Scielo RSS <![CDATA[Revista de Investigação & Inovação em Saúde]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-157820200002&lang=pt vol. 3 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Ganhos em saúde familiar sensíveis ao modelo dinâmico de avaliação/intervenção familiar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) é um referencial teórico e operativo que pretende dar resposta às necessidades dos enfermeiros no cuidado às famílias. Objetivo: avaliar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem prestados por estudantes colaborativamente com as famílias segundo o MDAIF. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, transversal, de natureza quantitativa, com uma amostra de conveniência, constituída por 35 famílias. A colheita de dados foi realizada a partir dos registos de enfermagem dos cuidados prestados às famílias, sujeitos posteriormente a análise descritiva. Resultados: o MDAIF permitiu aos estudantes obter em ganhos em saúde junto das famílias. Dos diagnósticos formulados destacam-se pela prevalência os da dimensão do desenvolvimento, seguidos dos da dimensão funcional e finalmente os da dimensão estrutural. Registaram-se ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem em todas as áreas de atenção das dimensões, com uma modificação positiva no estado dos diagnósticos de enfermagem de 80,8% do antes para após a intervenção. Conclusão: os estudantes de enfermagem, fundamentados no MDAIF, avaliaram e interviram colaborativamente com as famílias, obtendo ganhos em saúde familiar. Recomenda-se a disseminação generalizada do MDAIF no cuidado às famílias.<hr/>Abstract Background: the Dynamic Model of Family Assessment and Intervention (MDAIF) is a theoretical and operational framework that aims to respond to the needs of nurses in caring for families. Objective: to evaluate health gains sensitive to nursing care provided by students collaboratively with families according to the MDAIF. Methodology: this is a descriptive, cross-sectional, quantitative study, with a convenience sample, consisting of 35 families. Data collection was performed from the nursing records of caring provided to families, which were subsequently subjected to a descriptive analysis. Results: the MDAIF allowed students to obtain health gains beside their families. From the diagnoses formulated, those of the development dimension stand out, followed by those of the functional dimension and finally by those of the structural dimension. There were gains in health that were sensitive to nursing care in all areas of care of the dimensions, with a positive change in the state of nursing diagnoses from 80.8% from before to after the intervention. Conclusion: nursing students, based on the MDAIF, evaluated and intervened collaboratively with families, obtaining gains in family health. Widespread dissemination of MDAIF in family care is recommended.<hr/>Resumen Marco Contextual: el Modelo Dinámico de Evaluación e Intervención Familiar (MDAIF) es un marco teórico y operativo que tiene como objetivo dar respuesta a las necesidades del enfermero en el cuidado de la familia. Objetivo: evaluar las mejoras en salud sensibles a los cuidados de enfermería proporcionadods por los estudiantes en colaboración con las familias según el MDAIF. Metodología: se trata de un estudio descriptivo, transversal, cuantitativo, con muestra de conveniencia, conformada por 35 familias. La recolección de datos se realizó a partir de los registros de enfermería de cuidados proporcionados a las familias, los cuales fueron posteriormente sometidos a un análisis descriptivo. Resultados: el MDAIF permitió a los estudiantes obtener beneficios para la salud de sus familias. De los diagnósticos formulados destacan los de la dimensión de desarrollo, seguidos de los de la dimensión funcional y con menor prevalencia los de la dimensión estructural. Hubo avances en salud sensibles al cuidado de enfermería en todas las áreas de cuidado de las dimensiones, con un cambio positivo en el estado de los diagnósticos de enfermería del 80,8% antes al después de la intervención. Conclusión: los estudiantes de enfermería, con base en el MDAIF, evaluaron e intervinieron de manera colaborativa con las familias, obteniendo mejoras en salud familiar. Se recomienda una amplia difusión del MDAIF en la atención familiar. <![CDATA[Automedicação nos estudantes do ensino superior da saúde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: a automedicação envolve o uso de medicamentos para tratar distúrbios ou sintomas autodiagnosticados, ou o uso intermitente ou continuado de medicação prescrita por um médico para tratamento crónico ou doenças ou sintomas recorrentes. Objetivos: caraterizar a prática da automedicação nos estudantes do ensino superior da saúde. Metodologia: estudo quantitativo e descritivo. Amostra constituída por 301 estudantes. Recolha de dados com recurso a questionário e análise de dados efetuada através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: verifica-se automedicação em 93,4% dos estudantes do ensino superior saúde. Os sinais e sintomas mais frequentes foram as cefaleias (29,8%), dismenorreia (13,5%) e febre (9,9%). Os medicamentos mais utilizados foram os analgésicos/antipiréticos (34,6%), os anti-inflamatórios (29,2%), vitaminas e sais minerais (7,4%). Conclusão: a automedicação entre os estudantes do ensino superior é elevada, pelo que é fulcral abordar esta problemática ao longo do curso de forma a minimizar os riscos associados a este consumo.<hr/>Background: self-medication involves the use of medications to treat self-diagnosed disorders or symptoms, or the intermittent or continued use of medication prescribed by a doctor for chronic treatment or recurrent illnesses or symptoms. Objectives: characterize the practice of self-medication in higher health education students. Methodology: quantitative and descriptive study. Sample composed by 301 students. Data were collected using a questionnaire and data analysis was performed with Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Results: the prevalence of self-medication is 93.4% in students of higher health education. The most frequent signs and symptoms were headache (29.8%), dysmenorrhea (13.5%) and fever (9.9%). The most used drugs were analgesics/ antipyretics (34.6%), anti- inflammatories (29.2%), vitamins and minerals (7.4%). Conclusion: self-medication among higher education students is high, it is crucial to address this issue throughout the course in order to minimize the risks associated with this consumption.<hr/>Resumen Marco contextual: la automedicación implica el uso de medicamentos para tratar los trastornos o síntomas autodiagnosticados, o el uso intermitente o continuo de medicamentos recetados por un médico para el tratamiento crónico o enfermedades o síntomas recurrentes. Objetivos: caracterizar la práctica de la automedicación en estudiantes de educación superior en salud. Metodología: estudio cuantitativo y descriptivo. Muestra compuesta por 301 alumnos. La recogida de datos fue efectuada con un cuestionario y la análisis de datos realizada a través de Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: hay automedicación en el 93.4% de los estudiantes de educación superior en salud. Los signos y síntomas más frecuentes fueron dolor de cabeza (29.8%), dismenorrea (13.5%) y fiebre (9.9%). Los fármacos más utilizados fueron analgésicos / antipiréticos (34,6%), antiinflamatorios (29,2%), vitaminas y minerales (7,4%). Conclusión: la automedicación entre los estudiantes de educación superior es alta, por lo que es crucial abordar este problema a lo largo del curso para minimizar los riesgos asociados con este consumo. <![CDATA[Violência doméstica contra as mulheres: conhecimentos, atitudes e barreiras do enfermeiro de família]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: a violência doméstica é um problema de saúde pública. O enfermeiro de família, enquanto contacto privilegiado com mulheres e famílias, pode desempenhar um papel relevante na abordagem à mulher vítima de violência. Objetivo: identificar os conhecimentos, atitudes e barreiras dos enfermeiros de família na abordagem às mulheres vítimas de violência doméstica. Metodologia: desenho quantitativo, exploratório, descritivo e transversal, numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por cinquenta enfermeiros de família. O instrumento de recolha de dados foi um questionário de autopreenchimento. No tratamento recorreu-se aos aplicativos QDA Miner 4 Lite e IBM SPSS Statistic, versão 21.0. Resultados: dos participantes, 78% refere não ter tido formação sobre violência doméstica. Evidenciam falta de conhecimento, reconhecendo, no entanto, que a identificação e encaminhamento das vítimas é responsabilidade dos profissionais de saúde. Apontam como principais barreiras a falta de protocolos de atuação e de regulamentação que legitime a sua intervenção e, em menor percentagem, a falta de conhecimento/formação para a abordagem à vítima. Conclusão: torna-se assim necessário dimensionar as necessidades ao nível da formação pré e pós-graduada, infundindo nos currículos esta temática e capacitando assim atuais e futuros profissionais na abordagem à mulher vítima de violência doméstica.<hr/>Abstract Background: domestic violence is a public health problem. Family nurses, as privileged contact with women and families, can play an important role in the prevention and approach to women victims of violence. Objective: identify knowledge, attitudes and barriers of family nurses in the approach of women victims of domestic violence. Methodology: quantitative, exploratory, descriptive and cross-sectional design, in a non-probabilistic sample for convenience, consisting of fifty family nurses. The data collection instrument was a self-administered questionnaire. For data analysis, software QDA Miner 4 Lite and IBM SPSS Statistic, version 21.0, were used. Results: of the participants, 78% report having no training on domestic violence and report lack of knowledge about it, recognizing, however, that the identification and referral of victims is the responsibility of health professionals. They point out as main barriers the lack of action and regulation protocols that legitimize their intervention and, to a lesser extent, the lack of knowledge / training to approach the victim. Conclusion: it is therefore necessary to measure the needs at the level of pre- and post-graduate training, infusing this theme in the curricula and thus training current and future professionals in the identification and approach to women victims of domestic violence.<hr/>Resumen Marco Contextual: la violencia doméstica es un problema de salud pública. La enfermera de familia, como contacto privilegiado con la mujer y la familia, puede jugar un papel importante en el abordaje de las mujeres víctimas de violencia. Objetivo: Identificar conocimientos, actitudes y barreras de enfermeras de familia en la identificación y derivación de mujeres víctimas de violencia intrafamiliar. Metodología: diseño cuantitativo, exploratorio, descriptivo y transversal, en una muestra no probabilística por conveniencia, con cincuenta enfermeros familiares. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario autoadministrado. En su tratamiento se utilizó el software informático QDA Miner 4 Lite e IBM SPSS Statistic, versión 21.0. Resultados: los participantes, 78% informa que no tuvo capacitación sobre este tema y evidencia un desconocimiento al respecto, reconociendo, sin embargo, que la identificación y derivación de las víctimas es responsabilidad de los profesionales de la salud. Señalan como principales barreras la falta de protocolos de actuación y regulación que legitimen su intervención y, en un menor porcentaje, la falta de conocimiento / formación para acercarse a la víctima. Conclusión: es necesario medir las necesidades en materia de formación de pre y posgrado, infundiendo esta temática en los planes de estudio y formando así a los actuales y futuros profesionales en la identificación y abordaje de las mujeres víctimas de violencia intrafamiliar. <![CDATA[Inteligência emocional do enfermeiro na abordagem ao doente crítico: estudo qualitativo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: a inteligência emocional (IE) é o conjunto de capacidades do indivíduo para identificar, gerir e entender as suas próprias emoções e de se auto motivar perante situações constrangedoras e geradoras de conflitos. Reflete as atitudes e comportamentos do profissional perante diferentes contextos tendo impacte na qualidade da sua atuação. Objetivos: descrever a IE dos enfermeiros na área do cuidado ao doente crítico e identificar as estratégias comportamentais utilizadas pelos mesmos. Metodologia: estudo qualitativo, descritivo e exploratório. A recolha de dados foi realizada através de um focus group com 8 enfermeiros peritos no cuidado ao doente crítico. Resultados: emergiram 6 categorias relativas à IE dos enfermeiros na área do cuidado ao doente crítico: profissionalismo, relações interpessoais, organização do serviço, partilha de emoções, gestão do trabalho e autocontrolo emocional. Conclusão: como estratégias utilizadas identificou-se a partilha de emoções entre pares, a gestão do tempo para debater as situações existentes durante o horário laboral, a capacidade de autocontrolo emocional, a adaptabilidade ao meio e a forma como se estabelece a relação com o cliente.<hr/>Abstract Background: emotional intelligence (EI) is the individual's ability to identify emotions, manage and understand is own emotions and self-motivate in awkward and conflict situations. It reflects the professional's attitudes and behaviors in different contexts, impacting the quality of their performance. Objectives: to describe the IE of expert nurses in the critical care area and to identify the behavioral strategies used by nurses to approach the critically ill patient. Methodology: qualitative, descriptive and exploratory study. Data collection was performed using the focus group with 8 expert nurses in the critical care area. Results: there are 6 categories related to nurses IE in the area of critical patient care: professionalism, interpersonal relations, service organization, emotions sharing, work management and emotional self-control. Conclusion: the strategies identified were sharing emotions among peers, managing time to discuss existing situations during working hours, capacity of emotional self- control, adaptability to the environment and the way to establish relationships with the client.<hr/>Resumen Encuadramiento: la inteligencia emocional (IE) es la capacidad del individuo para identificar emociones, manejar, comprender fenómenos emocionales y automotivarse en situaciones incómodas y problemáticas que generan conflictos intrínsecos y extrínsecos. Por lo tanto, refleja las actitudes y comportamientos de los profesionales en diferentes contextos, impactando la calidad de su desempeño. Objetivos: describir el IE de enfermeras expertas en el área de cuidados críticos e identificar las estrategias de comportamiento utilizadas por las enfermeras para abordar al paciente crítico. Metodología: este es un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio. La recolección de datos se realizó utilizando el grupo focal con 8 enfermeras expertas en el área de cuidados críticos. Resultados: hay 6 categorías relacionadas con el IE de las enfermeras en el área de atención crítica al paciente: profesionalismo, relaciones interpersonales, organización de servicios, intercambio de emociones, gestión del trabajo y autocontrol emocional. Conclusión: las estrategias identificadas fueron compartir emociones entre pares, administrar el tiempo para discutir situaciones durante las horas de trabajo, la capacidad individual para el autocontrol emocional, la adaptabilidad al medio ambiente, cómo establecer relaciones con el cliente y su autorregulación emocional. <![CDATA[Promoção da atividade física numa instituição de ensino superior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: apesar da prática regular de atividade física influenciar positivamente a saúde emocional e física dos estudantes do ensino superior, a prevalência de inactividade física é elevada. Objetivos: realizar diagnóstico de situação relativamente à atividade física da comunidade académica; planear e implementar intervenções de promoção da atividade física mediante diagnóstico realizado; reduzir o sedentarismo na comunidade académica. Metodologia: investigação-ação desenvolvida numa Escola Superior de Saúde da região centro de Portugal. Amostragem não probabilística por conveniência. Este artigo descreve o 1º Ciclo desta investigação, no qual se realizou o diagnóstico de situação de prática de atividade física, com questionário de caraterização sociodemográfica, Questionário Global da Atividade Física e Focus Grupo. Elaborou-se um plano estratégico de promoção de atividade física e iniciou-se a implementação. Análise dos dados quantitativos através do Statistical Package for the Social Sciences, dos qualitativos seguiu-se os pressupostos de Bardin. Resultados: 53,52% dos participantes eram ativos insuficientes, 24,65% inactivos; com média de tempo sentados 6,86 horas. No Focus Grupo sugeriram implementação de atividades em grupo e do “Gymbreak”. Conclusão: a conceção do plano assentou nos eixos de intervenção integrados na estratégia nacional para actividade física, respondendo às recomendações da Direção-Geral da Saúde e envolvendo ativamente a comunidade académica.<hr/>Abstract Background: although regular physical activity positively influences the emotional and physical health of higher education students, the prevalence of physical inactivity is high. Objectives: perform a diagnosis of the situation regarding the physical activity of the academic community; plan and implement interventions to promote physical activity through diagnosis; reduce sedentary lifestyle in the academic community. Methodology: action research developed at a School of Health in the central region of Portugal. Non-probabilistic sampling for convenience. This article describes the 1st Cycle of this investigation, in which the diagnosis of physical activity was carried out, using a socio-demographic questionnaire, Global Physical Activity Questionnaire and Focus Group. A strategic plan for promoting physical activity was developed and implementation started. Analysis of quantitative data through the Statistical Package for the Social Sciences, for qualitative data, Bardin's assumptions were followed. Results: 53.52% of the participants were insufficiently active, 24.65% were inactive; with an average sitting time of 6.86 hours. In Focus Group they suggested implementing group activities and the “Gymbreak”. Conclusion: the design of the plan was based on the intervention axes integrated in the national strategy for physical activity, responding to the recommendations of the Directorate-General for Health and actively involving the academic community.<hr/>Resumen Marco contextual: aunque la actividad física regular influye positivamente en la salud física y emocional de los estudiantes de educación superior, la prevalencia de la inactividad física es alta. Objetivos: realizar un diagnóstico de la situación de la actividad física de la comunidad académica; planificar e implementar intervenciones para promover la actividad física a través del diagnóstico; reducir el sedentarismo en la comunidad académica. Metodología: investigación para la Acción desarrollado en una Escuela de Salud en la región central de Portugal. Muestreo no probabilístico por conveniencia. Este artículo describe el primer ciclo de esta investigación, en el que se realizó el diagnóstico de actividad física, mediante un cuestionario sociodemográfico, Cuestionario Global de Actividad Física y Focus Group. Se desarrolló un plan estratégico para promover la actividad física y se inició la implementación. Análisis de datos cuantitativos a través del Statistical Package for the Social Sciences, para datos cualitativos, se siguieron los supuestos de Bardin. Resultados: el 53,52% de los participantes no estaban suficientemente activos, el 24,65% estaban inactivos; con un tiempo medio sentado de 6,86 horas. En Focus Group sugirieron implementar actividades grupales y el “Gymbreak”. Conclusión: el diseño del plan se basó en los ejes de intervención integrados en la estrategia nacional de actividad física, respondiendo a las recomendaciones de la Dirección General de Salud e involucrando activamente a la comunidad académica. <![CDATA[Estudantes de enfermagem relativamente à comunidade lgbt: conhecimentos, atitudes e competência cultural]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: as atitudes, conhecimentos e competência cultural dos estudantes de enfermagem relativamente à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros (LGBT) tem repercussões no acesso e na qualidade dos cuidados de saúde destas minorias sexuais. Investigações demostram que, apesar do aumento de informação os estudantes de enfermagem, apresentam défices significativos nesta área. Objetivo: conhecer as variáveis associadas aos conhecimentos, atitudes e competência cultural dos estudantes de enfermagem portugueses relativos à comunidade LGBT. Metodologia: estudo descritivo-correlacional, com amostra de conveniência de uma instituição de Ensino Superior da região norte de Portugal. A recolha de dados foi realizada através de um questionário on-line, composto por questões sócio-demográficas, questões de verificação de conhecimentos e o Questionário Multidimensional do Preconceito Polimorfo (Lopes, Oliveira, Nogueira, &amp; Grave, 2016). Resultados: o estudo integrou uma amostra de 99 estudantes de licenciatura em enfermagem. Encontraram-se variáveis de risco para atitude discriminatória, como idade e ano académico, orientação heterossexual, residência em meios rurais, política de centro e falta de familiaridade com pessoas LGBT, bem como, associação com baixo conhecimento. Conclusão: podemos concluir que os estudantes de enfermagem demonstram necessitar de reforço de conhecimentos, para melhor adequação das atitudes e competências para lidar com a comunidade LGBT.<hr/>Abstract Background: the attitudes, knowledge, and cultural competence of nursing students towards the lesbian, gay, bisexual and transgender (LGBT) community have repercussions on the access and quality of healthcare of these sexual minorities. Research shows that, despite the increase in information, nursing students have significant deficits in this area. Objective: to know the variables related to the state of knowledge, attitudes and cultural competence of Portuguese nursing students in relation to the LGBT community. Methodology: descriptive-correlational study, with convenience sample from a Higher Education Institution in the north region of Portugal. Collection data was developed through an online questionnaire, composed of social- demographic, knowledge verification questions and the Questionário Multidimensional do Preconceito Polimorfo (Lopes, Oliveira, Nogueira, &amp; Grave, 2016). Results: the study included a sample of 99 nursing undergraduate students. Risk variables for discriminatory attitude were found, such as age and academic year, heterosexual orientation, residence in rural areas, centre politics and lack of familiarity with LGBT people, as well as association with low knowledge. Conclusion: we can conclude that nursing students demonstrate the need for reinforcement of knowledge, to better adapt attitudes and skills to deal with the LGBT community.<hr/>Resumen Marco contextual: las actitudes, conocimientos y competencias culturales de los estudiantes de salud en la comunidad de Lesbianas, Gays, Bisexuales y Transgénero (LGBT) tienen repercusiones en el acceso y en la calidad de los cuidados de la salud para estas minorías sexuales. Las investigaciones demuestran que, a pesar del aumento de la información, los estudiantes de enfermería presentan déficits significativos en este ámbito. Objetivo: conocer las variables asociadas a los conocimientos, actitudes y competencia cultural de los estudiantes de enfermería portugueses en relación a la comunidad LGBT. Metodología: estudio descriptivo-correlacional, con muestra de conveniencia de una institución de educación superior en la región norte de Portugal. La recogida de datos se realizó a través de un cuestionario en línea, compuesto por cuestiones sociales demográficos, cuestiones de verificación de conocimientos y el Questionário Multidimensional do Preconceito Polimorfo (Lopes, Oliveira, Nogueira, &amp; Grave, 2016). Resultados: el estudio integró 99 estudiantes del curso de enfermería. Se encontraron variables de riesgo para la actitud discriminatoria, como edad y año académico, orientación heterosexual, residencia en áreas rurales, política del centro y desconocimiento de personas LGBT, así como asociación con bajo conocimiento. Conclusión: estudiantes de enfermería demuestran la necesidad de refuerzo de conocimientos, con el fin de adaptar mejor las actitudes y habilidades para el trato con la comunidad LGBT. <![CDATA[Jejum pré-operatório no cliente submetido a cirurgia eletiva: revisão integrativa da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Enquadramento: a implementação do jejum pré-operatório tem sido uma preocupação mundial dos vários profissionais de saúde, havendo uma atuação distinta, no que concerne às orientações em vigor em cada uma das instituições. Objetivos: conhecer a evidência científica sobre as orientações atuais acerca da aplicação do jejum pré-operatório em clientes submetidos a cirurgia eletiva, publicada nos últimos cinco anos. Metodologia: estudo de revisão integrativa da literatura através das bases de dados SciELO, PubMed, Academic Search Complete, CINAHL, MedicLatina e MEDLINE, com recurso aos descritores “fasting”, “preoperative care”, “patients” e “nursing”. Resultados: foram analisados dez artigos e os dados organizados em três macrocategorias: orientações sobre o jejum pré-operatório; ganhos inerentes à implementação das orientações atuais; e fatores dificultadores da implementação das orientações atuais sobre o jejum pré-operatório. Conclusão: as várias organizações que se debruçam sobre esta temática já evidenciaram guidelines norteadoras. Contudo nas instituições de saúde nem sempre se verifica a implementação destas orientações. O enfermeiro deverá consciencializar o cliente deste procedimento pré-operatório, assim como ser um agente de mudança no cumprimento deste procedimento.<hr/>Abstract Background: the implementation of preoperative fasting has been a worldwide concern of the various health professionals, with a different role, with regard to the guidelines in force in each of the institutions. Objectives: to know the scientific evidence on the current guidelines on the application of preoperative fasting in clients undergoing elective surgery, published in the last five years. Methodology: an integrative literature review study using the SciELO, PubMed, Academic Search Complete, CINAHL, MedicLatina and MEDLINE databases, using the keywords "fasting", "preoperative care", "patients" and "nursing". Results: ten articles were analyzed and the data were organized into three macro categories: guidance on preoperative fasting; gains inherent in the implementation of the current guidelines; and factors that hinder the implementation of current guidelines on preoperative fasting. Conclusion: the various organizations that deal with this theme have already shown guiding guidelines. However, health institutions do not always implement these guidelines. The nurse must make the client aware of this preoperative procedure, as well as be an agent of change in complying with this procedure.<hr/>Resumen Marco contextual: la implementación del ayuno preoperatorio ha sido una preocupación mundial para los diversos profesionales de la salud, con un papel diferente con respecto a las pautas vigentes en cada una de las instituciones. Objetivos: conocer la evidencia científica sobre las pautas actuales sobre la aplicación del ayuno preoperatorio en clientes sometidos a cirugía electiva, publicada en los últimos cinco años. Metodología: un estudio integrador de revisión de literatura que utiliza las bases de datos SciELO, PubMed, Academic Search Complete, CINAHL, MedicLatina y MEDLINE, utilizando las palabras clave "ayuno", "atención preoperatoria", "pacientes" y "enfermería". Resultados: se analizaron diez artículos y los datos se organizaron en tres categorías macro: orientación sobre el ayuno preoperatorio; ganancias inherentes a la implementación de las directrices actuales; y factores que dificultan la implementación de las pautas actuales sobre el ayuno preoperatorio. Conclusión: las diversas organizaciones que se ocupan de este tema ya han mostrado pautas orientativas. Sin embargo, las instituciones de salud no siempre implementan estas pautas. La enfermera debe informar al cliente sobre este procedimiento preoperatorio, así como ser un agente de cambio para cumplir con este procedimiento. <![CDATA[Intervenção do enfermeiro na prevenção de trombose venosa profunda no pós-operatório: revisão integrativa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: a Trombose Venosa Profunda (TVP) carateriza-se pela formação de um coágulo numa veia profunda e pela sua obstrução. As intervenções cirúrgicas são um fator de risco para o desenvolvimento de TVP, tornando-se a intervenção de Enfermagem importante na prevenção desta condição e, por inerência, na diminuição da morbilidade e mortalidade. Objetivo: identificar intervenções de Enfermagem que visam a prevenção de TVP no pós-operatório. Metodologia: revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão de investigação: “Qual a intervenção do Enfermeiro na prevenção da TVP em pessoas adultas e idosas, no período pós-operatório?”. Após a definição dos critérios de inclusão e exclusão, a pesquisa dos artigos realizou-se nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed e B-on. Resultados: a seleção totalizou 5 artigos cujos resultados englobam 5 áreas de intervenção em enfermagem: educação para a saúde, promoção precoce da autonomia, potenciamento do retorno venoso, promoção da evolução dietética e profilaxia farmacológica anti-trombótica. Conclusão: o Enfermeiro intervém na prevenção de TVP através da realização de ensinos sobre mobilização precoce, de exercícios respiratórios profundos e de estimulação da tosse, de massagem dos membros inferiores, da aplicação de meias de compressão e da administração de terapia anti trombótica.<hr/>Abstract Background: deep Venous Thrombosis (DVT) is characterized by the formation of a clot in a deep vein and its partial or total obstruction. Surgical interventions are a risk factor for the development of DVT, becoming the Nursing intervention important in the prevention of this condition and, inherently, in reducing morbidity and mortality. Objective: to identify nursing interventions aimed to prevent DVT in the postoperative period. Methodology: Integrative literature review guided by the research question: "What is the nurse's intervention in the prevention of DVT in adult and elderly people, in the postoperative period?". After defining the inclusion and exclusion criteria, the articles were searched in the Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed and B-on databases. Results: the selection totaled 5 articles whose results encompass 5 areas of nursing intervention: health education, early promotion of autonomy, potentiation of venous return, promotion of dietary evolution and anti-thrombotic pharmacological prophylaxis. Conclusion: nurses are crucial in the prevention of DVT through teaching about early mobilization, deep breathing exercises and coughing, massage of the lower limbs, application of compression stockings and administration of anti-thrombotic therapy.<hr/>Resumen Marco contextual: la Trombosis Venosa Profunda (TVP) se caracteriza por la formación de un coágulo en una vena profunda y por su obstrucción parcial o total. Las intervenciones quirúrgicas son un factor de riesgo para el desarrollo de la TVP, convirtiéndose la intervención de la Enfermería importante en la prevención de esta condición y, de forma inherente, en la reducción de la morbilidad y mortalidad. Objetivo: identificar intervenciones de Enfermería que pretenden prevenir la TVP en el posoperatorio. Metodología: revisión Integrativa de la literatura guiada por la pregunta de investigación: "¿Cuál es la intervención del enfermero en la prevención de la TVP en adultos y ancianos, en el postoperatorio?". Después de definir los criterios de inclusión y exclusión, los artículos fueron buscados en las bases de datos de la Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed y B-on. Resultados: la selección fue de 5 artículos cuyos resultados abarcan 5 áreas de intervención de enfermería: educación en salud, promoción temprana de la autonomía, potenciación del retorno venoso, promoción de la evolución dietética y profilaxis farmacológica antitrombótica. Conclusión: las enfermeras son cruciales en la prevención de la TVP a través de la enseñanza sobre movilización temprana, ejercicios de respiración profunda y tos, masaje de miembros inferiores, aplicación de calcetines de compresión y administración de terapia antitrombótica. <![CDATA[O impacto do trabalho por turnos na saúde dos enfermeiros: revisão integrativa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: o trabalho dos enfermeiros, pela sua natureza e conteúdo integra as dimensões física e emocional, apresentando entre outros fatores de risco, a exposição a turnos, que são frequentemente rotativos e noturnos. Objetivo: avaliar o impacto do trabalho por turnos na saúde dos enfermeiros. Metodologia: no período temporal entre 21-02-2020 e 28-02-2020 realizou-se uma revisão integrativa da literatura através da pesquisa nas bases de dados MEDLINE e CINAHL, tendo sido selecionados artigos publicados até fevereiro de 2020. Foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos que retratassem o desempenho dos enfermeiros num contexto de trabalho por turnos e avaliassem o impacto na sua saúde. Resultados: as principais alterações detetadas com o trabalho por turnos no desempenho dos enfermeiros foram as alterações do sono, da sua saúde mental, do seu metabolismo e da própria satisfação profissional. Identificaram-se relações estatisticamente significativas (p &lt;0,05) entre horário de trabalho por turnos e depressão, Burnout, qualidade do sono, assim como uma elevada prevalência de perturbação do trabalho por turnos nos enfermeiros. Conclusão: os enfermeiros que trabalham por turnos rotativos noturnos têm maior probabilidade de ter problemas de sono, fadiga, depressão e Burnout, quando comparados com os que têm um horário regular diurno.<hr/>Abstract Background: nurses' work, due to its nature and content, integrates the physical and emotional dimensions, having amongst other risk factors, exposure to rotate and night shifts. Objective: to assess the impact of shift work on nurses' health. Methodology: in the period from 21st to 28th of February 2020, the authors carried out an integrative literature review in the MEDLINE and CINAHL databases, and selected articles published until February 2020.Articles published in the last 5 years were selected, which portrayed the performance of nurses in a context of shift work and assessed the impact on their health. Results: the main changes detected with shift work in nurses' performance are changes in sleep, mental health, metabolism and job satisfaction. We identified statistically significant relationships (p &lt;0.05) between shift work hours and depression, Burnout, sleep quality, as well as a high prevalence of Shift Work Disorder in nurses. Conclusion: shift work nurses are more likely to experience sleep problems, fatigue, depression and burnout when compared to nurses who have regular daytime shifts.<hr/>Resumen Marco contextual: el trabajo de las enfermeras, debido a su naturaleza y contenido, integra las dimensiones físicas y emocionales, presentando, entre otros factores de riesgo, la exposición a los turnos, que frecuentemente son rotativos y nocturnos. Objetivo: evaluar el impacto del trabajo por turnos en la salud de las enfermeras. Metodología: en el período comprendido entre el 2/21/2020 y el 2/28/2020, se llevó a cabo una revisión bibliográfica integradora a través de la investigación en las bases de datos MEDLINE y CINAHL, con artículos publicados hasta febrero de 2020. Se seleccionaron artículos publicados en los últimos 5 años, que retrataran el desempeño del enfermero en un contexto de trabajo por turnos y evaluaran el impacto en su salud. Resultados: los principales cambios detectados con el trabajo por turnos en el desempeño de las enfermeras son cambios en el sueño, la salud mental, el metabolismo y la satisfacción laboral. Se identificaron relaciones estadísticamente significativas (p &lt;0.05) entre las horas de trabajo por turnos y la depresión, el agotamiento, la calidad del sueño, así como una alta prevalencia de interrupción del trabajo por turnos entre las enfermeras. Conclusión: las enfermeras que trabajan en turnos nocturnos tienen más probabilidades de tener problemas de sueño, fatiga, depresión y agotamiento, en comparación con las que tienen horas regulares durante el día.