Scielo RSS <![CDATA[Revista Internacional CONSINTER de Direito - Publicação Oficial do Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-952220230001&lang=pt vol. num. 16 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[THE RIGHT TO A HEALTHY AND BALANCED ENVIRONMENT. ITS JUDICIAL PROTECTION FROM THE CUBAN CONSTITUTION OF 2019]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este artículo se realiza un estudio de la configuración del derecho al medio ambiente sano en el ordenamiento jurídico cubano y su protección judicial a partir de la teoría de los derechos fundamentales. A través de un análisis teórico jurídico y exegético y, con fundamento en derecho comparado, se determinan las principales problemáticas que afectan las garantías jurisdiccionales del mentado derecho en Cuba, a partir de su reconocimiento como fundamental en la Constitución de 2019.<hr/>Abstract In this article, a study is made of the configuration of the right to a healthy environment in the Cuban legal system and its judicial protection based on the theory of fundamental rights. Through a legal and exegetical theoretical analysis and, based on comparative law, the main problems that affect the jurisdictional guarantees of the aforementioned law in Cuba are determined, based on its recognition as fundamental in the 2019 Constitution. <![CDATA[DIALOGANDO COM FRANÇOIS OST: IURISFICTIO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As intersecções possíveis entre Direito e Literatura permeiam um vasto campo exploratório para a Filosofia do Direito. Nos Estados Unidos, a corrente Direito e Literatura é bem estabelecida e a disciplina difundida na maioria das Faculdades de Direito. François Ost trouxe para o mundo do civil law contribuições no campo do direito e da literatura, sobretudo, da jurisfictio. A jurisfictio é uma ficção capaz de mobilizar a consciência jurídica sobre a via da utopia criadora. A codificação da realidade pelo direito não resistiria sem a literatura, que libera os possíveis. Apresentar o jurisfictio como uma forma de pensar o Direito é o objeto deste artigo. A hipótese é que a possibilidade de cognição da ficção está no mundo imaginativo, sendo que na intersecção com a literatura, o direito apreende as formas de ficção. A metodologia empregada é hibrida, de caráter descritivo-bibliográfico-explicativo, com a aplicação da Tópica aristotélica para o constante questionamento. Como resultado se tem que as intersecções entre direito e a literatura estão articuladas em pontos comuns e divergentes, concluindo-se que nas diferenças e divergências entre literatura e direito, o Direito olhar-se, no espelho.<hr/>Abstract: The possible intersections between Law and Literature is the object of a vast exploratory field for the Philosophy of Law. In the United States, the current law and literature is well established and the discipline is widespread in most law schools. François Ost brought contributions to the world of civil law in the field of law and literature, especially jurisfictio. Jurisfictio is a fiction capable of mobilizing legal consciousness on the path of creative utopia. The codification of reality by law would not survive without literature, which liberates the possible. Presenting the jurisfictio as a way of thinking about Law is the object of this article. The hypothesis is that the possibility of cognition of fiction is in its imaginative world, and at the intersection with literature, the law apprehends the forms of fiction. The methodology used is a hybrid, descriptive-bibliographic-explanatory, with the application of the Aristotelian Topic for constant questioning. As a result, the intersections between law and literature are articulated in common and divergent points, concluding that in the differences and divergences between literature and law, the Law looks at itself, in the mirror. <![CDATA[DOUBT AS A PREMISE FOR AN UPRIGHT DEFENCE OF RIGHTS. CRITICAL VIEW OF CARTESIAN PHILOSOPHY]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Vivimos tiempos que nos muestran a una sociedad, en demasía, aborregada y gregaria, cómoda, crédula, manipulable y encaminada hacia la propia admiración de su desdén intelectual. Pensar críticamente sobre algo, hoy no es aceptado libremente por los poderes oficiales y por los fácticos quienes aplican la censura con total desfachatez si la opinión vertida nos advierte de sus calculadas y deshonestas intenciones. Así, afrontamos una realidad donde, o piensas, repites y acatas lo que te dicen que pienses, repitas y acates o, eres estigmatizado y perseguido como un desadaptado social (insolidario, facha, ultra, machista, homófobo, negacionista, etcétera). Cualquier intento por pensar diferente, crítica y objetivamente, si va en contra de lo planeado por los poderes actuales, esto es reprimido a través la censura inmediata. Se pretende convertir a las personas en una masa sumisa, obediente y felizmente subyugada a los poderes externos; se busca convertir en cómplices del mal a toda esa masa distraída y poco esforzada que parece no interesarle la verdad en sus vidas ni el daño que se les pueda incoar, ni a ellos ni a sus hijos. Se trata de hacernos vivir en sociedad subyugados a una autoridad que no es nuestro propio entendimiento. Hannah Arendt decía que atreverse a insertar el propio yo en el mundo y comenzar una historia personal, es la potencia que fomenta la filosofía. Por ello, el mejor antídoto contra este mal social que afrontamos es volver a mirar a la filosofía de los derechos. Tal cual, la mirada que elegimos en este artículo, la fijamos en René Descartes, a quien, por cierto, Hegel calificó de ‘héroe del pensamiento’. Aunque con los matices y críticas que se desarrollan en este trabajo, lo cierto es que Descartes tuvo la grandeza de atreverse a poner en tela de juicio todo el conocimiento de su época, se atrevió a dudar de todo. Y esto no es baladí, puesto que eran tiempos de la Santa Inquisición y de la censura a todo lo que se escribía; además, no mucho antes, se había quemado vivo a Giordano Bruno. Pese a todo esto, Descartes tuvo el valor de remover, con sus obras, esa realidad que obligaba a aceptar una única verdad y a la que pocos, o ninguno, se atrevían a desafiar. Empezaré usando un método descriptivo y, luego, sobre todo en las críticas, prescribiré mi punto de vista sobre la filosofía cartesiana, terminando con su pertinente relación con el derecho.<hr/>Abstract: We are living in times that show us a society that is too much, too much, abhorred and gregarious, comfortable, gullible, manipulable and directed towards its own admiration of its own intellectual disdain. To think critically about something today is not freely accepted by the official and factual powers who apply censorship with total impudence if the opinion expressed warns us of their calculated and dishonest intentions. Thus, we face a reality where either you think, repeat and abide by what they tell you to think, repeat and abide by, or you are stigmatized and persecuted as a social misfit (unsupportive, facist, ultra, sexist, homophobic, denialist, etc.). Any attempt to think differently, critically and objectively, if it goes against what is planned by the current powers, this is repressed through immediate censorship. The aim is to turn people into a submissive mass, obedient and happily subjugated to the external powers; the aim is to turn into accomplices of evil all that distracted and not very hard-working mass that seems not to be interested in the truth in their lives nor in the harm that can be done to them or their children. It is about making us live in society subjugated to an authority that is not our own understanding. Hannah Arendt said that daring to insert the self into the world and to begin a personal history is the power that philosophy fosters. Therefore, the best antidote to this social evil we face is to look again at the philosophy of rights. As such, the gaze we choose in this article, we look to René Descartes, whom, by the way, Hegel called a 'hero of thought'. Although with the nuances and criticisms that are developed in this work, the truth is that Descartes had the greatness of daring to question all the knowledge of his time, he dared to doubt everything. And this is not trivial, since those were times of the Holy Inquisition and the censorship of everything that was written; moreover, not long before, Giordano Bruno had been burned alive. Despite all this, Descartes had the courage to remove, with his works, that reality that forced the acceptance of a single truth and which few, if any, dared to challenge. I will begin by using a descriptive method and then, especially in the criticisms, I will prescribe my point of view on Cartesian philosophy, ending with its pertinent relation to law. <![CDATA[A INFLUÊNCIA DAS SESMARIAS NA ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL REPÚBLICA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho é analisar a legislação fundiária no Brasil desde o período colonial, bem como, os reflexos do sistema sesmarial na estrutura fundiária brasileira contemporânea, haja vista que durante o período colonial se iniciou a constituição dos latifúndios e a exclusão de pessoas das classes menos favorecidas. Assim, a hipótese de pesquisa buscou compreender as razões pelas quais a concentração de terras, a desigualdade e a exclusão social ainda assombram a realidade brasileira. No que tange ao resultado alcançado, a ineficácia governamental em demarcar o território nacional reflete a impossibilidade de entender a realidade das áreas rurais do país, e consequentemente dificulta a realização de políticas públicas capazes de efetivamente promover a reforma agrária e a regularização fundiária que tornariam o país de fato livre do sistema sesmarial que ainda persiste e influencia a estrutura fundiária no Brasil República. Adotou-se como metodologia dedutiva de analise exploratória, investigativa e pesquisa bibliográfica.<hr/>Abstract The objective of this work is to analyze the land legislation in Brazil since the colonial period, as well as the reflections of the sesmarial system in the contemporary Brazilian land structure, considering that during the colonial period the constitution of the latifundia and the exclusion of people from the social classes began. less favoured. Thus, the research hypothesis sought to understand the reasons why land concentration, inequality and social exclusion still haunt the Brazilian reality. With regard to the result achieved, the governmental ineffectiveness in demarcating the national territory reflects the impossibility of understanding the reality of the country's rural areas, and consequently makes it difficult to carry out public policies capable of effectively promoting agrarian reform and land tenure regularization that would make the country in fact free of the sesmarial system that still persists and influences the land structure in Republic Brazil. A deductive methodology of exploratory and investigative analysis and bibliographical research was adopted. <![CDATA[OS LIMITES DO DIREITO DE PROPRIEDADE E A SUA INTERSEÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE E O MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O contexto universal da função social da propriedade tem sido objeto de estudo e debate na atualidade, com interesse direto dos cidadãos. A investigação teve como objetivos gerais verificar a aplicação da função social da propriedade no Estado Democrático de Direito contemporâneo e como objetivo específico a resolução do problema da pesquisa, relacionado com os limites do direito de propriedade, a sua função social e a observância da sustentabilidade ambiental. A metodologia adotada pode ser sintetizada em pesquisa bibliográfica descritiva e documental, de forma a possibilitar o entendimento e a interferência na realidade investigada. Como resultado fora identificado que a proteção ao meio ambiente encontra amparo em diversos dispositivos da Constituição brasileira, que se trata de um direito difuso imprescritível e que o direito de propriedade não tem um caráter absoluto na medida em que está circunscrito à observância dos limites ambientais. A partir de uma concepção contemporânea de propriedade, desenvolveu-se o presente estudo e, assim, a investigação científica teve como eixo central a reflexão sobre os limites ao direito de propriedade impostos pela defesa do meio ambiente na sociedade contemporânea.<hr/>Abstract The universal context of the social function of property has been the object of study and debate today, with the direct interest of citizens. The investigation has as general objectives to verify the application of the social function of property in the contemporary Democratic Rule of Law, and as a specific objective to solve the research problem, related to the limits of property law, its social function and environmental sustainability. The adopted methodology can be synthesized in descriptive bibliographic and documental research, in order to make possible the understanding and the interference in the investigated reality. As a result, it was identified that the protection of the environment is supported by several constitutional provisions, and it appears that the right to property does not have an absolute character insofar as it is limited to the observance of the defense of the environment. From a contemporary conception of property, The present study was developed and, thus, the scientific investigation had as its central axis the reflection on the limits to property rights imposed by the defense of the environment in contemporary society. <![CDATA[THE IMPROVEMENTS OR “BIENHECHURÍAS”; NOTIONS IN THE THEORY ONE AND THEIR JURIDICAL RÉGIME IN THE ENVIRONMENT OF THE AGRARIAN USUFRUCT IN CUBA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente trabajo se propone como objetivo, diagnosticar la pertinencia de las normas jurídicas vigentes en Cuba en cuanto las bienhechurías o mejoras en el ámbito del contrato de usufructo agrario, tomando como presupuesto teórico a los principios teleológicos del Derecho Agrario, con énfasis en la seguridad alimentaria y el desarrollo rural sostenible. Identifica las principales deficiencias en el régimen jurídico de las bienhechurías en el contexto de los contratos de usufructo agrario, las cuales afectan la seguridad jurídica, la inversión en el sector agrario y los derechos humanos de los habitantes del campo. El trabajo se apoya en la sistematización teórica, en el análisis comparativo de las normas jurídicas y en la exégesis jurídica de las normas vigentes en Cuba. Demuestra la necesidad de modificaciones normativas de acuerdo con los fines del Derecho Agrario, en especial la seguridad alimentaria y el desarrollo rural sostenible, conforme a la doctrina internacional y en correspondencia con los derechos y garantías previstos en la Constitución de 2019.<hr/>Abstract The present work intends as objective, to diagnose the relevancy of the effective juridical norms in Cuba as soon as the “bienhechurías” or improvements in the environment of the contract of agrarian usufruct, taking like theoretical budget to the teleologics principles of the Agrarian Law, with emphasis in the alimentary security and the sustainable rural development. It identifies the main deficiencies in the juridical régime of the improvements in the context of the contracts of agrarian usufruct, which affect the juridical security, the investment in the agrarian sector and the human rights of the inhabitants of the field. The work leans on in the theoretical systematizing, in the comparative analysis of the juridical norms and in the juridical exegesis of the effective norms in Cuba. It demonstrates the necessity of normative modifications of agreement with the ends of the Agrarian Law, especially the alimentary security and the sustainable rural development, according to the international doctrine and in correspondence with the rights and guarantees foreseen in the Constitution of 2019. <![CDATA[SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À INSEGURANÇA ALIMENTAR: UMA REFLEXÃO ATUAL E NECESSÁRIA NA PERSPECTIVA UBUNTU]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Propõe-se um estudo reflexivo acerca do atual panorama referente aos conceitos e normativas ligadas à insegurança alimentar no Brasil, bem como à relevância do amparo em políticas públicas adotadas pelo país no combate à fome. Analisa-se o fenômeno da insegurança alimentar, pretendendo, sobretudo, compreender a evidente ocorrência na atualidade, mormente, no cenário pandêmico ainda em curso. Pela utilização do método dialético qualitativo, apresenta-se o direito à alimentação à luz da legislação brasileira, as políticas públicas, os desafios, perspectivas e o estratégico apoio axiológico configurado pela perspectiva Ubuntu na construção de um novo olhar de proteção aos indivíduos afetados pela insegurança familiar.<hr/>Abstract: This text proposes a reflective study about the current table of concepts and regulations related to food insecurity in Brazil, as well as the relevance of support in public policies adopted by the country in the fight against hunger. The food insecurity phenomenon analyzed in this article aiming to understand its evident occurrence nowadays especially in the ongoing pandemic scenario. By using the qualitative dialectical method, the right to food is presented in Brazilian legislation, public policies, challenges, perspectives, and the strategic axiological support configured by the Ubuntu perspective in the construction of a new comprehension of protection for individuals affected by familiar insecurity. <![CDATA[SIMONE WEIL AND THE CAUSES OF FREEDOM AND SOCIAL OPPRESSION]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El objetivo de este artículo es resaltar la aportación de Simone Weil al pensamiento filosófico sobre la libertad humana, tomando como base su ensayo “Reflexiones sobre las causas de la libertad y de la opresión social” redactado en el año 1934 e inédito hasta su publicación por Albert Camus en el año 1955. La hipótesis que sostengo es que podemos encontrar en el texto afirmaciones todavía relevantes sobre las condiciones de posibilidad de la libertad humana, con implicaciones para la Teoría Política y que no pueden desoír aquellos que se posicionan en favor de la libertad. Realizaré un análisis textual de dicho ensayo fijando la atención en lo que dice, con una mirada libre de los apriorismos que pudiera suscitar el conocimiento del contexto y trayectoria de la autora; El resultado es afirmar la condición de pensadora clásica de Simone Weil, cuyas ideas sobre la libertad deben ser tenidas en consideración.<hr/>Abstract: The objective of this article is to highlight the contribution of Simone Weil to the philosophical thought on human freedom, based on her essay “Reflections on the causes of freedom and social oppression” written in 1934 and unpublished until its publication by Albert Camus in the year 1955. The hypothesis that I support is that we can find in the text affirmations that are still relevant about the conditions of possibility of human freedom, with implications for Political Theory and that those who position themselves in favour of freedom cannot ignore. freedom. I will carry out a textual analysis of said essay, paying attention to what it says, with a view free of the apriorismus that knowledge of the context and trajectory of the author could provoke; The result is to affirm the condition of Simone Weil as a classical thinker, whose ideas about freedom must be taken into consideration. <![CDATA[ANÁLISE DA CONSTITUCIONALIDADE E DAS CONSEQUÊNCIAS DA LEI COMPLEMENTAR 194/2022 NO FEDERALISMO BRASILEIRO NA PERSPECTIVA DOS GOVERNOS SUBNACIONAIS]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo promove análise do princípio federativo e da competência da União para editar Leis Complementares contendo normas gerais em matéria tributária para tributos de competência dos entes subnacionais. Será utilizado o método dedutivo. A partir dos limites da atuação da União e da observância dos princípios e normas constitucionais, serão avaliados os impactos da Lei Complementar 194/2022 nas finanças dos governos subnacionais e suas consequências para o pacto federativo. Parte-se da hipótese de que as alterações promovidas por essa Lei, com vigência imediata, prejudicam a arrecadação das receitas tributárias de ICMS e o cumprimento do planejamento contido nas Leis Orçamentárias em execução, agravando a situação financeira dos governos subnacionais, contribuindo para a desconstrução do pacto federativo. A Lei Complementar definiu como essenciais algumas mercadorias tributadas pelos Estados (receitas partilhadas com Municípios) e exigiu dessa esfera de governo, indiretamente, automática redução das alíquotas praticadas, sem tempo para as devidas adequações e sem a devida compensação pelas perdas de receitas. Por meio de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, jurídica e econômica foi possível analisar a legalidade, as competências, a observância ou violação dos princípios constitucionais e as consequências financeiras para os entes subnacionais. A União, com a edição da LC n.194/2022, sem participação dos Estados brasileiros, violou os princípios federativo e da autonomia dos entes subnacionais, da segurança jurídica, da legalidade e da competência federativa. A discussão sobre o Pacto Federativo ganha relevância, assim como a necessidade de a União compensar os entes federados pelas perdas.<hr/>Abstract The study promotes an analysis of the federative principle and the Union's competence to issue Complementary Laws containing general rules on tax matters for taxes under the competence of subnational entities. The deductive method will be used. The impacts of Complementary Law 194/2022 on the finances of subnational governments and its consequences for the federative pact will be evaluated based on the limits of the Union's action and the observance of constitutional rules and principles. We start from the hypothesis that the changes introduced by this law, which is immediately effective, will adversely affect the collection of ICMS tax revenues and compliance with the planning contained in the Budget Laws currently being executed, worsening the financial situation of subnational governments and contributing to the deconstruction of the federal pact. The Complementary Law defined as essential some goods taxed by the states (revenues shared with municipalities) and demanded from these spheres of government indirectly, automatic reduction of the rates practiced, without time for the due adjustments and without due compensation for the loss of revenues. By means of bibliographic and jurisprudential research, juridical and economic research, it was possible to analyze the legality, the competencies, the observance or violation of constitutional principles, and the financial consequences for the subnational entities. The Union, with the edition of Complementary Law 194/2022, without the participation of the Brazilian States, violated the federative principles and the autonomy of subnational entities, legal certainty, legality and federative competence. The discussion about the Federative Pact gains relevance, as well as the need for the Union to compensate federated entities for losses. <![CDATA[DESAFIOS E MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL DO BRASIL]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100259&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article analyzed the inspection and collection of the social contributions of the Union destined to the financing of Social Security given the hypothesis of deficit in this system. It was therefore concluded that there is no deficit in Social Security, but a diversion of public money to cover other expenses not related to Social Security, social assistance, and health. The scientific article is a literature review, deductive method, qualitative and descriptive research.<hr/>Resumo Este artigo analisou a fiscalização e arrecadação das contribuições sociais da União destinadas ao financiamento da Seguridade Social dada a hipótese de déficit neste sistema. Concluiu-se, portanto, que não existe déficit na Seguridade Social, e sim um desvio do dinheiro público para cobrir outros gastos não relacionados com a previdência social, assistência social e a saúde. O artigo científico é de revisão bibliográfica, método dedutivo, pesquisa qualitativa e descritiva. <![CDATA[FORFEITURE OF PROCEEDS OF CRIME AS AN INSTRUMENT AGAINST ORGANIZED CRIME, TERRORISM, WHITE-COLLAR CRIME AND CYBERCRIME]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En este artículo se analiza la necesidad y admisibilidad del decomiso de ganancias como instrumento de lucha contra la criminalidad organizada, terrorismo, criminalidad económica y ciberdelincuencia. El punto de partida es el Derecho portugués, sin prejuicio de referencias al Derecho internacional, de la Unión Europea y extranjero siempre que esté justificado. Una vez delimitado el concepto de ganancia y enumeradas las razones de la necesidad de combatir eficazmente el lucro ilícito, se analizan las diversas modalidades de decomiso de ganancias, entre las cuales se encuentran el decomiso “clásico” de bienes de terceros y sin condena, el decomiso ampliado y el decomiso civil in rem, así como en qué medida estas modalidades de decomiso permiten superar las insuficiencias del decomiso “clásico” dependiente de una condena y del establecimiento de un vínculo entre el delito por el cual el acusado es condenado y la obtención de las ganancias para responder eficazmente a las referidas modalidades delictivas. Por fin, son también analizados el objeto y la naturaleza jurídica del decomiso de ganancias y la admisibilidad del decomiso ser acordado bajo el estándar de prueba del proceso civil y de la presunción legal del origen delictivo del valor correspondiente al valor total de la propiedad del imputado cuyo origen lícito no resulta probado en el decomiso ampliado, concluyendo que son admisibles.<hr/>Abstract: his article analyzes the necessity and admissibility of forfeiture of proceeds of crime to effectively fight against organized crime, terrorism, white-collar crime and cybercrime. The starting point is Portuguese law, without prejudice to references to international, European Union and foreign Law whenever justified. Once delimited the concept of proceeds of crime and listed the reasons for the need to effectively combat illicit profit, the various forms of forfeiture of proceeds of crime are analyzed, including forfeiture of third-party assets and non-conviction-based forfeiture, extended forfeiture and civil forfeiture, as well as the way in which these forms of forfeiture make it possible to overcome the insufficiencies of forfeiture based on a conviction and the establishment of a link between the crime for which the defendant is convicted and the obtention of the profit to effectively fight the aforementioned types of crime. Finally, the purpose and legal nature of forfeiture of proceeds of crime and the admissibility of forfeiture under the evidentiary standard of civil procedure and legal presumption of the criminal origin of the assets incongruous with the licit income of the accused in extended forfeiture are also analyzed, concluding that both are admissible. <![CDATA[A FUNÇÃO DAS NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO E DE DIREITO FINANCEIRO NO FEDERALISMO BRASILEIRO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Seriam as normas gerais de Direito Financeiro e de Direito Tributário a condição essencial para a existência normativo-institucional do federalismo brasileiro sob a óptica da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988? Tomando por base a reconstrução histórica e dogmática da função exercida por estas espécies normativas em nosso federalismo, o presente artigo tem como finalidade ir para além da discussão das teorias clássicas em torno desse fenômeno, apontando o papel potencializador da democracia no nível federativo, especialmente no que diz respeito à formação de consensos provisórios. Para a pesquisa, adotou-se o tipo metodológico inserido na abordagem jurídico-compreensiva ou jurídico-interpretativa.<hr/>Abstract Would the general rules of Financial Law and Tax Law be the essential condition for the normative-institutional existence of Brazilian federalism from the perspective of the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988? Based on the historical and dogmatic reconstruction of the function exercised by these normative species in our federalism, the present article aims to go beyond the discussion of classical theories around this phenomenon, pointing out the potentiating role of democracy at the federative level, especially in the with regard to the formation of provisional consensus. For the research, we adopted the methodological type inserted in the legal-comprehensive or legal-interpretative approach. <![CDATA[PROCESSO PENAL E O SENSACIONALISMO MIDIÁTICO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100321&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos e a inconstitucionalidade da cobertura midiática sensacionalista sobre os inquéritos policiais e processos penais no sistema judiciário brasileiro, através do método indutivo. A mídia é um meio de veiculação das notícias em nossa sociedade, exercendo importante papel da disseminação de informação e controle social sobre os Órgãos e Poderes públicos. No entanto, principalmente nas últimas décadas, é perceptível o caráter sensacionalista das matérias veiculadas em âmbito penal. Muitas vezes a apresentação midiática de casos penais é feita sem a necessária impessoalidade, atacando sobremaneira a figura de réus e acusados. É perceptível nas matérias jornalísticas com pautas policiais a formação da conclusão de culpa nelas mesmas, sem garantia ao acusado de qualquer tipo de defesa. Há uma espécie de execração pública das pessoas que têm contra si um inquérito policial ou processo penal, tendo em vista meramente os fins lucrativos dos canais de veiculação de notícia. Muito embora seja possível ver a influência midiática primordialmente no público comum, nos últimos anos podemos ver a interferência do sensacionalismo midiático também no âmbito de processos penais, tendo este - em algumas ocasiões - interferido diretamente nos rumos de processos. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a famigerada Operação Lava-Jato. Neste estudo, firmou-se a hipótese de que o sensacionalismo midiático fere uma série de prerrogativas e direitos constitucionalmente assegurados aos acusados/réus, o que foi confirmado na conclusão do estudo.<hr/>Abstract This work aims to analyze the impacts and unconstitutionality of sensationalist media coverage of police investigations and criminal proceedings in the Brazilian judicial system, through the inductive method. The media is a means of conveying news in our society, playing an important role in the dissemination of information and social control over Public Organs and Powers. However, especially in the last decades, the sensationalist nature of the articles published in the criminal context is noticeable. Often, the media presentation of criminal cases is done without the necessary impersonality, attacking the figure of defendants and accused. It is noticeable in journalistic articles with police guidelines the formation of the conclusion of guilt in themselves, without guaranteeing the accused of any type of defense. There is a kind of public execration of people who have against them a police investigation or criminal process, with a view merely to the profit of the news channels. Although it is possible to see the media influence primarily on the common public, in recent years we can see the interference of media sensationalism also in the context of criminal proceedings, which - on some occasions - interfered directly in the course of proceedings. This is what happened, for example, with the infamous Operation Lava-Jato. In this study, the hypothesis was established that media sensationalism hurts a series of prerogatives and rights constitutionally guaranteed to the accused/defendants, which was confirmed at the conclusion of the study. <![CDATA[ESTADO DE DIREITO, ORÇAMENTO E GESTÃO POR RESULTADOS NAS INSTITUIÇÕES JUDICIAIS NA AMÉRICA LATINA: UMA ABORDAGEM]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100333&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract. This approach is aimed at finding out if there is a relationship between the progress of the rule of law of Latin American nations, the implementation of results-based budgeting in judicial institutions, determining the influence and discerning the analysis accompanied by the perception of the Rule of Law in Latin America. This notion entails the hypothesis of discerning globally if, after the empirical analysis, the expected results have been achieved, complemented by the mechanisms of perception of the Rule of Law. The methodology used are regressive diachronic and comparative law analysis. The results confirm recognizing the Rule of Law as a significant and important element to locate the justice sector and, in turn, its budget component in terms of specific results, being informative to the extent that they are observed in the practice for those responsible for influencing the sector. Despite the fact that there may be progress in the institutionalization of the elements observed, what is worrying is observing that there has been a setback in the perception of the Rule of Law that exists in the region, since there are few countries evaluated that have progress after the elapsed time threshold. This approach adds to contribute to the mosaic of empirical research on the performance of the justice system by identifying and analyzing the behavior of judicial institutions related to their budgetary function, quantitatively with respect to their progress in relation to the Rule of Law and qualitatively related to the perception of the judicial institutions.<hr/>Resumo. Esta abordagem visa descobrir se existe uma relação entre o progresso do Estado de Direito das nações latino-americanas, a implementação do orçamento baseado em resultados nas instituições judiciais, determinando a influência e discernindo a análise acompanhada pela percepção da Regra do Direito na América Latina. Essa noção traz a hipótese de discernir globalmente se, após a análise empírica, os resultados esperados foram alcançados, complementados pelos mecanismos de percepção do Estado de Direito. A metodologia utilizada é a diacrônica regressiva e a análise do direito comparado. Os resultados confirmam reconhecer o Estado de Direito como um elemento significativo e importante para localizar o setor da justiça e, por sua vez, a sua componente orçamentária em termos de resultados específicos, sendo informativo na medida em que são observados na prática para os responsáveis por influenciar o setor. Apesar de poder haver avanços na institucionalização dos elementos observados, o preocupante é observar que houve um retrocesso na percepção do Estado de Direito existente na região, pois são poucos os países avaliados que apresentam avanços após o limite de tempo decorrido. Essa abordagem contribui para contribuir com o mosaico de pesquisas empíricas sobre a atuação do sistema de justiça ao identificar e analisar o comportamento das instituições judiciárias em relação à sua função orçamentária, quantitativamente em relação ao seu progresso em relação ao Estado de Direito e qualitativamente em relação à a percepção das instituições judiciárias. <![CDATA[VIOLÊNCIA INSTITUCIONALIZADA E SEGURANÇA PÚBLICA: UMA ANÁLISE SOBRE A ORIGEM DO PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL (PCC)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100357&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objeto de pesquisa o surgimento do Primeiro Comando da Capital (PCC) enquanto organização criminosa fruto das violações de direitos e garantias fundamentais na execução penal brasileira. Para trabalhar o problema de pesquisa, foi utilizado um raciocínio, em suma, indutivo. Quanto à metodologia, a pesquisa faz parte da grande área crítico-metodológica, bem como pertence à vertente jurídico-sociológica. Como hipótese, considera-se que o poder punitivo, no cumprimento das penas, reforça um sistema de retroalimentação do crime organizado. Inúmeros direitos são constantemente violados em contraposição à omissão estatal de combate aos grupos organizados, o que favorece a complexidade da criminalidade. A pesquisa tem como objetivos: contextualizar o surgimento do PCC; analisar a execução penal brasileira e fazer um comparativo entre a operacionalidade penal e o crime organizado. A partir do desenvolvimento da pesquisa foi possível concluir que o PCC não é fato novo, uma vez que foi precedido pelas Falanges Vermelhas e as Serpentes Negras, e nem será a última manifestação de grupos organizados de criminalidade se o atual quadro de violações dos direitos e garantias fundamentais permanecer.<hr/>Abstract This article has as its research object the emergence of the First Command of the Capital (PCC) as a criminal organization born from the violations of fundamental rights and guarantees in the Brazilian criminal execution. To analyze the research problem, the inductive reasoning was used. As for the methodology, the research is part of the great critical-methodological area, and belongs to its legal-sociological aspect. As a hypothesis, it is considered that the punitive power, in the execution of sentences, reinforces, by feeding it back, the system of organized crime. Numerous rights are constantly violated in opposition to the state's failure to combat organized groups, which favors the complexity of criminality. The research aims to contextualize the emergence of the PCC; to analyze the Brazilian penal execution and to make a comparison between the penal operationality and the organized crime. As a result of the development of the research, it was possible to conclude that the PCC is not a new fact, since it was preceded by the Red Falanges and the Black Serpents, and it will not be the last manifestation of organized crime groups if the current situation of violations of fundamental rights and guarantees remains. <![CDATA[MALICE & VALUATION OF MORAL DAMAGES “<em>EX DELICTO</em>”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100375&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El sistema para la valoración de las consecuencias del daño corporal, recogido en la Ley sobre responsabilidad civil y seguro en la circulación de vehículos a motor, es utilizado por los juzgados y tribunales españoles como criterio orientativo fuera de su estricto ámbito de aplicación: las consecuencias del daño corporal derivadas de un “hecho de la circulación”. Se sostiene, doctrinal y jurisprudencialmente, que el daño moral derivado de ilícito penal doloso es superior al generado por el delito imprudente o al derivado de conductas no delictivas. En el presente trabajo analizamos si el dolo debe ser considerado un elemento para la valoración del daño moral derivado del delito o son otros los elementos a los que, en su caso, ha de atenderse (circunstancias especialmente trágicas, traumáticas o violentas). Utilizando un enfoque holístico, analizaremos la legislación y jurisprudencia españolas, para poder llegar a conclusiones.<hr/>Abstract: The system for the valuation of the consequences of bodily injury, included in the Law on civil liability and insurance in the circulation of motor vehicles, is used by Spanish courts and tribunals as a guiding criterion outside its strict scope of application: the consequences of bodily injury derived from a “traffic event”. It is argued, doctrinally and jurisprudentially, that the moral damage derived from intentional criminal wrongdoing is superior to that generated by reckless crime or to that derived from non-criminal conduct. In this paper we analyze whether malice should be considered an element for the valuation of pain and suffering damages derived from the crime or whether other elements should be taken into account (particularly tragic, traumatic or violent circumstances). Using a holistic approach, we will analyse Spanish legislation and jurisprudence, in order to reach conclusions. <![CDATA[A JUDICILIZAÇÃO DO SETOR AÉREO NO BRASIL: UMA TURBULÊNCIA DIFÍCIL DE SUPERAR]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100393&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Applied to the theme of repetitive demands, when dealing with efficiency and maximization of wealth, the Economic Analysis of Law indicates the probable existence of an imbalance, which always occurs in a relationship when the benefits obtained at the end of the process are greater than the marginal costs of opting for non-judicialization. Using the Economic Analysis of Law, as theory and method, this article asks: Do facilitated access to justice, low litigation costs and the amount of compensation arbitrated in lawsuits influence consumer behavior in the context of repetitive litigation under the approach of the Economic Analysis of Law? The hypothesis is that facilitated access to justice, low costs of litigation and arbitrated damages in lawsuits influence consumer behavior in the context of repetitive litigation in the airline industry. The study analyzed the conceptual and methodological aspects of the theory of Economic Analysis of Law in the context of the increasing judicialization of the air sector from the air blackout occurred in October 2006. The research was bibliographic, based on secondary data, obtained in books, scientific articles, theses and dissertations, electronic networks, through which were explored the possible correlation between norms and judicial decisions and the phenomenon of increasing litigation in the Brazilian air sector under the theoretical approach of the Economic Analysis of Law. The result of the survey indicates the need to change the existing incentives that contribute to the increasing volume of repetitive demands in the air sector.<hr/>Resumo Aplicada ao tema das demandas repetitivas, ao tratar da eficiência e maximização da riqueza, a Análise Econômica do Direito indica a provável existência de um desequilíbrio, que sempre ocorre em uma relação quando os benefícios obtidos ao final do processo são maiores do que os custos marginais de se optar pela não-judicialização. Utilizando a Análise Econômica do Direito, como teoria e método, este artigo questiona: O acesso facilitado à justiça, os baixos custos processuais e o valor da indenização arbitrada nas ações judiciais influenciam o comportamento do consumidor no contexto de litígios repetitivos sob o enfoque da Análise Econômica do Direito Lei? A hipótese é que o acesso facilitado à justiça, baixos custos de litígio e danos arbitrados em ações judiciais influenciam o comportamento do consumidor no contexto de litígios repetitivos no setor aéreo. O estudo analisou os aspectos conceituais e metodológicos da teoria da Análise Econômica do Direito no contexto da crescente judicialização do setor aéreo a partir do apagão aéreo ocorrido em outubro de 2006. A pesquisa foi bibliográfica, pautada em dados secundários, obtidos em livros, artigos científicos, teses e dissertações, redes eletrônicas, por meio das quais foram exploradas as possíveis correlação entre as normas e as decisões judiciais e o fenômeno da crescente litigiosidade no setor aéreo brasileiro sob a abordagem teórica da Análise Econômica do Direito. O resultado da pesquisa indica a necessidade de alteração dos incentivos existentes que contribuem para o volume crescente de demandas repetitivas no setor aéreo. <![CDATA[PERSON-CENTRED MEDIATION: THE NEW ‘PERSONALIST-DELIBERATIVE’ METHODOLOGICAL APPROACH BASED ON THE PHILOSOPHY OF COMMUNITARIAN PERSONALISM]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100409&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: La mediación es una justicia procedimental y deliberativa, que ofrece a las partes la oportunidad de resolver por sí mismas y con la ayuda de un mediador sus disputas, alcanzando, en su caso, acuerdos que ponen fin a la controversia. Los resultados de la mediación, formalizados por las partes mediante acuerdos, son directa y forzosamente ejecutables ante el orden jurisdiccional, si las partes no observan, de forma voluntaria, su cumplimento. Sin embargo, en la práctica, para obtener este tipo de justicia y conseguir mediar con éxito a través de esta vía procedimental, se precisa que el mediador y las partes sigan una determinada metodología o enfoque de mediación, con modos diversos de conceptuar el mundo, el conflicto, y las relaciones interpersonales. El objetivo del presente artículo es presentar el nuevo enfoque denominado “personalista-deliberativo” y su marco conceptual, inspirado, en una parte, en los fundamentos del personalismo comunitario, todo ello con el fin de identificar cuáles son las claves para abordar, de forma eficiente, un proceso de mediación. El resultado obtenido permite concluir que es la persona el centro de la mediación, y que la viabilidad de un procedimiento de mediación depende de su capacidad de actuación junto con otros en términos de cooperación y diálogo, así como del ejercicio comprometido de su libertad personal con el bien común.<hr/>Abstract: Mediation is a procedural and deliberative justice that offers the parties the opportunity to resolve a conflict by themselves or with the help of a mediator, and reach, if necessary, agreements that end a dispute. The results of mediation, formalized by the parties as agreements, are directly enforceable before the courts if the parties do not voluntarily comply. However, in practice, to obtain this type of justice and successfully mediate through this procedural channel, it is necessary for the mediator and the parties to follow a certain methodology or approach. This approach includes various ways of conceptualizing the world, the conflict, and interpersonal relations. This article presents a new ‘personalist-deliberative’ approach and its conceptual framework. The approach is partly inspired by the foundations of communitarian personalism, and the aim is to identify the keys to an efficient mediation process. The result enables us to conclude that the individual is at the centre of mediation, and that the viability of a mediation procedure depends on an ability to cooperate and dialogue with others, as well as on the committed exercise of personal freedom for the common good. <![CDATA[NEW CAUSES OF DISCRIMINATION AT WORK IN THE LIGHT OF LAW 15/2022, OF 12 JULY, ON EQUAL TREATMENT AND NON-DISCRIMINATION]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100433&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El objeto de este artículo se centra en exponer y analizar la actual problemática existente en el Derecho del Trabajo derivada de la introducción de una serie de nuevas causas de discriminación recogidas en la Ley 15/2022, de 12 de julio, integral para la igualdad de trato y la no discriminación. La presente investigación trata de estudiar las implicaciones que dicha norma va a suponer para la relación laboral entre trabajador y empresario. Para ello, el método que se ha utilizado ha consistido en la realización, en primer lugar, de un recorrido histórico relativo a la protección de los derechos a la igualdad y a la no discriminación en las normas nacionales e internacionales con el fin de analizar los cambios producidos en relación con el objeto de protección por parte de las mismas y las nuevas causas merecedoras de aquella relacionadas con los profundos cambios producidos en la sociedad. Conforme a este estudio, se ha alcanzado la conclusión de que, conforme la sociedad va avanzando, distintos problemas o situaciones que afectan a las personas, novedosos o que han existido siempre pero no han sido protegidos, deben ser abordadas por el Derecho. La solución básica reside en la protección de la dignidad de las personas como tales y en la apertura de las normas a la hora de abarcar las nuevas situaciones que se producen en la sociedad y que requieren de su defensa.<hr/>Abstract: The aim of this article focuses on exposing and analysing the current problems in labour law arising from the introduction of a series of new causes of discrimination included in Law 15/2022, of 12 July, on equal treatment and non-discrimination. This research aims to study the implications that this law will have for the employment relationship between worker and employer. To this end, the method used consisted, firstly, of a historical review of the protection of the rights to equality and non-discrimination in national and international norms in order to analyse the changes that have taken place in relation to the object of protection by these norms and the new grounds for protection related to the profound changes that have occurred in society. On the basis of this study, the conclusion has been reached that, as society progresses, different problems or situations affecting people, which are new or which have always existed but have not been protected, must be addressed by the law. The basic solution lies in the protection of the dignity of persons as such and in the opening up of the rules to cover new situations that arise in society and which require their defence. <![CDATA[ODR’S EM CONFLITOS DE CONSUMO: O CONSUMIDOR.GOV.BR PRECISA DE UM NUDGE?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100447&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo objetiva estudar o “Consumidor.gov.br”, plataforma pública on-line de resolução de disputas (ODR), e o seu potencial como instrumento preventivo das lides de consumo. Parte-se da hipótese de que a expansão do serviço no Brasil ainda não cumpriu o desiderato de refrear a judicialização excessiva e de que ajustes são necessários para ultimar esse escopo. São examinados os dados de utilização da plataforma, em contraste com as informações sobre distribuição processual. À luz da doutrina sobre vieses, heurísticas e “nudges”, propõe-se a utilização de estímulos comportamentais não cogentes para maximizar a adoção da plataforma e a sua eficácia resolutiva. Alternativamente, examinam-se possíveis interações entre as plataformas de ODR e o processo judicial, que poderiam servir ao mesmo objetivo dissuasório da judicialização exacerbada.<hr/>Abstract: This article aims to study “Consumidor.gov.br”, a public online dispute resolution (ODR) platform, and its potential as a preventive instrument for consumer disputes. It starts from the hypothesis that the expansion of the service in Brazil has not yet fulfilled the desideratum of restraining excessive judicialization and that adjustments are necessary to achieve this scope. Platform usage data is examined, in contrast to information on procedural distribution. In the light of the doctrine on biases, heuristics and nudges, it is proposed to use non-cogent behavioral stimuli to maximize the adoption of the platform and its resolute effectiveness. Alternatively, possible interactions between ODR platforms and the judicial process are examined, which could serve the same deterrent objective on exacerbated judicialization. <![CDATA[A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA FASE DE EXECUÇÃO: FERRAMENTAS A SERVIÇO DE UMA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL EFETIVA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem por escopo analisar como os instrumentos e ferramentas de tecnologia da informação podem tornar mais eficiente o processo judicial brasileiro, contribuindo para a solução célere das controvérsias, o primado da razoável duração dos processos enquanto direito fundamental, o desafogamento do Poder Judiciário e a aproximação deste com a sociedade. Para tanto, este trabalho tem como referencial teórico a ideia central de que a adoção de novas tecnologias, precipuamente aquelas consideradas como disruptivas, têm o condão de privilegiar a efetividade da prestação jurisdicional. Em específico, no âmbito da fase executiva, buscar-se-á estudar o desenvolvimento de ferramentas a serviço do credor detentor do crédito exequendo, privilegiando, em última análise, a efetividade na execução. Por meio de um estudo de caráter descritivo e explicativo, passando por um levantamento bibliográfico aprofundado, este estudo tem como sua principal conclusão a imperatividade da modernização do Poder Judiciário frente às novas realidades advindas pelo movimento de globalização informacional, sendo indissociável a relação entre justiça e inovação tecnológica.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to analyze how information technology instruments and tools can make the Brazilian judicial process more efficient, contributing to the speedy resolution of disputes, the primacy of the reasonable duration of processes as a fundamental right, the relief of the Judiciary and its approach to society. Therefore, this work has as theoretical reference the central idea that the adoption of new technologies, mainly those considered as disruptive, have the power to privilege the effectiveness of the jurisdictional provision. Specifically, within the scope of the executive phase, we will seek to study the development of tools at the service of the creditor holding the credit executing, privileging, in the last analysis, the effectiveness in the execution. Through a descriptive and explanatory study, going through an in-depth bibliographic survey, this study has as its main conclusion the imperative of the modernization of the Judiciary Power in the face of new realities arising from the informational globalization movement, being inseparable the relationship between justice and tecnologic innovation. <![CDATA[FREEDOM OF CHOICE IN THE INTERNATIONAL AGENCY CONTRAT]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100489&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumé: Le contrat d’agence commerciale qui peut être défini comme celui régissant les rapports entre l’agent et le principal est né avec l'évolution du commerce et le besoin naturel d'expansion des affaires sur le territoire national ou international. En effet, l'impossibilité d’ouvrir un établissement sur tous les territoires, en plus d'autres obstacles comme la langue, font de l'agent commercial une figure importante et présente, notamment dans le cadre du commerce international. Dans cette perspective, cette étude problématisera, la question de savoir quelle est la place actuellement de l’autonomie de la volonté dans les contrats internationaux d’agence commerciale au sein de l’Union européenne (UE) et du Mercosur et son importance, compte tenu de l’inexistence à ce jour d’un droit international uniforme en la matière. La recherche se caractérise comme exploratoire, avec une approche qualitative, élaborée à partir de recherches bibliographiques. A partir d’une révision de la littérature spécialisée, de la jurisprudence et des lois applicables, l’étude permet d’affirmer que l’autonomie de la volonté a encore une place limitée dans l’ordre juridique, notamment au sein des pays du Mercosur.<hr/>Abstract: The agency contract, which can be defined as the one governing the relationship between the agent and the principal, was born with the evolution of trade and the natural need for business expansion on national or international territory. Indeed, the impossibility of opening an establishment in all territories, in addition to other obstacles such as language, make the commercial agent an important and common figure, particularly in the context of international trade. Thus, this study will problematize the question of the current place of parties' autonomy in international commercial agency contracts within the European Union (EU) and Mercosur and its importance, given the absence of a uniform international law in this area. Based on a review of the specialized literature, case law and positive law, the study confirms that parties' autonomy still has a limited place in the legal order, particularly in the countries of the Mercosur. <![CDATA[THE TRANSFER OF DATA IN THE NEW EUROPEAN DATA GOVERNANCE LAW]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100507&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: La propuesta para regular el uso de los datos en la Unión Europea lleva siendo una prioridad desde hace unos años. Desde que se presentó por la Comisión Europea la Estrategia Europea de Datos en 2020, se ha estado trabajando en un Reglamento sobre una Ley de Gobernanza Europea de Datos que ayude a completar el marco normativo iniciado con el Reglamento General de Protección de Datos en 2016. El pasado abril de 2022, el Parlamento Europeo hizo públicas sus enmiendas a la propuesta sobre esta propuesta de Reglamento y su posición al respecto, acogiéndola como una gran necesidad para el desarrollo del mercado europeo. A la revisión de algunos aspectos de la propuesta y a su análisis dedicaremos las líneas siguientes.<hr/>Abstract: The proposal to regulate the use of data in the European Union has been a priority for some years. Since the European Data Strategy was presented by the European Commission in 2020, work has been under way on a Regulation on a European Data Governance Act to help complete the regulatory framework initiated with the General Data Protection Regulation in 2016. Last April 2022, the European Parliament made public its amendments to the proposal on this proposal for a Regulation and its position on it, welcoming it as a great necessity for the development of the European market. We will dedicate the following lines to the review of some aspects of the proposal and its analysis. <![CDATA[REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE PODER E A GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA: AUTORIDADE, LIDERANÇA E DETENTOR DO PODER. A PESSOA HUMANA <em>VERSUS</em> A PESSOA INDIVÍDUO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-95222023000100521&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Vivemos uma crise de autoridade, apresentando-se alternadamente ao redor do mundo, ora em excesso, ora em ausência. A autoridade é comumente confundida com alguma forma de poder ou violência, visto que ela sempre exige obediência. O presente artigo visa elucidar essa confusão através das recentes atitudes que vem sendo tomadas na guerra entre Rússia e Ucrânia. Contudo, a autoridade exclui meios externos de coerção; onde a força ou a violência é usada, a autoridade em si mesma fracassou. A violência deve ser a ultima ratio nas relações entre nações e, das ações domésticas, a mais vergonhosa, sendo considerada sempre a característica saliente da tirania. O presente estudo demonstrará que a polarização extrema, fenômeno mundial, desdobra-se e influencia terríveis atos, dentre eles, a culminância da guerra entre Rússia e Ucrânia, o que somente comprova o quanto o sectarismo têm enfraquecido as democracias ao redor do mundo. Pode-se mesmo dizer que as numerosas oscilações na opinião pública, que há mais de cento e cinquenta anos têm balançado a intervalos regulares de um clima liberal a outro conservador, e de volta para outro mais liberal, resultaram somente em um maior solapamento de ambas, destruindo o significado político de ambas, a partir da polarização política que vivenciamos atualmente e, em especial, desse clima de nostalgia da Guerra Fria que se têm visto.<hr/>Abstract We are living through a crisis of authority, alternately presenting itself around the world, sometimes in excess and sometimes in absence. Authority is commonly confused with some form of power or violence, since it always demands obedience. This article aims to elucidate this confusion through the recent attitudes that have been taken in the war between Russia and Ukraine. However, authority excludes external means of coercion; where force or violence is used, authority itself has failed. Violence should be the ultima ratio in relations between nations, and of domestic actions the most shameful, and is always considered the salient feature of tyranny. This study will demonstrate that extreme polarization, a worldwide phenomenon, unfolds and influences terrible acts, among them, the culmination of the war between Russia and Ukraine, which only proves how much sectarianism has weakened democracies around the world. One might even say that the numerous swings in public opinion, which for more than one hundred and fifty years have swung at regular intervals from one liberal mood to another conservative one, and back again to a more liberal one, have only resulted in a further undermining of both, blurring the distinctive lines between authority and freedom, and ultimately destroying the political significance of both, from the political polarization we are currently experiencing, and especially from this climate of Cold War nostalgia we have seen.