Scielo RSS <![CDATA[Media & Jornalismo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-546220210002&lang=pt vol. 21 num. 39 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[O jornalismo na história contemporânea]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Reivindicações dos profissionais da informação: Uma leitura das conclusões dos quatro Congressos dos Jornalistas Portugueses]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os traços particulares do processo de profissionalização dos jornalistas colocam-nos perante desafios específicos, mas também perante modos singulares de confrontação desses problemas. Nas últimas quatro décadas, os jornalistas portugueses têm-se debatido com dilemas circunstanciais e sistémicos, que atravessam diferentes domínios da atividade. A partir da análise do conteúdo das resoluções finais, moções e relatórios-síntese dos quatro Congressos dos Jornalistas Portugueses (1982, 1986, 1998 e 2017), este estudo procura mapear as principais temáticas das reivindicações dos profissionais portugueses. Os resultados indiciam uma heterogeneidade nos assuntos que constituem as bandeiras de luta destes profissionais, envolvendo, nomeadamente, questões laborais, organização e controlo da profissão, ou a regulação da qualidade da informação.<hr/>Abstract The particular features of journalists’ professionalization pose specific challenges, but also singular ways of confronting these problems. Over the past four decades, Portuguese journalists have struggled with circumstantial and systemic dilemmas, which cross different areas of the professional activity. Based on an analysis of the content of the final resolutions, motions, and reports of the four Congresses of Portuguese Journalists (1982, 1986, 1998 and 2017), this study aims to map the main themes of the demands of Portuguese professionals. Findings suggest heterogeneity in the issues that constitute the claims of these professionals, which comprehend different dimensions, such as labor concerns, organization and control of the profession, or the regulation of the quality of news information. <![CDATA[Artur Portela (Filho) e as marcas de uma irreverência única no Jornal Novo e na Opção]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A história da imprensa portuguesa pós-25 de Abril de 1974 é indissociável da história dos jornalistas e, particularmente, dos que assumiram cargos de direção e marcaram a personalidade das publicações. Artur Portela Filho é um caso exemplar quando se observa o que há de si nos dois títulos que comandou desde a génese: Jornal Novo (1975) e Opção (1976-78), o primeiro jornal e a primeira newsmagazine fundados após o derrube do Estado Novo, ambos de capital privado. Irreverente e temerário, Artur Portela (1937-2020) identificava-se como “socialista independente” e usou a sátira e a qualidade da escrita para criar dois projetos que se tornaram marcos irrepetíveis no jornalismo português pela maneira como noticiaram e criticaram de forma empenhada processos, figuras políticas e militares. Este artigo mapeia a influência de Artur Portela na matriz do Jornal Novo e da Opção e identifica os elementos transversais que emanam da figura do diretor.<hr/>Abstract The history of the Portuguese press after the 25 April 1974 coup is indissociable from the story of journalists and especially those who took on executive positions and marked the personality of periodicals. Artur Portela Filho is a prime example when one notes how much of himself is in the two publications he headed from their launch: Jornal Novo (1975) and Opção (1976-78), the first newspaper and the first newsmagazine founded after the overturn of Estado Novo, both privately funded. Irreverent and audacious, Artur Portela (1937-2020) named himself “independent socialist” and used satire and the quality of writing to create two projects which would become unmatched milestones in Portuguese journalism by their manner of committedly reporting on and criticising processes as well as political and military leaders. This paper maps Portela’s influence on the matrixes of Jornal Novo and Opção, and identifies the cross-sectional elements that emanate from the figure of the editor-in-chief. <![CDATA[COVID-19: Uma pandemia que reconfigura o jornalismo?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O vírus SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez em Portugal a 2 de março de 2020. De 18 de março a 2 de maio, o país viveu em confinamento, sob estado de emergência, sempre reportado pelos media noticiosos, que assumiram, claramente, uma orientação dos cidadãos, procurando constituir-se como uma frente de combate à pandemia. A velocidade do vírus intensifica-se, a noticiabilidade diminui, mas o jornalismo vai sempre dando destaque à Covid-19. A cobertura noticiosa da pandemia provocada pelo SARS-CoV 2 foi ocasião para alguns sinais de mudança no jornalismo? Esta é a pergunta que conduzirá um inquérito feito à classe jornalística e uma análise à imprensa diária, que envolveu o estudo de 2.933 textos noticiosos que apresentam 6.350 referências a fontes de informação. Os resultados dessa investigação salientam mudanças que levam a pensar numa alteração substancial dos processos de seleção das fontes de informação, o que pode contribuir para um reajustamento do espaço público jornalístico.<hr/>Abstract Portugal registered the first cases of infection by SARS-CoV-2 on March 2nd 2020. From March 18th, until May 2nd, the country was in lockdown. The situation was always reported by news media, who assumed the responsibility of guiding citizens’ and tried to become a weapon against the pandemic. As the spreading of the virus becomes faster, the news coverage slows down. Nonetheless, throughout the year, journalism keeps highlighting the pandemic. Was the SARS-CoV-2 news coverage a trigger for some change in journalism? This question leads to the present research that includes a survey amongst journalists and an analysis of the Portuguese daily press. The corpus comprises 2933 news pieces and 6350 references to news sources, and the analysis indicates some novelties that might indicate a significant change in the selection of news sources that may contribute to a readjustment of the media public space. <![CDATA[Almanaque (1959-1961): Entre a sátira e a crítica social no Portugal de Salazar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Publicação de características ímpares em Portugal, surgida num período conturbado do salazarismo, a efémera revista Almanaque, apesar de tolerada pelo aparelho censório, não deixou de correr riscos em resultado de determinados conteúdos, jornalistas e outras personalidades que nela colaboraram. Com um pendor oposicionista, tendencialmente escamoteado, mas regular, por vezes bem evidenciado, destina-se este estudo ao aprofundamento de algumas dominantes editoriais que caracterizaram a revista, vide na sua dimensão satírica e de crítica social, bem como na sua correlação com outros media da época. A pesquisa baseou-se na análise de periódicos, documentação de arquivo e bibliografia vária.<hr/>Abstract The short-lived magazine Almanaque had unique characteristics in Portugal and emerged in a troubled period of Salazar’s regime. Despite being tolerated by the censorship apparatus, it took risks as a result of some of its contents, journalists, and other personalities who collaborated in it. Almanaque had a regular oppositional penchant that was often veiled but sometimes quite evident. This study intends to deepen some of the dominant editorials that characterized the magazine, in addition to the existing academic studies, regarding its satirical and social critical dimension, and its correlation with other media of the time. The research was based on the analysis of periodicals, archival documentation and various bibliography. <![CDATA[Mundo do jornalismo e história do tempo presente: Um olhar sobre o jornalismo dos anos 1980 no Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo faz uma síntese das transformações do jornalismo brasileiro, nos anos 1980, priorizando as mudanças que afetaram diretamente as práticas profissionais dos jornalistas. O objetivo é caracterizar essas transformações, correlacionando o contexto histórico com o das mutações do fazer jornalístico, exercitando opções metodológicas para a construção de uma história do jornalismo do tempo presente. Discute-se também a questão do anacronismo, central para quem realiza interpretações históricas, e analisa-se o projeto de modernização do jornal Folha de S.Paulo, implantado na década e exportado como modelo para jornais de todas as regiões do país.<hr/>Abstract The article synthetizes the transformations of the Brazilian journalism in the 1980s, prioritizing the changes that have affected directly the journalists’ professional practice. The aim of the text was to distinguish these transformations, correlating the historical context to the alterations in journalistic production, exercising methodological options to construct a history of the journalism of the present time. Moreover, we discussed the anachronism, that is basic to the ones who perform historic interpretations, and we analyzed the Folha de S.Paulo’s modernization project, adopted that time and exported as a model to other journal companies of all Brazilian regions. <![CDATA[Uma história feita a <em>manu militari</em>? A Sociedade Interamericana de Imprensa, a Guerra Psicológica, o Ciespal e a Área Acadêmica na América Latina]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo parte da constatação da falta de reflexão sobre a história da área acadêmica para discutir o contexto em que se desenvolve o campo da Comunicação na América Latina. Registra a instrumentalização política da mídia na Guerra Fria a partir da Sociedade Interamericana de Imprensa, ao mesmo tempo em que é forjada a Mass Communications Research nos Estados Unidos como instrumento de guerra psicológica. Aponta inconsistências na história dominante a respeito dos forefathers da disciplina. Observa a articulação do Ciespal com os golpes militares dos anos 1960 no continente. A partir dessas constatações, propõe que apenas uma história social do conhecimento pode oferecer estrutura conceitual e lastro histórico a quem queira compreender o percurso de institucionalização do campo.<hr/>Abstract This article starts from the observation of the lack of reflection on the history of the Communications academic area to discuss the context in which this field is developed in Latin America. It records the political instrumentalization of the media during the Cold War from the Inter-American Press Society, at the same time as Mass Communications Research is forged in the United States as an instrument of psychological warfare. It points out inconsistencies in the dominant story regarding the forefathers of the discipline. It observes Ciespal’s articulation with the military coups of the 1960s on the continent. Based on these findings, it proposes that only a social history of knowledge can offer a conceptual structure and a historical foundation for those who want to understand the path of institutionalization of the field. <![CDATA[Infografia digital: O género jornalístico que emergiu do trauma para prenunciar o rumo de uma nova cultura visual mediática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os ataques terroristas do dia 11 de setembro de 2001 nos EUA são apontados por jornalistas e infografistas como o evento propulsor para a emergência da infografia digital enquanto género jornalístico do início do século XXI. Este artigo reflete sobre as circunstâncias dessa emergência e procura identificar o seu impacto no género, no jornalismo e nas audiências, recém chegados ao mundo digital. É analisado um curto período da história recente do jornalismo digital (2001-2002), que se revelou transversal aos diferentes países do mundo ocidental, inclusive Portugal. Esta reflexão emana do projeto de investigação (PTDC/COM-JOR/28144/2017), desenvolvido no ICNOVA, com o objetivo de traçar a história da Infografia Digital em Portugal nas duas primeiras décadas deste século. Para tal foi feito o mapeamento de trabalhos infográficos digitais identificados como inovadores em dois certames que premeiam o género (os Obciber e os Malofiej), foi feita uma análise a trabalhos não incluídos no certame, mas produzidos pelos jornais considerados à época como os mais inovadores no meio digital, e foram ainda realizadas várias entrevistas a infografistas e editores online nacionais que testemunharam o percurso evolutivo deste género. Este artigo em particular, analisa seis trabalhos de infografia digital produzidos entre 2001 e 2002 sobre os atentados do 11 de setembro, por dois dos jornais mais premiados nos Malofiej nos anos iniciais da infografia digital: o elmundo.es e o nytimes.com. Para a realidade nacional, foi escolhido um trabalho sobre o tema, publicado pelo jornal português que mais cedo introduziu o género na sua versão online: o publico.pt. Os resultados indicam que as circunstâncias do nascimento da infografia digital jornalística, sob a pressão do primeiro evento traumático de repercussão global da Era Internet, deixaram marcas profundas na história das primeiras experiências de produção de conteúdo visual original para a web. Essas circunstâncias determinaram as sinergias que mais tarde abriram caminho para as formas multimédia, cross-media e transmedia do jornalismo digital e são um testemunho claro de um processo de mediatização da história que colocou pela primeira vez a internet lado a lado com os atores principais habituais (TV, rádio e jornais). Foi o impacto, emocional e político, à escala global do evento do 11 de setembro de 2001 que garantiu que jornalistas e audiências reconhecessem a internet como meio de comunicação social informativo de pleno direito e coube à infografia em versão digital dinâmica e interativa ser um agente privilegiado desse reconhecimento, o que lhe garantiu, ainda que temporariamente, o título de formato bandeira para um jornalismo em busca do seu papel principal no novo meio.<hr/>Abstract For most journalists and infographic designers, the 11 September Attacks in the USA are the pivotal moment for the emergence of digital infographics as a journalistic genre in the beginning of the 21st century. This article reflects on the circumstances of this moment and seeks to identify its impact on the evolution of infographics, journalism and audiences, all newly arrived in the digital world. For this paper, we analysed a short period in the recent history of digital journalism (2001-2002), which portraits a common history between Western world countries, including Portugal. This investigation come from a broader research project (PTDC/COM-JOR/28144/2017), which aims to draw the history of Portuguese Digital Infographics in the first two decades of this century, and also shares its scientific method: content analysis of digital infographics examples identified in two events that reward the genre (Obciber and Malofiej), digital infographics analysis outside the event when produced by the newspapers considered as the most innovative in the digital environment at the time, and interviews with Portuguese infographic designers and online editors who witnessed the genre evolution. This paper focuses on 5 digital infographics reporting the September 11 Attacks events. They were created between 2001 and 2002 by two of the most awarded newspapers in Malofiej awards for the early years of digital infographics: elmundo. es and the nytimes.com. To represent portuguese reality, it was chosen a digital infographic published by the first portuguese newspaper that introduced the genre in its online version: publico.pt. The results of this investigation highlight the birth of journalistic digital infographics framework - under the pressure of the first traumatic event of global repercussions in the Internet Era - as the definition engine which deeply marked itself in the history of the first experiences producing original visual content for the web, inside and outside journalism. These circumstances set the synergies that later paved the way for the rise of multimedia, cross-media and transmedia forms in visual digital narratives for journalism and are a clear testimony to a process of history mediatization that, for the first time, placed the internet side by side with the usual main actors (Tv, radio and newspapers). It was the emotional and political impact in a global scale of the September 11 Attacks that made journalists and audiences recognize the web as a fully-fledged informative social communication medium. Infographics in its digital version - dynamic and interactive - was the privileged agent of this recognition, ensuring to itself, albeit temporarily, the flagship role for a journalism in search of its main role in the new medium. <![CDATA[O acesso aos jornais históricos: Considerações sobre o desenvolvimento de coleções digitalizadas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A utilização de recursos eletrónicos no desenvolvimento de processos de investigação que envolvam a recolha de dados a partir de jornais históricos tem-se desenvolvido de uma forma crescente, sendo de realçar a digitalização dos jornais. O conhecimento das necessidades informacionais dos investigadores e a utilização de um abrangente conjunto de funcionalidades técnicas contribuem para o melhoramento da conceção de bases de dados de jornais digitalizados e das suas formas de pesquisa. O presente artigo pretende explorar algumas questões determinantes no desenvolvimento e utilização de coleções digitalizadas de jornais históricos, ou seja, abordar aspetos fundamentais como os que se relacionam com as práticas de pesquisa e utilização das coleções, as limitações técnicas decorrentes da digitalização e, ainda, as funcionalidades das interfaces do utilizador e as modalidades de pesquisa que as bases de dados podem oferecer.<hr/>Abstract The use of electronic resources for developing research processes involving the collection of data from historical newspapers has been increasingly developed. In this context, the digitisation of newspapers is of particular relevance. Knowledge of researchers’ information needs and the use of a comprehensive set of technical features contribute to improving the design of digitised newspaper databases and their search options. This paper aims to explore some key issues in the development and use of digitised collections of historical newspapers, in other words, it addresses fundamental aspects such as those related to the search practices and use of the collections, technical limitations arising from digitisation, functionalities of user interfaces, and also search modalities that databases can exhibit. <![CDATA[Leituras do jornalismo impresso no romance <em>Ano da Morte de Ricardo Reis</em> de José Saramago]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A obra do escritor José Saramago alimenta-se fecundamente do jornalismo, sobretudo da imprensa escrita. Disso é exemplo eloquente o romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, em que o protagonista lê quotidiana e obsessivamente a imprensa. Recriando o contexto histórico do Portugal de 1936, a composição romanesca saramaguiana demonstra como até uma imprensa manipulada e possível, por acção controladora da censura e da consequente falta de liberdade, é um espelho ou repositório informativo de uma época, sobretudo no ano crucial da propaganda do regime do Estado Novo, ao celebrar o X aniversário da Revolução de 1926.<hr/>Abstract The work of the writer José Saramago is richly nourished by journalism, especially the written press. An eloquent example of this is the novel O Ano da Morte de Ricardo Reis, in which the protagonist reads the press daily and obsessively. Recreating the historical context of Portugal in 1936, Saramago’s novel demonstrates how even a manipulated and possible press, through the controlled action of censorship and the consequent lack of freedom, is a mirror or repository of information of a time, especially in the crucial year of the propaganda of the Estado Novo regime, celebrating the tenth anniversary of the Revolution of 1926. <![CDATA[Jornalismo e memórias em 360°. O caso do <em>The Daily 360: Genocide Legacy</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa o especial de quatro reportagens em vídeo denominado The Daily 360: Genocide Legacy, veiculado em abril de 2017 pelo New York Times. Nas reportagens em vídeo curtas, o sentido é produzido a partir da imersão em 360 graus do espectador, que acessa os lugares do acontecimento e escuta os testemunhos. A análise foi amparada no método qualitativo da análise de conteúdo, tendo sido elaboradas categorias e subcategorias a partir do conteúdo. As reportagens em 360 graus permitem a democratização de lugares de memória e a aproximação com o acontecimento histórico. Além disso, ilustra a configuração de formatos distintos de transmissão de memória a partir da reestruturação de novas linguagens jornalísticas.<hr/>Abstract The article analyzes the special of four video reports called The Daily 360: Genocide Legacy, published in April 2017 by the New York Times. In short video reports, the meaning is produced through a 360-degree immersion of the viewer, who accesses the places of the event and listens to the testimonies. The analysis was based on the qualitative method of content analysis, and categories and subcategories were developed according to the content. The 360-degree reports allow the democratization of places of memory and the approximation with the historical event. Moreover, it illustrates the configuration of distinct formats of memory transmission through the restructuring of new journalistic languages. <![CDATA[Diálogos Possíveis com Clarice Lispector: Um olhar inclusivo da historiografia ao jornalismo brasileiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta reflexão objetiva reconhecer o trabalho jornalístico de Clarice Lispector na imprensa brasileira ao longo de quase 40 anos, descontínuos, e apontar sua contribuição para a conformação do campo e para a historiografia do jornalismo nacional. A atuação de Clarice Lispector é conhecida nacional e internacionalmente, contudo pouco explorada no Jornalismo, sobretudo pelos livros de História da imprensa ou mesmo pelos cursos de graduação em Jornalismo. Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa bibliográfica e documental sobre a participação de mulheres no jornalismo e a trajetória profissional de Clarice, além de uma revisão em obras autorais e biográficas. A fundamentação teórica ancora-se em estudos feministas e historiográficos sobre a imprensa nacional. Entre os resultados encontra-se a necessidade de pesquisas com viés feminista para reconhecer uma história do jornalismo inclusiva, com a participação das mulheres.<hr/>Abstract This reflection aims to recognize Clarice Lispector’s journalistic work in the Brazilian press over almost 40 discontinuous years and point out her contribution to the conformation of the field and the historiography of national journalism. Clarice Lispector’s performance is known nationally and internationally, however little explored in Journalism, especially in the history books of the press or even by undergraduate courses in Journalism. The methodological procedures include bibliographical and documentary research on the participation of women in journalism and Clarice’s professional trajectory, in addition to a review of authorial and biographical works. The theoretical foundation involves feminist studies and historiographic studies of the national press. Among the results is the need for research with a feminist bias to recognize a history of inclusive journalism with the participation of women. <![CDATA[Narrativas mediáticas sobre o femicídio na intimidade em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622021000200229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo caracteriza o femicídio na intimidade em Portugal, na forma consumada e tentada, a partir da análise das narrativas mediáticas publicadas no jornal Correio da Manhã e no Jornal Público, entre 2000 e 2017. O corpus de análise, constituído por 853 peças noticiosas, corresponde a 644 casos de femicídio na intimidade. A partir de uma análise triangulada dos dados, ou seja, com recurso a uma análise quantitativa e qualitativa, emergiram diferenças na forma e conteúdo de ambos jornais, que se acentuaram na última década. Enquanto o jornal Correio da Manhã tende a narrar os crimes como reações passionais e imprevisíveis, associadas aos ciúmes e não aceitação da separação, recorrendo a narrativas paralelas que desresponsabilizam o perpetrador, o jornal Público apresenta, tendencialmente, o crime de forma contextualizada. Esta polarização, além de desconectada das diretrizes preconizadas pela Convenção de Istambul (2011), contribui para uma construção social do crime enviesada, com efeitos não só na opinião pública, mas nas vítimas e pessoas agressoras na intimidade.<hr/>Abstract This investigation paper intends to characterize intimate partner femicide in Portugal, in the attempted and consummated form, starting from media narratives analysis published in Portuguese newspapers Correio da Manhã and Público, between years 2000 and 2017. The analysis corpus, consisting of 853 news, corresponds to 644 intimate partner femicide cases. Departing from a triangulated data analysis, meaning that quantitative and qualitative analysis had been made, a clear distinction from both newspapers has emerged in its form and content, accentuated in the past decade. Therefore, while Correio da Manhã tends to narrate the crimes as passionate and unpredictable, associated with jealousy and the non-acceptance of the separation, appealing to parallel narratives that exonerates the perpetrator, Público tends to present the crime in a contextualized way. This mediatic polarization, besides disconnected from Istambul Convention guidelines (2011), contributes to a skewed social construction of intimate partner femicide, with effects not only in public opinion, but in intimate partner violence victims and offenders.