Scielo RSS <![CDATA[Vista. Revista de Cultura Visual]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-128420230002&lang=pt vol. num. 12 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Prosopopeia Como Orto-Doxia Estética e Retórica: Literariedade e Eficácia do Discurso da Publicidade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000202001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O discurso publicitário é peculiar, tem as funções apelativas e persuasivas da linguagem e objetivos genéricos: chamar a atenção, suscitar interesse, provocar desejo e levar à ação de compra e consumo. Quer se apresente na forma verbal (texto) quer na forma não verbal (imagem), a linguagem da publicidade concilia duas vertentes fundamentais: a estética, porque é essencialmente literária, ficcional, poética, emotiva e sedutora; a retórica, porque é pragmática, eficaz e persuasiva. Estas vertentes devem-se ao recurso a frequentes e diversificadas figuras de retórica, em particular as que estabelecem analogias, pois implicam identidades e estabelecem comparações. É o caso da prosopopeia, figura de retórica frequente e eficaz em publicidade, por ser simples de estabelecer implicações e de as entender e por potenciar o discurso, tornando-o mais vivaz, atrativo, empático e identificando os produtos/marcas e os consumidores. Como a linguagem publicitária se torna estética e retórica com a prosopopeia? Como a prosopopeia estabelece o sentido e orienta o entendimento da significação das mensagens publicitárias? Através de uma abordagem teórico-conceptual, este artigo apresenta um estudo qualitativo centrado na aplicação da prosopopeia como recurso estilístico e retórico no discurso publicitário. Os objetivos são: (a) relacionar as duas vertentes mencionadas (a estética e a retórica) na atratividade das estratégias persuasivas em comunicação publicitária, e (b) justificar a prosopopeia como potência da orto-doxia do discurso literário da publicidade.<hr/>Abstract Advertising discourse is peculiar, it has the appealing and persuasive functions of language and has the following general objectives: attract attention, arouse interest, provoke desire and lead to the action of purchase and consumption. Whether it’s in verbal form (text) or non-verbal form (image), the language of advertising combines two fundamental aspects: aesthetics, because it is essentially literary, fictional, poetic, emotive and seductive; rhetorical, because it is pragmatic, effective and persuasive. These aspects are present due to the use of frequent and diverse rhetorical figures, particularly those that establish analogies, as they imply identities and make comparisons. This is the case with prosopopoeia, a frequent and effective rhetorical figure in advertising, because it is simple to establish implications and understand them and because it enhances the discourse, making it more lively, attractive, and empathetic, whilst identifying both products/brands and consumers. How does advertising language become aesthetic and rhetorical with prosopopoeia? How does prosopopoeia establish meaning and guide the understanding of the significance of advertising messages? Using a theoretical-conceptual approach, this article presents a qualitative study centred on the application of prosopopoeia as a stylistic and rhetorical resource in advertising discourse. Its objectives are: (a) to relate the two aspects mentioned (aesthetics and rhetoric) in the lure of persuasive strategies within advertising communication, and (b) to justify prosopopoeia as a power of ortho -doxy in the literary discourse of advertising. <![CDATA[A Influência da Emoção no Jornalismo Humanitário: A Perspetiva dos Fotojornalistas Portugueses na Ucrânia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000207001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Imersos num contexto de emergência social, o conceito de jornalismo humanitário (Bunce et al., 2019, 2022) reveste-se, na atualidade, de novos contornos que lhe conferem uma pertinência e vitalidade até agora negligenciadas. Neste artigo analisamos o seu significado, indagando a influência da emoção na construção da informação humanitária, o que fazemos através de um inquérito aplicado junto de um conjunto de 12 fotojornalistas portugueses, enviados à Ucrânia, nos primeiros meses do conflito, entre fevereiro e abril de 2022, e que, aquando do seu regresso, expuseram parte do seu trabalho na iniciativa Diakuyu- Obrigado, promovida pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela associação cultural, CC11. A exposição foi aberta ao público a 20 de maio na Galeria Carlos Paredes, com a curadoria de Alexandre Almeida, a partir de uma seleção de fotografias de Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Tiago Miranda. Partindo da premissa que a emoção desempenha um papel controverso e labiríntico no jornalismo, o estudo reflete a complexidade em torno do lugar que deverá assumir a emoção no contexto da reportagem jornalística, bem como a admissibilidade do fotojornalista reconhecer o seu ponto de vista perante a realidade observada.<hr/>Abstract Immersed in a context of social emergency, the concept of humanitarian journalism (Bunce et al., 2019, 2022) currently takes on new contours that give it a hitherto neglected pertinence and vitality. This article examines humanitarian journalism's significance by exploring emotion's impact in constructing humanitarian information. Our investigation is based on a survey conducted with a group of 12 Portuguese photojournalists deployed to Ukraine in the first months of the conflict, between February and April 2022. After their return, they showcased part of their work in the initiative Diakuyu - Obrigado, promoted by the Sociedade Portuguesa de Autores and the cultural association CC11. The exhibition opened to the public on May 20 at Galeria Carlos Paredes, curated by Alexandre Almeida, with a selection of photographs by Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva and Tiago Miranda. The study examines the intricate and debatable role of emotion in journalism, focusing on the complexity of its position within journalistic reporting and whether photojournalists should be allowed to acknowledge their own perspectives in relation to the observed reality. The study reflects the complexity around the role that emotion should take in journalistic reporting and the admissibility of the photojournalist recognising their perspective before the observed reality. <![CDATA[A Conversa Entre um Filme e Seu Espectador: Alcançando a Liberdade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000207002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, pretende-se refletir sobre a importância do espectador na construção de um processo dialógico com um filme. Para isso, parte-se da aparente necessidade de desconstrução dessa relação que, se inicialmente, pode ser vista como duas esferas interseccionadas, aos poucos tende a fundir-se em apenas uma, a ser rompida. Para a realização dessa análise, foi levada em consideração o ponto de partida da arte ou, em outra medida, a visão do artista, para que tais esferas sejam o reflexo de entendimentos subjetivos, mas claros, e para torná-las, de facto, visuais a partir de tanto. Nesse sentido, encontrou-se em Rancière (2008/2010) uma das perspetivas que considera um novo lugar para o espectador, o de “ativo cocriador”, com o poder de subverter as hierarquias estabelecidas e transformar a relação de poder entre a obra e o público. Simultaneamente, Bazin (1958/2014) pensa que o cinema é uma forma de representação da realidade que permite ao espectador experimentar a sensação de estar presente no mundo retratado na tela. Ora, a questão parece encorpa-se, ainda, ao explicitar-se a importância da sensação, do prazer estético, algo defendido por Sontag (1966/2020). Por tudo isso, parece necessário conceitualizar imageticamente as individualidades e como estas podem ser, minimamente e em caráter subversivo às proposições dos autores citados, direcionadas, para que o espectador se torne, de todo, parte do filme e possa sentir-se importante ao se dar conta de que faz parte do resultado: é quando se rompe a esfera final de dentro para fora, possibilitando uma experiência única de liberdade.<hr/>Abstract This article explores the significance of the spectator's role in shaping a dialogic connection with a film. It is rooted in the discernible need to deconstruct this relationship, which, although it may initially appear as two intersecting spheres, gradually tends to merge into a single one, requiring disentanglement. In this analysis, we considered the inception of art, or the artist's vision, to ensure that these spheres reflect subjective yet distinct interpretations and effectively make them visually evident from that point onward. In this vein, Rancière (2008/2010) provides one perspective that considers a new role for the spectator, an "active co-creator" who can subvert established hierarchies and transform the power dynamic between the artwork and its audience. Bazin (1958/2014) also believes that cinema is a portrayal of reality that grants the spectator a sense of presence in the world depicted on the screen. This perception seems to be amplified by the significance of sensory experience and aesthetic delight, an idea advocated by Sontag (1966/2020). For all these reasons, it seems necessary to conceptualise individualities through imagery and explore how they can be, subtly and subversively to the propositions of the authors mentioned, directed so that the spectator becomes truly part of the film and can feel important as they realise they are part of the outcome: this is when the final sphere is broken from the inside out, enabling a unique experience of freedom. <![CDATA[Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000207003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste ensaio apresento um trabalho da minha autoria, concebido e produzido em 2022, caracterizado por uma exposição fotográfica e por um livro: Linhas com Cruzamentos de Destino (photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). A seguir, proporei uma reflexão sobre como nele se cruzam dimensões incontornáveis em qualquer registo fotográfico: a da realidade histórica e a da representação, que é uma realidade simbólica, ficcional. Na última parte, discriminarei os aspetos dos contextos de produção e de receção que subjazem este projeto. Na reflexão apresentarei fotografias quer do projeto, quer da história da fotografia que considero relevantes. Do ponto de vista epistemológico, embora o ensaio incida na implementação de um projeto, nele se cruzam referências inscritas do domínio da história da fotografia, da antropologia visual e da semiótica.<hr/>Abstract In this essay I will present a work of mine, conceived and produced in 2022, which consisted of a photographic exhibition and a book: Linhas com Cruzamentos de Destino (Lines With Destination Crossings; photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). Following this, I will reflect on how this cuts across aspects that are unavoidable in any photographic record, namely that of historical reality and that of representation, which is a symbolic, fictional reality. In the last section, I will outline the production aspects and reception contexts that underlie this project. In this reflection, I will present relevant photographs of the project and the history of photography. From an epistemological point of view, although the essay focuses on the implementation of a project, it weaves in references from the history of photography, visual anthropology and semiotics.