Scielo RSS <![CDATA[Vista. Revista de Cultura Visual]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-128420230001&lang=pt vol. num. 11 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Televisão e Vídeo: Reconfigurações da Comunicação Audiovisual]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000101001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As Leis da Captura da Atenção. Reflexões em Torno do Vídeo nas Plataformas Digitais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000102001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A imagem é um dos suportes dominantes na comunicação contemporânea (Martins, 2021, p. 185). A convergência cultural atual faz-se, sobretudo, em torno de imagens digitais (Jenkins, 2006/2009). Nesta premissa, o vídeo é um dos tipos que mais destaque alcançam na era da imagem e dos ecrãs (Costa, 2012; Loureiro, 2011; Martins, 2011). Diferentes empresas de comunicação digital, através de diferentes plataformas, utilizam arquiteturas e algoritmos com diferentes técnicas e métodos nos modos como usam a imagem para comunicar e capturar a atenção. O meio digital é pensado tendo como elemento central imagens para comunicar e leis algorítmicas para reter e fidelizar os cidadãos (Lanier, 2010/2010, 2018/2018). Teóricos da economia da atenção entendem que as empresas que gerem as grandes plataformas digitais têm um grande objetivo: capturar a atenção das massas de modo a criar fidelização e retenção nos consumidores/utilizadores (Martens, 2016; Srnicek, 2017). A economia da atenção é um dos seus principais setores, tendo como um dos negócios primordiais a ecranovisão (Costa, 2014). O pagamento do sujeito às empresas que gerem as plataformas digitais é feito por intermédio de um constante dar visualizações (Costa, 2020b), de uma persistente telepresença, de uma frenética partilha de conteúdos, de uma utilização corrente dos inúmeros serviços e ecossistemas digitais. É a soma de muitos a ver, a tele-estar, a tele-partilhar e a tele-usar que permite dinamizar a economia da atenção. As grandes empresas digitais lutam pelas fatias maiores dessa economia. Os que mais utilizadores fidelizam e retêm são os que mais lucram. A estratégia maior reside nos métodos e nas técnicas de captura da atenção utilizados. Essa cria “leis”, quer dizer, regularidades e padrões que se movimentam entre diferentes empresas e diferentes dinâmicas sociotécnicas. O vídeo, enquanto método e técnica de captura da atenção, utiliza “leis” e trilhos, contribuindo para posteriores processos sociais de uso, influência, manipulação, imitação, propagação, socialização e individuação. Neste artigo, tentamos dar conta de algumas regularidades e padrões gerais utilizados no vídeo para captura da atenção das massas.<hr/>Abstract Image is one of the dominant media in contemporary communication (Martins, 2021, p. 185). The current cultural convergence is mostly about digital images (Jenkins, 2006/2009). Based on this premise, video is one of the most prominent types in the era of image and screens (Costa, 2012; Loureiro, 2011; Martins, 2011). Different digital communication companies, based on different platforms, use different architectures and algorithms, with different techniques and methods, to use the image to communicate and capture attention. Digital media is planned with images as a central element to communicate and algorithmic laws to retain and build loyalty among citizens (Lanier, 2010/2010, 2018/2018). Theorists of the economy of attention argue that the companies managing the major digital platforms have one main objective: to capture the attention of the masses to create loyalty and retention of consumers/users (Martens, 2016; Srnicek, 2017). The economy of attention is one of their main sectors of activity, with screen vision as one of its core businesses (Costa, 2014). The individuals' payoff to the companies that manage the digital platforms is made through constantly giving views (Costa, 2020b), persistent telepresence, a frenetic sharing of content, and the current use of the numerous services and digital ecosystems. The sum of many watching, tele-being, tele-sharing and tele-using allows for dynamising the attention economy. The big digital companies are fighting for the biggest cuts in this economy. Those with the highest user loyalty and retention are profiting the most. The key strategy lies in the methods and techniques used to capture attention. This strategy creates "laws", that is, regularities and patterns that flow between different companies and different sociotechnical dynamics. The video, as a method and technique of attention-capturing, uses its "laws" and tracks, thus contributing to other social processes of use, influence, manipulation, imitation, propagation, socialisation and individuation. In this article, we seek to account for some general regularities and patterns used in the video to capture the attention of the masses. <![CDATA[Vídeo-Arte: Limites da Imagem Audiovisual]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000102002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo expõe uma reflexão sobre o vídeo enquanto meio de expressão artística e dos seus limites no campo da imagem audiovisual. Para tal, analisamos a sua evolução, sobretudo a partir dos finais do século XX, e a sua relação com outras práticas artísticas dos media art. Com efeito, debruçamo-nos sobre a ontologia da imagem, quer seja fílmica ou videográfica, tentando propor uma exploração territorial nos domínios da imagem audiovisual, perante a implicação dos avanços tecnológicos que alavancam os campos estéticos, concetuais e de representação. Pretende-se perceber a existência de convergências interdisciplinares e interculturais nos contextos das práticas artísticas da media art. Concentramo-nos nas possíveis distinções entre os média de vídeo, televisão e cinema, principalmente no cruzamento das fronteiras da classificação dos géneros de “média arte”, “cultura visual” ou “imagem digital média” e da expansão do espectro temático dos mesmos. Este trabalho sublinha algumas ideias em que o vídeo e a televisão partilham a ontologia da imagem e confere-se de que modo as implicações estéticas, técnicas e culturais foram relevantes para o resultado de algumas obras e para a interpretação visual das mesmas. Deste modo, articula-se oposição entre a produção sintética e o material estético. Mediante a seleção de alguns artistas, este estudo procura explorar a possibilidade de novas formas artísticas contribuírem para a configuração da imagem interativa e do seu papel na evolução do audiovisual.<hr/>Abstract This paper outlines a reflection on video as a medium of artistic expression and its confines in the audiovisual image field. For such purpose, we analyse its evolution, especially since the late 20th century, and its relation with other media art practices. In fact, we focus on the ontology of the image, be it filmic or videographic, trying to propose a territorial exploration in the domains of the audiovisual image, considering the implication of technological advances that leverage the aesthetic, conceptual and representational fields. The aim is to understand the existence of interdisciplinary and intercultural convergences in the contexts of media art practices. We focus on the possible distinctions between the media of video, television and cinema, mainly on the intersection of the confines of the "media art", "visual culture", or "digital media image" genre classification and the expansion of their thematic spectrum. This work highlights some ideas in which video and television share the ontology of the image and examines how aesthetic, technical and cultural implications have been relevant to the outcome of some works and their visual interpretation. This way, the opposition between synthetic production and aesthetic material is articulated. By selecting some artists, this study seeks to explore the possibility of new artistic forms contributing to the configuration of the interactive image and its role in the evolution of the audiovisual. <![CDATA[As Reconfigurações na Televisão Brasileira e as Novas Dinâmicas Comunicacionais: Um Estudo Sobre a Plataforma de Streaming Globoplay]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000102003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discutir aspetos relacionados ao contexto do declínio da televisão numa aproximação dos estudos televisivos latino-americanos com outras teorias a respeito da televisão. Neste estudo, focamos nossa discussão na Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo - o maior conglomerado mediático brasileiro. A nossa análise investiga o projeto de resgate de telenovelas antigas do Grupo Globo como estratégia mediática e mercadológica da plataforma de streaming. A partir de uma discussão teórica, o estudo acredita que a televisão brasileira tem encontrado formas de garantir a sua existência por meio da plataformização. A partir da premissa de que o grande trunfo da televisão seja a sua função socializadora, este estudo questiona se a televisão está a perder esse aspeto em detrimento das novas culturas mediáticas. De facto, observamos que a TV social e a cultura participativa empregam elementos que agregam e reconfiguram essa atual fase da televisão, descrita como uma hipertelevisão por alguns autores, como Scolari (2009). Com isso em mente, estamos a assistir não ao declínio da televisão, mas à sua nova essência. Além de mobilizar o consumo, a volta das novelas antigas promove nas redes sociais a socialização da nostalgia coletiva gerada por essas produções. O presente artigo evidencia como a plataforma explora essa relação recíproca entre nostalgia e cultura da convergência para se consolidar no cenário do streaming brasileiro. Diante desses apontamentos, acreditamos que a memória afetiva desempenha um impacto considerável nas estratégias empregadas pela plataforma, de modo a funcionar como um mecanismo rentável e eficaz para a sobrevivência da televisão brasileira.<hr/>Abstract This article aims at discussing aspects related to the context of the decline of television, approaching Latin American television studies with other theories about television. In this study, we focus our discussion on Globoplay, Grupo Globo's streaming platform - the largest Brazilian media conglomerate. Our analysis investigates Grupo Globo's project to recover old soap operas as a media and marketing strategy for the streaming platform. Based on a theoretical discussion, the study believes that Brazilian television has found ways to guarantee its existence due to platformisation. On the assumption that the socialising character is a major advantage of television, this study questions whether television would be losing its socialising function to the detriment of new media cultures. In fact, we observe that social television and participatory culture employ elements that aggregate and reconfigure this current phase of television, described as a hypertelevision by some authors, such as Scolari (2009). With this in mind, we may not be witnessing television's decline but its new essence. In addition to mobilizing consumption, the return of old soap operas promotes the socialization of the collective nostalgic feeling generated by these productions on social networks. It is evident that the platform has explored this reciprocal relationship between nostalgia and convergence culture to consolidate itself in the Brazilian streaming scenario. In light of these notes, we believe that affective memory has a considerable impact on the strategies employed by the platform, functioning as a profitable and effective mechanism for the survival of Brazilian television. <![CDATA[Movimentos do <em>Streaming</em> e Identidade Cultural na Nova Ordem dos <em>Remakes</em> Transnacionais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000102004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O advento das plataformas de streaming instaurou novas demandas e paradigmas, gerando uma necessária reconfiguração dos processos de criação e produção dos conteúdos e formatos televisivos. Categoria recorrente da televisão tradicional, o remake transnacional passa a se manifestar com outros contornos, submetido a uma nova ordem de práticas e significados. Da exibição local à global, o que se ganha e o que se perde na tradução? A partir da proposta de uma sistematização das estratégias empregadas pela indústria do streaming na realização e exibição de remakes transnacionais, o presente artigo organiza um percurso apoiado na análise de algumas franquias transnacionais de ficção seriada da era do broadcasting (The Office [O Escritório] e Bron/Broen [A Ponte]) e do streaming (Dix Pour Cent [Dez por Cento] e La Casa de Papel [A Casa de Papel]), reconhecendo o papel de liderança da Netflix no setor. Estruturada cronologicamente em "movimentos", tal sistematização se inspira na analogia criada por Erwin Panofsky (1978) entre o filme e a catedral medieval e caminha em paralelo à timeline histórica dos modelos de negócios da Netflix, conforme convencionada por Laura Osur (2016). Espera-se que as conclusões obtidas ofereçam subsídios pertinentes para o debate sobre remakes transnacionais na televisão, destacando sua contribuição para os processos de afirmação cultural e construção identitária das realidades que representam.<hr/>Abstract The advent of streaming platforms established new demands and paradigms, generating a necessary reconfiguration of the creation and production processes of television content and formats. A recurring category of traditional television, the transnational remake starts to manifest itself with other contours, submitted to a new order of practices and meanings. What is gained and lost in translation from the local to the global exhibition? From the proposal of a systematisation of the strategies employed by the streaming industry in the production and exhibition of transnational remakes, this article organises a path supported by the analysis of some transnational franchises of serialised fiction from the broadcasting era (The Office and Bron/Broen [The Bridge]) and the streaming era (Dix Pour Cent [Ten Percent] and La Casa de Papel [Money Heist]), recognising the leading role of Netflix in the industry. Structured chronologically in "movements", such systematisation draws on the analogy created by Erwin Panofsky (1978) between film and the medieval cathedral and moves alongside the historical timeline of Netflix's business models, as convened by Laura Osur (2016). Hopefully, the conclusions obtained offer relevant inputs for the debate on transnational remakes in television, highlighting their contribution to the processes of cultural affirmation and the identity construction of the realities they represent. <![CDATA[A Atuação da Televisão Pública em Plataformas de Streaming: Uma Cartografia da TV Brasil e da TV Cultura no YouTube]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000102005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa apresenta uma reflexão analítica sobre a atuação de emissoras públicas de televisão brasileiras no ambiente mediático sociodigital de uma plataforma de streaming, nomeadamente, o YouTube, à luz dos princípios da radiodifusão pública preconizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Bucci et al., 2012; Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2001). Como eixo de articulação metodológica, o estudo adota também a abordagem cartográfica aplicada à pesquisa em comunicação (Kastrup, 2007; Rosário &amp; Coca, 2018) e a perspectiva do estudo de casos múltiplos (Yin, 1994/2015) ao mapear a presença de duas emissoras públicas brasileiras, a TV Brasil e a TV Cultura, no YouTube. Sem desconsiderar o complexo momento político brasileiro, que impacta o Serviço de Radiodifusão Pública do país, especialmente por ocasionar a extinção do Conselho Curador (órgão de natureza consultiva e deliberativa) e, portanto, promover a exclusão da participação da sociedade na gestão da Empresa Brasil de Comunicação, a análise revela um momento específico do processo de plataformização (Poell et al., 2019) da televisão pública no Brasil, no qual é possível: verificar adequações e inadequações das emissoras estudadas ao ambiente da plataforma digital; registrar como as mudanças tecnológicas seguem a afetar a televisão enquanto meio e linguagem; e sublinhar alguns efeitos da comunicação via plataformas na sociedade.<hr/>Abstract This research provides an analytical reflection on the performance of Brazilian public television broadcasters in the socio-digital media environment of a streaming platform, namely YouTube, under the principles of public broadcasting advocated by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Bucci et al., 2012; Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2001). As a methodological framework, the study also adopts cartographic approach applied to communication research (Kastrup, 2007; Rosário &amp; Coca, 2018) and the perspective of a "multiple case study" (Yin, 1994/2015) in mapping two Brazilian public broadcasters, TV Brasil and TV Cultura, on the YouTube platform. Without disregarding the complex Brazilian political moment, which impacts the Public Broadcasting Service of the country, especially by causing the extinction of the Board of Trustees (an organ of consultative and deliberative nature) and, therefore, promote the exclusion of the participation of society in the management of the Empresa Brasil de Comunicação, the analysis highlights a specific moment of the platformisation process (Poell et al., 2019) of public television in Brazil, where it is possible to: verify adaptations and inadequacies of the studied broadcasters to the digital platform environment, note how technological changes continue to impact television as a medium and language and underline some effects of communication through platforms in society. <![CDATA[Visuais Para Tecnologia Emancipatória: Um Estudo de Caso Sobre a Cocriação de uma Linguagem Visual Para Combater a Violência de Género Online no Twitter Indiano]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000106001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This essay is an account of the visual design for Uli, a user-facing browser plugin to detect and moderate online gender-based violence on Twitter. The authors of this essay, who were involved as visual designers in the team that developed Uli, discuss the co-design process behind creating the visual narrative of such a tool to represent the collective labour in its creation by journalists, activists, community influencers, writers, technologists, and researchers engaged in the struggle against the interwoven caste, religion, gender and sexuality-based violence both online and offline. The essay finally sheds light on how such a visual identity and narrative can promote an alternate visual culture that challenges the dominant visual language of social media that's complacent in the propagation of online gender-based violence.<hr/>Resumo Este ensaio é um relato da criação visual do Uli, um plugin centrado no utilizador para o browser destinado a detetar e moderar a violência de género online no Twitter. Os autores deste ensaio, que participaram como designers visuais na equipa que desenvolveu o Uli, discutem o processo de cocriação subjacente à conceção da narrativa visual de tal ferramenta para representar o trabalho coletivo na sua criação por jornalistas, ativistas, influenciadores, escritores, tecnólogos e investigadores empenhados na luta contra a violência baseada na casta, religião, género e sexualidade, tanto online como offline. Por fim, o ensaio lança luz sobre a forma como essa identidade visual e narrativa podem promover uma cultura visual alternativa que desafia a linguagem visual dominante das redes sociais, que é complacente na propagação da violência de género online. <![CDATA[Entre Ciberfeminismo e <em>Artivismo</em>: Feminismo em Portugal no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842023000107001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A modalidade visual é um recurso imprescindível para as ciberfeministas desde a sua origem. A união entre o artivismo e o movimento feminista visa descolonizar os saberes artísticos e exclusivistas, além de propiciar visibilidade às temáticas das mulheres, especialmente em relação às múltiplas formas de violência de género. Assim, este artigo tem como principal objetivo perceber de que forma as ciberfeministas recorreram ao artivismo feminista para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 2021, em Portugal. Recorrendo a análise de conteúdo, observamos as publicações do Instagram de 10 associações e coletivos feministas portugueses no dia 25 de novembro, separando os dados em intervenções online e offline, na constatação de que o ciberfeminismo articula fronteiras que interconectam esses espaços de forma permanente. Destacamos que o artivismo opera no atual movimento feminista português como uma ferramenta estratégica e política para disseminação e propagação do ciberfeminismo.<hr/>Abstract Visual content has been a valuable resource since the creation of the cyberfeminist movement. Together, artivism and the feminist movement aim to decolonise artistic and exclusivist knowledge while also raising awareness of women's issues, especially concerning various forms of gender-based violence. Thus, the main aim of this article is to ascertain how cyberfeminists resorted to feminist artivism to celebrate the International Day for the Elimination of Violence Against Women in Portugal in 2021. To do so, Instagram posts by 10 Portuguese feminist organisations and collectives, posted on 25th November, were analysed through content analysis, and the data divided into online and offline measures - permanent proof of cyberfeminism as a border connecting these mediums. It is worth noting that artivism operates within the current Portuguese feminist movement as a strategic and political tool for the dispersal and propagation of cyberfeminism.