Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-045820230001&lang=pt vol. 10 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Comunicação e Mediação na/da Arte: Introdução]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O Conceito de Mediação Artística no Contexto Iberoamericano]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Existem diferentes campos que definem a mediação artística, porém, é possível explicitar que no centro destas diferentes definições, estão diferentes formas de acompanhamento dos processos educativos e sociais vinculados às práticas artísticas. No contexto ibero-americano, coexistem atualmente duas conceções de mediação artística. Uma refere-se ao acompanhamento profissional por meio de intervenções artísticas a pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão, com o objetivo de melhorar sua condição psicossocial, promovendo o bem-estar, fomentando a criatividade e a participação, possibilitando uma melhora em situações tanto individuais, como grupais e comunitárias, alavancando processos de inclusão social, desenvolvimento comunitário e fomentando a cultura de paz. A outra conceção é descrita como a intervenção realizada para aproximar a arte do público em contextos culturais ou museológicos, promovendo novas formas de pensar a relação entre arte, sociedade e público. Nesta pesquisa, ambas as perspetivas são revistas, com apoio na forma como as publicações científicas especificadas a seguir (quando e como) apresentam o conceito de mediação artística no seu conteúdo, com o fim de ganhar uma maior compreensão do alcance de cada conceito.<hr/>Abstract Different fields define artistic mediation, but it is possible to explain that at the heart of these definitions are different ways of accompanying the educational and social processes linked to artistic practices. In the Ibero-American context, two conceptions of artistic mediation currently coexist. One refers to professional support through artistic interventions for people and groups in situations of vulnerability and/or exclusion. The aim is to improve their psychosocial condition, promoting well-being, fostering creativity and participation, enabling an improvement in individual, group and community situations, leveraging social inclusion and community development processes and fostering a culture of peace. The other conception is to bring art closer to the public in cultural or museological contexts, promoting new ways of thinking about the relationship between art, society, and the public. This research reviews both perspectives. To better understand each concept’s scope, it draws on how the scientific publications identified below refer to the concept of artistic mediation in their content. <![CDATA[Mediação Artística e Cultural: Que Perfil Profissional?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A emergência de um novo grupo profissional para responder aos desafios colocados pela mudança do papel e do lugar dos artistas e das artes nas sociedades atuais, bem como da relação entre o(s) público(s) e as diversas manifestações artísticas e culturais, levou-nos a tentar (a) compreender como alguns potenciais empregadores, formadores e graduados veem o papel do mediador artístico e cultural; (b) identificar a(s) definição(ões) que propõe(m) de mediação artística e cultural; e (c) identificar os conhecimentos e competências que consideram necessários para este exercício profissional. Uma breve revisão da literatura (Arnaud, 2018; Henry, 2014; Lussier, 2015; Mörsch &amp; Holland, 2012) traz contribuições para uma melhor definição do conceito de mediação artística e cultural que concilia as lógicas da democratização da cultura e da democracia cultural, destacando, entre outras coisas, as finalidades que podem ser prosseguidas. Ancorado num contexto específico da licenciatura em mediação artística e cultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, foram realizados grupos de discussão com diplomados, docentes e profissionais cooperantes que enquadram os estagiários desta licenciatura. Os inquiridos apresentam definições da mediação artística e cultural com dimensões educativa, social, cultural, investigativa, política e económica e um largo conjunto de conhecimentos e competências necessários para uma intervenção nessa área assim como uma multiplicidade de funções exercidas. Concluímos com a importância de continuar a investigação no sentido de melhor circunscrever um domínio de conhecimento específico e o campo de intervenção como conceptual para a mediação artística e cultural.<hr/>Abstract The emergence of a new professional group to meet the challenges posed by the changing role and place of artists and arts in current societies, as well as the relationship between the public(s) and the various artistic and cultural manifestations, has prompted us to try to (a) understand how some potential employers, trainers and graduates see the role of the artistic and cultural mediator; (b) identify the definition(s) they propose of artistic and cultural mediation; and (c) identify the knowledge and skills they consider necessary for this professional exercise. A brief literature review (Arnaud, 2018; Henry, 2014; Lussier, 2015; Mörsch &amp; Holland, 2012) contributes to a better definition of the concept of artistic and cultural mediation that reconciles the rationales of the democratisation of culture and cultural democracy, highlighting, among other things, the purposes that can be pursued. Drawing on a specific context of the degree in artistic and cultural mediation of the Lisbon School of Education, graduates, teachers and cooperating professionals who supervise the trainees of this degree were engaged in focus groups. The respondents provide definitions of artistic and cultural mediation with educational, social, cultural, investigative, political and economic dimensions, a wide range of knowledge and skills necessary for an intervention in this area, and various roles played. We conclude with the importance of pursuing research to better circumscribe a domain of specific knowledge and the field of intervention as conceptual for artistic and cultural mediation. <![CDATA[Mediação Para a Arte Urbana: O Caso Meu Bairro, Minha Rua]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Cada vez mais vemos a arte urbana a ser utilizada como meio de regeneração urbana por parte das autarquias de várias cidades portuguesas, constatando-se, no entanto, que, por vezes, são desenvolvidos projetos de arte urbana com o simples intuito de “embelezar” a paisagem urbana, não tendo em consideração as comunidades que frequentam ou vivem nos espaços intervencionados. Este tipo de intervenção levanta uma série de questões acerca do papel da arte urbana enquanto forma de arte pública, desenvolvida em determinados territórios urbanos. Com frequência esta expressão tem sido empregue em territórios urbanos desqualificados e periféricos, do ponto de vista territorial e social. Neste sentido, cumpre funções que não são exclusivamente artísticas, mas também de índole comunitária e social, visando a requalificação territorial, simbólica e identitária de determinados bairros. Com este artigo, pretendemos chamar a atenção para a importância da utilização de processos participativos no desenvolvimento de projetos de arte urbana a implementar no espaço público, incentivando o envolvimento das comunidades. Partindo da premissa de que no espaço público a mediação de arte deve ter uma importância acrescida, decidimos focar-nos num caso de estudo - o projeto Meu Bairro, Minha Rua - no qual a comunidade foi chamada a participar nas tomadas de decisão sobre um conjunto de micro-intervenções, realizadas no espaço público, em 10 locais de Vila Nova de Gaia.<hr/>Abstract Urban art is increasingly used as a means of urban regeneration by the municipalities of several Portuguese cities, noting, however, that sometimes urban art projects are developed with the simple purpose of “beautifying” the urban landscape, disregarding the communities that use or live in the targeted spaces. This type of intervention raises questions about the role of urban art as a form of public art developed in certain urban territories. This expression has often been used in territorially and socially deprived and peripheral urban territories. In this sense, it plays a role that is not exclusively artistic but also communitarian and social, aiming at certain neighbourhoods’ territorial, symbolic and identity rehabilitation. Through this article, we intend to raise awareness about the importance of using participatory processes in developing urban art projects in the public space, encouraging the involvement of communities. Assuming that in the public space, art mediation must play a greater role, we decided to focus on a case study - the project Meu Bairro, Minha Rua (My Neighbourhood, My Street) - that invited the community to participate in the decision-making process of a set of micro-interventions in public space in 10 locations in Vila Nova de Gaia. <![CDATA[Afeção, Participação e Coprodução Territorial. O Projeto <em>Mirada de Barrio</em>, em Santiago do Chile]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O projeto Mirada de Barrio (Visão do Bairro) foi desenvolvido pelo Museo de la Solidaridad Salvador Allende entre os anos 2017 e 2019, com a finalidade de estabelecer um novo vínculo entre o museu e o bairro onde está localizado: o bairro República, da cidade de Santiago do Chile. Neste texto abordamos as modalidades de produção do território envolvidas no conjunto de ações implementadas no âmbito desse projeto. Com isso, buscamos contribuir para uma discussão na qual comummente se esquece que o território também é uma realidade sensível e que, consequentemente, importa incluí-lo entre os focos de observação da mediação artística dado que aí se expressa um de seus efeitos mais poderosos. Nossa metodologia é baseada na sistematização de experiências e em ferramentas provenientes da autoetnografia, através das quais analisamos a participação direta de um dos autores no processo. Afirmamos que o projeto Mirada de Barrio permitiu a abertura na construção coletiva do território, rompendo a partilha do sensível que se manifesta em formas de sociabilidade caracterizadas pela desconfiança, o descaso a outras formas de apropriação que não sejam a propriedade privada e a desconexão afetiva com o território que é habitado. Desta forma, o novo vínculo entre bairro e museu gerado por um processo de participação efetivo desencadeia práticas de convivência e cooperação através das quais se expressa uma nova forma de coprodução territorial que considera elementos sensíveis e afetivos, antes não conscientemente considerados pelos habitantes na sua vida cotidiana de bairro.<hr/>Abstract The Mirada de Barrio (View From the Neighbourhood) project was developed by the Museo de la Solidaridad Salvador Allende between 2017 and 2019 to establish a new link between the museum and the neighbourhood where it is located: the República neighbourhood in Santiago de Chile. This paper addresses the territory’s production modalities related to the actions implemented within this project’s scope. In this way, we seek to contribute to a discussion that often overlooks the fact that territory is also a sensitive reality and that, consequently, it is important to include it among the focuses of observation of artistic mediation since it expresses one of its most powerful effects. Our methodology relies on the systematisation of experiences and self-ethnography tools, through which we analyse the direct participation of one of the authors in the process. The Mirada de Barrio project provided openness for the collective construction of territory, overcoming the sharing of what is sensitive, which prevails in forms of sociability characterised by mistrust, disregard for forms of appropriation other than private property, and affective disconnection with the inhabited territory. The new link between the neighbourhood and the museum, generated by effective participation, prompts practices of coexistence and cooperation through which a new form of territorial co-production emerges, one that considers sensitive and affective elements previously not consciously regarded by the residents in their daily life in the neighbourhood. <![CDATA[As Possibilidades Mediadoras da Arte: Um Estudo de Caso Sobre Experiência Artística e Participação Teatral de Pessoas com Deficiência Visual]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por base a experiência de implementação de um projeto de inclusão pela arte - A Meu Ver - por uma estrutura artística profissional da área do teatro da cidade de Coimbra: O Teatrão. Trata-se de um projeto de formação e prática teatral de pessoas cegas ou com baixa visão, com uma duração de três anos, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, no âmbito do programa Partis &amp; Art for Change. Este projeto agrega uma vertente de formação a uma vertente de intervenção no espaço cultural da cidade de Coimbra. O objetivo foi analisar e reequacionar os possíveis papéis da educação artística na mediação cultural, entendida como modelo de intervenção, entre a entidade O Teatrão e um grupo de pessoas com deficiência, tradicionalmente mais afastadas dos circuitos artísticos. A presente investigação privilegiou uma abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso, de carácter exploratório, que decorreu entre outubro de 2021 e agosto de 2022. Os dados aqui reportados foram coletados através de quatro técnicas de recolha de dados: observação participante, inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Ao visibilizar a importância da experiência de criação artística na recomposição identitária das pessoas com deficiência, o projeto estimula a desconstrução de conceções da deficiência alicerçadas no modelo individual e fomenta uma conceção social da deficiência. O A Meu Ver, ao juntar pessoas com deficiência visual e profissionais do Teatrão, demonstra que os problemas das pessoas com deficiência não derivam das suas incapacidades, mas sim das formas de organização social e da cultura dominantes. Esta desconstrução permitiu-nos analisar os impactos individuais do projeto para os seus participantes diretos e evidenciar formatos de mediação cultural possíveis para o desenvolvimento de projetos com esta abordagem no setor cultural.<hr/>Abstract This article draws on the experience of implementing a project of inclusion through art - A Meu Ver (In My View) - by a professional artistic structure in theatre in the city of Coimbra: O Teatrão. It is a three-year theatre training and practice project for people with blindness or low vision, funded by the Calouste Gulbenkian Foundation and La Caixa Foundation under the Partis &amp; Art for Change programme. The project combines training and intervention in the cultural space of Coimbra. The aim was to analyse and rethink the possible roles of artistic education in cultural mediation, as an intervention model, between the entity O Teatrão and a group of disabled people, traditionally out of the artistic circuits. This research privileged a qualitative approach, conducting a case study of exploratory nature, which took place between October 2021 and August 2022. The data reported here were collected through four data collection techniques: participant observation, questionnaire survey, semi-structured interviews and focus group. By demonstrating the importance of the artistic creation experience in recomposing disabled people’s identities, the project stimulates the deconstruction of disability conceptions based on the individual model and promotes a social concept of disability. In bringing together visually impaired people and Teatrão professionals, A Meu Ver demonstrates that the problems of disabled people do not derive from their impairments but from the dominant forms of social organisation and culture. This deconstruction made it possible to analyse the individual impacts of the project for its direct participants and to highlight possible cultural mediation formats for developing projects with this approach in the cultural sector. <![CDATA[Plateia-Foyer: Diálogo e Formação de Público na Leitura Dramatizada em Artes Cênicas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objeto deste artigo, em pesquisa de abordagem qualitativa, trajeto interdisciplinar e de natureza aplicada, é a formação de plateia de teatro, em sua eventualidade, e a busca pela sua transformação em público, virtualmente duradouro, através de práticas artísticas e comunicacionais designadas no campo das artes cênicas de “plateia-foyer” e “leitura dramatizada”. No plano teórico-metodológico, com objetivo descritivo e interpretativo, parte do modelo de estudos da comunicação como diálogo, característica do pensamento latinoamericano em comunicação, numa perspectiva de relações públicas, em que a prática da conversação e do comentário, entre a racionalidade da comunicação organizacional e o afeto da arte, emerge para a produção da vinculação social entre artistas e plateia/público. Opta-se por um estudo de caso sobre o Teatro Mosaico (Brasil), na montagem de dois textos dramatúrgicos: o Prólogo, do diretor Sandro Lucose (2005), e A Caravana da Ilusão, do diretor Alcione Araújo (2000), em que comédia e drama, no mesmo espetáculo, fazem bifurcar os caminhos de uma companhia teatral.<hr/>Abstract The object of this article, whose research adopts a qualitative approach, takes an interdisciplinary path and has an applied nature, is the potential formation of theatre audiences seeking to turn them into virtually lasting public through artistic and communication practices in the field of performing arts called “audience-foyer” and “dramatic reading”. At the theoretical and methodological levels, with descriptive and interpretative purposes, it draws from the model of studies of communication as dialogue, typical of the Latin American thinking in communication, from a public relations perspective, in which the practice of conversation and commentary, between the logic of organisational communication and the affection of art, emerges for the production of the social bond between artists and audience/public. This case study is about Teatro Mosaico (Brazil), in the staging of two dramatic texts: o Prólogo (Prologue), by director Sandro Lucose (2005), and A Caravana da Ilusão (The Illusion’s Caravan), by director Alcione Araújo (2000), where comedy and drama, in the same play, made the paths of a theatre company bifurcate. <![CDATA[Articulações Entre o Museu do Festival do Cinema de Gramado, o Festival do Cinema e o Turismo Cultural Local]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo se inscreve no campo teórico dos estudos culturais e elege como objeto de análise o Museu do Festival de Cinema de Gramado e suas articulações com o Festival do Cinema e o turismo cultural local. O objetivo central é refletir sobre o museu como um produtor cultural híbrido que, através da interatividade, aciona representações sobre o Festival do Cinema e acerca da própria cidade de Gramado, produzindo múltiplos significados entre os seus visitantes e dinamizando o turismo cultural local. Nesse sentido, algumas questões são centrais neste estudo: quais as estratégias representacionais acionadas na exposição permanente do Museu do Cinema de Gramado? Que representações culturais o museu comunica sobre o Festival de Cinema e a cidade de Gramado? Em termos metodológicos, utilizou-se a observação etnográfica da exposição permanente do museu com registros em um diário de campo. Dentre os achados contingentes e provisórios, destaca-se, sob a égide da convergência cultural pós-moderna, a modulação da cultura e da arte na exposição permanente do museu produzindo múltiplas articulações entre o Festival do Cinema, o museu e o turismo cultural na cidade de Gramado.<hr/>Abstract This study is part of the theoretical field of cultural studies and chooses as its object of analysis the Gramado Film Festival Museum and its links with the Film Festival and local cultural tourism. The main goal is to reflect on the museum as a hybrid cultural producer, which triggers, through interactivity, representations of the Film Festival and the city of Gramado itself, producing multiple meanings among its visitors and boosting local cultural tourism. In this sense, some questions are pivotal to this study: what representational strategies are used in the permanent exhibition at the Gramado Film Festival Museum? What cultural representations does the museum communicate about the Film Festival and the city of Gramado? As a methodology, we used the ethnographic observation of the museum’s permanent exhibition with records in a field diary. Among the contingent and provisional findings, under the aegis of postmodern cultural convergence, the modulation of culture and art in the museum’s permanent exhibition stands out, producing multiple connections between the Film Festival, the museum and cultural tourism in the city from Gramado. <![CDATA[O Lugar da Textualidade na Arte: Entrevista a Bernardo Pinto de Almeida]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo se inscreve no campo teórico dos estudos culturais e elege como objeto de análise o Museu do Festival de Cinema de Gramado e suas articulações com o Festival do Cinema e o turismo cultural local. O objetivo central é refletir sobre o museu como um produtor cultural híbrido que, através da interatividade, aciona representações sobre o Festival do Cinema e acerca da própria cidade de Gramado, produzindo múltiplos significados entre os seus visitantes e dinamizando o turismo cultural local. Nesse sentido, algumas questões são centrais neste estudo: quais as estratégias representacionais acionadas na exposição permanente do Museu do Cinema de Gramado? Que representações culturais o museu comunica sobre o Festival de Cinema e a cidade de Gramado? Em termos metodológicos, utilizou-se a observação etnográfica da exposição permanente do museu com registros em um diário de campo. Dentre os achados contingentes e provisórios, destaca-se, sob a égide da convergência cultural pós-moderna, a modulação da cultura e da arte na exposição permanente do museu produzindo múltiplas articulações entre o Festival do Cinema, o museu e o turismo cultural na cidade de Gramado.<hr/>Abstract This study is part of the theoretical field of cultural studies and chooses as its object of analysis the Gramado Film Festival Museum and its links with the Film Festival and local cultural tourism. The main goal is to reflect on the museum as a hybrid cultural producer, which triggers, through interactivity, representations of the Film Festival and the city of Gramado itself, producing multiple meanings among its visitors and boosting local cultural tourism. In this sense, some questions are pivotal to this study: what representational strategies are used in the permanent exhibition at the Gramado Film Festival Museum? What cultural representations does the museum communicate about the Film Festival and the city of Gramado? As a methodology, we used the ethnographic observation of the museum’s permanent exhibition with records in a field diary. Among the contingent and provisional findings, under the aegis of postmodern cultural convergence, the modulation of culture and art in the museum’s permanent exhibition stands out, producing multiple connections between the Film Festival, the museum and cultural tourism in the city from Gramado. <![CDATA[Jean Rouch, Cineasta, Antropólogo, Engenheiro, Africano Branco]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No encontro de Jean Rouch com Manoel de Oliveira, este situou-o e situou o seu cinema como mais africano que europeu e Jocelyne Rouch identificou-o com o título do filme Moi, un Noir (Eu, um Negro; Rouch, 1958) - é ele. Rouch é também engenheiro de pontes e estradas. Não admira, pois, que a poética do ferro e do aço esteja presente no seu cinema, ao lado de Manoel de Oliveira. As pontes e os caminhos de Rouch são também entre pessoas, culturas, sociedades. É, pois, notável a relação do real como imaginado nos seus filmes - o fascínio pelos rituais autênticos dos dogon e os fenómenos de possessão e uma antropologia moderna virada para as pessoas deslocadas, migrantes que viviam em grandes cidades, e para a vida urbana. Procuramos abordar neste texto quatro dimensões do percurso de Jean Rouch: situá-lo no contexto do filme etnográfico, revisitar os arquivos de Chronique d’un Été (Crónica de um Verão; Rouch &amp; Morin, 1960) 50 anos depois de sua realização, o encontro de Rouch com os dogon e a “poética do ferro e do aço” partilhada com Manoel de Oliveira, remetendo para sua dimensão de engenheiro, cineasta e antropólogo, consciente de que ficaram de fora dimensões igualmente importantes, mas que não cabem nesta reflexão1.<hr/>Abstract In Jean Rouch’s meeting with Manoel de Oliveira, the latter situated him and his cinema as more African than European, and Jocelyne Rouch identified him with the title of the film Moi, un Noir (I, a Negro; Rouch, 1958) - that is him. Rouch is also an engineer at Ponts et Chaussées. No wonder his cinema reflects the poetry of iron and steel, as does Manoel de Oliveira’s. Rouch’s bridges and paths are also connecting people, cultures and societies. The relationship of the real as imagined in his films - fascination with authentic Dogon rites and possession phenomena and modern anthropology focused on displaced people, migrants living in big cities, and urban life - is thus remarkable. This text seeks to address four dimensions of Jean Rouch’s path: situating him in the context of ethnographic film, revisiting the archives of Chronique d’un Été (Chronicle of a Summer; Rouch &amp; Morin, 1960) 50 years after it was produced, Rouch’s meeting with the Dogon and the “poetry of iron and steel” shared with Manoel de Oliveira, referring to his dimension as an engineer, filmmaker and anthropologist. Other equally important dimensions were left out, for they do not fit into this reflection1. <![CDATA[A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582023000100197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio científico analisa e discute o conceito de interculturalidade ao longo da obra do músico Robert Plant, desde o começo da carreira até os dias atuais. Procuramos avançar na constituição do que denominamos “mainstream interseccional” e compreender o local da interculturalidade ao longo dos mais de 40 anos de carreira do cantor. Nosso principal questionamento é: quais os limites musicais de Plant, reconhecido por ser um dos principais roqueiros de todos os tempos e que sempre buscou dialogar com outros gêneros musicais e culturas? Para responder esta e outras questões decorrentes, nosso texto está baseado nos pressupostos teóricos comunicacionais de Muniz Sodré (2006, 2014) e nos preceitos pós-coloniais sobre interculturalidade de Néstor García Canclini (2005) e Homi K. Bhabha (1998/2014). Com base nas análises realizadas da obra de Plant, concluímos que a postura desafiadora de diálogos e atravessamentos do músico permanece até hoje, de forma cíclica e dialética, sendo a estrela-guia do artista, que não se contenta em ser somente mainstream, muito menos um mainstream estático, mas um artista imerso em diálogos culturais e sempre disposto a transpor barreiras mercadológicas.<hr/>Abstract This scientific essay analyses and discusses the concept of interculturality across the work of the musician Robert Plant, from his early career to the present day. We seek to contribute to what we call the “intersectional mainstream” and to understand the locus of interculturality throughout the singer’s 40-year career. Our main question is: what are the musical limits of Plant, who is recognised as one of the greatest rockers of all time and who has always sought dialogue with other musical genres and cultures? To answer this and other questions, we based our text on the theoretical communication assumptions of Muniz Sodré’s (2006, 2014), and Néstor García Canclini’s (2005) and Homi K. Bhabha’s (1998/2014) postcolonial precepts on interculturality. Based on the analysis of Plant’s work, we conclude that the musician’s challenging approach of dialogues and intersections remains to this day, cyclical and dialectical, the guiding star of the artist, who is not content to be just mainstream, much less a static mainstream, but an artist immersed in cultural dialogues and always willing to transcend market barriers.