Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-045820220002&lang=en vol. 9 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[New Domains of the Science-Society Binomial: Open Science, Citizen Science and Informal Contexts of Public Engagement]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The Ladder of Power: Science Communication and Citizen Science]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: On March 28, 2022, the Journal of Science Communication published a special issue on participatory science communication featuring 15 papers and essays. The Journal of Science Communication special issue sparked a debate among the four editors over the wording of the call for papers. What is the difference between “participatory science communication” and “citizen science”? Are they different points along a continuum stretching from “simple” to “more involved”? Does “citizen science” incorporate “participatory science communication”? And is all citizen science participatory? A key consideration is the level of involvement by “citizens” in these endeavours, and that consideration translates to questions of power. This essay explores definitions of participatory science communication and citizen science. It examines each of these concepts through the framework of shifting relationships and the implicit power imbalance between scientists and various publics. In doing this, we revisited Sherry Arnstein’s (1969) paper, “A Ladder of Citizen Participation”, and constructed complementary ladders for science communication and citizen science.<hr/>Resumo: A 28 de março de 2022, a Journal of Science Communication publicou um número especial sobre comunicação participativa de ciência com 15 artigos e ensaios. A edição especial da Journal of Science Communication suscitou um debate entre os quatro editores sobre a formulação da chamada de trabalhos. Qual é a diferença entre “comunicação participativa de ciência” e “ciência cidadã”? Serão pontos distintos ao longo de um continuum entre “simples” e “mais envolvidos”? Será que a “ciência cidadã” engloba a “comunicação participativa de ciência”? E será que toda a “ciência cidadã” é participativa? Uma das principais considerações será o nível de envolvimento dos “cidadãos” nestes esforços e que tal consideração se traduz em questões de poder. Este ensaio explora as definições de comunicação participativa de ciência e ciência cidadã. Examina cada um destes conceitos através do quadro das relações de mudança e do desequilíbrio de poder implícito entre cientistas e vários públicos. Ao fazê-lo, revisitamos o trabalho de Sherry Arnstein (1969), “Ladder of Citizen Participation” (Escada de Participação Cidadã), e construímos escadas complementares para a comunicação da ciência e da ciência cidadã. <![CDATA[Citizen Science: Past, Present and Future of Public Engagement in Scientific Research]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Numa altura em que as relações entre ciência e sociedade adquirem cada vez mais pro tagonismo, iniciativas que permitam um maior envolvimento e diálogo entre ambas as partes ganham cada vez mais destaque. Neste contexto tem-se assistido a um enorme crescimento, ao longo da última década, de uma prática conhecida como ciência cidadã que, pelo facto de constituir uma forma de participação pública na investigação científica, potencia o avanço mais rápido do conhecimento científico, contribuindo para uma maior colaboração entre a ciência e a sociedade. Apresenta-se aqui um breve apanhado das principais características da ciência cidadã, de que forma esta prática surge no passado, mobilizando o envolvimento da sociedade daquele tempo, analisando, em particular exemplos relacionados com o registo da biodiversidade, e tra çando algum do panorama atual em Portugal. Deixam-se algumas sugestões para o futuro desenvolvimento de ações nesta área, em particular estudos que analisem as motivações para participar na investigação científica, permitindo abrir portas a uma ciência mais aberta e partilhada.<hr/>Abstract: When the relationship between science and society takes on a more prominent role, initiatives that allow greater involvement and dialogue between both parties become increasingly relevant. In this context, the past decade has seen an enormous growth of a practice known as citizen science as a form of public participation in scientific research that promotes the faster advance of scientific knowledge and contributes to greater collaboration between science and society. This article presents a brief overview of the main aspects of citizen science, how this practice emerged and how it mobilised the involvement of society in the past, particularly by analysing examples related to biodiversity recording and outlining the current situation in Portugal. It includes some suggestions for developing future actions in this field, particularly studies that analyse the motivations to participate in scientific research, allowing for a more open and shared science. <![CDATA[Science Communication and Citizen Science: Strategies for the Ordinary Citizen]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200043&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A ciência cidadã (CC) assume-se como uma mudança de paradigma na comunicação de resultados científicos à sociedade. A CC tem como propósito produzir conhecimento com a sociedade e promover a sua democratização por meio de abordagens participativas entre investigadores e cidadãos comuns. Visando aproximar-se do cidadão comum, entidades de investigação internacionais têm vindo a desenvolver estratégias de comunicação do conhecimento científico. O presente estudo tem por objetivo identificar as estratégias para promover a comunicação de ciência aos cidadãos comuns, implementadas por entidades de investigação internacionais que praticam a CC. Trata-se de um estudo exploratório de natureza descritiva, com recurso à análise documental. Foram analisadas as páginas de internet de 23 entidades científicas internacionais, com idoneidade e trabalho relevante, em sua maioria, voltadas para a área da saúde. O corpus textual foi organizado e submetido à técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados revelam diversas estratégias de comunicação de ciência para o cidadão comum, entre as quais se destacam: a revisão de materiais informativos por parte dos cidadãos prévia à sua disseminação; cursos e capacitação dos cidadãos sobre temáticas relacionadas com a ciência e comunicação de ciência; palestras e diálogos em ambientes escolares ou informais (e.g., cafés, lojas, espetáculos de teatro, stand-up); materiais informativos digitais de conteúdo científico simplificado e amigável. Verifica-se uma tendência das entidades científicas para promover a CC, através de estratégias inovadoras que visam a aproximação ao cidadão comum e o seu envolvimento.<hr/>Abstract Citizen science (CS) is a paradigm shift in communicating scientific findings to society. CS aims to produce knowledge with society and democratize it through participatory approaches between researchers and citizens. International research entities have been developing strategies for communicating about scientific knowledge and getting closer to the citizen. This study aims to identify the strategies for communicating science to ordinary citizens used by international research entities practicing CS. This exploratory and descriptive study used documentary analysis on the websites of 23 internationally recognized scientific entities with relevant work mostly focused on the health area. The text corpus was organized and submitted to the thematic content analysis technique. The results reveal several strategies for communicating science to citizens, such as the review of information materials by citizens prior to their dissemination; courses and training of citizens on issues related to science and science communication; lectures and presentations in schools or informal settings (e.g., cafés, stores, theater plays, stand-up events); and digital information materials with simplified and user-friendly scientific content. Scientific entities tend to promote CS through innovative strategies to get closer to and engage with ordinary citizens. <![CDATA[Science and Technology: Youth Perception in the City of Rio de Janeiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200061&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Muitos dos desafios das democracias contemporâneas estão ligados à circulação, à apropriação social, à discussão e ao uso do conhecimento tecnocientífico. Nesse sentido, estudar percepções sobre a ciência e a tecnologia, atitudes e práticas de apropriação do conhecimento de diversos públicos é hoje um tema central tanto no contexto acadêmico como para gestores, para a construção de indicadores de avaliação e criação de políticas. Nesse contexto, um público se destaca pelas suas particularidades: os jovens com idade entre 18 e 24 anos, que nasceram e cresceram juntos com a internet no Brasil, chegando à vida adulta a partir de uma socialização em que não tiveram papel central apenas a escola e a família, mas também os fluxos de informação e as práticas de sociabilidade em redes online. Com o objetivo de explorar, aprofundar e contextualizar opiniões e percepções destes jovens sobre ciência e tecnologia, realizamos neste estudo, de caráter qualitativo, cinco entrevistas em profundidade, seguidas de cinco grupos de discussão com jovens residentes da cidade do Rio de Janeiro. Coletamos um rico corpus junto a esses jovens que apresentaram uma visão positiva da ciência e tecnologia, reconhecendo seus benefícios e riscos, vinculando a atuação da área ao contexto social e trazendo-nos reflexões e possibilidades para estabelecer diálogos e processos comunicacionais.<hr/>Abstract Numerous challenges faced by contemporary democracies are related to circulation, social appropriation, and debate on and use of technoscientific knowledge. As such, the study of science and technology perceptions, as well as attitudes and practices in knowledge appropriation across diverse strata of the population, are today a central theme in both academic and administrative contexts regarding indicator and policy design. In this context, one demographic stands out for its peculiarities: individuals between 18 and 24 years old, born and raised in the presence of the internet in Brazil, arriving at adulthood through a socialization process in which online platforms, along with school and family environments, played a central role. This study adopted a qualitative approach to explore, investigate, and contextualize this demographic’s opinions and perceptions of science and technology, conducting five in-depth interviews followed by five group discussions with young residents of Rio de Janeiro city. We collected a rich trove of data from these individuals that presents a positive perspective on science and technology, recognition of its benefits and risks, and connections of related activity to social context, eliciting reflections and potential for establishing dialogue and communication. <![CDATA[Participation, Citizenship, and Science: The Ask the Scientists Experience at the School Agency of the Federal University of Paraná]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200081&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A comunicação pública da ciência na universidade tem o propósito de incentivar o diálogo entre a sociedade e seus cientistas. Ao envolver o cidadão nos debates sobre suas ações de ensino, pesquisa e extensão, a universidade possibilita a troca de conhecimentos com a comunidade. Aqui discutimos como essa relação é estabelecida por meio do projeto Pergunte aos Cientistas, no qual a população pôde esclarecer dúvidas sobre a COVID-19 com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Nós, autoras deste artigo, fazemos parte da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da Universidade Federal do Paraná, que se apresenta como a instituição de ensino mais antiga do Brasil. Por meio da análise descritiva, identificamos os públicos que participaram nessa ação e refletimos sobre a aproximação entre a so ciedade e os cientistas. Para tanto, acionamos os conceitos de ciência aberta (Recomendação da UNESCO Sobre Ciência Aberta, 2021), divulgação científica (Caldas, 2010; Granado &amp; Malheiro, 2015) e comunicação pública da ciência (Bucchi, 2008; Manso, 2015). Os estudos de formação de públicos (Dewey, 1946; Henriques, 2018) foram fundamentais para compreender como se dá a participação dos públicos no Pergunte aos Cientistas. A iniciativa tem demonstrado a importância de um cidadão ativo e ciente do seu entorno. Nesta troca de comunicação entre cientistas e a sociedade, ambos são beneficiados. Os cientistas conseguem mapear dúvidas e necessidades da população, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas a partir das demandas sociais. Por sua vez, a sociedade descobre que também tem espaço para mostrar os seus saberes e adquirir mais conhecimento com uma universidade que abre as portas para a sua comunidade.<hr/>Abstract Public scientific communication in universities aims to encourage dialogue between scientists and society. By involving citizens in debates about its teaching, research, and extension actions, the university facilitates the exchange of knowledge with the community. In this paper, we discuss how this relationship is established through the project Pergunte aos Cientistas (Ask the Scientists), in which the population could clarify doubts about COVID-19 with researchers from different fields of knowledge. We, the authors of this article, are part of the Agência Escola (School Agency), an initiative for public communication and scientific dissemination of the Federal University of Paraná, the oldest educational institution in Brazil. Through descriptive analysis, we identify the public participating in this project and reflect on the relationships between society and scientists. To do so, we employ the concepts of open science (Recomendação da UNESCO Sobre Ciência Aberta, 2021), scientific dissemination (Caldas, 2010; Granado &amp; Malheiro, 2015), and public communication of science (Bucchi, 2008; Manso, 2015). The studies on public formation (Dewey, 1946; Henriques, 2018) were essential to understanding how the participation of the publics in Pergunte aos Cientistas develops. The initiative has demonstrated the importance of citizens being active and aware of their surroundings. The exchange between scientists and society is beneficial for both parties: the former can map the population’s doubts and needs, enabling the development of research based on social demands, while the latter discovers that it also has a space to show and expand its knowledge along with an academic community that has its doors open to society. <![CDATA[Situated Learning, Praxis, and the Understanding of Biological Invasions From Sun Coral Collectors on the Brazilian Coast]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200099&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir das proposições da aprendizagem situada e dos diálogos entre ciência e a comunidade local da Vila do Abraão - Rio de Janeiro, Brasil, foi investigada a conceituação do manejo de invasores biológicos enquanto prática sociocientífica que amplifica os processos de aprendizagem sobre questões que envolvem esta temática. O materialismo histórico-dialético foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica. Ao considerar a aprendizagem por meio da prática social, buscamos as contribuições da filosofia da práxis e Paulo Freire. Assim, o conceito de invasões biológicas e suas significações foram construídos pelos participantes do manejo. As contribuições marxistas da práxis e de Paulo Freire foram necessárias para o processo de síntese teórica deste trabalho, que aponta as potencialidades da prática de catação (manejo) como local de intercâmbio das relações entre ciência e sociedade através da práxis, conscientização e ação sobre a realidade.<hr/>Abstract We investigated the management of biological invaders as a socio-scientific practice from situated learning and dialogues with the Vila do Abraão local community in Rio de Janeiro, Brazil, while aiming to amplify the learning processes on this theme. Historical-dialectical materialism was used as a theoretical-methodological perspective. When considering the learning process through social practice, we seek contributions from the philosophy of praxis and Paulo Freire, so the management participants constructed the concept of biological invasions and their meanings. The Marxist contributions of praxis and Paulo Freire were necessary for the theoretical synthesis of this work, pointing to the potential of the catação (picking; management) practice as a place of exchange between science and society through praxis, awareness, and action on reality. <![CDATA[Bottom-Up and Reciprocal Citizen Science: Untapped Resources of Novel Ideas. Preliminary Experiences of a Citizen Science As Public Engagement Program]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200119&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract In scientific research, citizen science is widely regarded as an involvement of the general public in scientific research initiated by universities, scientific organisations or research centres. In this top-down approach (top-down citizen science), participating citizens usually collect data or provide samples for research - that is, they are considered volunteer research assistants following instructions. This study analyses alternatives of top-down citizen science: one, widely known, which is the bottom-up way of citizen science and another, the reciprocal approach suggested by the authors. Bottom-up is based on local initiatives and is constituted by communityled projects. For bottom-up citizen science, scientific organisations may provide methodological and organisational frames. However, the idea and the implementation remain in the competence of the participant citizens. Reciprocal citizen science emerged from a need for a more holistic policy toward citizen science. As part of this, identifying viable citizen-initiated projects, measuring their scientific and/or innovation potential, and integrating them into a citizen science mentor program are questions to be systematically discussed and solved. This study addresses methodological challenges in mentoring citizen science projects, covering a mentor training concept for citizen science designed by the Institute of Transdisciplinary Discoveries. Encouraging citizen research is needed for a new impetus to scientific discoveries. The perspectives of people with no scientific background can also advance problems - mainly those that require fresh and unbiased approaches. Citizen science may also be a solution for leveraging the knowledge of science leavers.<hr/>Resumo Na pesquisa científica, a ciência cidadã é amplamente considerada como o envolvimento do público geral em pesquisas científicas iniciadas por universidades, organizações científicas ou centros de investigação. Nessa abordagem de cima para baixo (ciência cidadã chamada top-down), os cidadãos participantes geralmente recolhem dados ou fornecem amostras para pesquisa - ou seja, são considerados assistentes voluntários de pesquisa que seguem instruções. O presente estudo analisa alternativas de ciência cidadã top-down: uma, amplamente conhecida, que é o método bottom-up (de baixo para cima) da ciência cidadã e outra, a abordagem recíproca sugerida pelos autores. Bottom-up é baseado em iniciativas locais e é constituído por projetos liderados pela comunidade. Para a ciência cidadã de baixo para cima, as organizações científicas podem fornecer estruturas metodológicas e organizacionais. No entanto, a ideia e a implementação continuam a pertencer à competência dos cidadãos participantes. A ciência cidadã recíproca surgiu da necessidade de uma abordagem mais holística da ciência cidadã. Como parte disso, identificar projetos viáveis, medir o seu potencial científico e/ou inovativo e integrá-los a um programa de mentores de ciência cidadã são questões a serem discutidas e resolvidas sistematicamente. Este estudo aborda desafios metodológicos na mentoria de projetos de ciência cidadã, abrangendo um conceito de formação de mentores concebido pelo Instituto de Descobertas Transdisciplinares. Incentivar a pesquisa dos cidadãos é necessário para dar um novo impulso às descobertas científicas. As perspectivas de pessoas sem formação científica também podem fazer avançar problemas - principalmente aqueles que exigem abordagens novas e imparciais. A ciência cidadã também pode ser uma solução para alavancar o conhecimento dos que abandonaram a carreira científica. <![CDATA[Interview With Eloy Rodrigues: “There Will Be No Open Science If the Excessive and Wrong Use of Metrics Is Not Abandoned”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200139&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract In scientific research, citizen science is widely regarded as an involvement of the general public in scientific research initiated by universities, scientific organisations or research centres. In this top-down approach (top-down citizen science), participating citizens usually collect data or provide samples for research - that is, they are considered volunteer research assistants following instructions. This study analyses alternatives of top-down citizen science: one, widely known, which is the bottom-up way of citizen science and another, the reciprocal approach suggested by the authors. Bottom-up is based on local initiatives and is constituted by communityled projects. For bottom-up citizen science, scientific organisations may provide methodological and organisational frames. However, the idea and the implementation remain in the competence of the participant citizens. Reciprocal citizen science emerged from a need for a more holistic policy toward citizen science. As part of this, identifying viable citizen-initiated projects, measuring their scientific and/or innovation potential, and integrating them into a citizen science mentor program are questions to be systematically discussed and solved. This study addresses methodological challenges in mentoring citizen science projects, covering a mentor training concept for citizen science designed by the Institute of Transdisciplinary Discoveries. Encouraging citizen research is needed for a new impetus to scientific discoveries. The perspectives of people with no scientific background can also advance problems - mainly those that require fresh and unbiased approaches. Citizen science may also be a solution for leveraging the knowledge of science leavers.<hr/>Resumo Na pesquisa científica, a ciência cidadã é amplamente considerada como o envolvimento do público geral em pesquisas científicas iniciadas por universidades, organizações científicas ou centros de investigação. Nessa abordagem de cima para baixo (ciência cidadã chamada top-down), os cidadãos participantes geralmente recolhem dados ou fornecem amostras para pesquisa - ou seja, são considerados assistentes voluntários de pesquisa que seguem instruções. O presente estudo analisa alternativas de ciência cidadã top-down: uma, amplamente conhecida, que é o método bottom-up (de baixo para cima) da ciência cidadã e outra, a abordagem recíproca sugerida pelos autores. Bottom-up é baseado em iniciativas locais e é constituído por projetos liderados pela comunidade. Para a ciência cidadã de baixo para cima, as organizações científicas podem fornecer estruturas metodológicas e organizacionais. No entanto, a ideia e a implementação continuam a pertencer à competência dos cidadãos participantes. A ciência cidadã recíproca surgiu da necessidade de uma abordagem mais holística da ciência cidadã. Como parte disso, identificar projetos viáveis, medir o seu potencial científico e/ou inovativo e integrá-los a um programa de mentores de ciência cidadã são questões a serem discutidas e resolvidas sistematicamente. Este estudo aborda desafios metodológicos na mentoria de projetos de ciência cidadã, abrangendo um conceito de formação de mentores concebido pelo Instituto de Descobertas Transdisciplinares. Incentivar a pesquisa dos cidadãos é necessário para dar um novo impulso às descobertas científicas. As perspectivas de pessoas sem formação científica também podem fazer avançar problemas - principalmente aqueles que exigem abordagens novas e imparciais. A ciência cidadã também pode ser uma solução para alavancar o conhecimento dos que abandonaram a carreira científica. <![CDATA[A Comparative Study of the Work of Professional Caregivers of Battered Women]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200149&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The care service for women victims of violence constitutes a risk space for the manifestation of burnout syndrome and secondary post-traumatic stress disorder caused by listening to traumatic experiences. Therefore, this article aims to present a comparative picture of cross- cultural research carried out in Brazil and Spain with 32 subjects. The objectives are: to describe the work conditions, investigate the experience of attending to female victims of violence, and observe the self-care practices the professional group carried out at the personal, professional, collective, and institutional levels. The analysis of data from the Brazilian context was performed with Iramuteq through the descending hierarchical classification, which resulted in five classes, namely: assistance to women victims of violence; conflicts, violence, and professional activity; authors of harassment practices and working conditions; self-care personnel; managing obstacles in the work environment. The results collected from the Spanish professionals were also subjected to the same data analysis, resulting in five classes: trajectory, professional performance and working conditions; assistance to women victims of violence and forms of self-care; complaints about conflict and violence; personal self-care; forms of harassment and conflict. The elaboration that confronted the categories of the two surveys identified similarities regarding the subjective experience and distancing in the self-care characteristics undertaken by Brazilian and Spanish professionals. This study proposes to reflect on the institutional dynamics of these environments.<hr/>Resumo O serviço de atendimento a mulheres vítimas de violência constitui um espaço de risco para a manifestação da síndrome de burnout e transtorno de estresse pós-traumático secundário, ocasionado pela escuta de experiências traumáticas. Por isso, este artigo tem por finalidade descrever as condições de trabalho, investigar a experiência de atendimento a mulheres vítimas de violência e observar as práticas de autocuidado exercidas pelo grupo profissional em níveis pessoal, profissional, coletivo e institucional. O texto apresenta um estudo comparativo realizado no Brasil e na Espanha com 32 sujeitos. A análise dos dados oriundos do contexto brasileiro foi realizada com o Iramuteq, por meio da classificação hierárquica descendente, resultou em cinco classes, a saber: atendimento às mulheres vítimas de violência; conflitos, violências e atividade profissional; autores de práticas de assédio e condições de trabalho; autocuidado pessoal; gerenciando os obstáculos no ambiente de trabalho. Os resultados coletados com as profissionais espanholas também foram submetidos à mesma análise de dados, resultando em cinco classes: trajetória, desempenho profissional e condições de trabalho; atendimento a mulheres vítimas de violência e formas de autocuidado; afirmações sobre conflito e violência; autocuidado pessoal; formas de assédio e conflito. A análise comparativa apontou para semelhanças no tocante à experiência subjetiva e um distanciamento nas características de autocuidado empreendidas por profissionais brasileiras e espanholas. Refletir sobre a dinâmica institucional destes ambientes e a influência dos fatores socioculturais no autocuidado são propostas deste estudo. <![CDATA[Leisure & COVID-19: Forbidden Bodies and Changes in Leisure Dynamics in the Cities of Maia (Portugal) and Curitiba (Brazil)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000200165&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo pretende colocar no cerne de uma reflexão crítica, política e teórica as alterações nas dinâmicas de lazer urbano, nomeadamente, nas cidades da Maia (Portugal) e Curitiba (Brasil), fruto da pandemia de COVID-19. Consideramos, sob a lente dos estudos culturais, que a COVID-19 constitui uma oportunidade fundamental e única para compreender os fenómenos humanos em torno de uma situação sanitária limite que acionou e continua a acionar processos biopolíticos e mecanismos de controlo tecnológico na mobilidade e lazer dos corpos. Este artigo destaca a forma como a pandemia diluiu as fronteiras entre o doméstico, trabalho e lazer, muito em serviço e benefício do sistema neoliberal e capitalista. Recorrendo a uma recolha etnográfica (realizada entre março de 2020 e junho de 2021), à análise qualitativa de dados e aos contributos teóricos de Foucault (1979/1998, 1996/1999, 1975/2002, 1994/2006, 2010a, 1976/2010b), Deleuze (1992, 1995), Certeau (1980/1994, 1993/1995), Haraway (1997, 2018), Braidotti (2020) e Mbembe(2003/2018) numa articulação muito particular com o locus, o contexto social e político dos espaços e as consequências pandémicas que atuam de uma forma muito específica e insidiosa em cada um dos espaços, foi possível verificar que o lazer é, na pandemia, (re)valorizado e reivindicado como direito fundamental em face da regulação, controlo e disciplina dos corpos. Os dados indicam que os sujeitos reclamam a mobilidade e os espaços perdidos, desafiando a ordem, a lei e a autoridade implementadas. Evidenciou-se, igualmente, uma pertinente articulação teórica e empírica entre as políticas sanitárias implementadas e as performances disruptivas e subversivas observadas, que apresentam, no tempo e no espaço, uma gradação e progressão da subversão dos corpos nos parques de lazer, locus privilegiado da liberdade.<hr/>Abstract This article intends to place, at the heart of a critical, political, and theoretical reflection, the changes in urban leisure dynamics, namely in the cities of Maia (Portugal) and Curitiba (Brazil), the fruit of the COVID-19 pandemic. We believe, through the lens of cultural studies, that COVID-19 constitutes an essential and unique opportunity to understand human phenomena around an extreme health situation that triggered biopolitical processes and technological control mechanisms in the mobility and leisure of bodies and continues to do so. This article highlights how the pandemic has blurred the domestic, work, and leisure boundaries, much to the service and benefit of the neoliberal and capitalist systems. Our methods combined ethnographic collection (conducted from March 2020 through June 2021), qualitative data analysis, and theoretical contributions by Foucault (1979/1998, 1996/1999, 1975/2002, 1994/2006, 2010a, 1976/2010b), Deleuze (1992, 1995), Certeau (1980/1994, 1993/1995), Haraway (1997, 2018), Braidotti (2020) and Mbembe(2003/2018) in a very particular articulation with the locus, the social and political context of the spaces and the pandemic consequences acting in a very specific and insidious way in each one. We were able to verify that, in the pandemic, leisure is (re)claimed and valued as a fundamental right in the face of regulation, control, and discipline over bodies. Data indicate that subjects reclaim their lost mobility and space, challenging the order, law, and authority put in place. A pertinent theoretical and empirical articulation was also evidenced between the sanitary policies in place and the observed disruptive and subversive performances, which show, in time and space, a gradation and progression of the subversion of bodies in leisure parks, which are privileged loci of freedom.