Scielo RSS <![CDATA[PsychTech & Health Journal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-100420200001&lang=pt vol. 3 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Uso de tecnologias de realidade virtual imersiva para treino e certificação de competências]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Perfeccionismo e actividade física em adolescentes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo visou comparar jovens por sexo, nível de actividade física e fase da adolescência em função dos níveis de perfeccionismo. A amostra foi constituída por 184 indivíduos (96 do sexo feminino) com idades entre os 11 e os 17 anos residentes na região do interior norte Portugal. Foi utilizada a forma Júnior da Escala de Auto-apresentação de Perfeccionismo (PSPS-Jr.). O estudo evidenciou diferenças por níveis de actividade física, grupo etário e sexo. Face aos resultados poderemos concluir que os muito activos pontuam mais alto nas três subescalas do perfeccionismo, que os adolescentes mais jovens se diferenciam na subescala autopromoção e na não-verbalização. As comparações por sexo evidenciam que os indivíduos do sexo masculino apresentam valores mais altos todos os parâmetros avaliados.<hr/>ABSTRACT The present study aimed to compare young people by sex, level of physical activity and stage of adolescence according to levels of perfectionism. The sample consisted of 184 individuals (96 female) aged between 11 and 17 years old living in the interior of northern Portugal. The junior form of the Perfectionism Self-Presentation Scale (PSPS-Jr.) was used. The study showed differences by levels of physical activity, age group and sex. In view of the results, we can conclude that the very active score higher in the three subscales of perfectionism that younger adolescents differ in the self-promotion and non-verbalization subscales. Comparisons by sex show that male individuals have higher values for all evaluated parameters. <![CDATA[Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente investigação teve com objectivo principal estudar as correlações da actividade físico-desportivas com o autoconceito e o aproveitamento escolar de estudantes do segundo e terceiro ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, verificando igualmente se os hábitos de exercício reflectem as recomendações do American College of Sports Medicine/American Heart Association. A amostra consistiu de 622 indivíduos (268 do sexo masculino, 354 do sexo feminino e 2 que não se classificaram por sexo). Avaliou-se o autoconceito através do Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) e para o efeito recorremos à versão portuguesa de Gonçalves e Vasconcelos-Raposo. O aproveitamento escolar foi avaliados a partir do número de reprovações na escola. De uma forma geral conclui-se que existe uma correlação positiva entre autoconceito e actividade físico-desportivas e uma correlação também negativa entre o autoconceito e aproveitamento escolar.<hr/>ABSTRACT The purpose of this investigation was to study the relations between physical activity/sports, self-concept, and school performance, among youngsters between 12 and 19 years of age. Comparisons were made taking into account the recommendations made by American College of Sports Medicine/ American Heart Association for physical activity. The sample consisted of 624 individuals (268 males, 354 females, and two unclassified by sex). Self-concept was measured with the Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) translated and validated for Portuguese by Gonçalves e Vasconcelos-Raposo. Academic achievement/ school performance was defined based on the number of times the individuals failed. The results showed that there are positive relationships between physical activity and several dimensions of the self-concept and negative correlations between the level of physical activity and academic achievement. <![CDATA[Motivação para a prática e não prática de exercício físico: Estudo comparativo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O principal objectivo deste estudo consistiu em conhecer os motivos que levam as pessoas à prática e à não-prática de exercício físico. A amostra foi constituída por 185 indivíduos, 79 eram do sexo masculino e 106 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 75 anos (M = 29.45; DP = 13.55). A motivação para a prática do exercício físico foi avaliada com base no questionário QMAD. Através do questionário IMAAD (Pereira &amp; Vasconcelos-Raposo, 1997), foi possível avaliar a motivação para a não-prática de exercício físico. Os resultados evidenciaram que para os não-praticantes de exercício físico, o motivo mais importante para a prática é “fazer exercício”, já para os praticantes o factor mais relevante é “estar em boa condição física”. O motivo mais importante para não praticar entre os não-praticantes de exercício físico, foi “por preguiça”, seguido de “falta hábitos desportivos” quer para praticantes e não-praticantes de exercício físico.<hr/>ABSTRACT The main objective of this study was to know the reasons that lead people to the practice and non-practice of physical exercise. The sample consisted of 185 individuals, 79 were male and 106 female, aged between 12 and 75 years old (M = 29.45; SD = 13.55). Motivation to practice physical exercise was assessed based on the QMAD questionnaire. Through the IMAAD questionnaire (Pereira &amp; Vasconcelos-Raposo, 1997), it was possible to determine the motivation for not practicing physical exercise. The results showed that for non-practitioners of physical exercise, the most important reason for practicing is to “exercise”. In contrast, for practitioners, the most relevant factor is “being in good physical condition”. For non-participants among non-practitioners of physical exercise, the most important motive was “out of laziness”, followed by “lack of sports habits” for both practitioners and non-practitioners of physical exercise. <![CDATA[Barreiras para a prática de exercício físico em adultos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo teve como objectivo conhecer as barreiras para a prática de exercício físico numa amostra de adultos. A nossa amostra foi composta por 13 sujeitos entre os 21 e 35 anos, praticantes e não praticantes de exercício físico, e foi recolhida no norte de Portugal. Usamos como método de recolha de dados a entrevista centrada no problema. Através do processo de codificação e categorização, obtivemos 7 constructos que identificámos como barreiras: falta de tempo; desinteresse / aversão pelo exercício físico; incompetência; suporte familiar / pares; estereótipos / preconceitos sexuais; falta ou insuficiência de infra-estruturas / falta de condições; carência de recursos económicos / monetários. Seria interessante que um estudo de natureza quantitativa procurasse confirmar as nossas hipóteses numa amostra de maior proporções e abrangente.<hr/>ABSTRACT This study aimed to identify the barriers to the practice of physical exercise in a sample of adults. Our sample was composed of 13 participants between 21 and 35 years old, practitioners and nonpractitioners of physical exercise residing in the north of Portugal. The data collection method was the interview focused on the problem. Applying the coding and categorization processes, we identified seven constructs. They were: lack of time; disinterest by the exercise/aversion; incompetence; family support/couples support; stereotypes/sex prejudices; lack or insufficiency of infrastructure/lack of terms; lack of economic resources/money. It would be interesting that a study of a quantitative nature seek to confirm our assumptions on the adult population.