Scielo RSS <![CDATA[PsychTech & Health Journal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-100420170002&lang=pt vol. 1 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Psychtech & health: da interdisciplinaridade a uma prática transdisciplinar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042017000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Atitudes face à atividade física e o desporto]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042017000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objectivo do presente trabalho foi analisar se atitudes positivas ou favoráveis estão associadas a uma predisposição para a prática da atividade física e do desporto e, por outro lado, se a ausência de prática implica atitudes negativas. Foi constituída uma amostra de 193 indivíduos, dos quais 92 são do sexo masculino e 101 são do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos. Recolhemos os dados através de um questionário com base na Escala de Atitudes Face à Atividade Física e ao Desporto (Dosil, 2002) ao qual juntamos duas questões para a medição da prática do exercício físico. O nosso estudo indicou que as atitudes: importância percebida que o sujeito faz da atividade e desporto (Importância Percebida) e a possibilidade de prática de uma atividade física e desporto (Possibilidade de prática de Atividade) estão positivamente correlacionadas com a prática do exercício físico.<hr/>ABSTRACT The present study aimed to analyze whether favorable attitudes are associated with a predisposition for physical activity and sport and, on the other hand, if the lack of practice implies negative attitudes. A sample of 193 individuals was constituted, of which 92 are male and 101 are female, aged between 25 and 50 years. We collected the data through a questionnaire based on the Scale of Attitudes Towards Physical Activity and Sport (Dosil, 2002). We added two questions for measuring the practice of physical exercise. Our study indicated that the attitudes: perceived importance that the subject makes of activity and sport (Perceived Importance) and the possibility of practicing physical activity and sport (The Possibility of practicing Physical Activity) is positively correlated with physical exercise. <![CDATA[A posição do alvo na influência do movimento ocular em tarefas de pesquisa navegacional e informativa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042017000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo principal do deste estudo consiste em perceber de que forma a posição do alvo influencia o movimento ocular nas tarefas navegacional e informativa. O estudo integrou uma amostra de 20 estudantes universitários, 13 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, de uma Universidade. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e realizaram duas tarefas, uma navegacional e outra informativa. Foram realizadas combinações lineares, através do teste da MANOVA (2x2), de variáveis dependentes que maximizam as diferenças entre várias condições das variáveis independentes. Concluímos que a posição do alvo na tarefa navegacional influencia de forma significativa o movimento ocular dos estudantes universitários e a posição do individuo influencia o movimento ocular em ambas as tarefas, navegacional e informativa.<hr/>ABSTRACT The main objective of this study is to understand how the position of the target influences the ocular movement in navigational and informative tasks. The study included 20 university students, 13 females and seven males, aged between 18 and 44, from a university. Participants answered a sociodemographic questionnaire and performed two tasks, one navigational and one informative. Comparisons were performed through the MANOVA test (2x2) at the level of target position, number and duration of blinks. Results showed no significant p values but moderate strong statistical effects on some variables. We conclude that the target’s position in the navigational task significantly influences university students’ ocular movement and the individual’s position influences the ocular movement in both tasks, navigational and informative. <![CDATA[Caracterização do bem-estar psicológico, autoestima e depressão da população deficiente]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042017000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo do presente estudo foi comparar por sexo, idade, tipo de incapacidade, tempo de incidência, duração da incapacidade, número de irmãos, prática de atividade física e a sua regularidade. As variáveis dependentes foram: bem-estar, autoestima e depressão em indivíduos com deficiência residentes no interior do norte de Portugal. A amostra consistiu em 36 indivíduos de ambos os sexos (19 homens: 17 mulheres) com idades compreendidas entre 18 e 54 anos. Os resultados mostraram que o bem-estar psicológico apresenta variações acentuadas de acordo com a duração da incapacidade (p = .02); Nível de atividade física na experiência negativa (p = .03); Para a faixa etária em afecções positivas (p = .04) e para o número de irmãos em afecções positivas (p = .03). Quanto à autoestima, não foram encontradas diferenças (p &gt; .05). Várias diferenças foram encontradas no caso de presentes de depressão, nomeadamente: duração da deficiência ao nível da deficiência cognitiva (p = .03); Prática de atividade física ao nível da deficiência cognitiva (p = .01), afeta negativa (p = .05) e autoavaliação negativa (p = .01); Regularidade da atividade física ao nível da deficiência cognitiva (p = .01) e autoavaliação negativa (p = .02). Podemos concluir que, ao nível do bem-estar psicológico, a faixa etária, a duração da deficiência, a prática da atividade física e o número de irmãos apresentaram diferenças entre os grupos, mas não foram relacionadas ao sexo, ao tipo de deficiência, Tempo de incidência e regularidade da atividade.<hr/>ABSTRACT The purpose of the present study was to compare by sex, age, type of disability, time of incidence, duration of disability, number of siblings, the practice of physical activity, and its regularity. The dependent variables were: well-being, self-esteem, and depression in individuals with disabilities in the interior North of Portugal. The sample consisted of 36 subjects of both sexes (19 males: 17 female) with ages comprehended between 18 and 54 years old. The results showed that the psychological well-being presents accentuated variations according to the duration of disability (p = .02); level of physical activity in the negative experience (p = .03); to the age group at positive affects (p = .04), and the number of siblings at positive affects (p = .03). Concerning self-esteem, no differences were found (p &gt; .05). Several differences were found in the case of depression presents, namely for: duration of disability at the level of cognitive deficiency (p = .03); practice of physical activity at the level of cognitive deficiency (p = .01), negative affects (p = .05) and negative self-assessment (p = .01); regularity of physical activity at the level of cognitive deficiency (p = .01) and negative self-assessment (p = .02). We can conclude that at the level of psychological well-being, the age group, the duration of disability, the practice of physical activity, and the number of siblings presented differences between groups. Still, these were not related to the sex, the type of disability, time of incidence, and regularity of physical activity. <![CDATA[Atividade física, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042017000200038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente investigação teve com objectivo principal estudar as relações entre exercício físico, autoconceito e o aproveitamento escolar em estudantes do segundo e terceiro ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Visa, ainda, constatar se os hábitos de exercício refletem as recomendações para a manutenção da saúde. A amostra foi constituída por 624 indivíduos (268 do sexo masculino, 354 do sexo feminino). Avaliou-se o autoconceito através do Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) (Marsh, 1990; versão portuguesa de Gonçalves &amp; Vasconcelos-Raposo, 2001) e o aproveitamento escolar foi quantificado a partir do número de reprovações na escola. De uma forma geral conclui-se que existe uma relação positiva entre autoconceito e exercício físico e uma correlação também positiva entre o autoconceito e aproveitamento escolar.<hr/>ABSTRACT The present research aims to study the relationship between physical exercise, self-concept, and academic achievement in students of the second and third cycles of schooling aged between 12 and 19 years. It also aims to see if the exercise habits reflect the recommendations for maintaining health. The sample consisted of 624 individuals (268 males, 354 females). Self-concept was assessed using the Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) (Marsh, 1990; Portuguese version of Gonçalves &amp; Vasconcelos-Raposo, 2001), and school performance was quantified based on the number of failures at school. In general, it is concluded that there is a positive relationship between self-concept and physical exercise and a positive correlation between self-concept and academic achievement.