Scielo RSS <![CDATA[PsychTech & Health Journal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-100420210001&lang=pt vol. 4 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Psicologia, tecnologia e comportamento humano: O caso do turismo virtual imersivo, uma alternativa sustentável ao turismo convencional]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042021000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Relação entre a prática de actividade física e depressão em estudantes universitários]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042021000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os objectivos deste estudo foi comparar por sexo, prática e frequência de actividade física ao nível da depressão global. A amostra deste estudo foi constituída por 183 indivíduos, sendo 38,3% do sexo masculino e 61,7% do sexo feminino. Os resultados indicam que são os homens quem mais pratica, com maior frequência e com sessões mais longas de actividade. Constatou-se a existência de efeitos significativos nas comparações por sexo ao nível da depressão global e na dimensão afectivo-somática, assim como há diferenças significativas entre sexos quanto à prática de actividade física e na depressão. Posto isto, concluímos que os homens praticam mais do que as mulheres, e elas tendem a apresentar valores de depressão superiores. As mulheres apresentam níveis mais elevados de depressão em todas as suas dimensões e de forma significativa na dimensão afectivo-somática.<hr/>ABSTRACT This study’s objectives were to compare sex, practice, and frequency of physical activity in terms of global depression. This study’s sample consisted of 183 individuals, 38.3% male, and 61.7% female. The results indicate that it is men who practice more frequently and with longer sessions of activity. Comparison by sex showed significant effects in terms of global depression and the somatic-affective dimension. There are significant differences between men and women regarding the practice of physical activity and depression. That said, we conclude that men practice more than women, who tend to have higher values on depressive symptoms. Women have higher levels of depression in all its dimensions, particularly in the affective-somatic dimension. <![CDATA[Utilização da realidade virtual na indução de estados afetivos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042021000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A realidade virtual tem sido aplicada em vários domínios, inclusive na área da Psicologia. Os ambientes virtuais constituem um instrumento eficaz para induzir respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas de forma coerente. Eles oferecem a capacidade de criar réplicas precisas e interativas de cenários e estímulos da vida real. Este estudo teve como objetivo comparar por sexo e tipo de jogo o efeito sobre os estados emocionais, a sensação de presença e condutância da pele. A amostra foi composta por 40 indivíduos (20 homens e 20 mulheres) com idades entre 19 e 29 anos (M = 22.35; DP = 2.56). Três questionários foram usados para coletar dados, um sociodemográfico, o POMS, o IPQ e um sensor para medir a condutância da pele. Com a realização do nosso estudo, verificámos que o único efeito estatísitico identificado foi entre os dois cenários de jogos virtuais ao nível da dimensão “Vigor”. Em relação à sensação de presença no mundo virtual, só identificámos um efeito significativo na variável “Realismo Experimentado”. Por fim, não foram encontradas diferenças quanto à condutância da pele em relação ao sexo e tipo de jogo.<hr/>ABSTRACT Virtual reality has been applied in several domains, including in the area of Psychology. Virtual environments are an effective tool to induce emotional, behavioral, and physiological responses coherently. They offer the ability to create accurate, interactive replicas of real-life scenarios and stimuli. This study aimed to compare, by sex and type of game, the effect on emotional states, the sensation of presence, and skin conductance. The sample consisted of 40 individuals (20 men and 20 women) aged between 19 and 29 years (M = 22.35; SD = 2.56). Three questionnaires were used to collect data, sociodemographics, POMS, IPQ, and a sensor to measure skin conductance. We found that the only statistical effect identified was between the two virtual game scenarios at the “Vigor” dimension level to realize our study. Regarding the sensation of presence in the virtual world, we only identified a significant effect on the “Experienced Realism” variable. Finally, no differences were found regarding skin conductance concerning sex and type of game. <![CDATA[Perfil psicológico de prestação dos futebolistas moçambicanos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042021000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo teve como objetivo comparar por grupo etário, sexo, nível competitivo, posição de jogo e anos de prática de futebol dos futebolistas moçambicanos em função do perfil psicológico de prestação avaliado pela autoconfiança, pensamentos negativos, atenção, imagética, motivação, pensamentos positivos e atitude competitiva. A amostra foi constituída por 443 praticantes de futebol pertencentes a 32 clubes, sendo 196 (44.2%) femininos e 247 (55.8%) masculinos, com idades compreendidas entre os 16 e os 37 anos. Para a realização do estudo foi aplicada a versão traduzida e validada para a língua portuguesa do Psychological Performance Inventory. Os resultados evidenciaram a autoconfiança como o skill mais desenvolvido nestes futebolistas, enquanto a preparação mental média revelou-se assistemática. Face aos resultados conclui-se que os futebolistas moçambicanos participantes neste estudo têm uma preparação mental bastante ténue (≤19), sugerindo a necessidade de integrar o treino mental nas suas rotinas diárias de treino para melhorar o skill psicológico.<hr/>ABSTRACT The present study aimed to compare by age group, gender, competitive level, playing position and years of football practice of Mozambican footballers according to the psychological performance profile assessed by self-confidence, negative thoughts, attention, imagery, motivation, positive thoughts and competitive attitude. The sample consisted of 443 soccer players from 32 clubs, 196 (44.2%) of whom were female and 247 (55.8%) male, aged between 16 and 37 years. To carry out the study, the translated and validated version for the Portuguese language of the Psychological Performance Inventory was applied. The results showed self-confidence as the most developed skill in these footballers, while the average mental preparation proved to be unsystematic. In view of the results, it is concluded that the Mozambican soccer players participating in this study have a very tenuous mental preparation (≤19), suggesting the need to integrate mental training in their daily training routines to improve psychological skill. <![CDATA[Influência da perceção de apoio social no bem-estar psicológico em adolescentes portugueses]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042021000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apesar da sistemática investigação em torno da perceção de apoio social, poucos são os estudos que procuraram compreender a sua influência ao nível do bem-estar psicológico na adolescência. O presente estudo visa identificar possíveis influências da perceção de apoio social sobre as várias dimensões do bem-estar psicológico. A amostra do estudo foi de 283 estudantes portugueses, do terceiro ciclo e ensino secundário, entre os 12 e os 17 anos de idade, sendo 52,7% do sexo feminino. Foram usadas duas escalas de autorrelato para avaliar o bem-estar psicológico e o apoio social percebido. Existiram influências significativas das dimensões da perceção de apoio social (amigos, família, professores e apoio geral) nas dimensões do bem-estar psicológico, sendo que na maioria dos casos níveis baixos de perceção de suporte associaram-se a níveis menores ao nível do bemestar psicológico comparativamente aos grupos com perceção de suporte mais elevada. A perceção de apoio de suporte social veicula relações com o bem-estar psicológico, deixando o pressuposto de que o apoio percebido pelos adolescentes constitui uma variável que pode limitar o desenvolvimento de capacidades inerentes à realização positiva destes. Neste prisma, incentiva-se a sistematização de pesquisas sobre a temática.<hr/>ABSTRACT Even though there has been systematic research into the perception of social support, few studies have sought to understand their influence on adolescents’ psychological well-being. This study aims to identify possible consequences of social support perception in the various dimensions of psychological well-being. The study sample consisted of 283 Portuguese students, ranging from grammar to secondary education, between 12 and 17 years old, being 52.7 % were female. Two self-report scales were used to assess psychological well-being and perceived social support. Results showed significant influences of social support dimensions of perception (friends, family, teachers, and general support) in the dimensions of psychological well-being. Still, low levels of perceptions of support were also associated with lower levels of psychological well-being compared to those with higher perception support. The individual’s perception of social support is related to psychological well-being. These results suggest that adolescents support is a variable that can limit the development of capacities inherent to their positive achievement. Further research needs to be conducted to systematize research on the topic.