Scielo RSS <![CDATA[Revista de Investigação & Inovação em Saúde]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-157820230002&lang=en vol. 6 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Effectiveness of synchronous non-class education in higher health education]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: a pandemia por SARS-COV2 condicionou o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, levando à adoção de medidas para assegurar o processo de ensino, até então presencial, para uma tipologia de ensino não presencial síncrono. Objetivo: avaliar a efetividade do de ensino não presencial síncrono no ensino superior da saúde em resposta à pandemia, na perspetiva do estudante, e sua satisfação. Metodologia: estudo misto, descritivo e exploratório, com recolha de dados através de questionário online. A população-alvo são estudantes que transitaram para o ensino não presencial síncrono. Análise estatística com recurso ao programa SPSS®, versão 27.0 e análise de conteúdo de acordo com Bardin (2016). Cumpridos requisitos éticos. Resultados: participaram 48 estudantes que evidenciam menor nível médio de satisfação com o ensino não presencial síncrono em relação com o ensino presencial, sendo essa relação altamente significativa (t=3,09; p=0,003). A interação docente-estudante e estudante-estudante é considerada de menor qualidade, contudo, considera-se que o ensino não presencial síncrono demonstra efetividade na manutenção dos percursos formativos dos estudantes. Conclusão: as condições tecnológicas de acesso ao ensino não presencial síncrono foram consideradas adequadas, assim como o grau de efetividade, embora com menores níveis de satisfação relativamente ao ensino presencial.<hr/>Abstract Background: the SARS-COV2 pandemic has conditioned the functioning of Higher Education Institutions, leading to the adoption of measures to ensure the teaching process, until then face-to-face, towards a synchronous non-face-to-face teaching typology. Objective: to evaluate the effectiveness of synchronous remote teaching in higher health education in response to the pandemic, from the student's perspective, and their satisfaction. Methodology: mixed, descriptive and exploratory study, with data collection through an online questionnaire. The target population are students who transitioned to synchronous non-face-to-face teaching. Statistical analysis using the SPSS® program, version 27.0 and content analysis according to Bardin (2016). Ethical requirements met. Results: 48 students participated who showed a lower average level of satisfaction with synchronous remote teaching compared to face-to-face teaching, a highly significant relationship (t=3.09; p=0.003). Teacher-student and student-student interaction is considered of lower quality, however, it is considered that synchronous remote teaching demonstrates effectiveness in maintaining students' training paths. Conclusion: the technological conditions for access to synchronous remote teaching were considered adequate, as well as the degree of effectiveness, although with lower levels of satisfaction compared to face-to-face teaching.<hr/>Resumen Marco contextual: la pandemia del SARS-COV2 ha condicionado el funcionamiento de las Instituciones de Educación Superior, llevando a la adopción de medidas para asegurar el proceso docente, hasta entonces presencial, hacia una tipología docente sincrónica no presencial. Objetivo: evaluar la efectividad de la enseñanza a distancia sincrónica en la educación superior en salud en respuesta a la pandemia, desde la perspectiva del estudiante y su satisfacción. Metodología: estudio mixto, descriptivo y exploratorio, con recolección de datos a través de un cuestionario en línea. La población objetivo son los estudiantes que hicieron la transición a la enseñanza sincrónica no presencial. Análisis estadístico mediante el programa SPSS®, versión 27.0 y análisis de contenido según Bardin (2016). Requisitos éticos cumplidos. Resultados: participaron 48 estudiantes que mostraron un nivel medio de satisfacción más bajo con la docencia a distancia síncrona en comparación con la docencia presencial, relación altamente significativa (t=3,09; p=0,003). La interacción docente-alumno y alumno-alumno se considera de menor calidad, sin embargo, se considera que la enseñanza a distancia síncrona demuestra efectividad en el mantenimiento de las trayectorias formativas de los estudiantes. Conclusión: las condiciones tecnológicas para el acceso a la docencia a distancia síncrona se consideraron adecuadas, así como el grado de efectividad, aunque con menores niveles de satisfacción respecto a la docencia presencial. <![CDATA[Factors influencing help-seeking process of abortion services in Mozambique]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: a procura de ajuda pressupõe um comportamento de busca ativa de informação, aconselhamento, tratamento ou suporte para responder a um problema reconhecido. Objetivo: perceber o processo de busca de ajuda para a interrupção da gravidez pelas adolescentes e jovens, as fontes de ajuda, e os fatores influenciadores. Metodologia: abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas às enfermeiras dos Serviços de Saúde Amigos dos Adolescentes e Jovens, das urgências de ginecologia e das maternidades de 8 unidades sanitárias das cidades de Maputo e Quelimane; foram entrevistadas igualmente 14 adolescentes e jovens que induziram aborto. Aos dados, foi feita uma análise de conteúdo. Resultados: a procura de serviços de aborto iniciou com a confirmação e reconhecimento da gravidez. As amigas e as irmãs constituíram as fontes iniciais e estímulos para a identificação do provedor para a interrupção da gravidez, depois de analisados os custos e benefícios de continuar ou terminar a gravidez; não perceção da suscetibilidade de ter uma gravidez precoce e a gravidade das suas consequências. Não conhecimento das fontes de ajuda e das leis; medo de exposição pública; falta de recursos financeiros; e o comportamento dos provedores serviram de barreiras neste processo. Conclusão: Há necessidade de uma maior divulgação dos serviços de saúde sexual e reprodutiva disponíveis, bem como promoção da educação sexual, para escolhas saudáveis.<hr/>Abstract Background: help-seeking behaviour implies an active search for information, counselling, treatment or support to respond to a recognized problem. Objective: to understand the help seeking process for abortion services by adolescents and young women, sources of help and, the influencing factors. Methods: a qualitative approach was applied using semi-structured interviews with nurses from Adolescents and Young People Friendly Health Services, gynaecology emergency services and, maternity services of 8 health facilities in Maputo and Quelimane cities; 14 adolescents and young women who induced abortion were also interviewed. The data was analysed using content analysis approach. Results: the help seeking process for abortion services started with confirmation and recognition of the pregnancy. Friends and sisters were the initial sources of information and stimuli for the identification of the provider of abortion services, after analysing the costs and benefits of keeping the pregnancy or inducing abortion; non-perception of the susceptibility and the severity of having an early pregnancy. Non-awareness of sources of help and laws; fear of public exposure; lack of financial resources; and providers’ behaviour served as barriers in this process. Conclusion: dissemination of available sexual and reproductive health services is recommended, as well as promotion of sex education for healthy choices.<hr/>Resumen Marco contextual: la búsqueda de ayuda implica un supuesto de búsqueda activa de información, asesoramiento, tratamiento o apoyo para responder a un problema reconocido en instituciones formales o informales. Objetivo: processos el processo de búsqueda de ayuda para la interrupción del embarazo por parte de adolescentes y jóvenes, las fuentes de ayuda y los factores que influyen. Métodos: un enfoque cualitativo basado en entrevistas semiestructuradas con enfermeras de los Servicios de Salud Amigos de Adolescentes y Jóvenes, de lprocesso s ias processo s gía y de las maternidades de 8 unidades de salud de las ciudades de Maputo y Quelimane; se entrevistaron 14 adolescentes y jóvenes que se provocaron el aborto. Se realizó un análisis de contenido de los datos utilizando NVivo versión 11. Resultados: la búsqueda de servicios de aborto se iniccomcon la confirmación y reconocimiento del embarazo. Amigos y hermanas fueron las fuentes y estímulos iniciales para la identificación del prestador de servicios de interrupción del embarazo, después de analizar los costos y beneficios de continuar o interrumpir el embarazo; la no percepción de la susceptibilidad y de la gravedad de tener un embarazo precoz. El desconocimiento de las fuentes de ayuda y de las leyes; el miedo a la exposición pública; la falta de recursos financieros; y el comportamiento de los proveedores sirvieron como barreras en este proceso. Conclusión: se recomienda la difusión de los servicios de salud sexual y reproductiva disponibles, así como la promoción de la educación sexual para elecciones saludables. <![CDATA[Evaluation of the Implementation of the Family Caregiver Promoting Monitoring Model]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200039&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: o apoio prestado pelos enfermeiros aos familiares cuidadores na transição para o papel, acarreta desafios na preparação para a mestria no cuidar e no processo documental. Os sistemas de informação devem ser uma ferramenta imprescindível na tomada de decisão destes profissionais, permitindo a continuidade e qualidade dos cuidados prestados e a obtenção de ganhos em saúde. Objetivo: avaliar as mudanças na documentação dos enfermeiros relativa aos familiares cuidadores, após intervenção. Metodologia: estudo quase-experimental antes e após intervenção, com recurso à consulta da documentação realizada pelos enfermeiros nas suas atividades com os familiares cuidadores. Resultados: os focos do Papel de Prestador de cuidados revelam aumento significativo na fase final, bem como os enunciados de diagnóstico que envolvem o Papel de Prestador de Cuidados. As intervenções mais documentadas mantem-se as do tipo Avaliar e Ensinar, mas este aumento não é significativo. As intervenções do tipo Incentivar revelam-se marginalmente significativas e as do tipo Treinar e Instruir apresentam uma diminuição estatisticamente significativa. Conclusão: o estudo revelou melhorias nas áreas do Papel de Prestador de cuidados, no entanto ainda revela áreas de subnotificação do cuidador, com necessidade de um investimento superior.<hr/>Abstract Background: the support provided by nurses to family caregivers in the transition to the role causes challenges in preparing of mastery in care and in the documental process. Information systems should be an essential tool in the decision-making of the professionals, allowing the continuity and quality of care provided and the achievement of health gains. Objective: evaluate the changes in the nurse documentation regarding family caregivers after the intervention. Methodology: quasi-experimental study before and after intervention, using the consultation of documentation carried out by nurses in their activities with family caregivers. Results: the focus of the Caregiver Role reveals a significant increase in the final phase, as well as the diagnostic statements involving the Caregiver Role. The most documented interventions remain those of the Assess an Teach type, but this increase is not significant. Interventions of the Incentive type are marginally significant and those of the Train and Instruct type show a statistically significant decrease. Conclusion: the study revealed improvements in the Caregiver Role areas, however it still reveals areas of caregiver underreporting, with need for a higher investment.<hr/>Resumen Marco contextual: el apoyo brindado por enfermeiros a los cuidadores familiares en la transición al rol provoca desfíos en la preparación para el domínio en el cuidado y en el proceso documental. Los sistemas de información deben ser una herramenta fundamental en la toma de decisiones de estos profesionales, permitiendo la continuidade y calidad da la atención brindada y la consecución de ganancias en la salud. Objetivo: evaluar los cambios na documentación de las enfermeiras com respecto a los cuidadores familiares después de la intervención. Metodología: estudio cuasi experimental antes y después de la intervención, utilizando la consulta de documentación realizada por enfermeros en sus actividades con cuidadores familiares. Resultados: el enfoque del Rol del Cuidador revela un aumento significativo en su fase final, así como los enunciados diagnósticos que involución el Rol del Cuidador. Las intervenciones más documentadas siguen siendo las del tipo Evaluar y Enseñar, pero este incremento no es significativo. Las intervenciones del tipo Incentivo son marginalmente significativas y los del tipo Capacitar e Instruir muestran una diminución estadísticamente significativa. Conclusión: el estúdio reveló mejoras en las áreas del Rol del Cuidador, sin embargo aún revela áreas de sub registro del cuidador, com necesidadde mayor inversión. <![CDATA[Adolescents with DM1: knowledge about disease and difficulties in self-care]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200051&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: a Diabetes Mellitus tipo 1 enquanto doença crónica é, cada vez mais prevalente, em idade pediátrica, sendo fundamental o incentivo de adesão ao autocuidado e a minimização das dificuldades sentidas. Objetivos: caracterizar o conhecimento de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 acerca da sua doença e identificar as suas dificuldades no autocuidado. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo simples. Aplicação do Teste de Conhecimento dos Adolescentes com DM1 acerca da doença e o Inventário de Dificuldades nos Papéis de Autocuidado de Flora &amp; Gameiro (2016). Recolha de dados de junho a novembro de 2021, na Consulta de Diabetes de um Hospital da região centro de Portugal. Amostra de 34 adolescentes com média de idades de 14.9 (±2.3) anos. Resultados: no conhecimento global, os adolescentes apresentam um nível de conhecimento entre o razoável e bom, sendo o domínio 1 (Natureza da doença/fisiopatologia) onde estes apresentam melhor nível de conhecimento. Nas dificuldades nos papéis de autocuidado, apresentam maior dificuldade na manutenção de uma alimentação equilibrada, combate ao stress e intervenções numa hipoglicemia. Conclusão: verifica-se dificuldade destes nos papeis de autocuidado, sendo fundamental a intervenção dos enfermeiros na implementação de planos terapêuticos ajustados, no sentido de colmatar falhas de conhecimento e dificuldades identificadas.<hr/>Abstract Background: type 1 Diabetes Mellitus is a chronic disease increasingly prevalent in children, thus it is essential to encourage adherence to self-care and minimize the difficulties experienced. Objectives: characterize the knowledge of adolescents with type 1 diabetes mellitus about their disease and identify their difficulties in self-care. Methodology: quantitative, simple descriptive study. Application of Knowledge Test of Adolescents with DM1 about the disease and the Inventory of Difficulties in Self-Care Roles by Flora &amp; Gameiro (2016). Data collected between june and november 2021 at Diabetes Consultation of a Hospital in the central region of Portugal. Sample of 34 diabetic adolescents with a mean age of 14.9 (±2.3) years. Results: in overall knowledge, adolescents show a level of knowledge between reasonable and good, and it is in domain 1 (Nature of the disease/physiopathology) where they show the best level of knowledge. In the difficulties in the self-care roles, they show higher percentages of difficulty in maintaining a balanced diet, fighting stress and interventions when facing hypoglycemia. Conclusion: adolescents have difficulties in self-care roles, and the nurses' intervention in the implementation of adjusted therapeutic plans is essential to overcome the knowledge gaps and reduce the identified difficulties.<hr/>Resumen Marco contextual: la diabetes mellitus tipo 1 es una enfermedad crónica cada vez más prevalente en niños, por lo que es fundamental fomentar la adherencia al autocuidado y minimizar las dificultades que experimentan. Objetivos: caracterizar el conocimiento de los adolescentes con diabetes mellitus tipo 1 sobre su enfermedad e identificar sus dificultades en el autocuidado. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo simples. Aplicação de Test de Conocimientos de Adolescentes con DM1 sobre la enfermedad y el Inventario de Dificultades en los Roles de Autocuidado de Flora &amp; Gameiro (2016). Datos recogidos entre junio y noviembre de 2021 en la Consulta de Diabetes de un Hospital de la región central de Portugal. Muestra de 34 adolescentes diabéticos con edad media de 14,9 (±2,3) años. Resultados: en el conocimiento global, los adolescentes muestran un nivel de conocimiento entre razonable y bueno, y es en el dominio 1 (Naturaleza de la enfermedad/fisiopatología) donde muestran el mejor nivel de conocimiento. En cuanto a las dificultades en las funciones de autocuidado, estos pacientes mostraron mayores porcentajes de dificultad para mantener una dieta equilibrada, combatir el estrés e intervenir ante una hipoglucemia. Conclusión: adolescentes tienen una dificultad para los en los roles de autocuidado, siendo fundamental la intervención del enfermero en la implementación de planes terapéuticos ajustados, con el fin de llenar los vacíos de conocimiento y reducir las dificultades identificadas. <![CDATA[Medical device for rehabilitation after proximal femur fracture: usability study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200063&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: a Fratura do Fémur Proximal (FFP) é um grave problema de saúde pública, o Dispositivo Médico (DM), ABLEFIT, poderá trazer mais-valias no processo de reabilitação da pessoa pós FFP. Objetivos: avaliar a usabilidade e ergonomia do ABLEFIT para a reabilitação da pessoa pós FFP. Metodologia: estudo observacional descritivo, metodologia mista. Recolha de informação através de dois grupos focais e questionário de usabilidade. Grupos focais de oito participantes, um de utilizadores finais, e outro de Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Reabilitação (EEER). Foram cumpridos todos os princípios éticos. Para análise dos dados quantitativos foi utilizado o programa informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) v25, e a técnica de análise de conteúdo para os grupos focais. Resultados: da análise descritiva dos resultados quantitativos, evidencia-se uma apreciação positiva, pontuações mais elevadas no grupo A. Globalmente, consideram o dispositivo útil na reabilitação da pessoa pós FFP. Alguns dos participantes do grupo B, tem perceção de que a aprendizagem e utilização do DM é complexa. Conclusão: este estudo permitiu aferir a usabilidade e aperfeiçoamento do ABLEFIT na reabilitação da pessoa pós FFP, e contribuir para a prestação de cuidados de Enfermagem de Reabilitação de maior qualidade.<hr/>Abstract Background: the Proximal Femur Fracture (PFF) is a serious public health concern, and the ABLEFIT Medical Device (MD) may be an added asset in the patient’s process of rehabilitation after PFF. Objectives: to assess usability and ergonomics of the ABLEFIT for patient rehabilitation after PFF. Methodology: a descriptive observational study, using a mixed methodology, with data sourcing through two focus groups and usability questionnaire. Focus groups made up of eight participants each, one group with end users and one with Nurses Specialized in Rehabilitation Nursing (NSRN). All ethical principals were met. The quantitative data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) v25 software, in addition to content analysis technique for focus groups. Results: the descriptive analysis of the quantitative data shows a positive appreciation, with higher scores in group A. Overall, participants considered the device to be useful for patient rehabilitation after PFF. Some group B participants perceived the learning process and usability of the medical device as complex. Conclusion: this study allowed to assess usability and improvement of the ABLEFIT for patient rehabilitation after PFF, and to contribute to better quality in Rehabilitation Nursing care services.<hr/>Resumen Marco contextual: la Fractura de Fémur Proximal (FFP) es un grave problema de salud pública, el Dispositivo Médico, ABLEFIT, puede aportar un valor agregado en el proceso de rehabilitación de la persona después de la FFP. Objetivo: evaluar la usabilidad y la ergonomía de ABLEFIT para la rehabilitación post-FFP. Metodología: Estudio observacional de carácter descriptivo, con recurso a metodología mixta. La información fue recogida por medio de dos grupos focales y un cuestionario de usabilidad. Los grupos focales formados por ocho participantes, uno de usuarios finales y otro de Enfermera Especialista en Enfermería de Rehabilitación (EEER). Se respetaron todos los principios éticos. Para el análisis de los datos cuantitativos se utilizó el programa informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) v25, y la técnica de análisis de contenido específica en el caso de grupos focales. Resultados: del análisis descriptivo realizado a los resultados cuantitativos fue posible observar a existencia de una apreciación positiva, con puntuaciones más altas en el grupo A. En general, consideran útil el dispositivo en la rehabilitación de la persona después de la PFC. Algunos de los participantes del grupo B perciben que el aprendizaje y uso del DM es complejo. Conclusión: este estudio permitió evaluar, por un lado, la usabilidad y la mejoría de ABLEFIT en la rehabilitación de personas después de un PFC y por otro, contribuye para la prestación de cuidados de Enfermería de Rehabilitación de mayor calidad. <![CDATA[Sexuality factors that influence marital satisfaction: a scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200079&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: a sexualidade é uma característica central do indivíduo e essencial para a relação íntima do casal, funcionando como um atributo da satisfação conjugal, uma área de atenção da enfermagem de saúde familiar. A perceção da satisfação conjugal pelos membros do casal parece ser influenciada pela satisfação com o padrão de sexualidade. Objetivo: identificar os fatores da sexualidade que influenciam a satisfação conjugal dos casais sem disfunções sexuais e cujos membros sejam saudáveis. Metodologia: Scoping review, seguindo a mnemónica P (participantes), C (conceito) e C (contexto) recomendada pelo Joanna Briggs Institute. Foi considerando o espaço temporal entre 2017 e 2021 e os idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: foram analisados catorze artigos e identificados os seguintes fatores: auto revelação sexual, apego, assistir a conteúdo explícito de atividade sexual, discrepância de desejo sexual, motivação sexual intrínseca e extrínseca, motivação para atender as necessidades do parceiro e sensibilidade à aversão sexual. Conclusão: a identificação de fatores relacionados com a sexualidade que influenciam a satisfação conjugal permitiu catalogar domínios essenciais promotores da satisfação conjugal. Novas revisões por cada domínio de fatores irão possibilitar o aprofundamento da temática, visando contribuir para o desenvolvimento da enfermagem de saúde familiar.<hr/>Abstract Background: sexuality is a central characteristic of the individual and essential for the couple's intimate relationship, functioning as an attribute of marital satisfaction, an area of attention of family health nursing. The perception of marital satisfaction by the members of the couple seems to be influenced by satisfaction with the pattern of sexuality. Objective: to identify the sexuality factors that influence the marital satisfaction of couples without sexual dysfunctions and whose members are healthy. Methodology: Scoping review, following the mnemonic P (participants), C (concept) and C (context) recommended by the Joanna Briggs Institute. It was considering the temporal space between 2017 and 2021 and the Portuguese, English and Spanish languages. Results: fourteen articles were analyzed and the following factors were identified: sexual self-disclosure, sexual communication, attachment, cohabitation, dating time, watching explicit content of sexual activity, sexual desire discrepancy, intrinsic and extrinsic sexual motivation, motivation to meet needs of the partner and sensitivity to sexual aversion. Conclusion: The identification of factors related to sexuality that influence marital satisfaction allowed cataloging essential domains that promote marital satisfaction. New reviews for each domain of factors will make it possible to deepen the theme, aiming to contribute to the development of family health nursing.<hr/>Resumen Marco contextual: a sexualidad es una característica central del individuo y esencial para la relación íntima de la pareja, funcionando como un atributo de la satisfacción conyugal, área de atención de la enfermería en salud de la familia. La percepción de satisfacción conyugal por parte de los miembros de la pareja parece estar influenciada por la satisfacción con el patrón de sexualidad. Objetivo: identificar los factores de la sexualidad que influyen en la satisfacción conyugal de parejas sin disfunciones sexuales y cuyos miembros son sanos. Metodología: Scoping review, siguiendo los nemotécnicos P (participantes), C (concepto) y C (contexto) recomendados por el Instituto Joanna Briggs. Se consideró el espacio temporal entre 2017 y 2021 y los idiomas portugués, inglés y español. Resultados: se analizaron catorce artículos y se identificaron los siguientes factores: autorrevelación sexual, comunicación sexual, apego, convivencia, tiempo de noviazgo, ver contenido explícito de actividad sexual, discrepancia de deseo sexual, motivación sexual intrínseca y extrínseca, motivación para satisfacer necesidades de la pareja y la sensibilidad a la aversión sexual. Conclusión: La identificación de factores relacionados con la sexualidad que influyen en la satisfacción conyugal permitió catalogar dominios esenciales que promueven la satisfacción conyugal. Nuevas revisiones para cada dominio de los factores permitirán profundizar el tema, con el objetivo de contribuir al desarrollo de la enfermería en salud de la familia. <![CDATA[The effectiveness of high-flow nasal oxygen in respiratory insufficiency: systematic review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200091&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: a insuficiência respiratória é uma síndrome com grande impacto nos internamentos, na morbilidade e mortalidade. A aplicabilidade do oxigénio nasal de alto fluxo tem sido alvo de interesse no doente crítico. Objetivo: conhecer a efetividade do oxigénio nasal de alto fluxo no tratamento da insuficiência respiratória no adulto em unidades de cuidados intensivos. Métodos: revisão sistemática de efetividade que utiliza a estratégia PICO e recomendações do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada em agosto de 2021 com recurso às plataformas de acesso PubMed e EBSCOhost. Resultados: identificaram-se 583 resultados. Foram analisados seis ensaios clínicos randomizados. A seleção foi feita após eliminação de duplicados; leitura do título, resumos e textos integrais de acordo com o diagrama Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Conclusão: o oxigénio nasal de alto fluxo revelou-se confortável, tolerável e eficaz no tratamento da insuficiência respiratória hipoxémica e hipercápnica. Foi eficaz quando comparado com oxigenoterapia convencional na pós-extubação de doentes hipoxémicos e na redução da pressão parcial de dióxido de carbono quando comparado com a Ventilação Não Invasiva nos doentes hipercápnicos.<hr/>Abstract Background: respiratory insufficiency is a syndrome with a great impact on hospital admissions, morbidity and mortality. The applicability of High-flow nasal oxygen has been the subject of interest in critically ill patients. Objective: to know the effectiveness of High-flow nasal oxygen as a treatment for respiratory insufficiency in adult patients admitted to the intensive care units. Methods: systematic reviews of effectiveness using the PICO strategy and recommendations from the Joanna Briggs Institute. The survey was carried out in august 2021 using the PubMed and EBSCOhost access platforms. Results: 583 results were identified. Six randomized clinical trials were analyzed. The selection was made after elimination of duplicates; title reading, abstract reading and full text reading according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses diagram. Conclusion: high-flow nasal oxygen proved to be comfortable, tolerable and effective in the treatment of hypoxemic and hypercapnic respiratory insufficiency. It was effective when compared with conventional oxygen therapy in the post-extubation of hypoxemic patients and in reducing partial pressure of carbon dioxide when compared with Non-Invasive Ventilation in hypercapnic patients.<hr/>Resumen Marco contextual: la insuficiencia respiratoria es un síndrome que tiene un gran impacto en los ingresos hospitalarios, la morbilidad y mortalidad. La aplicabilidad del oxígeno nasal de alto flujo ha sido objeto de interés en pacientes críticos. Objetivo: conocer la efectividad del oxígeno nasal de alto flujo en el tratamiento de la insuficiencia respiratoria en adultos en unidades de cuidados intensivos. Métodos: revision sistemática de efectividad utilizando la estrategia PICO y recomendaciones del Instituto Joanna Briggs. La búsqueda se llevó a cabo en agosto de 2021 utilizando las plataformas de acceso PubMed y EBSCOhost. Resultados: se identificaron 583 resultados. Se analizaron seis ensayos clínicos aleatorios. La selección se realizó después de la eliminación de duplicados; lectura de títulos, de resúmenes y de texto completo siguiendo el diagrama Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Conclusión: el Oxígeno nasal de alto flujo demostró ser cómodo, tolerable y eficaz en el tratamiento de la insuficiencia respiratoria hipoxémica e hipercápnica. Fue eficaz en comparación con la oxigenoterapia convencional en la postextubación de pacientes hipoxémicos y en la reducción de la presión parcial de dióxido de carbono en comparación con la Ventilación No Invasiva en pacientes hipercápnicos. <![CDATA[Surgical patient satisfaction with intraoperative nursing care: a scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782023000200103&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Enquadramento: a avaliação da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem é um indicador válido da qualidade dos cuidados e uma ferramenta útil para a melhoria contínua da qualidade dos mesmos. Porém, verifica-se que a temática tem sido pouco explorada no período intraoperatório, impossibilitando a identificação e desenvolvimento de intervenções de enfermagem que a promovam. Objetivo: mapear as dimensões da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório. Metodologia: revisão scoping, orientada pela metodologia do The Joanna Briggs Institute, na sua versão de 2020. Após aplicação dos critérios de inclusão, foram incluídos 8 artigos na revisão scoping. Resultados: foram identificadas algumas dimensões relevantes da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório (informação fornecida, relação estabelecida com os enfermeiros, satisfação das necessidades fisiológicas e ambiente físico do bloco operatório) e intervenções de enfermagem capazes de as satisfazer. Conclusão: As necessidades informacionais e relacionais do cliente, a sua homeostasia física e emocional e o funcionamento eficiente do bloco operatório são as dimensões mais amiúde identificadas e com maior relevância para a satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório.<hr/>Abstract Background: patient satisfaction with nursing care is a valid indicator of the quality of care and a useful tool for continuous quality improvement. Nonetheless, studies concerning patient satisfaction with perioperative nursing care in the operating room have been lacking, which limits the development of nursing interventions that may promote it. Objective: to map dimensions of patient satisfaction with perioperative nursing care in the operating room. Methodology: scoping review, oriented by The Joanna Briggs Institute methodology for scoping reviews, 2020 version. 8 articles were included in the scoping review after inclusion criteria application. Results: relevant dimensions of patient satisfaction with perioperative nursing care in the operating room were identified, namely: information, nurse-patient relationship, satisfaction of physiological needs and operating room environment. Nursing interventions that meet these dimensions were also identified. Conclusion: patient´s empowerment, therapeutic relationship, physiological homeostasis and operating room efficiency are the most frequently identified dimensions and the more relevant to patient satisfaction with perioperative nursing care in the operating room.<hr/>Resumen Marco contextual: la evaluación de la satisfacción del cliente con la atención de enfermería es un indicador válido de la calidad de atención y una herramienta utilizada para mejorar la calidad de la atención. Sin embargo, parece que el tema há sido poco explorado en el período intraoperatório, lo que hace imposible identificar y desarrollar intervenciones de enfermería que la promuevan. Objetivo: mapear las dimensiones de la satisfacción del cliente com el cuidado de enfermería en quirófano. Metodologia: revisión "scoping" guiada por la metodologia de The Joanna Biggs Institute, en la 2020. Despues de la aplicación de los critérios de inclusión, se incluyeron 8 artículos en la revisión. Resultados: se han identificado algunas dimensiones relevantes en la satisfacción del cliente com la atención de enfermería en quirófano (información recebida, relación establecida con el personal de enfermería, satisfacción de las necessidades fisiológicas y entorno físico del quirófano) y las intervenciones capaces de satisfacerlas. Conclusión: Las necesidades de información y relacionales del cliente, su homeostasis física y emocional y el funcionamento eficiente del quirófano son las dimensiones mas identificadas y com mayor impacto en la satisfacción del cliente con los cuidados de enfermeria en quirófano.