Scielo RSS <![CDATA[Comunicação e Sociedade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-357520230001&lang=en vol. 43 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Design and Communication: Digital Challenges and Dilemmas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000101001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The Legacy of Collective Memory in Digital Culture: Digitisation, Cultural Mapping and Co-Creation]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Em plena transição digital, na qual o património digital emerge como resposta a uma necessidade de preservação e gestão da informação cultural numa era de produção acelerada e desregulada, o mapeamento cultural destaca-se como abordagem agregadora e multidisciplinar que convoca à participação. Neste contexto, o design afirma-se como mediador entre múltiplas disciplinas, tornando-se cada vez menos centralizado na materialização de objetos como finalidade, em favor da implementação de processos de cocriação e ativação de sistemas sociotécnicos que congregam pessoas, contextos e tecnologia. Neste âmbito, destaca-se a preservação e dinamização do património cultural, que tem vindo a estar institucionalmente a cargo dos museus, bibliotecas e arquivos, responsáveis pela recolha, preservação e disponibilização à comunidade. O presente artigo evidencia o impacto da digitalização da cultura e das políticas de acesso aberto nas instituições da memória, em termos de gestão das coleções e de experiências de fruição dentro e fora das instituições com recurso à tecnologia, bem como apresenta metodologias de participação ativa de comunidades na documentação e salvaguarda do património cultural imaterial, com destaque para várias iniciativas, em particular desenvolvidas em Portugal.<hr/>Abstract Amidst the digital transition, where digital heritage comes to meet the need for preserving and managing cultural information in an era of accelerated and unregulated production, cultural mapping emerges as an aggregating and multidisciplinary approach that calls for participation. In this context, design stands out as a mediator between multiple disciplines, becoming less centred on the materialisation of objects as a purpose, favouring the implementation of co-creation processes and the activation of socio-technical systems connecting people, contexts and technology. Within this background, we highlight the preservation and promotion of cultural heritage, which has been institutionally held by museums, libraries and archives, responsible for collecting, preserving and making it available to the community. This article highlights the impact of the digitisation of culture and the open access policies in memory institutions regarding managing collections and fruition experiences through technology inside and outside the institutions. It also presents participatory methodologies with communities taking an active role in the documentation and safeguarding of intangible cultural heritage, and also highlighting some relevant initiatives, particularly developed in Portugal. <![CDATA[Design in Health Data Communication: Infographics About COVID-19 in Rio Claro Municipality]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A COVID-19 colocou na agenda pública a necessidade de disseminação de informações confiáveis sobre o cenário epidemiológico da doença nas diversas regiões do mundo. No Brasil, vários gestores assumiram a tarefa de informar a população local sobre a progressão da pandemia em seus municípios. Neste estudo, o objetivo foi refletir sobre a construção/elaboração de boletins/infográficos da COVID-19 e da centralidade do design na disseminação de informações em saúde, analisando, para tal, 133 infográficos sobre os números da doença publicados no Instagram da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo/ Brasil, no período de 30 de março a 31 de julho de 2020. A análise qualitativa realizada a partir da perspectiva multimodal possibilitou identificar que esses foram construídos num processo iterativo, com alterações ao longo do tempo para excluir ou incluir informações à medida que a pandemia se espalhava no município. Os infográficos foram analisados em três dimensões: formato, cores e conteúdo. Concluímos que a sua elaboração foi baseada em conceitos básicos do design relativos à forma e às cores e que nos primeiros cinco meses foram produzidas três versões num processo de refinamento do desenho e das informações até conseguir um formato mais consistente para a comunicação dos dados da pandemia da COVID-19.<hr/>Abstract COVID-19 brought to the public agenda the need for disseminating reliable information on the epidemiological scenario of the disease in various regions of the world. In Brazil, several managers took on the task of informing the local population about the progression of the pandemic in their municipalities. This study aimed to reflect on the construction/design of COVID-19 bulletins/infographics and the central importance of design in disseminating health information. To this end, we analysed 133 infographics on the disease numbers published on Instagram of the Municipal Health Foundation of Rio Claro, in the interior of São Paulo state in Brazil, between March 30 and July 31, 2020. The qualitative analysis from the multimodal perspective made it possible to identify that these were built in an iterative process, with changes over time to exclude or include information as the pandemic spread in the municipality. The infographics were analysed in three dimensions: format, colour and content. We concluded that their elaboration was based on basic design concepts concerning shape and colours. In the first five months, three versions were produced to refine the design and information until attaining a more consistent format for communicating the data of the COVID-19 pandemic. <![CDATA[Mapping Maps of Alternatives: Diverse Economies and Modes of Mapping in Common]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objeto de estudo seis mapas produzidos em Portugal e na Catalunha, enquanto dispositivos comunicativos de outros mundos possíveis. Assumindo a crescente importância dos mapas digitais na sociedade em rede, queremos contribuir para entender mais sobre o seu papel na edificação de alternativas à economia dominante em tempos de crises sistémicas. Que aprendizagens surgem dos mapas que propõem desvios dos roteiros capitalistas? Que entendimentos nos trazem quer sobre os próprios mapas, quer sobre os modos de mapear e as desejadas alternativas? Mais do que explorar os mapas como produto, procura-se contribuir para a compreensão das forças intersticiais da sua pré-produção, produção e reprodução. À luz das teorias dos comuns, são auscultadas dinâmicas de mapeamento colaborativo de economias diversas: diversas quanto às suas políticas de conhecimento, quanto às suas formas de governança e participação e, logo, quanto ao modo de manusear as tecnologias digitais. O objeto de estudo define-se e une-se, na sua variedade, pelas ideias de coletivo e de comum. Os dados provêm da observação direta de mapas e de entrevistas feitas aos intervenientes. A análise é predominantemente qualitativa e visa organizar constatações e desafios relevantes, extrapoláveis a partir dos testemunhos, práticas e objetos observados.<hr/>Abstract This paper’s object of study focuses on six maps produced in Portugal and Catalonia as communication devices of other possible worlds. Assuming the growing importance of digital maps in the network society, we want to contribute to learning more about their role in constructing alternatives to the dominant economy in times of systemic crisis. What lessons emerge from maps that propose deviations from capitalist roadmaps? What understandings do they provide about the maps themselves, ways of mapping, and the hoped-for alternatives? Rather than exploring maps as a product, we seek to contribute to an understanding of the interstitial forces of their pre-production, production, and reproduction. In the light of the theories of the commons, the dynamics of collaborative mapping of diverse economies are explored: diverse in terms of their knowledge policies, modes of governance and participation and, therefore, in how they handle digital technologies. The object of study is defined and united, in its variety, by the ideas of collective and commons. The data comes from direct observation of maps and interviews with stakeholders. The analysis is predominantly qualitative and aims to organise relevant findings and challenges, which can be extrapolated from the observed testimonies, practices and objects. <![CDATA[Meeting the Challenges of Designing Multimodal Texts to Promote Multiliteracies Pedagogy]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article aims to add to the understanding of the challenges involved in designing digital texts to promote multiliteracies pedagogy. A multiliteracies approach calls for multimodal meaning-making and cultural diversity to be integrated into new school curriculum content, and accordingly, we analyse an interactive children’s story app, named Mobeybou in Brazil. The research question addressed was: what can we learn about the design of multimodal texts aimed at promoting intercultural learning from the design of this story app? The app incorporates tangible and digital storytelling materials to promote intercultural skills among young children, focusing specifically on Brazil. Mobeybou in Brazil was studied to characterize the design of its multimodal representations of meaning, using categories from the grammar of storytelling and multimodal meaning-making, particularly those concerned with representing the experiential diversity and personal positioning of the app users. The findings provide evidence of the complexity involved in designing multimodal texts to meet the challenges of promoting multiliteracies pedagogy, highlighting the urgent need to narrow the interface between research undertaken in education, semiotics, and digital media design. The article concludes by identifying the study’s limitations and some future developments.<hr/>Resumo Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros. <![CDATA[The Importance of Communication Design in the Process of Disseminating Community Practices in Social Neighbourhoods: The Balteiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No presente artigo pretende-se demonstrar de que modo a investigação em design de comunicação pode contribuir para a disseminação de práticas comunitárias em contextos economicamente desfavorecidos, como é o caso dos bairros sociais. Este estudo surge no âmbito do projeto de investigação ECHO, onde a principal missão é conhecer e documentar duas práticas comunitárias auto-iniciadas no bairro social do Balteiro, em Vila Nova de Gaia, Portugal, com o objetivo de as divulgar e estimular a sua replicação em contextos sociais análogos. Começa-se por apresentar uma revisão de literatura sobre o papel do design ao serviço das comunidades, focada, em particular, nos conceitos de design social e do design universal, que fundamenta a relevância e pertinência da problemática estudada. De seguida, descreve-se o caso de estudo do Balteiro. Apresentam-se as metodologias adotadas nesta investigação, nomeadamente, o conjunto de entrevistas realizadas com o objetivo de conhecer a história das duas práticas comunitárias, e que serviram de base ao desenvolvimento de um estudo prévio para uma plataforma online e um conjunto de documentários. Este estudo comprovou a importância do envolvimento dos designers neste processo de disseminação, em equipas que deverão ser multidisciplinares. O trabalho de investigação no terreno deve ser próximo da comunidade, das instituições e dos diferentes atores sociais envolvidos, de forma a compreender a complexidade do contexto de estudo e definir o modo de atuação do design. A experiência empírica adquirida com este estudo demonstrou que o trabalho na área social deve ser desenvolvido a nível local, focado em pequenas comunidades ou organizações informais, com a consciência de que os resultados se atingem de forma lenta e gradual.<hr/>Abstract This article aims to demonstrate how research in communication design can contribute to disseminating community practices in economically disadvantaged contexts, such as in social housing neighbourhoods. This study stems from the ECHO research project, where the main mission is to understand and document two self-initiated community practices in the social housing neighbourhood of Balteiro, in Vila Nova de Gaia, Portugal, to disseminate them and foster their replication in similar social contexts. It begins with a literature review on the role of design on behalf of communities, focusing, in particular, on the concepts of social design and universal design, which substantiate the relevance and pertinence of the issue under study. Then, it describes the case study of Balteiro. It presents the methodologies adopted in this research, namely the interviews conducted to learn about the history of the two community practices. This provided the basis for developing a preliminary study for an online platform and a series of documentary films. This study proved the importance of involving designers in this dissemination process through multidisciplinary teams. The research work in the field should be close to the community, the institutions and the different social actors involved to understand the complexity of the study context and define how design should operate. The empirical experience from this study has shown that work in the social area should be developed locally, focused on small communities or informal organisations, and aware that results are achieved slowly and gradually. <![CDATA[Challenges and Strategies of Digital Communication in an Educational Organization in Portugal, in the COVID-19 Pandemic Period]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000102006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A transformação digital, acelerada pela pandemia COVID-19, transformou a forma de comunicar das organizações educativas e suscitou um conjunto de desafios que compeliram à definição de estratégias de comunicação adequadas ao contexto de crise pandémica. Face a esta realidade o presente artigo tem como objetivo compreender como uma organização educativa em Portugal adaptou a sua comunicação, em 2020, ao longo de três períodos distintos: antes da pandemia (janeiro-março), no decorrer da pandemia/confinamento (março-junho) e no regresso às aulas (setembro-dezembro). Para além disso, procura identificar e refletir sobre os desafios e estratégias de comunicação adotadas nestes períodos. Para atingir os objetivos supracitados, foi realizado um estudo de caso numa organização educativa cujos dados foram recolhidos por via de um inquérito por questionário aplicado aos encarregados de educação e de entrevistas semiestruturadas a responsáveis e dirigentes. Os resultados indicam que o contexto de crise vivenciado no período de pandemia COVID-19 impulsionou o uso da comunicação digital, nomeadamente através de ferramentas digitais (blogue, Instagram, canal YouTube), reforçou o papel da comunicação na organização educativa em estudo e alterou profundamente a forma de comunicar entre os docentes/organização educativa e os/as encarregados/as de educação. Deste modo, considera-se pertinente a definição de planos estratégicos de comunicação de crise nas organizações de ensino, a continuidade em relação à implementação e utilização de novas tecnologias e ferramentas digitais de comunicação e o estudo de sistemas híbridos que visem aumentar a agilidade e interface presencial/distância.<hr/>Abstract The COVID-19 pandemic accelerated the digital transformation process, significantly changing how educational organisations communicate. These changes brought numerous challenges that required the development of suitable communication strategies within the context of the pandemic crisis. In light of this situation, the objective of this article is to investigate how an educational organisation in Portugal adjusted its communication strategies during three distinct periods in 2020: before the pandemic (January-March), during the pandemic and lockdown period (March-June), and the back-to-school phase (September-December). Furthermore, this study aims to identify and analyse the challenges faced by the educational organisation during these periods and explore the communication strategies implemented. A case study was conducted within the educational organisation to accomplish these objectives. Data were collected through a questionnaire survey to parents and semi-structured interviews with heads and directors of the organisation. The findings suggest that during the COVID-19 pandemic, the crisis context significantly increased digital communication, particularly through various digital platforms such as blogs, Instagram, and YouTube channels. This shift amplified the importance of communication within the educational organisation under study and resulted in profound changes in communication dynamics between the teachers/educational organisation and parents. Therefore, it is deemed crucial to establish strategic plans for crisis communication in educational organisations. Additionally, it is important to ensure the continued implementation and use of new technologies and digital communication tools. Moreover, hybrid systems that enhance flexibility and facilitate face-to-face and remote communication interfaces should be studied. <![CDATA[Portugal Today: Between Past and Future]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000103001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A transformação digital, acelerada pela pandemia COVID-19, transformou a forma de comunicar das organizações educativas e suscitou um conjunto de desafios que compeliram à definição de estratégias de comunicação adequadas ao contexto de crise pandémica. Face a esta realidade o presente artigo tem como objetivo compreender como uma organização educativa em Portugal adaptou a sua comunicação, em 2020, ao longo de três períodos distintos: antes da pandemia (janeiro-março), no decorrer da pandemia/confinamento (março-junho) e no regresso às aulas (setembro-dezembro). Para além disso, procura identificar e refletir sobre os desafios e estratégias de comunicação adotadas nestes períodos. Para atingir os objetivos supracitados, foi realizado um estudo de caso numa organização educativa cujos dados foram recolhidos por via de um inquérito por questionário aplicado aos encarregados de educação e de entrevistas semiestruturadas a responsáveis e dirigentes. Os resultados indicam que o contexto de crise vivenciado no período de pandemia COVID-19 impulsionou o uso da comunicação digital, nomeadamente através de ferramentas digitais (blogue, Instagram, canal YouTube), reforçou o papel da comunicação na organização educativa em estudo e alterou profundamente a forma de comunicar entre os docentes/organização educativa e os/as encarregados/as de educação. Deste modo, considera-se pertinente a definição de planos estratégicos de comunicação de crise nas organizações de ensino, a continuidade em relação à implementação e utilização de novas tecnologias e ferramentas digitais de comunicação e o estudo de sistemas híbridos que visem aumentar a agilidade e interface presencial/distância.<hr/>Abstract The COVID-19 pandemic accelerated the digital transformation process, significantly changing how educational organisations communicate. These changes brought numerous challenges that required the development of suitable communication strategies within the context of the pandemic crisis. In light of this situation, the objective of this article is to investigate how an educational organisation in Portugal adjusted its communication strategies during three distinct periods in 2020: before the pandemic (January-March), during the pandemic and lockdown period (March-June), and the back-to-school phase (September-December). Furthermore, this study aims to identify and analyse the challenges faced by the educational organisation during these periods and explore the communication strategies implemented. A case study was conducted within the educational organisation to accomplish these objectives. Data were collected through a questionnaire survey to parents and semi-structured interviews with heads and directors of the organisation. The findings suggest that during the COVID-19 pandemic, the crisis context significantly increased digital communication, particularly through various digital platforms such as blogs, Instagram, and YouTube channels. This shift amplified the importance of communication within the educational organisation under study and resulted in profound changes in communication dynamics between the teachers/educational organisation and parents. Therefore, it is deemed crucial to establish strategic plans for crisis communication in educational organisations. Additionally, it is important to ensure the continued implementation and use of new technologies and digital communication tools. Moreover, hybrid systems that enhance flexibility and facilitate face-to-face and remote communication interfaces should be studied. <![CDATA[History of Cinema, an Open Archive]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000103002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A transformação digital, acelerada pela pandemia COVID-19, transformou a forma de comunicar das organizações educativas e suscitou um conjunto de desafios que compeliram à definição de estratégias de comunicação adequadas ao contexto de crise pandémica. Face a esta realidade o presente artigo tem como objetivo compreender como uma organização educativa em Portugal adaptou a sua comunicação, em 2020, ao longo de três períodos distintos: antes da pandemia (janeiro-março), no decorrer da pandemia/confinamento (março-junho) e no regresso às aulas (setembro-dezembro). Para além disso, procura identificar e refletir sobre os desafios e estratégias de comunicação adotadas nestes períodos. Para atingir os objetivos supracitados, foi realizado um estudo de caso numa organização educativa cujos dados foram recolhidos por via de um inquérito por questionário aplicado aos encarregados de educação e de entrevistas semiestruturadas a responsáveis e dirigentes. Os resultados indicam que o contexto de crise vivenciado no período de pandemia COVID-19 impulsionou o uso da comunicação digital, nomeadamente através de ferramentas digitais (blogue, Instagram, canal YouTube), reforçou o papel da comunicação na organização educativa em estudo e alterou profundamente a forma de comunicar entre os docentes/organização educativa e os/as encarregados/as de educação. Deste modo, considera-se pertinente a definição de planos estratégicos de comunicação de crise nas organizações de ensino, a continuidade em relação à implementação e utilização de novas tecnologias e ferramentas digitais de comunicação e o estudo de sistemas híbridos que visem aumentar a agilidade e interface presencial/distância.<hr/>Abstract The COVID-19 pandemic accelerated the digital transformation process, significantly changing how educational organisations communicate. These changes brought numerous challenges that required the development of suitable communication strategies within the context of the pandemic crisis. In light of this situation, the objective of this article is to investigate how an educational organisation in Portugal adjusted its communication strategies during three distinct periods in 2020: before the pandemic (January-March), during the pandemic and lockdown period (March-June), and the back-to-school phase (September-December). Furthermore, this study aims to identify and analyse the challenges faced by the educational organisation during these periods and explore the communication strategies implemented. A case study was conducted within the educational organisation to accomplish these objectives. Data were collected through a questionnaire survey to parents and semi-structured interviews with heads and directors of the organisation. The findings suggest that during the COVID-19 pandemic, the crisis context significantly increased digital communication, particularly through various digital platforms such as blogs, Instagram, and YouTube channels. This shift amplified the importance of communication within the educational organisation under study and resulted in profound changes in communication dynamics between the teachers/educational organisation and parents. Therefore, it is deemed crucial to establish strategic plans for crisis communication in educational organisations. Additionally, it is important to ensure the continued implementation and use of new technologies and digital communication tools. Moreover, hybrid systems that enhance flexibility and facilitate face-to-face and remote communication interfaces should be studied. <![CDATA[Digital Content in Brazilian Sign Language (Libras): A Study of Brazilian Channels of Deaf People on YouTube]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000105001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O tema deste estudo é a produção e a autoria de pessoas surdas na internet, especificamente, na plataforma de compartilhamento de vídeos e rede social YouTube, no Brasil. Trata-se de um tema de vanguarda e desvela a relação dos surdos com uma mídia digital que privilegia o vídeo, elemento este que está intimamente relacionado ao artefato cultural do povo surdo (Strobel, 2016), e valoriza a língua de sinais, que é a experiência visual. O objetivo é investigar os temas produzidos, exclusivamente em língua brasileira de sinais (Libras), por pessoas surdas nos canais do YouTube. A metodologia da pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo descritiva (Gil, 2002) e utiliza, para a coleta de dados, o método dos principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises (Prisma; Page et al., 2021) com o tipo de amostragem de bola de neve (Vinuto, 2014). Foram identificados 913 vídeos postados em 11 canais de autores surdos brasileiros no YouTube, ao longo de nove anos, entre 2006, ano da criação do canal mais antigo analisado, e 2021. Os autores que contribuíram com a análise foram principalmente Festa (2012), Burgess e Green (2009/2009), Coruja (2017) e Medeiros e Rocha (2018). A partir da análise dos vídeos, foi possível identificar uma maior quantidade de vídeos com temas financeiros e observar que os vídeos com mais visualizações são sobre a língua de sinais, a identidade e a cultura surda.<hr/>Abstract The subject of this article is the production and authorship of deaf people in Brazil on the internet, specifically on the video-sharing platform and social media YouTube. This cutting-edge theme unveils the relationship of deaf people with digital media that privileges video, an element closely related to the cultural artefact of deaf people (Strobel, 2016) and values sign language, which is the visual experience. It aims to explore the themes produced, exclusively in Brazilian sign language (Libras), by deaf people on YouTube channels. The research methodology has a qualitative approach of the descriptive type (Gil, 2002) and uses, for data collection, the preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses method (Prisma; Page et al., 2021) with the snowball sampling type (Vinuto, 2014). We identified 913 videos uploaded on 11 Brazilian deaf authors’ YouTube channels over nine years between 2006, the year the oldest channel analysed was created, and 2021. The contributing authors to the analysis were mainly Festa (2012), Burgess and Green (2009/2009), Coruja (2017) and Medeiros and Rocha (2018). The analysis of the videos allowed identifying more videos with financial themes and observing that the videos with more views are about sign language, identity and deaf culture. <![CDATA[News Coverage of the COVID-19 Outbreak: Thematic Analysis of a Portuguese Quality Newspaper]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000105002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract News coverage can play a vital role during public health crises, raising awareness about potential risks, informing about response efforts, and encouraging preventive behaviors. However, the COVID-19 pandemic has increased the precariousness of journalists while introducing new challenges in their work. This article presents the results of a thematic analysis of 612 news articles about the initial stages of the COVID-19 outbreak in Portugal, published in a Portuguese quality newspaper from January to March 2020. Results show the relevance of geographical and cultural proximity as news values in international coverage. While the quantification of cases and deaths was a prominent theme in international and domestic coverage, specific cases of infection were frequent in domestic news, while general epidemiological indicators were more often the main theme in international coverage. News about events in Portugal was also more focused on specific containment and mitigation measures, while international coverage found states of emergency and lockdowns more newsworthy. As for news sources, there was a clear dependence on public officials and press releases from Direção-Geral de Saúde as information sources. The experiences and opinions of people speaking as individuals and not on behalf of organizations were much less frequent.<hr/>Resumo A cobertura noticiosa pode desempenhar um importante papel durante crises de saúde pública, alertando para os potenciais riscos, informando sobre medidas de resposta e encorajando comportamentos preventivos. No entanto, a pandemia COVID-19 aumentou a precariedade dos jornalistas, ao mesmo tempo introduzindo novos desafios no seu trabalho. Este artigo apresenta os resultados de uma análise temática a 612 notícias sobre o período inicial do surto de COVID-19 em Portugal, publicadas num jornal português de referência, de janeiro a março de 2020. Os resultados mostram a relevância da proximidade geográfica e cultural como valores-notícia da cobertura internacional. Ainda que a quantificação de casos e mortes tenha sido um tema proeminente tanto em notícias internacionais como nacionais, a cobertura doméstica deu maior relevo a casos específicos de infeção, enquanto os indicadores epidemiológicos gerais foram mais frequentemente o tema principal da cobertura de outros países. Notícias sobre eventos em Portugal focaram mais frequentemente medidas específicas de contenção e mitigação, ao contrário da cobertura internacional, que valorizou antes os estados de emergência e quarentenas. Relativamente a fontes de informação, houve uma clara dependência de representantes do Estado e comunicados de imprensa da Direção-Geral de Saúde. As experiências e opiniões de pessoas que falam a título individual, e não em representação de uma instituição, foram muito menos frequentes. <![CDATA[When Can Compliments and Humour Be Considered Hate Speech? A Perspective From Target Groups in Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000105003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article presents a qualitative study that examines hate speech (HS) from the perspectives of the most representative minority communities in Portugal, namely Afro-descendants, Roma, and LGBTQ+. The empirical research employed three focus groups, each with a representation of these communities (n=17), with the primary goal of investigating how members of these groups perceive and experience HS within the Portuguese social and geopolitical context. The results indicate that covert HS can be more detrimental than overt HS since the targeted individuals are often caught off guard and unsure how to respond, contributing to the continuation of systems of oppression and social decline. Additionally, our qualitative data show that covert forms of HS often manifest in the form of compliments and humour, common in various settings, such as the workplace, the media, and the online environment. These devices are communicative strategies anchored in both positive and negative stereotypes and may lead to the normalization of HS in Portuguese society. In this regard, this research draws attention to the significance of identifying covert forms of HS and devising strategies, such as counter-speech, to debunk them. Furthermore, it highlights the need for automatic detection of covert HS since these forms are prevalent in digital platforms.<hr/>Resumo Este artigo apresenta um estudo qualitativo acerca do discurso de ódio (DO) a partir das perspetivas de três comunidades minoritárias representativas em Portugal: afrodescendentes, pessoas de etnia Roma (ou cigana) e LGBTQ+. A investigação empírica envolveu a realização de três grupos focais, um com cada comunidade (n=17), tendo como principal objetivo investigar o modo como os membros desses grupos percecionam e experienciam o DO no contexto social e geopolítico português. Os resultados deste estudo mostram que o DO indireto (ou encoberto) pode ser mais prejudicial do que o DO direto (ou explícito), pois inibe os mecanismos de reação por parte dos alvos, o que leva à perpetuação de sistemas de opressão e decadência social. Além disso, os dados revelam que as formas encobertas de DO manifestam-se muitas vezes como elogios e humor, sendo comuns no local de trabalho, nos meios de comunicação e no ambiente online. De facto, o elogio e o humor são estratégias comunicativas, ancoradas em estereótipos positivos ou negativos, que contribuem para a normalização do DO na sociedade portuguesa. Neste sentido, esta investigação alerta para a importância de identificar formas encobertas de DO e de desenvolver estratégias eficazes, como contranarrativas, para combatê-las. Por fim, destaca a necessidade de conceber sistemas de deteção automática capazes de identificar o DO indireto, dada a sua prevalência nas plataformas digitais. <![CDATA[The Visibility of Specialised Sources in Journalism: The Example of COVID-19]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752023000105004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Durante a pandemia de COVID-19, os media noticiosos portugueses assumiram um papel fundamental na informação da população, empenhando-se em desenvolver o conhecimento sobre a doença e em promover comportamentos de prevenção para reduzir a transmissão. Para isso, socorreram-se de modo especial dos especialistas. Foi através deles que as redações procuraram dar respostas e encontrar soluções. É verdade que os interlocutores oficiais continuaram a ser recorrentes nos textos jornalísticos, mas os especialistas, nomeadamente os académicos e os médicos, adquiriram grande visibilidade. Este artigo estuda a presença das fontes especializadas nos conteúdos jornalísticos da imprensa portuguesa, apresentando parte dos resultados de uma investigação que analisou a mediatização da COVID-19. A base do estudo são as edições dos jornais Público e Jornal de Notícias, referentes ao período em que vigorou o estado de emergência em Portugal (de 18 de março a 2 de maio de 2020, de 9 de novembro a 23 de dezembro de 2020 e de 15 de janeiro a 26 de fevereiro de 2021), compondo-se o corpus de análise por 2.933 textos noticiosos e 6.350 fontes: 1.850 textos foram publicados durante a primeira fase de emergência nacional, citando 4.048 fontes; 457 foram publicados na segunda fase, apresentando a citação de 857 fontes e 626 foram publicados na terceira fase, citando 1.445 fontes. Os resultados da análise de conteúdo evidenciam a força dos profissionais enquanto fontes de informação, particularmente os profissionais da saúde e os académicos das áreas médicas e das ciências sociais. Os especialistas ultrapassaram, em termos de presença nos meios estudados, as fontes oficiais, quer ocupassem ou não cargos de destaque.<hr/>Abstract During the COVID-19 pandemic, the Portuguese news media assumed a crucial role in informing the population, striving to develop knowledge about the disease, and promoting preventive behaviours to reduce transmission. To do so, they relied mainly on experts. While official interlocutors were still present in journalistic texts, scholars and physicians gained significant visibility. This article analyses how specialised sources contribute to news content in the Portuguese press. It presents findings from a study on the coverage of COVID-19. This study examines editions of the Portuguese newspapers Público and Jornal de Notícias during the state of emergency periods from March to May 2020, November to December 2020, and January to February 2021. The corpus of analysis includes 2,933 news texts and 6,350 sources: during the first phase of the national emergency, 1,850 texts were published, citing 4,048 sources; in the second phase, 457 texts were published, citing 857 sources; finally, during the third phase, 626 texts were published, citing 1,445 sources. The content analysis findings highlight the strength of professionals as reliable sources of information, particularly health professionals and scholars from the medical and social sciences. Regardless of their position, experts are more prominent in the media than official sources.