Scielo RSS <![CDATA[Media & Jornalismo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-546220220001&lang=es vol. 22 num. 40 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Apresentação Media & Jornalismo nº40]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[“Populism”: a triple analytical perspective]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente trabalho visa discutir o designado “populismo” num triplo ponto de vista: 1) O do seu exame enquanto efeito de clivagem na comunidade e no comum (mundo e conhecimento comuns), tanto quanto lógica de exclusão e de segmentação do social, na própria medida em que se define pela negativa contra os outros, de modo anti-pluralista; 2) Em termos politológicos, como uma modalidade de oportunismo político e discursivamente um significante vazio, através da sua racionalidade controversa e enquanto operação discursiva de rotulagem vazia; e, por último, 3) Mediante a perspetiva da natureza das relações entre populismo e média. A partir dessa tríplice abordagem e por fim, apresenta-se ilustrativamente um fragmento da lógica de retroalimentação entre media e populismo, tomando um exemplo da última campanha eleitoral presidencial em Portugal, em 2021.<hr/>Abstract The present work aims to discuss the so-called “populism” from a triple point of view: 1) That of its examination as an effect of cleavage in the community and in the common (common world and knowledge), as well as the logic of exclusion and segmentation of the social, in the very extent to which it defines itself as negative against others, in an anti-pluralist way; 2) In terms of political thought, as a modality of political opportunism and discursively an empty signifier, through its controversial rationality and as a discursive empty labeling operation; and, finally, 3) From the perspective of the nature of the relationship between populism and the media. From this triple approach, and finally, a fragment of the feedback logic between media and populism is illustratively presented, taking an example from the last presidential election campaign in Portugal, in 2021. <![CDATA[News media and populism: a systematic literature review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100037&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The main objective of this analysis is to chart and to characterize scholarship on populism and news media, by identifying the issues and problems, as well as research practices that shape these studies. This article reports the findings of a systematic review, using PRISMA guidelines, of empirical studies on populism and news media (n = 218), published in peer-review journals indexed in Scopus and Web of Science databases, until July 2021. Building on the information retrieved from these databases and based on the content analysis of full texts, we seek to identify key characteristics of the studies, such as publication dates, authors, journals, scientific domains and categories, regional focuses, analyzed phenomena, methodological options, or conceptual approaches to the interaction between populism and news media.<hr/>Resumo O principal objetivo desta análise é mapear e caracterizar a produção acadêmica sobre populismo e mídia noticiosa, identificando os temas e problemáticas, assim como as práticas de pesquisa utilizadas pelos estudos. O artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática, com base nas orientações PRISMA, de estudos empíricos sobre populismo e mídias noticiosas (n = 218), publicados em revistas com revisão por pares indexadas nas bases de dados Scopus e Web of Science, até julho de 2021. Reunindo a informação levantada dessas bases de dados e fundamentando-se na análise de conteúdo dos textos completos, buscamos identificar as características-chave dos estudos, como as datas de publicação, autores, revistas, categorias e domínios científicos, recortes regionais, fenômenos analisados, opções metodológicas e abordagens conceituais relativas à interação entre populismo e mídias noticiosas. <![CDATA[Did the Covid-19 pandemic weaken populism? The case of the Portuguese populist party]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100057&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo analisa a evolução do discurso político do líder do partido populista português, André Ventura, após a sua eleição como deputado em 2019 e nos anos de 2020 e 2021 marcados pela pandemia Covid-19 e pelas eleições presidenciais nas quais obteve um resultado muito superior ao obtido pelo seu partido nas eleições legislativas anteriores. Com base na literatura académica sobre populismo e situações de crise (Brubaker, 2021; Seedhouse, 2020) e em ensaios de académicos publicados em media internacionais (Jenning, 2020; Luciano, 2020), o artigo passa em revista o efeito da pandemia Covid-19 no apoio aos governos a nível internacional independentemente da sua ideologia, e detém-se na circunstância de em Portugal, apesar dos elevados índices de apoio ao governo socialista, o partido populista Chega, na oposição, ter sido o único a crescer. Usando uma metodologia qualitativa baseada na análise de conteúdo de um conjunto de intervenções públicas do líder populista português em momentos-chave do seu percurso político, emitidas em formatos mediáticos diversificados, o artigo conclui que o discurso de André Ventura se manteve focado nos temas nucleares do seu programa populista, independentemente do contexto pandémico. A análise identifica inconsistência e volatilidade no seu discurso e nas suas posições sobre a pandemia Covid-19, com posições ambíguas entre aceitação inicial e negação posterior de restrições e vacinas, adaptando as suas posições às reacções dos seus apoiantes e de grupos inorgânicos, como os negacionistas.<hr/>Abstract This article analyzes the evolution of the political discourse of the leader of the Portuguese populist party, André Ventura, after his election as a deputy in 2019 and in the years 2020 and 2021, marked by Covid-19 pandemic and presidential elections, in which he obtained a result much higher than that obtained by his party in the previous legislative elections. Based on academic literature on populism and crisis situations (Brubaker, 2021; Seedhouse, 2020) and on essays by academics published in international media (Jenning, 2020; Luciano, 2020), the article reviews the effect of the Covid19 in supporting international governments, regardless of their ideology, and analyzes the fact that in Portugal, despite the high levels of support for the socialist government, the populist party Chega, in opposition, was the only one having grown. Using a qualitative methodology based on content analysis of a set of public interventions by the Portuguese populist leader in key moments of his political career, issued in diversified media formats, the article concludes that André Ventura’s speech remained focused on the core themes of its populist program, regardless of the pandemic context. The analysis identifies inconsistency and volatility in his discourse and his positions on the Covid-19 pandemic, with ambiguity and contradiction between initial acceptance and later denial of restrictions and vaccines, adapting its positions to the reactions of its supporters and inorganic groups such as the denialists. <![CDATA[Populism in Brazil: the strategies used by Bolsonaro to reach the power]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100079&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo pretende analisar a trajetória política do populista de direita Jair Bolsonaro em direção à presidência do Brasil, com a intenção de questionar o consenso divulgado pela mídia que afirma ser o ex-capitão um ator político irascível e incapaz de planejamento. Nossa hipótese é que ele utilizou estratégias bem planejadas para chegar à presidência do Brasil em 2018. Para realizar a análise e as reflexões, utilizamos a noção de verdade e discurso em Foucault e de política de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, bem como os conceitos de imagem pública desenvolvido por Wilson Gomes, e enquadramento, baseada na abordagem de Erving Goffman. Após as análises e reflexão sobre os acontecimentos selecionados, a hipótese de que as ações de Bolsonaro não são randômicas e irracionais se mostrou pertinente.<hr/>Abstract This article intends to analyse the political trajectory of right-wing populist Jair Bolsonaro towards the presidency of Brazil with the intention of questioning the consensus disseminated by the media (and by several academic works) that the former captain is an irascible political actor and incapable of planning. Our hypothesis is that he used well-planned strategies to reach the presidency of Brazil in 2018. To carry out these analyses and reflections, we used the notion of Truth and Discourse by Foucault and Politics by Laclau and Mouffe, as well as the concepts of Public Image developed by Wilson Gomes, and Enquadramento, based on the approach of Erving Goffman. After analysing and reflecting on the selected events, the hypothesis that Bolsonaro’s actions are not random and irrational proved to be pertinent. <![CDATA[Depoliticization and populism: the discursive strategies of Trump and Bolsonaro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100105&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Distintos na liderança política, Donald Trump e Jair Bolsonaro se aproximam em um discurso populista. Este, quase como senso comum, trata de lideranças que defendem os interesses do povo e com uma disputa político-discursiva, colocando pessoas contra elites ou instituições. A migração das demandas do governo para as esferas privadas envolve o processo de despolitização e os discursos populistas despolitizam o debate público, naturalizando problemas sociais e isentando a responsabilidade da esfera pública. Nessa discussão, investigamos o processo de despolitização na retórica populista e os valores acionados. Analisamos as comunicações de Trump e Bolsonaro no Twitter, durante os períodos eleitorais. Realizamos uma análise qualitativa interpretativa para aferir sobre como a retórica populista e nacionalista aparecem nos discursos de ambos e como isso influenciar a despolitização do debate público.<hr/>Abstract Distinguished in political leadership, Donald Trump and Jair Bolsonaro come together in a populist speech. This, almost like common sense, deals with leaders who defend the interests of the people and with a political-discursive dispute, pitting people against elites or institutions. The migration of government demands to private spheres involves the depoliticization process and populist discourses depoliticize public debate, naturalizing social problems and exempting the public sphere from responsibility. In this discussion, we investigate the process of depoliticization in populist rhetoric and the values triggered. We analyze the communications of Trump and Bolsonaro on Twitter, during the electoral periods. We carry out an interpretive qualitative analysis to assess how populist and nationalist rhetoric appears in our speeches and how it influences the depoliticization of public debate. <![CDATA[Are Lula and Bolsonaro populists? The perspective of populism from the newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo in reference to both Brazilian presidents]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do Brasil em 2019 e a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cenário político eleitoral têm aquecido o debate sobre populismo tanto na literatura acadêmica como na imprensa. Interpretado ora como regime político, ora como tipo de discurso, de personalidade ou de relação entre governante e governados, o populismo tem ganhado múltiplos significados. Assim, é objetivo deste artigo investigar a aplicação do termo pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, analisando 41 editoriais que utilizam a noção de populismo em referência a Bolsonaro e Lula. A partir de técnicas de Análise de Conteúdo, o estudo revelou, dentre outros aspectos, que, diferentemente da Folha, o Estadão utiliza mais vezes o conceito de populismo, referindo-se sobretudo a um estilo pessoal/político, além de evocar bem mais a figura de Lula como populista. O termo aparece com carga negativa em ambos os jornais, distanciando-se de uma visão acadêmica mais neutra e sendo explorado como arena de disputas entre a imprensa e os dois líderes políticos.<hr/>Abstract The election of Jair Bolsonaro for the presidency of Brazil in 2019 and the return of former president Luis Inácio Lula da Silva to the electoral political scene have heated up the debate on populism both in academic literature and in the press. Interpreted sometimes as a political regime, sometimes as a type of discourse, of personality or relationship between the ruler and the ruled, populism has gained multiple meanings. Thus, the aim of this article is to investigate the application of the term by the newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo, analyzing 41 editorials that use the notion of populism in reference to Bolsonaro and Lula. Using Content Analysis techniques, the study revealed, among other aspects, that, unlike Folha, Estadão uses the concept of populism more often, referring mainly to a personal/political style, in addition to evoking much more the figure of Lula as a populist. The term appears with a negative charge in both newspapers, distancing itself from a more neutral academic view and being explored as an arena for disputes between the press and the two political leaders. <![CDATA[Authoritarian Populism and the Environment in Brazil: Framings of Jair Bolsonaro’s anti-environmental discourse in national and international editorials]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100141&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo analisa os enquadramentos de veículos brasileiros e internacionais de referência sobre a política ambiental de Jair Bolsonaro. Parte-se de uma discussão sobre a relação do populismo autoritário com a pauta ambiental, seguida de uma reflexão acerca da função política dos editoriais. No plano empírico, recorre-se à análise de enquadramento, combinada com a análise lexical, para o estudo de um corpus de 50 editoriais. Os resultados mostram a mobilização de categorias do populismo-autoritário na interpretação mediática de Bolsonaro, embora haja diferenças na forma como aquelas categorias são mobilizadas na cobertura editorial dos veículos brasileiros e estrangeiros.<hr/>Abstract The study analyses the framings of Brazilian and international reference media outlets on Jair Bolsonaro’s environmental policy. It starts from a discussion about the relation of authoritarian populism with the environmental agenda, followed by a reflection about the political function of editorials. At the empirical level, we resort to the framing analysis, combined with lexical analysis, for the study of a corpus of 50 editorials. The results show the mobilisation of categories of populism-authoritarianism in the media interpretation of Bolsonaro, although there are differences in the way those categories are mobilised in the editorial coverage of Brazilian and foreign media outlets. <![CDATA[Right-wing populism in Portugal: journalistic news frames in 2021 Presidential Election]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100161&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo aborda o fenómeno do populismo mediante os significados atribuídos ao conceito pela imprensa portuguesa. A partir de um estudo qualitativo dos enquadramentos concedidos à candidatura de André Ventura, líder do partido político Chega, durante o período eleitoral das Presidenciais Portuguesas de 2021, pretendemos identificar os significados atribuídos ao populismo, as diferenças de enquadramento do fenómeno na imprensa de referência e na imprensa tablóide, e a relação do populismo com o campo dos media. Na imprensa portuguesa analisada, foram encontrados, essencialmente, os frames: polarização, retórica anti-sistema, nacionalismo, nativismo e messianismo. O nosso estudo também identificou variações de enquadramento por parte dos jornais analisados, Público e Correio da Manhã, concluindo que a imprensa tablóide analisada é mais permeável aos valores do conflito, da novelização e da dramatização, valores normalmente explorados pela comunicação populista para atrair a atenção dos media.<hr/>Abstract The article addresses the phenomenon of populism through the meanings attributed to the concept by the Portuguese press. From a qualitative study of the frames attributed to the candidacy of André Ventura, leader of the anti-system political party Chega, during the electoral period referring to the Portuguese presidential elections of 2021, we intend to identify the meanings attributed to populism, the differences in the framing of the phenomenon in the quality press and tabloid press, and the relation of the phenomenon with the media field. In the Portuguese press analyzed, five frames were essentially found: polarization, anti-system rhetoric, nationalism, nativism and messianism. Our study also identified variations of frames by the analyzed newspapers, Público and Correio da Manhã, concluding that the tabloid press analyzed is more permeable to the values of conflict, novelization and dramatization, values normally exploited by populist communication. <![CDATA[Portuguese Presidential Election (2021) and The Populism turn]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100179&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As eleições presidenciais portuguesas de 2021 foram palco de fenómenos políticos inéditos. A pandemia e a campanha antissistema de um dos candidatos motivaram comportamentos incomuns. O debate radicalizou-se e aprofundou-se a conflitualidade entre candidatos/as e entre estes/estas, o Governo e o Presidente da República (PR). Tendo como quadro teórico diversas perspetivas da Democracia e do Populismo, exploram-se indicadores de populismo na cobertura jornalística televisiva da campanha eleitoral. O estudo permitiu identificar elementos de comunicação política que oscilam entre o registo populista e o popular. Verificou-se que a comunicação política populista encontrou a sua expressão máxima nos discursos do candidato apoiado pelo partido de extrema-direita. Os/as outros/as candidatos/as, embora com matizes, incorporam elementos discursivos nas suas campanhas que deslizam entre o populista e o popular.<hr/>Abstract 2021 Presidential elections in Portugal involved unprecedented political events. The Covid-19 pandemic and the populist campaign of one of the candidates led to uncommon events. There was a radicalisation of the debate, higher level of conflict among the candidates, and between them and both the Government and the incumbent President. Adding to these circumstances, the incumbent President, also running for reelection, was the responsible for the management of the State of Emergency that was enacted during the entire period of electoral campaign. Using the theoretical framework of various perspectives of Democracy and Populism, we have explored indicators of populism in the television coverage of this electoral campaign. This study enabled the identification of elements of political discourse that vary between populist and popular. The populist political discourse is chiefly achieved by the far-right candidate, but all other candidates exhibited patterns of discourse that vary between the populist and the popular. <![CDATA[Crisis in Mexico: the effect of the president’s discourse on state-level government communication about Covid-19 on Twitter]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100199&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This paper analyzes the relationship between the Mexican President’s discourse on Covid-19 and the use of Twitter by state officials at the start of the pandemic, through content analysis and supervised machine learning. Analyzing all tweets by state-level agencies during the first 6 months of the pandemic, we found that accounts belonging to the ruling party tweeted consistently less about Covid, compared to the opposition. Furthermore, the social-distancing hashtags endorsed by the Health Department were underused by the party’s own officials. We hypothesized that the president’s skeptical discourse on Covid-19 had a chilling effect on party officials’ use of Twitter during this period. Two random forest machine learning models were trained using the president’s words as predictors not only of the officials’ political alignment, but also of the amount of Covid tweets they posted. The models proved reliable, and the words most significant for prediction are markedly indicative of populist rhetoric. This illustrates how populist discourse from heads of government can undermine communication between institutions and citizens.<hr/>Resumo Este artigo analisa a relação entre o discurso do presidente mexicano sobre o Covid-19 e o uso do Twitter por funcionários estaduais no início da pandemia, por meio de análise de conteúdo e aprendizado de máquina supervisionado. Analisando todos os tweets feitos por agências estaduais durante os primeiros 6 meses da pandemia, descobrimos que as contas pertencentes ao partido no poder tuíam consistentemente menos sobre Covid, em comparação com a oposição. Além disso, as hashtags de distanciamento social endossadas pelo Ministério da Saúde foram subutilizadas pelos próprios funcionários do partido. Nossa hipótese é que o discurso cético do presidente sobre o Covid-19 teve um efeito assustador sobre o uso do Twitter por oficiais do partido durante este período. Dois modelos aleatórios de aprendizado de máquina florestal foram treinados usando as palavras do presidente como indicadores não apenas do alinhamento político dos funcionários, mas também da quantidade de tweets Covid que eles postaram. Os modelos provaram ser confiáveis, e as palavras mais significativas para a previsão são marcadamente indicativas de retórica populista. Isso ilustra como o discurso populista dos chefes de governo pode prejudicar a comunicação entre as instituições e os cidadãos. <![CDATA[<em>It speaks to me</em>: the influence of Covid-19 and the rise of far-right populism on youth voter turnout]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100219&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The increasing electoral abstention of young people is a global problem that has raised concerns both inside and outside the academy. However, recent research suggests that young people are significantly more likely to vote when causes or issues close to them are at stake. This article explores the influence of context (Covid-19 and far-right populism) on youth voter turnout. Using a triangulation of methods, data were collected both via a survey (n = 350) answered by a representative sample of young Portuguese people between 18 and 29 years old and through social media analytics (n = 2.373), analyzing the activity of users in the same age group on Twitter during the 2021 Presidential Election in Portugal. The results point to a strong mobilization power of the rise of far-right populism in young people’s turnout, who demonstrate a willingness to express their opposition to these movements through voting. On the contrary, Covid-19 does not seem to be a mobilizing topic that young adults are passionate about, but it influences the electoral moment in two ways: negatively, by making it difficult or impossible to vote; positively, by reinforcing attention to the election campaign.<hr/>Resumo A crescente abstenção eleitoral dos jovens é um problema global que tem reunido preocupação dentro e fora da academia. No entanto, investigação recente sugere que os jovens são significativamente mais propensos a votar quando estão em jogo causas ou temas que lhes são próximos. Este artigo tem como objetivo explorar a influência dos temas da Covid-19 e do populismo e extrema-direita na participação eleitoral dos jovens. Através de uma triangulação de métodos, cruza-se a recolha de dados via inquérito por questionário (n = 350) a uma amostra representativa de jovens portugueses entre os 18 e os 29 anos com uma análise à atividade (social media analytics) (n = 2.373) de jovens na mesma faixa etária, no Twitter, durante as Eleições Presidenciais de 2021 em Portugal. Os resultados apontam para um forte poder de mobilização da subida do populismo e da extrema-direita na participação eleitoral dos jovens, que demonstram vontade de expressar a sua oposição a estes movimentos através do voto. Pelo contrário, a Covid-19 não parece ser um tema que apaixona e mobiliza os jovens, mas tem influência no momento eleitoral de duas formas: a nível negativo, na dificuldade ou impossibilidade de votar e, a nível positivo, no reforço da atenção à campanha eleitoral. <![CDATA[Populism, disinformation and Covid-19: Jair Bolsonaro’s communication on Twitter]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100239&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As plataformas digitais têm se configurado como terreno fértil para a propagação de discursos populistas e de desinformação. Neste contexto, o artigo tem como objetivo realizar um estudo da comunicação no Twitter de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, o presidente brasileiro se posicionou contra as medidas de isolamento social e fez a defesa de medicamentos sem eficácia para o tratamento da Covid-19, o que gerou dificuldades para o combate da epidemia no país. Visando estudar as estratégias de comunicação adotadas por Bolsonaro durante o período inicial da pandemia, o estudo realizou uma análise em dois níveis: (i) análise de tópicos de todas as publicações no período; e (ii) análise de conteúdo das 100 mensagens mais retuitadas. Os resultados indicam que a estratégia de comunicação populista, evocando emoções de raiva e com porcentagem relevante de desinformação, produz os conteúdos que são mais compartilhados por seus seguidores.<hr/>Abstract Digital platforms have become a fertile ground for the propagation of populist and disinformation discourses. This article studies the Brazilian president Jair Bolsonaro’s Twitter communication during the pandemic of Covid-19. During this period, the Brazilian president took a stand against the measures of social isolation and defended medicines that were not effective for the treatment of Covid-19, which created difficulties for the fight against the epidemic in the country. Aiming to study the communication strategies adopted by Bolsonaro during the first months of the pandemic, the study realized a two level analysis of his Twitter publications: (i) a topic analysis of all publications within the period; and (ii) a content analysis of the 100 most retweeted messages. The results indicate that the populist communication strategy, evoking angry emotions and with a relevant percentage of disinformation, produces the contents that are most shared by its followers. <![CDATA[Populist Style Liberals: MBL’s Argumentation on YouTube]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100261&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O uso das redes digitais para a profusão de mensagens populistas tem repercutido de forma importante na comunicação política e a argumentação tem um papel central nesta estratégia. A partir de 2015, o Movimento Brasil Livre se estabeleceu como um dos principais representantes da nova direita do país, sobretudo, pelo sucesso das publicações nas redes sociais. Para investigar como o movimento se comunica na internet, o trabalho faz uma análise argumentativa dos vídeos do MBL no YouTube que tratam sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que impedia a prisão após decisão judicial em segunda instância e a reforma da previdência. A análise classifica os elementos argumentativos em populistas ou tecnocratas de acordo com o conceito de estilo político proposto por Benjamin Moffitt e identifica que o MBL compõe os elementos argumentativos como forma de dramatizar e polarizar a performance comunicativa para envolver e convencer a audiência.<hr/>Abstract The use of social media for the proliferation of populist messages has shown a great impact on the political communication, and argument plays a central role in this strategy. In recent years, the Movimento Brasil Livre has established itself as one of the main representatives of the country’s new right, driven, above all, by the success of its posts on social media. To investigate the way MBL communicates, the essay proposes an argumentative analysis of MBL videos on YouTube that deal with with the decision of the Federal Supreme Court that prevented arrest after a court decision in the second instance and Social Security. By categorizing the argumentative elements into populists or technocrats according to the concept of political style proposed by Benjamin Moffitt, the study identified that MBL composes its argumentation as a way to dramatize and polarize its communicative performance to engage and convince the audience in a way more efficient. <![CDATA[Strategies of populist visibility in online media: a study on the polemics statements of Jair Bolsonaro in the 2018 presidential campaign]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100283&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, questionamos a visibilidade dos atores populistas nos media on-line tradicionais através do uso do discurso polêmico. Para isso, analisamos a cobertura da candidatura de Jair Bolsonaro nos veículos on-line G1 e UOL nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Nosso corpus de trabalho compreende o conteúdo das notícias dos dois principais portais de notícias brasileiros, no período entre 07 de setembro de 2018 e 07 de outubro de 2018, mês que antecede o primeiro turno dessas eleições. Feito a partir de uma perspectiva interdisciplinar aliando as Ciências da informação e da comunicação e as Ciências da linguagem, este trabalho mostra que as falas de Bolsonaro inseridas no texto jornalístico usam da estratégia argumentativa polêmica para a construção de posturas populistas. Idenficamos, graças à análise, uma relação entre os discursos polêmico e populista, principalmente no que tange a desqualificação do adversário, o estabelecimento de posições dicotômicas e a construção de um ethos de convicção.<hr/>Abstract In this paper we discuss the visibility of populist actors in traditional online media through the use of polemics discourse. For this, we analyze how the online Brazilian media journals G1 and UOL covered Jair Bolsonaro’s candidacy during the 2018 Brazilian presidential elections. The corpus of our work comprehends the contents of news from these two main Brazilian news websites in the period between September 7, 2018 and October 7, 2018, which is the month preceding the first round of 2018’s elections. Built on an interdisciplinary approach combining communication and language sciences, our work concludes that Bolsonaro’s speeches inserted in the journalistic text make use of the polemics argument for the construction of a populist posture. Thanks to this analysis, we identified a relation between the polemics and populist discourses, especially concerning disqualification of the adversary, the establishment of dichotomy positions and the construction of a conviction ethos. <![CDATA[On the firing line: adversariness in the Portuguese investigative reporting of far-right populism]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622022000100301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract While exploring the uncharted area of the level of adversariness in the investigative reporting of far-right populism, this study aims to identify the kinds of criticisms featuring in the news coverage and determine which of those trace back to the initiative of media professionals. Resorting to a mixed-method comprising content analysis and reconstructive biography of the newsmagazine and tv reporting of the Chega party, it concludes that media dynamics related to the journalistic initiative and the adversarial particularities of investigative reporting account for the frequent and harsh endogenous and exogenous criticisms. Besides initiating the news story, investigative journalists also take the lead in voicing criticisms in the reporting confirming both the enterprise of the investigative reporting and its adversariness towards far-right populism.<hr/>Resumo Mediante uma incursão na área inexplorada do nível de adversatividade da reportagem de investigação sobre o populismo de extrema-direita este estudo visa identificar os tipos de críticas presentes na cobertura noticiosa e determinar quais dessas críticas correspondem à iniciativa jornalística. Recorrendo a um método misto que combina a análise de conteúdo e a biografia reconstrutiva, conclui que as dinâmicas mediáticas relacionadas com a iniciativa jornalística e as particularidades da reportagem de investigação explicam tanto a frequência como a severidade das críticas endógenas e exógenas constantes no tratamento noticioso do partido Chega. Para além de originadores da cobertura noticiosa, os repórteres de investigação assumem a liderança na expressão de críticas confirmando tanto a iniciativa jornalística como a faceta adversativa do jornalismo de investigação relativamente ao populismo.