Scielo RSS <![CDATA[Media & Jornalismo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-546220230002&lang=en vol. 23 num. 43 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[The controversy surrounding the subject “Citizenship and Development”: what the media said and left unsaid]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Cidadania e Desenvolvimento é uma disciplina obrigatória nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico desde o ano letivo 2018/2019, assumindo-se como uma componente curricular transversal no 1.º ciclo e no ensino secundário. Em 2020, uma família de Famalicão, invocando o direito à objeção de consciência, opôs-se à frequência desta disciplina pelos seus dois filhos adolescentes. O caso, que foi assunto de interesse mediático, conquistou maior atenção pública com a publicação, nesse mesmo ano, de dois manifestos, assumindo posições contrárias, assinados por várias personalidades públicas. Este estudo pretende analisar, caracterizar e questionar a cobertura mediática deste caso a partir de seis jornais nacionais (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público), nas suas versões impressas e online, entre 01 e 30 de setembro de 2020, período de maior visibilidade e discussão pública. A análise das 148 peças recolhidas indica que todas as publicações fizeram cobertura do caso, abrindo espaço sobretudo a artigos de opinião. Mostra também uma maior presença de autores masculinos, face a femininos, e a ausência de vozes a partir da escola (crianças e adultos). A maioria da opinião publicada apresenta-se a favor da disciplina, ajudando o artigo a perceber as visões de escola e de educação que estão em confronto na troca de argumentos.<hr/>Abstract Citizenship and Development has been a compulsory subject in the 2nd and 3rd cycles of Basic Education since the 2018/19 school year, while in the 1st cycle and in Secondary School it is a transversal curriculum component. In 2020, a family from Famalicão invoked their right to conscientious objection and refused to allow their two teenage children to take the subject. The issue, which had attracted media interest, gained even more public attention that same year when two manifestos with opposing views were published and signed by several public personalities. This study aims to analyse, characterise and question the media coverage of this case by examining the printed and online versions of six national newspapers (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador and Público) from 1st to 30th September 2020, the period when visibility and public discussion were at their peak. The analysis of the 148 items indicates that all the newspapers covered the case, offering mostly opinion pieces. It also shows there were more male writers than female and no voices from the school (children and adults) made themselves heard. Most opinions published were in favour of the subject, and this article helps to understand the views on school and on education which are at issue in the exchanges. <![CDATA[Gender, Diversity and Populism: Media Representation of Political Actors]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200037&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Analisamos neste artigo, a partir de uma perspetiva feminista interseccional, a cobertura mediática de dois deputados únicos representantes de partidos estreantes no Parlamento português, em 2019: André Ventura e Joacine Katar Moreira. Por meio de uma Análise de Conteúdo qualitativamente orientada, examinamos a produção informativa de três diários generalistas portugueses de circulação nacional (Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público) sobre a deputada e o deputado durante os seis primeiros meses da XIV legislatura da Terceira República Portuguesa. Foram identificados padrões que, apesar de desafiarem a tradicional invisibilidade das mulheres parlamentares, contribuem para uma representação genderizada, enquanto favorecem a polarização dos atores políticos.<hr/>Abstract In this article, we analyse, from an intersectional feminist perspective, the media coverage of two single MPs representing parties debuting in the Portuguese Parliament in 2019: André Ventura and Joacine Katar Moreira. Through a qualitatively-oriented Content Analysis, we examined the informative production of three Portuguese generalist dailies of national circulation (Correio da Manhã, Diário de Notícias and Público) about those deputies during the first six months of the XIV legislature of the Portuguese Third Republic. Despite challenging the traditional invisibility of parliamentary women, patterns identified contribute to a gendered representation while favouring the polarisation of political actors. <![CDATA[Young people’s engagement with news about climate change: an approach from moral domains]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200055&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tenta responder acerca da influência dos domínios morais no consumo de notícias sobre alterações climáticas, especificamente jovens de Portugal e do Brasil. Para isso, foram recolhidos e analisados 21.338 tweets em português que comentavam notícias ambientais. Foi aplicado o Questionário de Fundamentos Morais em 265 jovens, para identificação de suas morais preponderantes e foram realizados grupos focais com 24 jovens de ambos países, para análise de notícias segundo os domínios morais. A principal referência teórica foi a Teoria dos Atributos Morais. Os resultados indicam que os domínios morais associados ao dano e ao cuidado são mais preponderantes, no entanto, o engajamento em notícias sobre alterações climáticas depende das justificações racionais dos indivíduos inquiridos.<hr/>Abstract This article questioned whether moral domains influence the consumption of news about climate change, specifically young people in Portugal and Brazil. For this, 21,338 tweets in Portuguese were collected that commented on environmental news; the Moral Foundations Questionnaire was applied to 265 young people to identify their predominant morals; and focus groups were carried out with young people from both countries, for analysis of news according to moral domains. The main theoretical reference was the Theory of Moral Attributes. Results indicate that harm and care are the predominant morals in the three stages of the investigation. However, engagement in climate change news depends on the rational justification of the accused individuals. <![CDATA[Journalistic Conventions and political change at the begining of the 20th century]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200073&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho é um contributo para a reflexão do processo de democratização da vida política portuguesa, na viragem do século XIX para o século XX, através da análise da alteração na forma de comunicar o assunto político nos jornais diários portugueses. A titulação das peças jornalísticas inclui-se entre os dispositivos comunicacionais disponíveis, no final do século XIX, para destacar e facilitar a leitura das notícias atuais. Através da análise do uso do título, na primeira página, em seis jornais diários de Lisboa, no período de 1889 a 1907, defendo que até ao início do século XX prevaleceu uma convenção jornalística hostil ao uso de títulos grandes que destacassem o assunto político. Esta quebra-se com a adoção de novas práticas de titulação que alteraram a leitura do jornal, favorecendo a afirmação de uma nova representação da “política”, mais exposta, relevante e acessível a um público mais vasto.<hr/>Abstract The present work is a contibution to the reflection on the democratization process of portuguese political life, at the turn of the 19th to the 20th century, through the analysis of the change in the way political subjects are communicated in portuguese daily newspapers. The titling of journalistic pieces is among the available communication devices, at the end of he 19th century, to highlight and facilitate the reading of current news. Through the analysis of the use of titles on the front page of six daily newspapers in Lisbon from 1889 to 1907, I argue that until the beginning of the 20th century, there prevailed a journalistic convention hostile to the use of large titles that emphasized political subjects. This changed with the adoption of new titling practices that transformed the newspaper-reading experience, facilitating easier access to political content, and promoting the emergence of a new representation of politics, one that is more exposed and approachable for a wider audience. <![CDATA[The Dominance of Television Information Arena: the case of the first term of the President of the Portuguese Republic, Marcelo Rebelo de Sousa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200091&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nesta pesquisa procuramos saber até que ponto o Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, no primeiro mandato, foi um dos protagonistas das notícias nos canais de televisão generalista em sinal aberto e quais as razões que explicam esse facto. Assim, procedemos a uma análise quantitativa da presença do PR nos blocos informativos da RTP1, RTP2, SIC e TVI, ao longo dos 5 anos, em termos de número e tempo das notícias. Posteriormente, realizámos entrevistas a todos os jornalistas que, nesse período, foram Diretores de Informação das televisões. Concluímos que o PR foi o ator político principal das notícias televisivas nos primeiros três anos do seu mandato, e o segundo nos dois anos finais, apenas atrás do Primeiro-ministro. Apresentamos um modelo assente em 3 vetores: pessoal, político e mediático - modelo que explica o domínio da arena informativa televisiva do PR pela forma como se afirmou nestes três eixos.<hr/>Abstract In this research, we investigate to what extent the President of the Portuguese Republic, Marcelo Rebelo de Sousa, in his first term in office, was one of the main protagonists in the news on free-to-air television channels, and the reasons behind this. Therefore, we conducted a quantitative analysis of his presence in the news shows of RTP1, RTP2, SIC and TVI, over the course of 5 years, in terms of the number and the duration of the news segments in which he was the protagonist. Subsequently, we conducted interviews with all the journalists who, during this period, served as Head of News in different television channels. We concluded that Marcelo Rebelo de Sousa was the main political actor in televised news during the first three years of his first term, and the second in the last two years, just behind the Prime Minister. We present a model based on three vectors: personal, political, and media impact that explains the dominance of Marcelo Rebelo de Sousa in the arena of television news, taking into account the way he asserted himself in these three areas. <![CDATA[A thematic analysis of the portuguese party press: the case of Folha Nacional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200115&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desde 2019, o partido liderado por André Ventura tem sido disruptivo no cenário político nacional e contrariado a tese da impermeabilidade portuguesa (Mudde, 2020; Serrano, 2020) à eleição de partidos populistas. Assim, neste trabalho pretende analisar-se uma das estratégias de comunicação em particular: a publicação doutrinária Folha Nacional do partido Chega. Através de uma análise temática complementada com uma breve análise de conteúdo, o nosso estudo foca duas dimensões: a agenda da publicação e os protagonistas das capas. Assim, procuraremos a resposta às seguintes questões: 1) Quais os principais temas destacados? 1.1) Qual a proximidade temática com a ‘agenda populista’ de partidos populistas de direita? 2) Quem são os protagonistas identificados? e 2.1.) Como são enquadrados os diferentes protagonistas? Percebemos, sobretudo, que a publicação é utilizada, maioritariamente, como plataforma de crítica a adversários.<hr/>Abstract Since 2019, the party led by André Ventura has been disruptive in the national political scene and contradicted the thesis of the Portuguese impermeability (Mudde, 2020; Serrano, 2020) to the election of populist parties. Thus, this work intends to analyze one of the communication strategies in particular: the doctrinal publication Folha Nacional of the Chega party. Through a thematic analysis complemented with a brief content analysis, our study focuses on two dimensions: the publication’s agenda and the protagonists of the covers. Therefere, we will seek the answer to the following questions: 1) What are the main themes highlighted?; 1.1) What is the thematic proximity with the ‘populist agenda’ of far-right populist parties?; 2) Who are the main characters? and 2.1.) How are the different protagonists framed?. Above all, we noticed that the publication is mostly used to criticize opponents. <![CDATA[Recensão: Against white feminism: notes on disruption. WW Norton & Company.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200137&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desde 2019, o partido liderado por André Ventura tem sido disruptivo no cenário político nacional e contrariado a tese da impermeabilidade portuguesa (Mudde, 2020; Serrano, 2020) à eleição de partidos populistas. Assim, neste trabalho pretende analisar-se uma das estratégias de comunicação em particular: a publicação doutrinária Folha Nacional do partido Chega. Através de uma análise temática complementada com uma breve análise de conteúdo, o nosso estudo foca duas dimensões: a agenda da publicação e os protagonistas das capas. Assim, procuraremos a resposta às seguintes questões: 1) Quais os principais temas destacados? 1.1) Qual a proximidade temática com a ‘agenda populista’ de partidos populistas de direita? 2) Quem são os protagonistas identificados? e 2.1.) Como são enquadrados os diferentes protagonistas? Percebemos, sobretudo, que a publicação é utilizada, maioritariamente, como plataforma de crítica a adversários.<hr/>Abstract Since 2019, the party led by André Ventura has been disruptive in the national political scene and contradicted the thesis of the Portuguese impermeability (Mudde, 2020; Serrano, 2020) to the election of populist parties. Thus, this work intends to analyze one of the communication strategies in particular: the doctrinal publication Folha Nacional of the Chega party. Through a thematic analysis complemented with a brief content analysis, our study focuses on two dimensions: the publication’s agenda and the protagonists of the covers. Therefere, we will seek the answer to the following questions: 1) What are the main themes highlighted?; 1.1) What is the thematic proximity with the ‘populist agenda’ of far-right populist parties?; 2) Who are the main characters? and 2.1.) How are the different protagonists framed?. Above all, we noticed that the publication is mostly used to criticize opponents. <![CDATA[Recensão: Os Cínicos Não Servem Para Este Ofício. Conversas sobre o Bom Jornalismo. Relógio D’Água.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622023000200141&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desde 2019, o partido liderado por André Ventura tem sido disruptivo no cenário político nacional e contrariado a tese da impermeabilidade portuguesa (Mudde, 2020; Serrano, 2020) à eleição de partidos populistas. Assim, neste trabalho pretende analisar-se uma das estratégias de comunicação em particular: a publicação doutrinária Folha Nacional do partido Chega. Através de uma análise temática complementada com uma breve análise de conteúdo, o nosso estudo foca duas dimensões: a agenda da publicação e os protagonistas das capas. Assim, procuraremos a resposta às seguintes questões: 1) Quais os principais temas destacados? 1.1) Qual a proximidade temática com a ‘agenda populista’ de partidos populistas de direita? 2) Quem são os protagonistas identificados? e 2.1.) Como são enquadrados os diferentes protagonistas? Percebemos, sobretudo, que a publicação é utilizada, maioritariamente, como plataforma de crítica a adversários.<hr/>Abstract Since 2019, the party led by André Ventura has been disruptive in the national political scene and contradicted the thesis of the Portuguese impermeability (Mudde, 2020; Serrano, 2020) to the election of populist parties. Thus, this work intends to analyze one of the communication strategies in particular: the doctrinal publication Folha Nacional of the Chega party. Through a thematic analysis complemented with a brief content analysis, our study focuses on two dimensions: the publication’s agenda and the protagonists of the covers. Therefere, we will seek the answer to the following questions: 1) What are the main themes highlighted?; 1.1) What is the thematic proximity with the ‘populist agenda’ of far-right populist parties?; 2) Who are the main characters? and 2.1.) How are the different protagonists framed?. Above all, we noticed that the publication is mostly used to criticize opponents.