Scielo RSS <![CDATA[Media & Jornalismo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-546220210001&lang=es vol. 21 num. 38 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Hibridismo e jornalismo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Between journalism and activism: interactive documentary as a means of affective mobilization on gender issues]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo explora a fronteira entre jornalismo e ativismo através da análise de dois documentários interativos focados na representação da violência de género: Mujeres en Venta (2014), que denuncia o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, e Artigo 170 (2019), focado em testemunhos de mulheres vítimas de assédio sexual em diversos contextos. A partir da análise dos documentários, numa articulação metodológica que combina a análise de conteúdo, discurso e multimodal, argumentamos que o documentário interativo, baseado na herança das práticas documentais mais ativistas, funciona como um dispositivo estruturador da denúncia de questões de género e proporciona um encontro afetivo multifacetado com uma variedade e riqueza de testemunhos afetuosamente poderosos. Esta forma de representação de causas sociais, de acordo com esta investigação, atenua as fronteiras entre jornalismo e ativismo social e coloca em causa a isenção jornalística, mas potencia o envolvimento e mobilização afetivas do público.<hr/>Abstract This paper explores the boundaries between journalism and activism through the analysis of two interactive documentaries, focused on the representation of women’s violence: Mujeres en Venta (2014), denouncing women’s trafficking for sexual exploitation, and Artigo 170 (2019), focused on testimonies of women victims of sexual harassment in different contexts. Through a methodological articulation of content analysis, discourse analysis and multimodal analysis of both documentaries we argue that the interactive documentary, based on the heritage of the most activist documentary practices, works as a structuring device for denouncing gender issues and provides a multifaceted affective encounter with a variety of powerful testimonies. This way of representing social issues, according to this research, blurs the boundaries between journalism and social activism, while enhances the affective engagement and mobilization of the audience. <![CDATA[Applied research in Virtual Reality: possibilities and challenges of technology in Journalism production]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100039&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo discute o uso da tecnologia em Realidade Virtual (VR) na produção de conteúdo jornalístico em audiovisual. A reflexão teórico-metodológica envolveu pesquisa experimental, aplicada e experiencial, formato micro documentário no Jornalismo e gêneros jornalísticos imersivos. Para descrever o processo de produção, montagem e distribuição de peças jornalísticas imersivas realizou-se uma pesquisa aplicada de forma experimental ao produzir quatro micro documentários em VR sobre agricultura familiar. Foram testados diferentes recursos - enquadramento, configurações de imagem e áudio, técnicas jornalísticas e elementos gráficos - na construção da narrativa imersiva. Os resultados apontam que a aplicação da Realidade Virtual exige pensar novas habilidades e conhecimentos no fazer jornalístico, aplicados tanto na etapa de pré-produção, quanto na construção e distribuição.<hr/>Abstract The article discusses the use of technology in Virtual Reality (VR) in the production of journalistic content in audiovisual. The theoretical-methodological reflection involved experimental, applied, and experiential research, the micro-documentary format in Journalism, and immersive journalistic genres. To describe the process of production, assembly, and distribution of immersive journalistic pieces and applied research was carried out experimentally when producing four micro-documentaries in VR on family farming. Different resources were tested - framing, image and audio settings, journalistic techniques, and graphic elements - to construct the immersive narrative. The results show that the application of Virtual Reality requires thinking about new skills and knowledge in journalistic practice, applied both in the pre-production stage and in the construction and distribution. <![CDATA[Hybridity and journalistic genres: analysis of a ‘report-news story’.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100059&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo trata de um fenómeno de hibridização de géneros jornalísticos no jornalismo na contemporaneidade. Com base numa análise de uma reportagem televisiva, emitida pela cadeia privada de televisão portuguesa TVI, demonstra-se como um género nobre do jornalismo televisivo - a grande reportagem - foi colonizado por práticas narrativas e discursivas características da ficção, com impacto a diversos níveis. Ponderando as possíveis causas desta opção, pensam-se criticamente as consequências para a perceção pública de um tema de saúde pública - a gravidez medicamente assistida (GMA). A análise recorre a uma metodologia qualitativa - a análise narrativa - e enquadra-se no campo teórico da análise dos media e dos estudos narrativos mediáticos. Há também um suporte especializado sobre o tema em questão - criopreservação e procriação medicamente assistida - que é fundamental para compreender questões de representação, mediação e efeitos da narrativa televisiva exibida pela estação televisiva.<hr/>Abstract This article focuses on the hybridization that exists exists within the theoretical genres of contemporary journalism. Based on the analysis of a televised newscast, broadcast by the private television Portuguese channel TV1, this study aims to show how the noble genre of telecast journalism - great news reporting - has been colonized by discursive and narrative pratices characteristic of fiction, with an impact on several levels. Reflecting on the possible causes of this choice, this analysis will explore its consequences in relation to the public’s perception of a theme pertaining to public health - medically assisted reproduction (MAR). This study uses qualitative methodology - narrative analysis - and draws from the theoretical field of analysis of media and mediatic narrative studies. There is also a specialized basis in relation to the theme in question - cryoconservation and medically assisted reproduction - that is fundamental to understanding issues of representation, mediation and the effects of televised narrative presented by the television station. <![CDATA[Fourth Wave of the reportage: portraits in Portuguese]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100077&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo examina a reportagem na internet com foco nos contextos português e brasileiro. A tese em discussão diz que a reportagem se encontra na Quarta Vaga de desenvolvimento, graças à introdução da internet nas redações, em um processo transversal a diferentes países ocidentais. O estudo empírico faz a análise de conteúdo de 151 reportagens (57 de Portugal e 94 do Brasil), criadas de 2012 a 2016. Os resultados apontam que a reportagem é assinalada pela preservação de princípios fundadores do género e articulação de potencialidades do webjornalismo, embora nem todos os recursos tenham a mesma força modular na narrativa.<hr/>Abstract This article examines the longform reportage on the Internet focusing on Portuguese and Brazilian landscape. The thesis under discussion advocates that the reportage is in its Fourth Wave of development, thanks to the Internet introduction in the newsrooms, in a transversal process to different Western countries. The empirical research mobilizes quantitative methods based on content analysis of 151 reportages (57 from Portugal, 94 from Brazil) created between 2012 and 2016. Results show that the reportage preserves the founding principles of the genre and articulates the potential of web journalism, but not all resources have the same modular force in the narrative. <![CDATA[Podcasts in portuguese journalism - The case P24]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100099&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A existência de um podcast diário trouxe à redação do jornal Público um espaço complementar onde os jornalistas podem aprofundar as suas histórias através do áudio. Entre 9 de Abril de 2019 e 17 de Julho de 2020, o jornal produziu 300 episódios do podcast intitulado P24, destacando-se os temas ligados às secções de internacional (conhecida no jornal como “mundo”), política e sociedade. Neste artigo analisamos os conteúdos produzidos neste universo temporal e a evolução da sua audiência, temáticas e protagonistas. Este podcast, lançado inicialmente com financiamento do fundo Digital News Innovation Fund da Google, abriu também espaço para a criação de uma estratégia de podcasting no jornal. Ainda assim, os dados sugerem que o áudio continua a ser um parente pobre dentro do espaço dos jornais online (Reis, 2018).<hr/>Abstract The existence of a daily podcast brought to the newsroom of Público newspaper a complementary space where journalists can deepen their stories through audio. Between April 9, 2019 and July 17, 2020, the newspaper produced 300 episodes of the P24 podcast, highlighting themes related to the sections of international, politics and society. In this article we analyze the content produced and the evolution of its audience, themes and protagonists. This podcast, initially launched with funding from Google Digital News Innovation Fund, also opened space for the creation of a podcasting strategy in the newspaper. Still, data suggests that audio remains a poor relative within the space of online newspapers (Reis, 2018). <![CDATA[Hybridity and transmediality in the political communication of the Portuguese parties on Instagram and on television political journalism.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100123&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo trabalha o hibridismo entre a comunicação política partidária digital e o jornalismo audiovisual. A proposta é relacionar a atividade comunicativa na rede social Instagram de seis partidos portugueses com representação parlamentar (PS, PSD, BE, PCP, CDS e Chega), e dos respetivos líderes, com a cobertura jornalística da sua atividade realizada pelos três principais noticiários televisivos, respetivamente o Jornal da Noite (SIC), o Telejornal (RTP1), o Jornal das 8 (TVI) e o CM Jornal (CMTV). Analisamos a comunicação política e partidária na rede social e os enquadramentos noticiosos no jornalismo televisivo, identificando padrões na relação entre as duas plataformas. Exploramos a contaminação entre os discursos textuais e visuais dos vários partidos e os noticiários televisivos, relevando as principais estratégias retóricas ativadas no Instagram e as narrativas televisivas. O artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão das lógicas comunicativas dos partidos em ambiente digital e explicitar as transformações na cobertura da política pelos noticiários televisivos, em sistemas mediáticos híbridos.<hr/>Abstract This article focuses on the hybridism between political parties digital communication and audiovisual journalism. It proposes to relate the communicative activity in the Instagram social network of six Portuguese parties with parliamentary representation (PS, PSD, BE, PCP, CDS and Chega), and their respective leaders, with the journalistic coverage of their activity carried out by the three main TV news, respectively Jornal da Noite (SIC), Telejornal (RTP1), and Jornal das 8 (TVI). We analyzed the political and partisan communication in the social network and the news frameworks in television journalism, identifying patterns in the relationship between the two platforms. We explored the cross contamination between the textual and visual discourses of the various parties and the television news, highlighting the main rhetorical strategies activated in Instagram and the television narratives. The article aims to contribute to a better understanding of the communicative logics of the parties in a digital environment and to explicit the transformations in the coverage of politics by television newspapers, in hybrid media systems. <![CDATA[Journalism specialized in economics: news to use and the “new” journalistic formats in times of economic and financial crisis in Portugal in newspapers Jornal de Negócios and Diário Económico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100143&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em Portugal, o jornalismo económico surge após o 25 de Abril de 1974 e começou a ganhar relevância após a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1986. O crescente interesse do público pela economia conduziu à criação de secções/editorias especializadas em temas económicos. Mas a grande afirmação do jornalismo económico deu-se aquando da crise económica internacional de 2008 que levou mais tarde à intervenção do FMI, BCE e da Comissão Europeia (troika) em Portugal no período entre 2011-2014, período em que a economia dominou a vida política, social e económica, e passou-se a adotar “novos” formatos no jornalismo económico, de modo a satisfazer as necessidades de cidadãos, através de um tipo de informação útil - news to use - um formato que complementa/aprofunda a notícia. Através da técnica qualitativa da entrevista, foram realizadas sete entrevistas a jornalistas do Jornal de Negócios e do Diário Económico, de forma a percebermos como se consolidou a utilização desses formatos, ao mesmo tempo que percebemos a práxis do jornalismo económico em contexto de crise económica e financeira. Os resultados mostram que a crise económica e financeira teve reflexos no jornalismo económico português pela adoção de novos formatos jornalísticos que procuraram esclarecer e aprofundar os temas que mais preocupavam e inquietavam os cidadãos num momento crítico da sociedade portuguesa.<hr/>Abstract In Portugal, economic journalism emerged after April 25, 1974 and began to gain relevance after Portugal's entry into the European Economic Community (EEC) in 1986. The growing public interest in the economy led to the creation of sections/editorials specialized in economic issues. But the great affirmation of economic journalism took place at the time of the international economic crisis of 2008, that later led to the intervention of the IMF, ECB and the European Commission (troika) in Portugal from 2011 to 2014, in which the economy dominated political, social and economic life, and began to adopt “new” formats in economic journalism, in a way to satisfy the needs of citizens, through a type of useful information - news to use - a format that complements/ deepens the news. Through the qualitative technique of the interview, seven interviews were carried out with journalists of the economic newspapers Jornal de Negócios and Diário Económico in order to understand how the use of these formats was consolidated, at the same time we understand the praxis of economic journalism in the context of economic and financial crisis. The results show that the economic and financial crisis had repercussions in Portuguese economic journalism through the implementation of new journalistic formats that sought to clarify and deepen the issues that most concerned and disturbed citizens at a critical moment in portuguese society. <![CDATA[Digital platforms as sources of information: the case of comunidade cultura e arte.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100161&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O capitalismo informacional e a ubiquidade tecnológica conduzem ao aumento de fontes de informação que criam diversidade de escolhas para o indivíduo para a satisfação das suas necessidades e desejos. Este é um estudo de caso da plataforma digital Comunidade Cultura e Arte, autodefinida como uma plataforma de distribuição e/ou de acesso de conteúdos de cariz informativo. Neste sentido, efetua-se a observação direta e a análise de conteúdo a todas as publicações da plataforma no mês de janeiro de 2020, e aplica-se um inquérito por questionário ao seu público (n=1525), procurando compreender o que motiva a utilização desta plataforma como fonte de informação. Os resultados destacam elementos do processo de produção e difusão de conteúdos, que contribuem para a experiência do público, entre outros: a unicidade do projeto editorial, com uma diversidade de conteúdos culturais e artísticos, a presença em redes sociais digitais e a linguagem utilizada.<hr/>Abstract Informational capitalism and technological ubiquity lead to an increase in information sources that create diversity of choices for the individual with a view to satisfying their needs and desires. This study focuses on the digital platform Comunidade Cultura e Arte, self-defined as a platform for the distribution and/or access to informative content. In this sense, direct observation and content analysis are carried out for all publications on the platform in January 2020, and a questionnaire is applied to its public (n = 1525), seeking to understand what motivates the use of this platform as a source of information. The results highlight elements of the content production and dissemination process, which contribute to the public’s experience, among others: the uniqueness of the editorial project, with a diversity of cultural and artistic contents, the presence on social media and language used. <![CDATA[Genres and formats in the Brazilian Countryside of São Paulo's cyber journalism.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100185&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto procura inserir os estudos de gêneros e formatos jornalísticos no âmbito do ciberjornalismo praticado no interior paulista brasileiro. A questão de investigação que o norteia é "que proporções entre os gêneros e formatos jornalísticos apresentam as versões online dos jornais do interior paulista?". Amparando-se em revisão bibliográfica e análise empírica quantitativa de 569 conteúdos publicados pelas versões online do Jornal da Cidade, de Bauru, do Cruzeiro do Sul, de Sorocaba e do Correio Popular, de Campinas, e captados em três dias de uma "semana construída", a pesquisa objetiva melhor compreender as especificidades dos padrões e modelos textuais dos ciberjornais do interior paulista, assim como das práticas jornalísticas nestes territórios. Para isso, utiliza-se da categorização trazida por Marques de Melo e Assis (2016) e conceitos sobre jornalismo local e ciberjornalismo de proximidade. Considera-se que os casos estudados buscam reproduzir aspectos e práticas da imprensa nacional, apresentando predomínio para o gênero informativo e formatos de notícias e notas, além de evidenciarem dificuldades em estabelecer laços fortes de proximidade com suas localidades.<hr/>Abstract This text seeks to insert studies of journalistic genres and formats within the scope of cyber journalism practiced in the Brazilian Countryside of São Paulo. The research question that guides it is "what proportions between journalistic genres and formats do the online versions of newspapers in Countryside of São Paulo present?". Supporting in a bibliographic review and quantitative empirical analysis of 569 contents published by the online versions of Jornal da Cidade (Bauru), Cruzeiro do Sul (Sorocaba) and Correio Popular (Campinas), and captured in three days of a "built week", the research aims to better understand the specifics of the patterns and textual models of cyber newspapers in the Countryside of São Pauo, as well as the journalistic practices in these territories. For this, it uses the proposal brought by Marques de Melo and Assis (2016) and concepts about local journalism and proximity cyber journalism. It is considered that the cases studied seek to reproduce aspects and practices of the national press, with a predominance for the informative genre and formats of news and notes, in addition to showing difficulties in establishing strong ties of proximity with their localities. <![CDATA[The naturalization of moral harassment in digital journalism]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa a incidência de assédio moral nas redações de jornalismo digital com cobertura em tempo real. Baseado em entrevistas semiestruturadas com 15 repórteres que atuavam em veículos de comunicação brasileiros com sede no Estado de São Paulo, o estudo discute como a aceleração dos regimes de publicação produz consequências negativas à saúde dos profissionais. 12 dos 15 entrevistados relataram terem sido vítimas de assédio moral nas empresas em que trabalhavam. A pesquisa permite constatar que o encurtamento dos tempos de produção de notícia favorece a naturalização do assédio nas redações, frequentemente racionalizado pelos próprios entrevistados como efeito colateral da urgência da cobertura em tempo real. Por esta razão, reforça-se a importância de investigar as reestruturações no mercado jornalístico também a partir de seus impactos nas condições de trabalho e na saúde dos comunicadores.<hr/>Abstract This article analyzes the incidence of moral harassment in digital journalism newsrooms with a 24-hour news cycle. Based on semi-structured interviews with 15 journalists who have worked in Brazilian news media located in the State of São Paulo, the study discusses how the news cycle’s speed-up has adverse consequences on journalists’ health. 12 out of 15 respondents reported having been victims of moral harassment in the organizations whose they worked. This research shows that the shortening of the news cycle favors the naturalization of the harassment on newsrooms - often rationalized by the very reporters as a side effect of the 24-hour news cycle. For this reason, the importance of investigating restructurings in the journalistic market is also reinforced by its impacts on the work conditions and journalists’ health. <![CDATA[Film journalistic coverage: Journalistic genres and discursive styles at portuguese media during 2019]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100223&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e reflexivo. O presente artigo procura, a partir de uma análise de conteúdo às páginas impressas e online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) e das páginas online dos programas Cinemax da Antena3 e Cinebox da TVI24, identificar e problematizar os géneros e formatos jornalísticos da cobertura do cinema realizada por estes órgãos durante o ano de 2019. Neste sentido, procuramos analisar os géneros e formatos jornalísticos utilizados, tendo em conta os temas abordados, o estilo discursivo, os protagonistas e/ou as opções multimédia utilizadas nas páginas online.<hr/>Abstract Film Journalism constitutes a study object still very much unexplored by the social and communication sciences. Viewed as a subgenre of cultural journalism, Film Journalism is assumed as a field of informative, critical and reflective sense. This article seeks, from a content analysis to the printed and online pages of the main portuguese newspapers (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) and the online pages of the Cinemax, from Antena3 e Cinebox, from TVI24 programs, to identify and problematize the journalistic genres of the film coverage performed by these media during the year 2019. In this sense, we seek to analize the used journalistic genres, with respect to the approached themes, the discursive style, the protagonists and/or the multimedia options used in the online pages. <![CDATA[The framing studies in the communication research context: an analysis of the main Brazilian and Portuguese scientific journals]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100241&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A teoria do enquadramento (ou framing) tem ganho, desde o seu aparecimento, uma preponderância crescente no vasto campo das Ciências Sociais e Humanas. Estudos internacionais comprovam-no e sublinham a importância dada a esta teoria no contexto da investigação em Comunicação. Trata-se de uma teoria utilizada para estudar diversas temáticas, mediante variadas técnicas metodológicas, constituindo-se como um instrumento importante de compreensão dos fenómenos mediáticos. Neste trabalho realçamos a importância que a teoria adquiriu nos estudos realizados em Brasil e Portugal, representando, na década de 2007 a 2016, a publicação de 135 artigos em 34 das principais revistas de expressão portuguesa da área das Ciências da Comunicação. Mediante os resultados da análise de conteúdo efetuada, emerge a força do paradigma, que é trabalhado preferencialmente em associação com os temas de política e questões de género, de forma empírica e tendo como objeto de estudo a imprensa tradicional.<hr/>Abstract The theory of framing has gained, since its emergence, a growing preponderance in the vast field of Social and Human Sciences. International studies support this and underline the importance given to this theory in the context of communication research. It is a theory that is used to study various themes, through various methodological techniques, constituting itself as an important instrument for understanding the media phenomena. In this paper we point out the importance this theory has gained in Portuguese and Brazilian studies, representing, for 2007-2016 decade, the publishing of 135 papers in 34 of the main Portuguese language magazines of the communication sciences. Through the results of the content analysis here performed, the force of the paradigm emerges, which is preferably worked in association with political and gender issues, in an empirical way and having as object of study the traditional press. <![CDATA[COVID-19 Pandemic in the italian digital media: media behavior and citizen information consumption during the health crisis.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100261&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract his article studies media behavior and information consumption during the COVID-19 health crisis using quantitative content analysis of the news published by Italian digital media between January 1 and April 27, 2020 (n = 841,786). The data shows a direct relationship between the number of publications and the capacity for engagement and a greater reach with classic general media and with Facebook.<hr/>Resumo Este artigo estuda o comportamento dos meios de comunicação, e o consumo de informação durante a crise sanitária da COVID-19, através da análise quantitativa do conteúdo das notícias publicadas pelos meios de comunicação italianos, entre 1 de janeiro e 27 de abril de 2020 (n = 841.786). Os dados mostram uma relação direta entre o número de publicações e o engagement, e um maior alcance dos meios de comunicação clássicos e gerais e do Facebook. <![CDATA[Recensão: Journalistic metamorphosis. Media transformation in the digital age.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100279&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract his article studies media behavior and information consumption during the COVID-19 health crisis using quantitative content analysis of the news published by Italian digital media between January 1 and April 27, 2020 (n = 841,786). The data shows a direct relationship between the number of publications and the capacity for engagement and a greater reach with classic general media and with Facebook.<hr/>Resumo Este artigo estuda o comportamento dos meios de comunicação, e o consumo de informação durante a crise sanitária da COVID-19, através da análise quantitativa do conteúdo das notícias publicadas pelos meios de comunicação italianos, entre 1 de janeiro e 27 de abril de 2020 (n = 841.786). Os dados mostram uma relação direta entre o número de publicações e o engagement, e um maior alcance dos meios de comunicação clássicos e gerais e do Facebook. <![CDATA[Recensão: HATE: why we should resist it with free speech, not censorship.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000100283&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract his article studies media behavior and information consumption during the COVID-19 health crisis using quantitative content analysis of the news published by Italian digital media between January 1 and April 27, 2020 (n = 841,786). The data shows a direct relationship between the number of publications and the capacity for engagement and a greater reach with classic general media and with Facebook.<hr/>Resumo Este artigo estuda o comportamento dos meios de comunicação, e o consumo de informação durante a crise sanitária da COVID-19, através da análise quantitativa do conteúdo das notícias publicadas pelos meios de comunicação italianos, entre 1 de janeiro e 27 de abril de 2020 (n = 841.786). Os dados mostram uma relação direta entre o número de publicações e o engagement, e um maior alcance dos meios de comunicação clássicos e gerais e do Facebook.