Scielo RSS <![CDATA[Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-018020210002&lang=pt vol. 14 num. 28 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Envisioning em processos de design participativo para a construção de sentido cívico. Uma articulação coletiva de uma contra-narrativa por meio de mundos ficcionais de provotyping.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Participatory design (PD) has been considerably broadening the gaze of the design discipline. This produced a huge impact on design processes, boosting the academic dialogue and engaging institutions as well as diverse forms of publics in give together form to the public sphere. Participatory processes can play an important role in reframing issues and reconfiguring behaviours in the common realm, opening the social imagination to boost citizenship awareness. In this paper, the authors investigate the potential role of narratives for PD activities as a key to interpret the cultural heritage and the social ecosystem of an urban settlement. They do so by supporting the development of a diffused capability of envisioning both a better present as well as a better future with and for citizens, leveraging design’s down-to-earth capacity to foresee possibilities for change. The potential of narratives for PD practices is investigated here by means of a situated and cross-disciplinary research project for the city of Ivrea (Italy), which served both to contextualise new ideas as well as to develop new techniques, pursuing the hybridisation of PD processes with storytelling and design fiction, and developing tools borrowed from science fiction, spatial design and narratology.<hr/>Resumo O design participativo tem alargado consideravelmente o olhar da disciplina de design com grande impacto em seus processos, impulsionando o diálogo acadêmico e engajando instituições assim como diversas formas de público para dar forma junto à esfera pública. Os processos participativos podem desempenhar um papel importante na reformulação de questões e reconfiguração de comportamentos na esfera da vida comum, expandindo o imaginário social para impulsionar a consciência da cidadania. Neste artigo, os autores investigam o papel potencial nas narrativas para atividades baseadas em design participativo como uma chave para interpretar a herança cultural e o ecossistema social de uma comunidade urbana, para apoiar o desenvolvimento de uma capacidade difusa de conceber um melhor presente e futuro com e para os cidadãos, alavancando a capacidade prática do design de prever possibilidades de mudança. Esse potencial das narrativas para as práticas de design participativo é investigado aqui por meio de um projeto de pesquisa transdisciplinar situado na cidade de Ivrea (Itália). O projeto serviu como contextualização de novas ideias e desenvolvimento de técnicas, perseguindo a hibridização dos processos de design participativo pelo uso da narração de histórias e do design especulativo, desenvolvendo ferramentas emprestadas da ficção científica, design espacial e narratologia. <![CDATA[Cor como elemento crucial da obra de arte: Técnicas e pigmentos na criação artística]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo de natureza teórica e descritiva visa sobretudo o conhecimento e a mestria na manipulação dos diversos materiais pictóricos, fundamentais para a atuação dos pintores. A partir de meados do século XX, alguns artistas procuraram explorar as potencialidades da cor no que diz respeito à materialidade, caráter concreto, e a fisicalidade do seu meio, propiciando o desenvolvimento de singularidades nas conceções de pintura e inovação nas relações cromáticas e espaciais dos objetos pictóricos. Os artistas desenvolveram trabalhos que partem de premissas diferentes: cada um pondera e formaliza as questões da materialidade cromática de maneira diferente, chegando a resultados plásticos muito distintos. O potencial significado das cores pode contribuir para expressar ideias partilhadas ou códigos convencionados, mas também ideias pessoais e idiossincráticas, particular a cada um, manifestando-se a cor como uma metáfora para a tradução e criação de novos significados, ideias, sensações ou lugares, conforme os objetivos da obra. Este estudo pretende demonstrar que a cor é um elemento fundamental da obra de arte, e pode ser utilizada nas várias fases do processo criativo não apenas em fases de comunicação, mas também no processo conceptual e formal do pensamento.<hr/>Abstrat This theoretical and descriptive study aims above all at knowledge and mastery in the manipulation of various pictorial materials, which are fundamental for the work of painters. From the mid-twentieth century, some artists sought to explore the potential of color with regard to the materiality, concrete character, and physicality of its environment, providing the development of singularities in painting conceptions and innovation in the chromatic and spatial relations of the pictorial objects. The artists developed works that start from different premises: each one ponders and formalizes the issues of chromatic materiality in a different way, reaching very different plastic results. The potential meaning of colors can contribute to expressing shared ideas or agreed codes, but also personal and idiosyncratic ideas, particular to each one, manifesting color as a metaphor for the translation and creation of new meanings, ideas, sensations or places, according to the objectives of the work. This study intends to demonstrate that color is a fundamental element of the work of art, and can be used in the various stages of the creative process, not only in communication stages, but also in the conceptual and formal process of thinking. <![CDATA[Paradigma da Desigualdade de Género na Arte Contemporânea: O processo artístico e a “suposta diferenciação”.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta investigação submete-se a um estudo da revisão da literatura de natureza teórica, através da qual é feita a descrição generalizada do tema. De um modo mais restrito foram analisados os pressupostos e estratégias, face à desigualdade do género, no domínio das artes que têm sido uma realidade nas sociedades ocidentais desde a sua origem. Ao longo dos séculos também tem sido um ponto de discussão e luta na sociedade, contudo foi apenas na segunda metade do século XX (durante a segunda vaga do feminismo) que a questão da discriminação das mulheres ganhou visibilidade no público, levando a mudanças profundas dos paradigmas sociais. O mundo da arte não ficou imune a essas mudanças, tendo sido profundamente afetado pelo feminismo e pela forma como este se expressou a nível de produção da teoria artística assim como o impacto que o feminismo teve no mundo da arte e na mudança da posição subalterna, que nele a mulher artista tem tido. Este estudo pretende oferecer um panorama geral e atual que permite uma reflexão sobre a discriminação da mulher artista e de que forma esta pode ser combatida.<hr/>Abstrat This investigation is submitted to a study of the literature review of a theoretical nature, through which the generalized description of the theme is made. In a more restricted way, the assumptions and strategies were analyzed, in face of gender inequality, in the field of arts that have been a reality in western societies since its origin. Over the centuries it has also been a point of discussion and struggle in society, however it was only in the second half of the twentieth century (during the second wave of feminism) that the issue of discrimination against women gained visibility in the public, leading to profound changes in social paradigms. The art world was not immune to these changes, having been profoundly affected by feminism and the way it expressed itself in terms of the production of artistic theory as well as the impact that feminism had in the art world and in the change of the subordinate position, that the woman artist has had in her. This study intends to offer a general and current panorama that allows a reflection on the discrimination of the female artist and how it can be fought. <![CDATA[Ética em pesquisas científicas: diretrizes para o campo do design brasileiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traz uma abordagem histórica a respeito da ética em pesquisas científicas. A reflexão aqui proposta surge como um breve apanhado de rico conteúdo coletado e organizado por meio da revisão narrativa da literatura. Para tal, tomou-se como referência a consulta de livros, artigos e trabalhos acadêmicos. Objetivou-se construir uma linha do tempo ao redor do tema. Desta forma, pretendeu-se resgatar parte da história e da consolidação da ética em pesquisa, fato que promoveu uma mudança significativa de valores e estruturação dos trabalhos ao longo dos anos. Contudo, buscou-se fortalecer a importância da conduta da ética na prática de pesquisas científicas em todas as áreas do conhecimento, com enfoque especial no campo do design brasileiro.<hr/>Abstract This article brings a historical approach about ethics in scientific research. The reflection proposed here appears as a brief survey of rich material collected and organized through the narrative review of the literature. For that, reference was made of books, articles and academic works. The objective was to build a timeline around the theme. In addition, it aimed to recover part of history and consolidation of ethical research, a fact that promotes a significant change in the values ​​and structure of the scientific work over the years. Nevertheless, it seeks to strengthen the importance of ethical conduct in the practice of scientific research in all areas of knowledge, with a special focus on the field of Brazilian design. <![CDATA[Webtoons. um guia de parâmetros para desenvolvimento de histórias em quadrinhos digitais focados na leitura em tela pequena]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract There is a noticeable gap in academic studies between comic books and hypermedia. On the one hand, are found several publications on both printed and digital comic books. On the other hand, are publications aimed at media and technologies for content usability for small screen devices. Therefore, this study focuses on the development of comic books for small screen device reading. A parameter guide for the so-called Webtoons was developed, based on theoretical foundation, observation of webcomics in this style on content platforms, and 3 phases of qualitative field research. The research included interviews with comic artists, comic book professionals, and, seeking successive refinement, the guide's presentation to students as educational material.<hr/>Resumo A partir de uma lacuna percebida entre estudos acadêmicos a respeito de histórias em quadrinhos e hipermídia, na qual por um lado, são encontradas diversas publicações tanto sobre histórias em quadrinhos impressas como digitais, e, por outro, sobre mídia e tecnologia voltadas para a usabilidade de conteúdos para dispositivos de tela pequena; este estudo se foca no desenvolvimento de histórias em quadrinhos para serem lidas em dispositivos de tela pequena. Para este fim, um guia de parâmetros para os chamados Webtoons é desenvolvido, baseado em uma fundamentação teórica, observação de webcomics nesse estilo em plataformas de conteúdo, e uma pesquisa de campo qualitativa em 3 fases. Tal pesquisa contou com entrevistas com quadrinistas, profissionais de quadrinhos e aplicação do guia como material didático, em busca de um refinamento sucessivo. <![CDATA[Pesquisa em Design para Emergência Sanitária. COVID-19, experiências e relatórios para promover novas soluções.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The Pandemic has forced change, raising questions about design models, business models, incentives and community education. The urgency of containment measures has redefined the role of health and highlighted the role of Design, which is involved in emergency situations, in designing the universe of protective devices, intervening with Human Centered Design approaches, proposing shared strategies that translate the knowledge and experience of the most advanced research into products. The case study collects the results obtained from the elaboration of the research project financed by the Campania Region, “Smart&amp;Safe. Design for new personal protective equipment” submitted to the call for the acquisition of research and development services for the fight against Covid-19. The research constitutes a substantial study of the problems related to health emergencies and proposes an update in the redesign of Personal Protective Equipment (PPE), now in a plural Intelligent Individual Protection System (IIPS), which determine a relational system of integrated protection.<hr/>Resumo A Pandemia forçou a mudança, levantando questões sobre modelos de design, modelos de business, incentivos e educação comunitária. A urgência das medidas de contenção redefiniu o rol da saúde e destacou o rol do Design, que está envolvido em situações de emergência, na concepção do universo dos dispositivos de protecção, intervindo com metodologias de Design Centrado no Homem, propondo estratégias partilhadas que traduzem o conhecimento e a experiência da investigação mais avançada em produtos. O artigo recolhe os resultados obtidos com a elaboração do projecto de investigação financiado pela Região da Campânia, "Smart&amp;Safe". Design para novos equipamentos de protecção pessoal" submetido ao edital para aquisição de serviços de investigação e desenvolvimento para a luta contra o Covid-19. A investigação constitui um estudo substancial dos problemas relacionados com as emergências sanitárias e propõe uma actualização na reformulação dos Dispositivos de Protecção Individual (EPI), agora num Sistema de Protecção Individual Inteligente (PIIS) e portanto plural, que determina um sistema relacional de protecção integrada. <![CDATA[Criação e Desenvolvimento de uma Marca de Moda com Propósito]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A moda, muitas vezes, é vista como algo fútil, direcionada a pessoas frívolas e abastadas. Contudo, cada vez mais, a moda toma caminhos que levam ao consumo consciente, à responsabilidade social e, acima de tudo, à inclusão social. A marca Milena Fernandes nasce em tempos de consciência e inclusão, em tempos de compartilhar valores positivos e de cultivar a alma por meio de seu propósito. O objetivo do presente artigo é descrever o processo, a criação e o desenvolvimento de uma marca de moda com propósito, bem como, sua primeira coleção, direcionada a todas as mulheres, mas que oferece alternativas para aquelas que lutam contra o câncer, que perderam o cabelo e/ou realizaram mastectomia radical. A metodologia utilizada para este estudo foi a qualitativa exploratória (Gil, 2010) e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2015), pesquisa de internet (Yamaoka, 2015) e estudo de caso (Duarte, 2015). Já para a criação da marca, utilizamos a metodologia de construção de marcas mutantes (Kreutz, 2012). Como resultados, podemos afirmar que a moda é muito mais do que a exploração estético-mercadológica; ou seja, ela deve fazer sentido para as pessoas; por isso, os designers de moda devem repensar o seu papel na sociedade e atuar em prol dela.<hr/>Abstract Fashion is often seen as something futile, aimed at frivolous and wealthy people. However, more and more, fashion takes paths that lead to conscious consumption, to social responsibility and, above all, social inclusion. The brand Milena Fernandes emerges during times of consciousness and inclusion, in times of sharing positive values and cultivating the soul through its purpose. The objective of this article is to describe the process, creation and development of a fashion brand with purpose, as well as, its first collection, directed towards all women, but that also offers alternatives for those who battle cancer, who have lost their hair and/or underwent radical mastectomy. The methodology used for this study was qualitative exploratory (Gil, 2010) and the instruments were: bibliographical research (Stumpf, 2015), internet research (Yamaoka, 2015) and case study (Duarte, 2015). As for the creation of the brand, we used a mutant brand construction methodology (Kreutz, 2012). As results, we can affirm that brand is much more than aesthetic-market exploration; in other words, it must make sense to people; because of this, fashion designers should rethink their role in society and act on its behalf. <![CDATA[Onde está a força da marca? Uma análise do requisito da distintividade da marca registrada]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A marca é um sinal distintivo que identifica produtos e serviços no mercado e o seu registro garante a exclusividade de uso desse sinal pelo titular do direito no território ou país onde o registro for concedido. Ela é uma modalidade de propriedade industrial, como são as patentes, as indicações geográficas e os desenhos industriais. Segundo Lei da Propriedade Industrial brasileira, a 9279/1996 (LPI), por meio do disposto no seu artigo 122, “são suscetíveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais” (BRASIL, 1996). Para que o registro da marca seja concedido e a exclusividade de uso esteja assegurada ao seu requerente, é necessário que passe pelo exame realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. No exame, vários critérios de registrabilidade são verificados, no entanto, o que interessa a este trabalho é o requisito da distintividade. O objetivo deste trabalho é o de apresentar uma tipificação das marcas depositadas no INPI/Brasil, de acordo com os seus graus de distintividade e com as características do mercado onde se inserem. A premissa foi a de que a força comunicativa das marcas encontra-se na sua distintividade, especialmente, no que se refere ao estabelecido pelo inciso VI do artigo 124 da Lei de Propriedade Industrial do Brasil. A metodologia adotada para este trabalho foi a da triangulação proposta por Minayo e Minayo-Gomez (2003) com abordagem interdisciplinar. A primeira etapa consiste na revisão da literatura sobre as funções econômica e distintiva da marca em interlocução com a Comunicação Estratégica, tendo a marca como elemento do composto comunicativo das organizações. Na segunda dimensão, está a recolha de dados junto ao banco do INPI/Brasil. Serão levantados apresentados casos de marcas registradas, com análise qualitativa dos dados levantados e a sua conexão com o suporte teórico escolhido.<hr/>Abstract Trademark is a distinctive sign that identifies products and services on the market and its registration guarantees the exclusive use of that sign by the right holder in the territory or country where the registration is granted. It is a type of industrial property, as are patents, geographical indications and industrial designs. According to the Brazilian Industrial Property Law, 9279/1996 (LPI), by means of the provisions of its article 122, "the visually perceptible distinctive signs are not subject to registration as a mark, not included in the legal prohibitions" (BRASIL, 1996). For the registration of the trademark to be granted and the exclusivity of use to be guaranteed to its applicant, it is necessary to pass the examination carried out at the National Institute of Industrial Property - INPI/Brazil. The objective of this work is to present a typification of the trademarks deposited at INPI/Brazil, according to their degrees of distinctiveness and the characteristics of the market where they operate. The premise was that the communicative strength of the trademarks lies in their distinctiveness, especially with regard to what is established by item VI of article 124 of Brazilian Industrial Property Law. The methodology adopted for this paper was the triangulation proposed by Minayo and Minayo-Gomez (2003) with an interdisciplinary approach. The first stage consists of a review of the literature on the economic and distinctive functions of the brand in dialogue with Strategic Communication, with the brand as an element of the communicative component of organizations. In the second dimension, there is the collection of data from the INPI bank. Registered trademark cases will be raised, with qualitative analysis of the collected data and its connection with the chosen theoretical support. <![CDATA[Amenities como Estratégia de Marca e Encantamento de Clientes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os amenities, produtos de higiene pessoal disponibilizados aos hóspedes pelos estabelecimentos de hospedagens, se apresentam como elementos potenciais para gerar valor agregado, cativar, encantar e fidelizar os hóspedes e para dar maior visibilidade para as marcas dos meios de hospedagem. Neste contexto, o presente trabalho analisa, em duas etapas, os produtos de higiene pessoal ofertados pelos hotéis localizados na Via Costeira na cidade Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram identificados quais produtos são oferecidos e seus os atributos diferenciadores e, em seguida, a avaliação de qualidade a partir da percepção de especialistas e um comparativo entre os produtos utilizados pelos hotéis pesquisados, a fim de discutir as possíveis contribuições que estes produtos fornecem às respectivas marcas hoteleiras. O estudo adotou abordagem metodológica qualitativa, descritivo-exploratória, e utilizou a técnica “teste cego” para a coleta, e a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que os amenities oferecidos pela maioria dos hotéis da Via Costeira não apresentam diferenciais significativos, revelando a necessidade da melhoria da sua qualidade e do seu uso como estratégia de marca e encantamento de clientes pelos hotéis pesquisados.<hr/>Abstract The personal care amenities made available to guests by lodging establishments, present themselves as potential elements to generate added value, enchant, delight and retain guests and to give greater visibility to their brands. Therefore, this work analyzes, in two stages, the personal care amenities offered by the hotels located on Via Costeira in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. First, we sought to identify which products are offered and their differentiating attributes. Then, a quality assessment was carried out based on the perception of specialists, and a comparison between the products used by the hotels surveyed, in order to discuss the possible contributions, they provide to their brands. The study adopted a qualitative, descriptive-exploratory methodological approach, and used the “blind test” technique for data collection, and content analysis for data handling. In view of the results obtained, it is concluded that the amenities offered by most Via Costeira hotels do not present significant differentials, revealing the need to improve their quality and use as a brand strategy and customers delight by the hotels surveyed. <![CDATA[A Comunicação Digital da Marca na Cultura de Tribos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com as mudanças socioculturais ocorridas após segunda guerra mundial, continuamente, instituições e empresas precisaram se adaptar a ideias e atitudes que emergiram dos movimentos chamados de “Contracultura”. Em função da diversificação étnico-cultural, foram sendo alterados os modelos de comunicação das marcas com o público. Progressivamente, a comunicação de massa foi parcialmente substituída por abordagens de Marketing de nicho, principalmente com recursos digitais online. Assim, o foco da comunicação da marca recaiu sobre os aspectos estético-simbólicos atrativos aos atuais ou potenciais consumidores e clientes, cuja maioria encontra-se vinculada às redes sociais online. Devido às características interpessoais da sociedade integrada na comunicação digital, atualmente, a comunicação de algumas empresas é dirigida principalmente para pessoas que se identificam com os valores da identidade de marca. Considerando isso, relata-se aqui a pesquisa descritivo-qualitativa realizada como “estudo de caso”, sobre a comunicação da marca brasileira Lola Cosmetics, cujos emissores buscam reunir uma comunidade digitalmente integrada que, teoricamente, é integrada à atual cultura de tribos.<hr/>Abstract With the socio-cultural changes that occurred after the Second World War, institutions and companies continually had to adapt to the ideas and attitudes that emerged from the movements called “Counterculture”. Due to the ethnic-cultural diversification, the brands' communication models with the public were changed. Progressively, mass communication was partially replaced by niche marketing approaches, mainly with online digital resources. Thus, the focus of the brand's communication fell on the aesthetic-symbolic aspects attractive to current or potential consumers and customers, most of whom are linked to online social networks. Due to the interpersonal characteristics of the society integrated in digital communication, today, the communication of some companies is directed mainly to people who identify with the values of the brand identity. Considering this, we report here the descriptive-qualitative research carried out as a “case study”, on the communication of the Brazilian brand Lola Cosmetics, whose emitters seek to bring together a digitally integrated community that, theoretically, is integrated into the current culture of tribes. <![CDATA[Identidade Visual Logic. Contributo para a gestão da reputação no sector do outsourcing logístico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A identidade visual parece ter relevância estratégica para as empresas ou organizações pois possibilita a comunicação da identidade organizacional e do posicionamento, constitui-se como o elemento unificador de imagem junto dos públicos, permitindo a diferenciação das demais. Em Janeiro de 2006, a Logic tinha objetivos ambiciosos de crescimento da sua faturação para os anos seguintes e necessitava de ganhar reputação no sector do outsourcing logístico. No âmbito do presente estudo foram adotadas metodologias não intervencionistas e o estudo de caso de tipo exploratório. O estudo de caso consistiu numa componente de investigação ativa, com o desenvolvimento de um projeto de design. O presente artigo apresenta o processo que conduziu à criação da identidade visual Logic.<hr/>Abstract The visual identity seems to have strategic relevance for companies or organizations as it enables the communication of organizational identity as well as positioning and can be assumed as the unifying element of image with audiences, allowing differentiation from others. In January 2006, Logic had ambitious goals to grow its turnover for the following years and needed to gain a reputation in the logistics outsourcing setor. Within the scope of this study, non-interventionist methodologies and an exploratory case study were adopted. The case study consisted of an active research component, with the development of a design project. This article presents the process that led to the creation of the Logic´s visual identity. <![CDATA[A Fotografia no Portugal Oitocentista: Carlos e Margarida Relvas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802021000200165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo trata da fotografia oitocentista em Portugal, focando-se na figura ímpar de Carlos Relvas. Este artigo é iniciado com breves considerações sobre a história da fotografia, realçando as figuras de Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Henry Fox Talbot e George Eastman, os inventores da fotografia, passando pelo enquadramento da introdução da fotografia na cultura portuguesa oitocentista. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos desempenhou um papel tutelar na fotografia portuguesa a partir da década de 1870, foi no seu tempo, o fotógrafo português mais bem-sucedido, pelas suas ligações a várias figuras da cena científica ligadas à prática fotográfica, pelo ao seu atelier, pela introdução do processo da fototipia em Portugal, mas sobretudo pela sua participação em exposições nacionais e internacionais que trouxeram o reconhecimento da fotografia portuguesa.<hr/>Abstract This article deals with 19th century photography in Portugal, focusing on Carlos Relvas. The article begins with a brief history of photography, highlighting the inventors of photography, such as Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Henry Fox Talbot and George Eastman, moving toward the contextualization of photography introduction in the Portuguese culture in the 19th century. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas e Campos played a tutelary role in Portuguese photography from the 1870’s, was the most successful Portuguese photographer in his time, due to his networks of photographic knowledge based on science and technology, to his atelier, to the introduction of the phototype process in Portugal, but above all, for his participation in national and international exhibitions which brought the recognition of Portuguese photography.