. In this work, we propose a mapping of what has been developed on action research in Brazil, seeking to discuss this dimension of knowledge production from perspectives which seek to break the gap between colonizing and invisibilized science in the geopolitics of scientific knowledge. Thus, our proposal seeks to answer what has been produced on action research in Brazil, who are the actors that are developing this type of research and how it can be understood as belonging to an epistemology of the South. <![CDATA[<b>1989, o ano que não terminou</b>: <b>epistemologia e metodologia da pesquisa em Comunicação e Política no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho examina o perfil de parte relevante da produção científica da área de Comunicação e Política no Brasil a fim de elaborar um balanço acerca dos avanços e dos entraves epistemológicos e metodológicos comuns às abordagens investigativas mais recorrentes no país. O argumento está dividido em quatro partes. Na primeira delas, discutem-se problemas de fundo teórico, apontando-se desde a imprecisão na definição dos objetos até certa desatualização conceitual. Em seguida, a proposta se debruça sobre as falhas que caracterizam algumas das opções metodológicas mais empregadas em pesquisas da área. A terceira seção avalia as consequências dos estorvos anteriormente verificados, mencionando-se, por exemplo, a tendência a elaborar generalizações equivocadas sobre os efeitos políticos da mídia. O texto é encerrado com um tópico disposto a endereçar sugestões que podem colaborar na resolução de parte dos problemas aqui tratados.<hr/>This paper examines a relevant part of the Brazilian scientific production in Political Communication in order to assess the epistemological and methodological advances and flaws that have featured this area of expertise. The argument is divided into four parts. In the first one, we discuss different theoretical questions, ranging from the imprecision in the definition of objects and categories of research to a persistent conceptual outdatedness. Next, the text focuses on some of the most common methodological options found in empirical studies present in the field, diagnosing the predominance of a descriptive emphasis. The third section reflects on the consequences of the burdens previously pointed out: for example, research findings that tend to overestimate media effects. We conclude our argument by addressing some suggestions that may help to solve part of the problems here outlined. <![CDATA[<b>Epistemologia, métodos e teorias da comunicação na era do <i>Big Data</i></b>: <b>panorama crítico da pesquisa em mídias sociais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma reflexão crítica sobre as implicações epistemológicas, metodológicas e teórico-conceituais das pesquisas baseadas no Big Data - especialmente em dados de mídias sociais - para o campo científico da comunicação. Do ponto de vista epistemológico, revela a insustentabilidade de modelos de análise baseados em enquadramentos estáticos da comunicação, alegando que os processos sociais que emergem com a influência da internet apresentam-se, inequivocamente, em formatos fluidos e contingentes. Nesse âmbito, destaca que a própria evolução da tecnologia tem condições de impulsionar a construção de ferramentas de coleta e análise de dados capazes de apreender os movimentos comunicacionais, fazendo jus à necessidade de alinhamento entre ontologia, epistemologia e metodologia na pesquisa científica. O texto, ainda, problematiza questões relativas à construção teórico-conceitual da comunicação. Acredita-se que o relevo adquirido pelos dados, nos últimos anos, não deve apontar para um domínio do empírico sobre o teórico. Efetivamente, o fortalecimento da ciência da comunicação passa pela precisão e pelo cuidado com o uso de termos, modelos e referências teóricas historicamente consolidados na problematização e explicação do contemporâneo.<hr/>This paper proposes a critical reflection on the epistemological, methodological and theoretical implications of the researches based on Big Data - especially on social media data - for the scientific field of communication. From an epistemological point of view, it reveals the unsustainability of analytical models based on static frameworks of communication, claiming that the social processes that emerge with the influence of the internet are unequivocally presented in fluid and contingent formats. In this context, it highlights that the evolution of technology itself has the potential to boost the construction of data collection and analysis tools capable of grasping the communication movements, justifying the need for alignment between ontology, epistemology and methodology in scientific research. The text, also, poses questions about communication theory and its concepts. It is believed that the relevance acquired by data in recent years should not point to a domain of the empirical over the theoretical. Effectively, the strengthening of the communication science demands precision and care with the use of terms, models and theoretical references historically consolidated in the problematization and explanation of the contemporary. <![CDATA[<b>Potencialidades e limitações da metodologia de análise de rede</b>: <b>um modelo teórico voltado para as Ciências Sociais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura discutir o lugar da análise de rede dentro das Ciências Sociais, não somente como uma simples ferramenta de investigação metodológica, mas também na perspetiva de um campo de investigação com teorias próprias e consolidadas. Enquadrar a sua utilização significa discutir o seu papel na análise e compreensão de objetos por um campo que sofre, às vezes, acusações de ser bastante tecnicista. Apesar de impulsionado pelas novas tecnologias de comunicação e pelos média sociais, em particular, a análise de rede tem um espectro de utilização muito mais alargado, pelo que pretendemos apresentar algumas das abordagens possíveis na investigação em Ciências Sociais. Por último, tratando-se de uma metodologia interdisciplinar por natureza, acautelamos alguns dos seus riscos e enviesamentos.<hr/>This paper explores the potentialities and limitations of network analysis, not only as a methodological tool that may be used in Social Science research but also as a separate discipline, with its own well-tested theories. Providing a framework for the use of network analysis involves discussing the role that it can play in understanding objects using a field that is sometimes accused of being too technical. Despite the fact that it has increased in popularity over recent years, driven by new communication technologies and especially social media channels, network analysis has a much broader use, and we therefore aim to demonstrate some innovative approaches that may be used in Social Science research. Finally, because it is an interdisciplinary methodology, we discuss some of the associated risks and biases. <![CDATA[<b>Epistemologia e metodologia do turismo cultural urbano</b>: <b>o caso da Sociologia Artística das culturas móveis e da comunicação turística em redes sociais urbanas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os debates epistemológicos, teóricos e metodológicos que visam credibilidade científica não podem prescindir da correspondente aplicação ao tecido social. Inversamente, a ação deverá sempre informar a reflexão. Pretende-se neste artigo demonstrar racionalmente e mostrar sensorialmente que um dos géneros sociológicos, a Sociologia Artística, faz transbordar a Sociologia e a sua linguagem científica da academia para atividades de extensão criativas, como a exposição do saber sociológico no espaço público urbano, por exemplo no caso da galeria de arte. Do mesmo modo, o conhecimento e linguagem artísticos deverão contaminar a discussão sociológica através de uma sensibilidade inovadora. Isso é possível por intermédio da inserção, num texto sociológico, não apenas das imagens oriundas de uma exposição de arte, apresentadas enquanto Figuras (1,2…n). Para além disso, a própria exposição de arte poderá ser entendida como uma configuração social e sociológica que faz parte orgânica do próprio corpo do texto sociológico tradicional. Busca-se assim uma hibridação de saberes profunda, que poderá enriquecer, mas também subverter, tanto os debates sociológicos quanto as exposições de arte. Este propósito realiza-se aqui por diversos meios interligados: uma aproximação epistemológica entre a Sociologia Artística e a Hibridologia; a problematização teórica das culturas móveis; o trabalho de campo empírico no quadro da comunicação urbana na Cidade 3.0 e a comunicação turística no contexto do Turismo 3.0; e a exposição ‘New Art Fest'17, como palco da aplicação de abordagens metodológicas sociológicas e artísticas inovadoras. Numa primeira etapa, a Exposição Sociológica sobre Turismo 3.0/Cidade 3.0 demonstrou e mostrou os saberes urbanos e da viagem, no seio do espaço da galeria de arte. Numa segunda fase, este saber testado no público da exposição é reintroduzido num artigo de revista científica. Um tal duplo movimento de pesquisa hibridiza e confronta, em moldes ao mesmo tempo originários e originais, o conhecimento e a prática científicos e artísticos.<hr/>The epistemological, theoretical and methodological debates that aim at scientific credibility, cannot ignore the corresponding application to the social fabric. Conversely, action should always inform reflection. This article rationally demonstrates and sensorialy exhibits the following: one of the sociological genres, Artistic Sociology, transports sociology and its scientific language, from the academia to creative extension activities such as the exhibition of sociological knowledge within urban public space, for example in the case of the art gallery. In the same way, artistic knowledge and language should contaminate sociological discussion through an innovative sensibility. This is possible through the insertion, within a sociological text, not only of images from an art exhibition, presented as ‘Figures' (1,2 ... n). In addition, the art exhibition itself can be understood as a social and sociological configuration that is an organic part of the very body of the traditional sociological text. Thus, a profound hybridization of knowledge is sought, which can enrich, but also subvert, both sociological debates and art exhibitions. This purpose is accomplished here by several interconnected means: an epistemological approach between Artistic Sociology and Hybridogy; the theoretical problematization of mobile cultures; the empirical field work in the context of urban communication at City 3.0 and tourism communication in the context of Tourism 3.0; and the exhibition ‘New Art Fest'17, as the field for the application of innovative sociological and artistic methodological approaches. A first step was Sociological Exibition on Tourism 3.0 / Cidade 3.0, that demonstrated and showed the urban and travel knowledge, within the space of the art gallery. In a second phase, this knowledge tested through the exhibition audience, is reintroduced in a scientific journal article. Such a double research movement hybridizes and confronts, in both originary and original forms, scientific and artistic knowledge and practice. <![CDATA[<b>Mudanças metodológicas e desafios na medição da liberdade de informação</b>: <b>Uma</b><b> análise dos índices Repórteres Sem Fronteiras e Freedom House</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa os principais desafios metodológicos colocados pelos dois indicadores mais importantes para medir a liberdade de imprensa no mundo. Freedom House (FH) e Repórteres Sem Fronteiras (RSF) tornaram-se referência para estudos que vão além da liberdade de imprensa, e sua importância nos obriga a analisar os aspetos metodológicos que determinam essas metodologias e que são omitidos. Os resultados deste estudo, ao analisar-se a avaliação dos países latino-americanos nos índices RSF e FH, nos permitem determinar que esses instrumentos apresentam graves deficiências metodológicas que, embora se tenham tentado corrigir, continuam a ser fonte de inúmeras controvérsias, como a ausência de mecanismos de proteção dos jornalistas em seus instrumentos de medição.<hr/>The article analyses the main methodological challenges of the two most important indicators in measuring freedom of the press around the world. Freedom House (FH) and Reporters Without Borders (RWB) have become references for studies that go beyond freedom of the press and their importance forces us to analyze what the methodological aspects are that determined these methodologies and which are omitted. The results of this study make it possible to determine that the indicators of Reporters Without Borders and Freedom House present serious methodological deficiencies that, although they have tried to correct, continue to be the source of numerous controversies, such as the absence of mechanisms to protect journalists in their measurement instruments. <![CDATA[<b>Proposta metodológica para avaliação de aplicativos jornalísticos baseados em <i>cards</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cada vez mais os conteúdos jornalísticos para smartphones deixam de ter como base outros veículos da empresa, analógicos ou digitais, e passam a ser próprios para o novo meio. O design de notícias baseado em cards se apresenta como uma boa solução para criação de interfaces nativamente móveis. Neste trabalho discorremos sobre as maiores contribuições das interfaces do tipo cards ou “cartão” para aplicativos de notícias para smartphones e descrevemos um modelo de avaliação para este tipo de conteúdo, a fim de oferecer uma ferramenta de sistematização e classificação de pesquisas das áreas de jornalismo, design, entre outras.<hr/>More and more journalistic content for smartphones is no longer based on other vehicles of the company, analogic or digital, and become appropriate for the new mobile environment. The card-based news design presents itself as a good solution for creating native mobile interfaces. In this work we discuss the major contributions of the “card” type interfaces for news applications for smartphones and describe an evaluation model for this type of content in order to offer a tool for systematizing and classifying researches in the areas of journalism, design, among others. <![CDATA[<b>Da sala à praça</b>: <b>motivação, mediação e Vigotsky para entender o comportamento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A motivação é tema chave para a disciplina de Comportamento do Consumidor nos cursos de Publicidade e Propaganda. Mas sua conceituação é abordada por diversas teorias, por vezes contraditórias. Soma-se a aversão do alunato quanto ao estudo teórico. Esse trabalho propõe uma abordagem que o leve a construir seu próprio entendimento, sem menosprezar os diferentes do seu. Desenvolveu-se uma série de atividades, entre tradicionais e inovadoras, através uma metodologia ativa, que considere o aluno o centro de sua formação. Como referência, o psicólogo e educador Lev Vigotsky. Espera-se que sirva de incentivo para metodologias semelhantes, que unam o ambiente escolar com o espaço público, o interior da sala com o interior do sujeito.<hr/>Motivation is a key subject for the discipline of Consumer Behavior in Advertising and Propaganda courses, despite the fact that its conceptualization is approached by several theories that may sometimes be contradictory in addition to alumni aversion to the theoretical study. This work proposes an approach that leads one to build one's own understanding, without underestimating different perspectives. A series of activities were developed ranging from traditional to innovative by means of an active methodology, which considers the student the center of his or her own learning. As a reference, the research was based on the work of the Russian psychologist and educator Lev Vigotsky in an attempt to become an incentive for similar methodologies that link the school environment with the public space, the interior of the classroom with the subject's interior. <![CDATA[<b>Pesquisando <i>co-viewing</i> em redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea</b>: <b>ética e desafios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute as preocupações e os desafios éticos que devem ser considerados durante o estudo da prática de covisualização (televisão social) dos conteúdos audivisuais nas mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. As práticas de covisualização se referem às atividades interconectadas que ocorrem enquanto os espectadores se sentam juntos em frente a um aparelho de TV, observando e construindo sentido a partir do conteúdo televisivo. Plataformas conectadas ampliam as possibilidades de covisualização, permitindo que as pessoas experimentem uma copresença digital. Neste estudo, os usuários que participaram em atividades de covisualização conectada em grupos não oficiais, do Facebook e do WhatsApp, dedicados à telenovela brasileira Babilônia (exibida em 2015), são usados para exemplificar a necessidade de estabelecer um consentimento informado ao realizar pesquisas online e evitar danos aos participantes. A pesquisa demonstra que uma tomada de decisão ética em relação aos dados e aos pontos de vista dos usuários estudados deve ser considerada e avaliada nos estágios iniciais e ao longo de cada etapa do estudo.<hr/>This article discusses the ethical concerns and challenges that should be considered while studying the practice of co-viewing on social media and instant messaging applications. Co-viewing practices refer to the intertwined activities that happen while viewers sit together in front of a TV set, watching and making meaning from television content. Connected platforms amplify the possibilities for co-viewing, by allowing people to experience a digital co-presence. Users that engaged in connected co-viewing in unofficial Facebook and WhatsApp groups dedicated to the brazilian telenovela Babilônia (airing in 2015) are used to exemplify the need to establish informed consent and avoid harming the participants when carrying out research online. The research reveals that ethical decision-making with respect to users' data and viewpoints had to be considered, not only at the beginning stages of research, but assessed and considered throughout each step of the study. <![CDATA[<b>Eiroa, M. & Barranquero, A. (2017) <i>Métodos de investigación en la comunicación y sus medios</i>. Madrid: Editorial Síntesis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute as preocupações e os desafios éticos que devem ser considerados durante o estudo da prática de covisualização (televisão social) dos conteúdos audivisuais nas mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. As práticas de covisualização se referem às atividades interconectadas que ocorrem enquanto os espectadores se sentam juntos em frente a um aparelho de TV, observando e construindo sentido a partir do conteúdo televisivo. Plataformas conectadas ampliam as possibilidades de covisualização, permitindo que as pessoas experimentem uma copresença digital. Neste estudo, os usuários que participaram em atividades de covisualização conectada em grupos não oficiais, do Facebook e do WhatsApp, dedicados à telenovela brasileira Babilônia (exibida em 2015), são usados para exemplificar a necessidade de estabelecer um consentimento informado ao realizar pesquisas online e evitar danos aos participantes. A pesquisa demonstra que uma tomada de decisão ética em relação aos dados e aos pontos de vista dos usuários estudados deve ser considerada e avaliada nos estágios iniciais e ao longo de cada etapa do estudo.<hr/>This article discusses the ethical concerns and challenges that should be considered while studying the practice of co-viewing on social media and instant messaging applications. Co-viewing practices refer to the intertwined activities that happen while viewers sit together in front of a TV set, watching and making meaning from television content. Connected platforms amplify the possibilities for co-viewing, by allowing people to experience a digital co-presence. Users that engaged in connected co-viewing in unofficial Facebook and WhatsApp groups dedicated to the brazilian telenovela Babilônia (airing in 2015) are used to exemplify the need to establish informed consent and avoid harming the participants when carrying out research online. The research reveals that ethical decision-making with respect to users' data and viewpoints had to be considered, not only at the beginning stages of research, but assessed and considered throughout each step of the study. <![CDATA[<b>Antoine, F. (Ed.) (2016). <i>Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique</i>. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute as preocupações e os desafios éticos que devem ser considerados durante o estudo da prática de covisualização (televisão social) dos conteúdos audivisuais nas mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. As práticas de covisualização se referem às atividades interconectadas que ocorrem enquanto os espectadores se sentam juntos em frente a um aparelho de TV, observando e construindo sentido a partir do conteúdo televisivo. Plataformas conectadas ampliam as possibilidades de covisualização, permitindo que as pessoas experimentem uma copresença digital. Neste estudo, os usuários que participaram em atividades de covisualização conectada em grupos não oficiais, do Facebook e do WhatsApp, dedicados à telenovela brasileira Babilônia (exibida em 2015), são usados para exemplificar a necessidade de estabelecer um consentimento informado ao realizar pesquisas online e evitar danos aos participantes. A pesquisa demonstra que uma tomada de decisão ética em relação aos dados e aos pontos de vista dos usuários estudados deve ser considerada e avaliada nos estágios iniciais e ao longo de cada etapa do estudo.<hr/>This article discusses the ethical concerns and challenges that should be considered while studying the practice of co-viewing on social media and instant messaging applications. Co-viewing practices refer to the intertwined activities that happen while viewers sit together in front of a TV set, watching and making meaning from television content. Connected platforms amplify the possibilities for co-viewing, by allowing people to experience a digital co-presence. Users that engaged in connected co-viewing in unofficial Facebook and WhatsApp groups dedicated to the brazilian telenovela Babilônia (airing in 2015) are used to exemplify the need to establish informed consent and avoid harming the participants when carrying out research online. The research reveals that ethical decision-making with respect to users' data and viewpoints had to be considered, not only at the beginning stages of research, but assessed and considered throughout each step of the study.