Scielo RSS <![CDATA[Comunicação e Sociedade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-357520200001&lang=pt vol. 37 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os jovens têm de lidar com algumas práticas digitais e desenvolver discursos mediáticos por conta própria. O objetivo do nosso estudo é aprofundar estes conceitos do ponto de vista da participação guiada, compreendida, neste caso, como um processo colaborativo de literacia mediática baseado em atividades culturalmente significativas. Os nossos dados provêm de uma série de workshops realizados na Telefonica Flagship Store (Madrid, Espanha) com adolescentes entre os oito e os 14 anos de idade. As observações foram recolhidas através de técnicas de pesquisa qualitativa, como a observação, conversação e análise descritiva. Os resultados fornecem-nos algumas ideias preliminares para discussão: 1) as práticas nas redes sociais permitem que os jovens liguem as suas atividades online e offline aos seus interesses; 2) a geração de cenários de aprendizagem colaborativa baseados na interação entre jovens torna-se um elemento fundamental da literacia mediática; e 3) o conteúdo gerado pelo utilizador surge como uma identidade e representação de hábitos nos media, especialmente entre os jovens.<hr/>Youth has to deal with some digital practices and develop media discourses on their own. Our study aims to deepen these concepts from the point of view of the guided participation, understood in this case as a collaborative process of media literacy based on culturally significant activities. Our data comes from a series of workshops that took place at the Telefonica Flagship Store (Madrid, Spain) with teens between eight and 14 years old. The evidence was collected by qualitative research techniques such as observation, conversation and descriptive analysis. The results give us some preliminary ideas for discussion: 1) social media practices enable youth to connect their online and offline activities with their interests; 2) the generation of collaborative learning scenarios based on the interaction between young people becomes a fundamental element of media literacy and 3) user-generated content emerges as an identity and habits depiction in media, especially among young people. <![CDATA[<b>Descarte e consumo</b>: <b>narrativas participativas visuais de crianças e adolescentes residentes no Jardim Gramacho</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo convida-nos a refletir sobre o modo como um grupo de 16 crianças e jovens, de quatro a 15 anos, moradores do antigo aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, atua como agentes narradores das suas próprias histórias. A partir da análise das fotografias produzidas pelo grupo de participantes, o trabalho propõe-se perceber como representam visualmente as práticas sociais de consumo contemporâneo e o ambiente de descarte em que vivem. A fotografia participativa é a ferramenta de construção e reflexão crítica de significados que possibilita uma percepção crítica em torno do consumo, mas não da aquisição de bens como brinquedos, ambientes de brincadeiras e outros objetos através do método photovoice. A pesquisa se integra ao projeto de intervenção social “Olhares do Gramacho” que desenvolveu em novembro de 2018 um conjunto de oficinas e culminou numa exposição fotográfica no fim da ação.<hr/>This article invites us to realize how a group of 16 children and young people, from four to 15 years, residents of the old landfill of Jardim Gramacho, in Rio de Janeiro, act as narrators of their own stories. Based on the analysis of the photographs produced by the group of participants, the article aims to understand how they visually represent contemporary social consumption practices and the disposal environment in which they live. The participatory photography is a tool for the construction and critical reflection of meanings that involve a critical perception around consumption, but not the acquisition of goods such as toys, play environments and other objects, through the photovoice method. The research is part of the project of social intervention “Olhares do Gramacho” that developed in November 2018 a set of workshops which culminated in a photographic exhibition at the end of the action. <![CDATA[<b>Crianças, telas digitais e família</b>: <b>práticas de mediação dos pais e gênero</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo explorar as características de gênero da parentalidade digital e da mediação parental através de um estudo qualitativo desenvolvido com famílias e crianças na Argentina. Recentemente, diversas tipologias foram elaboradas para entender melhor a mediação dos pais em relação às telas digitais. Estudos quantitativos correlacionaram diferentes estilos de mediação parental com variáveis ??sociodemográficas e também avaliaram a sua eficácia na prevenção de vários riscos online. Neste artigo, usamos dados qualitativos de um estudo que recorreu à técnica de tecnobiografias para construir uma abordagem aprofundada das práticas e representações das crianças com várias vozes envolvidas (pais, professores, autoridades da escola). Como mostramos, diferentes tipos de mediação parental estão associados a mães ou pais, seguindo ideologias e estereótipos de gênero mais amplos. Através de dados provenientes de famílias diferentes, construímos a hipótese de que existe uma divisão de gênero na parentalidade digital.<hr/>The objective of this article is to explore the gendered characteristics of digital parenting and parental mediation through a qualitative study developed with families and children in Argentina. Diverse typologies have recently been elaborated to better understand parental mediation of digital screens. Quantitative studies have correlated different styles of parental mediation with sociodemographic variables and have also assessed their effectiveness in preventing several online risks. In this paper we use qualitative data from a research developed using the technique of technobiographies to construct an in-depth approach to children's practices and representations with multiple voices involved (parents, teachers, school authorities). As we show, different types of parental mediation are associated to mothers or fathers, following more broader gender ideologies and stereotypes. With insights from different families, we built research questions that state that there is a gendered division of digital parenting. <![CDATA[<b>A domesticação de ecrãs na infância</b>: <b>usos e mediação parental em meios citadino e rural</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procura caracterizar a utilização dos ecrãs no espaço doméstico em função dos contextos citadino e rural das crianças até aos cinco anos e conhecer como a família intervém na sua introdução e utilização. Para o efeito foram realizados quatro grupos de foco com crianças de quatro e cinco anos residentes na cidade de Lisboa e em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real e oito entrevistas semiestruturadas com pais e mães de ambos os contextos, chegando a várias conclusões: 1) as crianças do contexto rural são mais utilizadoras dos ecrãs em casa que as crianças da cidade; 2) os pais/mães de ambos os contextos são os responsáveis pelo acesso dos filhos aos ecrãs, sobretudo smartphones e tablets; 3) a principal explicação é a preocupação dos pais/mães com a exclusão social das crianças caso não os utilizem; 4) os progenitores/as do meio urbano denotam uma maior perceção dos riscos associados à exposição dos filhos aos dispositivos tecnológicos.<hr/>The aim of this study was both to characterize screen use by children in domestic spaces depending on their urban or rural contexts and how their families intervene. For this purpose, four focus groups were applied to four- and five-year old children living in Lisbon and Vila Pouca de Aguiar, in Vila Real district. Eight parents from both contexts were interviewed. The main conclusions are: 1) in rural contexts, rather than in the city, children use more screens; 2) parents from both contexts are accountable for children's access to screens, especially smartphones and tablets; 3) the main explanation is parents' concern with children's social exclusion in case they don't use screens; and 4) parents from urban context reveal more risk awareness concerning their children's exposure to technological devices. <![CDATA[<b>“Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”</b>: <b>audiência e conteúdo comercial no canal <i>Sofia Barbosa</i> no YouTube</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do contexto da microcelebrização digital vivenciado por crianças e adolescentes, nomeadamente, em sites de redes sociais como o YouTube. O objetivo do trabalho está em perceber como as jovens audiências do popular canal português Sofia Barbosa, no YouTube, constroem sentidos sobre os conteúdos comerciais e a autenticidade que a youtuber apresenta. A metodologia utilizada tem cariz qualitativo e contou com a netnografia para a análise de 1.961 comentários feitos pelos subscritores em 10 vídeos publicados entre janeiro e outubro de 2018. Como forma de melhor compreender o contexto em que estavam inseridos os comentários, analisamos também os aspetos visuais, verbais e comerciais dos vídeos. Os comentários demonstram uma perceção de proximidade e intimidade por parte dos seguidores em relação à Sofia e uma forte aceitação do conteúdo comercial promovido pela jovem. No entanto, percebe-se em vários momentos uma reflexividade crítica em relação às práticas mercadológicas da youtuber, nomeadamente no que diz respeito à falta de transparência nas relações comerciais, o que se apresenta como uma oportunidade para equilibrar uma visão romantizada que muitos subscritores têm das microcelebridades com uma compreensão mais racional sobre a indústria que os sustenta.<hr/>The main theme of the article is the context of digital microcelebrity experienced by children and adolescents, particularly on social networking sites such as YouTube. The purpose of the study is to understand how young audiences of the popular Portuguese channel Sofia Barbosa on YouTube construct meaning about the commercial content and authenticity that the youtuber presents. The methodology used is qualitative bias and netnography is employed in analysing 1.961 comments made by subscribers on 10 videos posted between January and October 2018. As a means of better understanding the context of the comments we also analysed the visual, verbal and commercial aspects of the videos. The comments demonstrate a perception on the part of followers of closeness and intimacy in relation to Sofia and a strong acceptance of the commercial content promoted by the young woman. However, critical reflections about the marketing practices of the youtuber can at various times be perceived, namely on the lack of transparency in commercial relations; this presents itself as an opportunity to balance a romanticised view that many subscribers have of microcelebrities with a more rational understanding of the industry that sustains them. <![CDATA[<b>Jovens, ciência e <i>media</i></b>: <b>perceções sobre a Astronomia e Ciências do Espaço em contextos formais e informais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O papel transversal dos media na aquisição de conhecimentos e na formação de opiniões e representações de assuntos de ciência tem uma importância reconhecida. Porém, existem poucos estudos que se debrucem sobre o modo como os jovens acedem, compreendem e criam conteúdos relacionados com a ciência, utilizando diversas plataformas e acionando diferentes literacias. O presente estudo procura explorar algumas pontes nesse sentido. Tendo como base públicos jovens interessados em ciência, nomeadamente em Astronomia e Ciências do Espaço, o estudo pretende averiguar o que estes valorizam na ciência e como se apropriam da informação científica para a tomada de decisão e a formação de opiniões sobre ciência. Os resultados confirmam que as aprendizagens informais têm um papel relevante no desenvolvimento de uma identificação com a ciência e na escolha por percursos académicos e profissionais com ela relacionados. Apesar de não procurarem notícias de ciência em geral, pesquisam informação específica de ciência de acordo com os seus interesses. A ausência de uma reflexão sobre como os discursos e as notícias de ciência são produzidos e filtrados pelos media e outros agentes de comunicação de ciência faz ressaltar a relevância da promoção de uma literacia crítica de ciência, que implica a ligação a outras literacias, incluindo a literacia mediática.<hr/>The importance of the media, both in the acquisition of knowledge, and in the formation of opinions and representations of science subjects, has been widely acknowledged in research. However, there is still an insufficient number of studies which focus on how young audiences specifically access, understand and create science-related content via different platforms, thereby mobilising different literacies. The present empirical study seeks to explore some bridges in this regard. By looking at a young public interested in science, namely Astronomy and Space Sciences, we intend to ascertain what they value and how they appropriate scientific information in their social relations in order to build critical scientific literacy for decision-making and the formation of opinions about science. The main results of this study confirm that informal learning plays an important role not only in the development of identification with science by young people, but also in the search for related academic and professional pathways. Although it confirms that younger people do not seek science news, the current study suggests that they do engage in seeking science-specific information according to their interests. The absence of a reflection on how science discourses and news are produced and filtered by the media and other science communication agents underlines the relevance of promoting critical science literacy, which seems to imply a link to other literacies, media literacy included. <![CDATA[<b>Proteção dos menores no contexto digital europeu</b>: <b>um diálogo necessário entre pais, academia, reguladores e indústria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo representa a fase inicial de um projeto mais vasto conduzido pelo grupo de investigação “Media, política de comunicação e democracia na União Europeia” que está atualmente a desenvolver o estudo “Políticas de comunicação, plataformas SVOD e educação de valores para menores no mercado único digital (2020-2022)”. Neste estudo, pretendemos explorar a ideia de que, além das considerações tecnológicas, é necessário alargar o âmbito da proteção infantil, estabelecendo colaboração mútua entre entidades reguladoras, distribuidores e serviços de vídeo on demand, bem como organizações de consumidores e de pais, num esforço para melhorar ainda mais a cooperação e o entendimento mútuo (Grupo Europeu de Reguladores dos Serviços de Comunicação Audiovisuais, 2017b, p. 75). Tendo por base este objetivo, consideramos que a esfera académica também pode ser convidada para este abrangente debate sobre proteção infantil, a fim de contribuir para um aspeto fundamental: a educação audiovisual e mediática como um pilar essencial de proteção, além de filtros, limites externos e rotulagem eletrónica. Assim, defendemos uma visão que considera não apenas os aspetos digitais (digital stuff), mas também destaca a necessidade de aspetos éticos (ethos stuff) (Goggin, 2008, p.89). A esse respeito, é essencial uma revisão da literatura sobre o conceito de literacia mediática. A metodologia qualitativa envolve uma análise das indicações da União Europeia e a sua implementação em Espanha. Nesta fase, realizámos pesquisas de dados secundários com base numa análise narrativa dos documentos e programas de diferentes instituições, a fim de mapear a evolução da questão nos últimos anos, num momento em que o ambiente digital mudou muito rapidamente. Este tipo de análise também é conduzido nas iniciativas de empresas europeias e espanholas, no sentido de determinar se estão a implementar estratégias de proteção à criança.<hr/>This paper represents the initial phase of a larger project being developed by the “Media, communication policy and democracy in the European Union” research group, which is currently working on the study “Communication policies, SVOD platforms and values education for minors in the single digital market (2020-2022)”. We wish to pursue in this study that, beyond technological considerations, it is necessary to expand the scope of child protection by establishing mutual collaboration between regulators, distributors and video on demand services, as well as consumers and parents' organisations, in an effort to further enhance cooperation and mutual understanding (European Regulators Group for Audiovisual Media Services, 2017b, p. 75). It is for this reason that we believe that the academic sphere can also be invited into this wide-ranging discussion on child protection to contribute reflections on a key aspect: audiovisual and media education, an essential pillar of protection in addition to filters, external limits, and electronic labelling. We thus uphold a vision that not only considers the “digital stuff” but also highlights the need for “ethos stuff” (Goggin, 2008, p.89). In this respect, we have considered it essential a literature review on the concept of media literacy. Secondly, our qualitative methodology involves an analysis of the instructions issued by the European Union and their implementation in Spain. In this stage, we have conducted desk research based on a narrative analysis of the documents and programs of different institutions in order to chart the evolution of the question in recent years, at a time when the digital environment has changed more quickly than ever before. This same type of analysis is also conducted on the initiatives of European and Spanish companies to determine whether they are implementing child protection strategies. <![CDATA[<b>Crianças, jovens e notícias</b>: <b>uma revisão sistemática da literatura a partir da Communication Abstracts</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar de terem a sua raiz na Medicina e de serem mais frequentes nas Ciências Naturais, as revisões sistemáticas da literatura podem revestir-se de grande utilidade, também, nas Ciências Sociais, nomeadamente quando se pretende empreender um estudo que identifique e mapeie o que foi alvo de interesse por parte dos cientistas num determinado campo. Neste artigo, a técnica de revisão sistemática de literatura foi aplicada à principal base de dados no campo da Comunicação, a Communication Abstracts, com o intuito de perceber quem, quando e onde tem estudado a relação entre crianças e/ou jovens e notícias e qual tem sido o ângulo privilegiado pela investigação. Uma amostra de 146 títulos e resumos de artigos foi analisada. Os resultados revelam que os estudos de receção e de representação dominam a investigação no tema em apreço, sendo pouco expressivos os estudos sobre a produção e praticamente residuais aqueles que se debruçam sobre a mediação parental e as preocupações éticas dos jornalistas quando cobrem acontecimentos que envolvem crianças e jovens.<hr/>Despite having their roots in Medicine and being more frequently used in Natural Sciences, systematic reviews can also be extremely useful when it comes to the Social Sciences, namely when the aim is to conduct a study that identifies and maps the subject of interest of scientists in a given area. In this paper, a systematic literature review has been applied to the main database in the field of Communication, Communication Abstracts, as to try and understand who studied the relationship between children and/or young people and the news, when and where that happened, as well as the angle of the investigation. A sample of 146 titles and abstracts was reviewed. The findings show that most of them were reception and representation studies, whereas production studies were in much smaller number; studies on parental mediation and journalists' ethical concerns when covering events involving children and young people were practically residual. <![CDATA[<b>Análise sociológica do capital digital dos professores montenegrinos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do conceito de capital digital nas Ciências Sociais, este artigo apresenta as principais conclusões do inquérito nacionalmente representativo do “Global Kids Online” sobre as competências e práticas digitais de professores do ensino básico e secundário, realizado em Montenegro com o apoio da Unicef, em 2018. O capital digital, como qualquer outra forma de capital na perspetiva de Bourdieu, apenas tem validade sociológica em correlação com outras formas de capital, como a económica, cultural e social, num contexto limitado e de acordo com uma abordagem multidimensional que vai de uma perspetiva macro a uma microssocial (Pandolfini, 2016). Este artigo identifica e discute três perspetivas do capital digital - macro, meso e micro social - e os seus recursos materiais (tecnologias, serviços digitais e experiências escolares com dispositivos) e não materiais (competências digitais). A análise dos dados do estudo montenegrino, de acordo com esta perspetiva, mostra que a prática diária de utilização da tecnologia digital nas salas de aula parece ser marginal, embora a maioria dos professores tenha acesso à internet nas escolas. Atualmente, a maioria dos professores utiliza a internet na escola principalmente para verificar informação online. Geralmente, as suas competências digitais não são avançadas: em média, as competências sociais e operacionais são as mais desenvolvidas, enquanto as competências criativas estão menos desenvolvidas. Portanto, para apoiar o desenvolvimento da literacia mediática nas crianças através da educação formal, é necessário realizar mais investimentos para reforçar as competências digitais dos professores. O estudo mostra ainda que a procura por cursos de pedagogia digital já existe entre a maioria dos professores. Por outras palavras, o estudo montenegrino aponta para a necessidade de investir mais na educação e na experimentação associadas às perspetivas meso e microssocial do capital digital.<hr/>Starting with the concept of digital capital in social sciences, this article presents the key findings of the “Global Kids Online” nationally representative survey of primary and high school teachers' digital skills and practices that was conducted in Montenegro with Unicef's support in 2018. Digital capital, as any other form of capital within Bourdieu's perspective, has a sociological validity only in correlation with other forms of capital - such as economic, cultural and social - in a limited context and according to a multi-dimensional approach which goes from a macro- to a micro-social perspective (Pandolfini, 2016). This article identifies and discusses three perspectives of digital capital - macro, meso-social and micro - and their material (technologies, digital services and school experiments with devices) and non-material resources (digital competencies). Analysis of data from the Montenegrin research relating to this perspective shows that the daily practice of using digital technology in classrooms seems to be marginal, even though most teachers have access to the internet in their schools. Currently the majority of teachers are using the internet at school mostly just for checking information online. Their digital competencies are not generally advanced: on average, social and operational skills are the most developed, while their creative skills are least developed. Therefore, to support the development of children's media literacy through formal education, further investments towards the strengthening of teachers' digital competencies need to be made and the research shows that the demand for digital pedagogy courses already exists among most teachers. In other words, the Montenegrin research points to the need to invest more in education and experimentation related to the meso- and micro-social perspectives of digital capital. <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752020000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:05:21 03-05-2024-->