Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-302320220002&lang=pt vol. 5 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[18OUT2022]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[CuizGiver: desenvolvimento de um jogo digital para a capacitação do cuidador do lesionado vertebro-medular]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A lesão vertebro-medular (LVM) traduz-se num evento crítico com alterações significativas para a condição de vida da pessoa, família e cuidador. Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um jogo digital para a capacitação do cuidador do lesionado vertebro-medular, com foco na intervenção do EEER, através de um estudo piloto. Objetiva-se em descrever a usabilidade e aceitação do jogo “CuizGiver” por peritos. Metodologia: Este processo desenvolve-se em 3 fases. Na primeira, efetuou-se uma revisão integrativa de literatura para identificar as necessidades dos cuidadores. Na segunda fase, foi concebido um jogo para este público-alvo. Em último, foi validado o jogo através de um grupo de peritos. Resultados: Da primeira fase especificam-se necessidades de conhecimento sobre LVM e problemas de saúde associados (gestão da bexiga neurogénica; prevenção de infeções urinárias; gestão do intestino neurogénico; prevenção de infeções respiratórias; prevenção de úlceras de pressão; atuar perante a disreflexia autonómica e/ ou espasticidade; gerir medicação ou nutrição adequada). Considerando estas necessidades, foi criado um jogo, que posteriormente, foi testado e avaliado por 23 peritos. Atribuíram feedback positivo e relevante no uso profissional para capacitação dos cuidadores, sendo educativo, apelativo e centrado nas suas dúvidas. Conclusão: As necessidades de preparação e conhecimento são primordiais no processo de intervenção do EEER. A gamificação é uma estratégia significativa e inovadora. Sendo o jogo “CuizGiver” apreciado junto dos peritos, atribuindo feedback positivo e relevante no uso para capacitação dos cuidadores, permitindo identificar as dúvidas destes e, por ser educativo e apelativo. Contudo, é necessária investigação da sua eficácia neste público-alvo.<hr/>ABSTRACT Introduction: Spinal cord injury (SCI) translates into a critical event that results in significant changes to the lifestyle of an individual, family, caregiver. This article describes different stages of development of a digital game for the training of caregivers of SCI patients focusing on the intervention of rehabilitation nurses. It aims to describe usability and acceptance of “CuizGiver” game by experts. Methodology: This process develops in 3 phases. Firstly, an integrative literature review was performed to identify the needs of caregivers of SCI patients. In the second phase, a game was designed to further instruct the caregivers. Lastly, a group of experts validated the android application. Results: In first step, was identified knowledge needs about SCI and associated health problems (neurogenic bladder management; prevention of urinary tract infections; neurogenic bowel management; prevention of respiratory infections; prevention of pressure ulcers; acting on autonomic dysreflexia and/or spasticity; medicines management or adequate nutrition). In view of these needs, a game was created, which was evaluated and tested by 23 experts. Feedback regarding its use to further instruct caregivers and address their queries, was positive and relevant and marked as educational and appealing. Conclusion: The requirements regarding caregivers preparation and knowledge are predominant in the rehabilitation nurse intervention process. Gamification is a significant and innovative strategy. “CuizGiver” game was appreciated by experts, giving positive and relevant feedback in the use for training caregivers, allowing to identify their doubts and being educational and appealing. Nonetheless, its effectiveness in this audience requires further investigation.<hr/>RESUMEN Introducción: La lesión medular (LM) es un evento crítico que cambia significativamente las condiciones de vida de un individuo, familia y cuidador. El objetivo de este artículo es describir las diferentes etapas de desarrollo de un juego digital para la formación de cuidadores de personas con lesiones medulares, centrándose en la intervención de enfermería de rehabilitación. Tiene como objetivo describir la usabilidad y aceptación del juego “CuizGiver” por expertos. Metodología: Este proceso se desarrolla en 3 fases. La primera, se realizó una revisión integrativa de la literatura para identificar las necesidades de los cuidadores. En la segunda fase, se diseñó un juego para capacitar al cuidador. Finalmente, el juego fue validado por un grupo de expertos. Resultados: La primera etapa especifica las necesidades de conocimiento sobre lesión vertebro-medular y los problemas de salud asociados (manejo de la vejiga neurógena; prevención de las infecciones urinarias; manejo del intestino neurógeno; prevención de las infecciones respiratorias; prevención de las úlceras por presión; actuación ante la disreflexia autonómica y/o espasticidad, gestionar medicación o nutrición adecuada). Considerando estas necesidades se creó un juego, posteriormente fue evaluado por 23 expertos que lo probaron. Atribuyeron comentarios positivos y relevantes sobre su uso para complementar la capacitación de los cuidadores, conocer sus dudas y por ser didáctico y atrayente. Conclusión: Las necesidades de preparación y conocimiento de los cuidadores son fundamentales en el proceso de intervención del enfermero especialista en rehabilitación. La gamificación es una estrategia significativa y innovadora. El juego “CuizGiver” fue apreciado por los expertos, dando comentario positivo y relevante en el uso para capacitar a los cuidadores, permitiendo identificar sus dudas y siendo didáctico y atractivo. Sin embargo, se necesita más investigación acerca de su efectividad en esta audiencia. <![CDATA[Trabalho de equipa no cuidado a pessoas idosas: especificidades do especialista em enfermagem de reabilitação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Perante os desafios da sociedade atual cada vez mais envelhecida, o trabalho em equipa entre enfermeiros e enfermeiros especialistas de reabilitação é imprescindível para garantir qualidade na assistência à saúde dos idosos. Objetivo: Analisar a diferença entre a prática profissional dos enfermeiros de cuidados gerais e dos enfermeiros especialistas de reabilitação, no trabalho de equipa desenvolvido no cuidado a pessoas idosas. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo-exploratório, comparativo, de corte. Amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 192 enfermeiros a exercerem funções com idosos em contexto hospitalar e comunitário, na região norte de Portugal. Utilizado um questionário ad hoc de autopreenchimento, contemplando variáveis: características sociodemográficas, atividades/práticas desenvolvidas pelos enfermeiros na assistência aos idosos e a escala de interdependência de tarefas. Resultados: Amostra composta por 85,9% enfermeiros e 14,1% enfermeiros especialistas; 76,0% exerce funções em saúde comunitária e 24,0% em hospitais. Existem diferenças entre as informações partilhadas em equipa, valorizando os enfermeiros de reabilitação o pedido de colaboração para continuidade assistencial, as condições sociais e a medicação, enquanto os demais, a alteração da situação de doença. São unânimes as opiniões sobre o contacto direto como estratégia preferencial para a partilha de informações em equipa. Sobre a interdependência de tarefas, a diferença é que os enfermeiros de reabilitação dependem de ajuda e suporte dos colegas, para concretizarem a sua prática profissional. Conclusão: Há especificidades na ação dos enfermeiros de reabilitação, no cuidado a idosos, sugerindo que sejam líderes no seio das equipas. As lacunas identificadas no trabalho de equipa exigem (re)pensar as práticas.<hr/>ABSTRACT Introduction: Given the challenges of today's increasingly aged society, teamwork between nurses and rehabilitation specialist nurses is essential to ensure quality health care for the elderly. Objective: To analyze the difference between the professional practice of general care nurses and rehabilitation specialist nurses concerning teamwork developed in the context of elderly care. Methodology: Quantitative, descriptive-exploratory, comparative, cross-sectional study. Non-probability convenience sample composed of 192 nurses working with elderly people in hospital and community context in the Northern Region of Portugal. An ad hoc self-completion questionnaire was used, which included the following variables: sociodemographic characteristics, activities/practices developed by nurses in elderly care, and the task interdependence scale. Results: Sample composed of 85.9% nurses and 14.1% specialist nurses; 76.0% work in community health and 24.0% in hospitals. There are differences between the information shared within the team, with rehabilitation nurses valuing the request for collaboration for continuity of care, social conditions and medication, and the others, the change in the disease situation. Opinions on direct contact as a preferred strategy for sharing team information are unanimous. Regarding task interdependence, rehabilitation nurses show dependency on the help and support from their team mates to carry out their professional practice. Conclusion: There are specificities regarding the practices developed by specialist rehabilitation nurses, suggesting that they are leaders within the teams. The identified gaps identified require (re)thinking the practices.<hr/>RESUMEN Introducción: Frente a los desafíos de la sociedad actual cada vez más envejecida, el trabajo en equipo entre enfermeros y enfermeros especialistas de rehabilitación es imprescindible para garantizar la calidad en la atención a la salud de los ancianos. Objetivo: Analizar la diferencia entre la práctica profesional de los enfermeros de atenciones generales y de los enfermeros especialistas de rehabilitación, en el trabajo en equipo desarrollado en la atención a personas ancianas. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo-exploratorio, comparativo, de cohorte. Muestra no probabilística, por conveniencia, constituida por 192 enfermeros a ejercer funciones con ancianos en contexto hospitalario y comunitario, en la región norte de Portugal. Utilizado una encuesta ad hoc de autorrelleno, contemplando variables: características sociodemográficas, actividades/prácticas desarrolladas por los enfermeros en la atención a los ancianos y la escala de interdependencia de tareas. Resultados: Muestra compuesta por 85,9% enfermeros y 14,1% enfermeros especialistas; 76,0% ejercen funciones en salud comunitaria y 24,0% en hospitales. Hay diferencias entre las informaciones compartidas en equipo, valorando los enfermeros de rehabilitación la solicitud de colaboración para continuidad asistencial, las condiciones sociales y la medicación, mientras los demás, la alteración de la situación de enfermedad. Son unánimes las opiniones sobre el contacto directo como estrategia preferencial para la partición de informaciones en equipo. Sobre la interdependencia de tareas, la diferencia es que los enfermeros de rehabilitación dependen de ayuda y soporte de los colegas, para concretizar su práctica profesional. Conclusión: Hay especificidades en la acción de los enfermeros de rehabilitación, en la atención a ancianos, sugiriendo que sean líderes en el seno de los equipos. Las lagunas identificadas en el trabajo en equipo exigen (re)pensar las prácticas. <![CDATA[A criança com Dispneia no serviço de urgência: Dados epidemiológicos à para intervenção dos enfermeiros de reabilitação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Os problemas respiratórios são um dos motivos mais frequentes de admissão e de readmissão ao serviço de urgência de pediatria. Este estudo pretende caracterizar as crianças que recorrem ao serviço de urgência com quadro de dispneia e refletir sobre a necessidade de intervenção dos enfermeiros de reabilitação. Metodologia: Estudo quantitativo, retrospetivo. A recolha dos dados foi concretizada através da análise dos fluxogramas “Dispneia” e “Dispneia na criança” existentes no programa de Triagem de Manchester, num serviço de urgência de pediatria, de 2018 a 2020, tendo sido triadas 8974 crianças. Resultados: A classe com maior número de admissões correspondeu às crianças pequenas (1-2 anos). A prioridade mais frequente foi “Pouco Urgente”. A dificuldade respiratória, a hipoxemia, a tosse e a dor pleurítica constituíram os sinais e sintomas mais verbalizados, exigindo a adoção de estratégias que os evitem e/ou minimizem. Discussão: A atuação do enfermeiro de reabilitação é fundamental para a capacitação dos pais, de forma a reduzir a admissão ao serviço de urgência, aumentar os conhecimentos sobre a eventual patologia respiratória, minimizar a sintomatologia e capacitar as crianças com compromisso no sistema respiratório para a autogestão da doença. Conclusão: A dispneia na criança é um problema de saúde com elevado número de admissões, sendo que o enfermeiro de reabilitação poderá apresentar um papel ativo e de elevado destaque na parceria de cuidados, promovendo o papel parental efetivo e a autonomia da criança, garantindo simultaneamente a qualidade dos cuidados de enfermagem.<hr/>ABSTRACT Introduction: Respiratory deseases are one of the most frequent reasons for admission and readmission to the Pediatric Emergency Department. This study aims to characterize children who come to the emergency department with dyspnea and reflect on the need for intervention by rehabilitation nurses. Methodology: A quantitative and retrospective study. The data collection was carried out through the analysis of the “Dyspnea” and “Dyspnea in children” flowcharts existing in the Triagem de Manchester program, in a pediatric emergency service, from 2018 to 2020, with 8974 children being screened. Results: The class with the highest number of admissions corresponded to young children (1-2 years old). The most frequent priority was “Little Urgent”. The breathing difficulty, hypoxemia, cough and pleuritic pain were the most verbalized signs and symptoms what is requiring the adoption of strategies to avoid and/or minimize them. Discussion: The role of the rehabilitation nurse is essential for the training of parents, in order to reduce admission to the emergency department, increase knowledge about possible respiratory pathology, minimize symptoms and enable children with respiratory system compromise to disease self-management. Conclusion: The dyspnea in children is a health problem with a high number of admissions, and the rehabilitation nurse can play an active and prominent role in the care partnership, promoting the effective parental role and the child's autonomy, while ensuring the quality of nursing care.<hr/>RESUMEN Introducción: Los problemas respiratorios son uno de los motivos más frecuentes de ingreso y reingreso al Servicio de Urgencias de Pediatría. Este estudio tiene como objetivo caracterizar a los niños que acuden al servicio de urgencias con disnea y reflexionar sobre la necesidad de intervención por parte de enfermeras de rehabilitación. Metodología: Estudio cuantitativo, retrospectivo. La recolección de datos se realizó a través del análisis de los diagramas de flujo “Disnea” y “Disnea en niños” existentes en el programa Manchester Triage, en un servicio de urgencias pediátricas, del 2018 al 2020, siendo tamizados 8974 niños. Resultados: La clase con mayor número de admisiones correspondió a niños pequeños (1-2 años). La prioridad más frecuente fue “Pequeña Urgencia”. Dificultad respiratoria, hipoxemia, tos y dolor pleurítico fueron los signos y síntomas más verbalizados, requiriendo la adopción de estrategias para evitarlos y/o minimizarlos. Discusión: El papel de la enfermera de rehabilitación es fundamental para la formación de los padres, con el fin de reducir el ingreso al servicio de urgencias, aumentar el conocimiento sobre posibles patologías respiratorias, minimizar los síntomas y posibilitar el automanejo de la enfermedad en los niños con compromiso del sistema respiratorio. Conclusión: La disnea en los niños es un problema de salud con un elevado número de admisiones, y el enfermero rehabilitador puede desempeñar un papel activo y destacado en la colaboración del cuidado, promoviendo el papel parental efectivo y la autonomía del niño, garantizando la calidad de la atención de enfermería. <![CDATA[Papel do Enfermeiro de Reabilitação à Pessoa em situação Crítica com COVID-19: Estudo de caso]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A COVID-19 pode provocar doença moderada a severa com internamento prolongado em unidade de cuidados intensivos tendo repercussões a nível respiratório, motor e cognitivo. Como tal é importante perceber o contributo dos enfermeiros de reabilitação na recuperação da pessoa em situação crítica. Metodologia: Estudo de caso do tipo descritivo de acordo com as guidelines do Case Report. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, com 67 anos, internado na medicina interna, área dedicada a COVID-19, com o diagnóstico de pneumonia por COVID-19. Os focos de atenção foram o autocuidado, a força muscular, o equilíbrio, a marcha, a ventilação, e a deglutição. Face a estes focos foi delineado e implementado um plano de intervenção de acordo com a evolução da pessoa e posteriormente reavaliados os principais outcomes . Resultados: Com cinco dias de intervenção a pessoa, segundo a escala de Barthel melhorou de um score 5 para 65; Borg score de 8 para 3; FiO2 35% para 21%; Tinetti 0/0 para 11/9; força muscular medical research council (MRC) score 2 para 4 e gugging swallowing screen (GUSS) score 5 para 8. Discussão: O estudo de caso evidencia a necessidade e importância da implementação de um plano de cuidados adequados a cada pessoa, tendo por base critérios de segurança e progredindo conforme a tolerância da pessoa. Conclusão: Com as intervenções do Enfermeiro Especialista em enfermagem de Reabilitação é possível reduzir as sequelas decorrentes do internamento em UCI.<hr/>ABSTRACT Introduction: COVID-19 disease severity can range from mild to severe illness with prolonged stay in intensive care units which can have respiratory, motor, and cognitive consequences, in this way it is important to understand the role of the rehabilitation nurse in the recovery of the critical patient. Methodology: this case study complies with CASE Report guidelines. This is a 67 year old male hospitalized in internal medicine ward, in a COVID-19 dedicated area, with the diagnoses of COVID-19 pneumonia. The focus of attention was selfcare, muscular strength, balance, walking, ventilation, and swallowing. An intervention plan was designed according to main problems and it was implemented according to the person´s evolution and subsequently the main outcomes were reassessed. Results: After five days of intervention, according to different evaluated scales patient improved: Barthel from 5 to 65; from 8 to 3; FiO2 from 35% to 21%; Tinetti from 0/0 to 11/9; Medical Research Council Muscle Scale (MRC) from 2 to 4; and gugging swallowing screen (GUSS) from 5 to 8. Discussion: the case study highlights the need and importance to implement a plan suitable for each patient, based on safety criteria and progressing according to the patient´s tolerance. Conclusion: with rehabilitation nurse interventions it is possible to reduce the consequences resulting from intensive care unit hospitalization.<hr/>RESUMEN Introducción: El COVID-19 puede causar una enfermedad moderada a grave con hospitalización prolongada en una unidad de cuidados intensivos, con repercusiones a nivel respiratorio, motor y cognitivo, pero lo que es importante comprender la contribución de las enfermeras de rehabilitación en la recuperación de los enfermos críticos. Metodología: Estudio de caso descriptivo según las pautas del Reporte de Caso. Se trata de un varón de 67 años, internado en medicina interna, área dedicada a COVID-19, con diagnóstico de neumonía por COVID-19. El foco de atención fue el autocuidado, la fuerza muscular, el equilibrio, la marcha, la ventilación y la deglución. Ante estos enfoques, se diseñó e implementó un plan de intervención acorde a la evolución de la persona y posteriormente se reevaluaron los principales outcomes. Resultados: Después de cinco días de intervención, la persona, según la escala de Barthel, mejoró de un puntaje de 5 a 65; puntuación de Borg de 8 a 3; FiO2 35% a 21%; Tinetti 0/0 al 9/11; puntuación del consejo de investigación médica (MRC) de fuerza muscular de 2 a 4 y puntuación de Gugging Swallowing Screen (GUSS) de 5 a 8. Discusión: El caso práctico destaca la necesidad de implementar un plan de cuidados adecuado para cada cliente, basado en criterios de seguridad y progresando según la tolerancia del cliente. Conclusión: Con las intervenciones del enfermero de rehabilitación es posible reducir las secuelas derivadas de la hospitalización en la unidad de cuidados intensivos. <![CDATA[Efetividade do programa AsmaSemCrise na autogestão da asma]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A asma tem um grande impacto na qualidade de vida e a maioria das pessoas apresenta-a na sua forma ligeira a moderada que pode ser facilmente controlada. Contudo, 88% das pessoas com asma não controlada consideravam ter a sua doença controlada. A enfermagem de reabilitação releva para a capacitação da pessoa para a gestão da sua doença e as redes sociais poderão representar uma alternativa e uma oportunidade para levar às pessoas a informação e as ferramentas necessárias para a autogestão. Um estudo quasi-experimental pretendeu avaliar se existem diferenças no controlo sintomático da asma, avaliado pelo Teste de Controlo da Rinite Alérgica e Asma (CARAT), entre um grupo de pessoas com asma que adquiriu um programa de acompanhamento online sobre autogestão de asma, AsmaSemCrise, e um grupo de pessoas com asma que não teve acesso a essa informação. Este programa constou de teleconsultas individuais e em grupo onde se desenvolveu educação terapêutica e treino de exercícios individualizados. No grupo AsmaSemCrise os indivíduos aumentaram, em média, 12.4 pontos no score total do CARAT. Estas diferenças foram estatisticamente significativas, ao contrário das diferenças observadas no grupo de controlo. O programa AsmaSemCrise contribui para a capacitação para a autogestão da asma, refletindo-se no aumento do score do teste CARAT, seja ao nível dos sintomas de rinite alérgica ou de asma, indicando melhor controlo da doença. Este tipo de intervenção poderá representar uma resposta aos novos tempos, recorrendo às redes sociais para educar e capacitar a pessoa para a gestão da sua doença.<hr/>ABSTRACT Asthma has a significant impact on quality of life, and most asthma patients have mild to moderate illness that can be easily controlled. However, 88% of uncontrolled asthmatics considered having their disease under control. Rehabilitation nursing is essential for empowering people to manage their disease, and social networks may represent an alternative and an opportunity to provide people with the information and tools necessary for self-management. A quasi-experimental study aimed to assess whether there are differences in asthma symptomatic control, as assessed by the Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test (CARAT), between a group of people with asthma who acquired an online asthma management monitoring program, AsmaSemCrise, and a group of people with asthma who did not have access to this information. This program consisted of individual and group teleconsultations where therapeutic education and individualized exercise training are developed. In the AsmaSemCrise group, individuals increased, on average, 12.4 points in the total CARAT score. These differences were statistically significant, in contrast to the differences observed in the control group. The AsmaSemCrise program contributes to training for self-management of asthma, reflected in the increase in the CARAT test score, whether in terms of symptoms of allergic rhinitis or symptoms of asthma, indicating better control of the disease.<hr/>RESUMEN El asma tiene un impacto importante en la calidad de vida y la mayoría de las personas. Es una enfermedad de leve a moderada que se puede controlar fácilmente. Sin embargo, el 88% de los asmáticos no controlados consideró tener su enfermedad bajo control. La enfermería de rehabilitación es importante para empoderar a las personas para que manejen su enfermedad y las redes sociales pueden representar una alternativa y una oportunidad para brindar a las personas la información y las herramientas necesarias para el autocuidado. Un estudio cuasi-experimental tuvo como objetivo evaluar si existen diferencias en el control sintomático del asma, según lo evaluado por la Prueba de detección de asma y rinitis alérgica (CARAT), entre un grupo de personas con asma que adquirieron un programa de seguimiento de manejo del asma en línea, AsmaSemCrise, y un grupo de personas con asma que no tuvo acceso a esta información. Este programa consistió en teleconsultas individuales y grupales donde se desarrolla la educación terapéutica y el entrenamiento físico individualizado. En el grupo AsmaSemCrise, los individuos aumentaron, en promedio, 12,4 puntos en la puntuación CARAT total. Estas diferencias fueron estadísticamente significativas. El programa AsmaSemCrise contribuye a la formación para el autocontrol del asma, reflejado en el aumento de la puntuación del cuestionario CARAT, ya sea en cuanto a síntomas de rinitis alérgica o síntomas de asma, lo que indica un mejor control de la enfermedad. Este tipo de intervención puede representar una respuesta a los nuevos tiempos, utilizando las redes sociales para educar y capacitar a las personas en el manejo de su enfermedad. <![CDATA[Cuidados de Enfermagem em Contexto Agudo à Pessoa com Lesão Medular: Scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A lesão medular (LM), traz consequências devastadoras do ponto de vista biológico, psicológico e social confrontando a pessoa com múltiplos e complexos desafios. Um programa de reabilitação multidisciplinar deve ser estabelecido desde a fase aguda, com enfase na prevenção de complicações, na promoção do autocuidado, na reeducação funcional e na reinserção social. O enfermeiro de reabilitação tem um papel relevante acompanhando a os primeiros passos dos percursos de autonomia da pessoa com LM. Com este estudo pretende-se mapear áreas de intervenção de enfermagem promotoras de independência e autonomia em pessoas com LM em fase aguda e subaguda. Metodologia: Revisão do tipoScoping,com base no modelo doJoanna Briggs Institute. A formulação da questão de investigação baseou-se no acrónimo PCC (População, Conceito e Contexto). Os artigos foram extraídos das bases de dados Web of Science, Scopus, Scielo, PubMed, CINALH e APA PsycInfo, redigidos em português e inglês, com limite temporal 2011-2021. Resultados: dos 437 estudos identificados incluíram-se 69 na revisão. Formaram-se 10 categorias de áreas de intervenção de enfermagem promotoras de independência e autonomia na pessoa com LM. Foi evidenciada a importância de intervenções promotoras do bem-estar psicológico e de programas de educação para a promoção do autocuidado, prevenção de complicações e regresso a casa seguro. Conclusão: Garantir uma resposta de tratamento onde se inclui reabilitação adequada e atempada, ainda na fase aguda e subaguda, seguida por serviços de apoio e ambientes acessíveis, ajudarão a minimizar a interrupção dos projetos de vida das pessoas com LM e suas famílias. As áreas de cuidado à pessoa com LM em fase aguda, enquadram-se nas competências específicas do enfermeiro de reabilitação.<hr/>ABSTRACT Introduction: The spinal cord injury (SCI) brings devastating consequences from the biological, psychological and social point of view, confronting the person with multiple and complex challenges. A multidisciplinary rehabilitation program should be established since the acute phase, with emphasis on complications prevention, self-care promotion, functional re-education, and social reintegration. The rehabilitation nurse has a relevant role in accompanying the first steps of the autonomy pathways of the person with SCI. This study aims are mapping areas of nursing intervention that promote independence and autonomy in people with SCI in acute and subacute phases. Methodology: Scoping review, based on the Joanna Briggs Institute model. The formulation of the research question was based on the acronym PCC (Population, Concept and Context). The articles were extracted from the Web of Science, Scopus, Scielo, PubMed, CINAHL and APA PsycInfo databases, written in Portuguese and English Languages, within the time range 2011 - 2021. Results: From the 437 identified studies, they were included in the review 69. Ten categories of nursing intervention areas that promote independence and autonomy in SCI patients were created. The importance of promoting psychological well-being interventions and education programs for the self-care promotion, prevention of complications and safe return home was highlighted. Conclusion: To ensure a treatment response that includes an adequate and timely rehabilitation, still in the acute and subacute phases, followed by affordable support services and environment, will help minimizing SCI patients and their family’s life projects disruption. The areas of care to the person with SCI in the acute phase fall within the specific skills of the rehabilitation nurse.<hr/>RESUMEN Introducción: La lesión medular trae consecuencias devastadoras desde el punto de vista biológico, psicologo y social, confrontando una persona con múltiples y complejos desafíos. Un programa de rehabilitación multidisciplinar debe ser establecido desde la fase aguda, con énfasis en la prevención de complicaciones, en la promoción del autocuidado, en la reeducación funcional y reintegración social. El enfermero de rehabilitación tiene un papel relevante acompañando los primeros pasos del trayecto de autonomía de la persona con LM (lesión medular). A través de este estudio se pretende mapear áreas de intervención de enfermería que promueven la independencia y autonomía en personas con LM en fase aguda y subaguda. Metedología: revisión del tipo Scoping, en base al modelo de Joanna Briggs Institute. La pregunta de investigacion fue construida basándose en el acrónimo PCC (participantes, concepto y contexto). Los artículos fueron extraídos de las bases de datos Web of Signos, Scopus, Scielo, PubMed, CINAHL y APA PsycInfo, redactados en portugués e inglés, con límite temporal 2011-2021. Resultados: de los 437 estudios identificados se incluyeron 69 en la revisión. Se formaron 10 categorías de áreas de intervención de enfermería promotoras de independencia y autonomía en la persona con LM. Fue comprobada la importancia de intervenciones promotoras de bien estar psicológico y de programas de educación para la promoción del auto cuidado, prevención de complicaciones y regreso a casa seguro. Conclusión: garantizar una respuesta de tratamiento en el que se incluye rehabilitación adecuada y a tiempo, ya en la fase aguda y subaguda, seguida por servicios de apoyo y ambiente accesibles, ayudarán a minimizar la interrupción de los proyectos de vida de personas con LM a sus familias. Las áreas de cuidado a la persona con LM con fase aguda entran dentro de las competencias específicas del enfermo de rehabilitación. <![CDATA[A Intervenção dos Enfermeiros de Reabilitação na Pessoa com Síndrome de Pusher: Revisão Integrativa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A síndrome de pusher é uma perturbação postural pouco conhecida, mas relativamente frequente. Verifica-se quando os doentes sentados ou em posição ortostática utilizam os membros não paréticos para empurrar (push) no sentido do lado parético, o que resulta numa postura inclinada, resistindo com o lado não parético a qualquer tentativa de correção postural. Esta condição é um desafio para os Enfermeiros de Reabilitação. O objetivo deste estudo é identificar as estratégias a utilizar nos cuidados de Enfermagem de Reabilitação à pessoa com síndrome de pusher após AVC. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, com síntese narrativa de 9 artigos resultantes da pesquisa na Medline e Web of Science. Resultados: As estratégias definidas para capacitar a pessoa com síndrome de pusher passam por orientar a pessoa no sentido da sua linha média, recorrendo a estratégias de feedback visual. Treinos de equilíbrio, exercícios de facilitação cruzada e de alternância de peso, treinos de levantar/sentar com transferência de peso para o lado não afetado e treinos de transferência com orientação verbal e auxílio de profissionais, em ambos os lados, demonstram-se fundamentais. O espelho é um recurso frequente nos estudos analisados. Conclusão: Existe escassa evidência sobre as estratégias a utilizar na pessoa com síndrome de pusher. O uso de instrumentos de avaliação permite caracterizar a perturbação postural, sendo determinante no planeamento dos cuidados. A colocação de espelho quadriculado nas enfermarias e/ou casas de banho das unidades/serviços constitui um recurso fundamental.<hr/>ABSTRACT Introduction: Pusher syndrome is a little-known, but relatively frequent, postural disorder. It occurs when patients sitting or in an orthostatic position use the non-paretic limbs to push (push) towards the paretic side, which results in an inclined posture, resisting with the non-paretic side any attempt at postural correction. This is a challenge for Rehabilitation Nurses. The objective of this study is to identify the strategies to be used in Rehabilitation Nursing care for people with pusher syndrome after stroke. Methodology: Integrative literature review, with narrative synthesis of 9 articles resulting from research in Medline and Web of Science. Results: There is unanimity in terms of strategies to train people with pusher syndrome. These involve guiding the person towards their midline, using visual feedback strategies. Balance training, cross-facilitation and weight alternation exercises, lifting/sitting training with weight transfer to the unaffected side and transfer training with verbal guidance and the help of professionals, on both sides, are fundamental. The mirror is a frequent resource in the analyzed studies. Conclusion: There is little evidence on the strategies to be used in the person with pusher syndrome. The use of assessment instruments, in addition to allowing the characterization of postural disturbance, will be decisive in the planning of care. The placement of a checkered mirror in the wards and/or bathrooms of the units/services is a fundamental resource.<hr/>RESUMEN Introducción: El síndrome del empujador es un trastorno postural poco conocido pero relativamente frecuente. Ocurre cuando los pacientes sentados o en posición ortostática utilizan los miembros no paréticos para empujar (empujar) hacia el lado parético, lo que resulta en una postura inclinada, resistiendo con el lado no parético cualquier intento de corrección postural. Este es un desafío para las enfermeras de rehabilitación. El objetivo de este estudio es identificar las estrategias a ser utilizadas en la atención de Enfermería de Rehabilitación a personas con síndrome del empujador después de un ictus. Metodología: Revisión integrativa de la literatura, con síntesis narrativa de 9 artículos resultantes de investigaciones en Medline y Web of Science. Resultados: Existe unanimidad en cuanto a las estrategias para formar a las personas con síndrome del empujador. Estos implican guiar a la persona hacia su línea media, utilizando estrategias de retroalimentación visual. El entrenamiento del equilibrio, la facilitación cruzada y los ejercicios de alternancia de peso, el entrenamiento de levantamiento/sentado con transferencia de peso al lado no afectado y el entrenamiento de transferencia con guía verbal y la ayuda de profesionales, en ambos lados, son fundamentales. El espejo es un recurso frecuente en los estudios analizados. Conclusión: Hay poca evidencia sobre las estrategias a utilizar en la persona con síndrome del empujador. El uso de instrumentos de evaluación, además de permitir la caracterización de la alteración postural, será determinante en la planificación de los cuidados. La colocación de un espejo ajedrezado en las salas y/o baños de las unidades/servicios es un recurso fundamental. <![CDATA[A Formação sobre Assistência de Reabilitação na Enfermagem em Portugal de 1881 a 1966 - Enquadramento Legislativo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: O início da formação sobre assistência de reabilitação na Enfermagem foi complexo, sendo que a especialidade apenas se associou à disciplina em 1965 com o surgimento do primeiro curso pós-graduado. O objetivo deste estudo é descrever a formação acerca da assistência de reabilitação na enfermagem entre 1881 e 1966, tendo em conta o seu enquadramento legislativo. Metodologia: Recurso ao método histórico com análise documental e interpretação hermenêutica das fontes com referência à formação em enfermagem sobre assistência de reabilitação na enfermagem publicadas entre 1881 e 1966 após recolha documental no Diário do Governo. Resultados: Foram analisados 41 documentos entre Portarias e Decretos-Lei publicados com referência à formação em enfermagem e que contemplassem aspetos inerentes ao processo de recuperação e reabilitação incluindo planos de estudo. Discussão: Foi notória, numa fase inicial, a inclusão da assistência de reabilitação na formação em enfermagem em Portugal, principalmente no curso de enfermagem da cruzada das mulheres. Contudo, verificou-se alguma estagnação até à altura da Guerra Colonial, tendo sido a partir de 1961 aprovadas pelo Governo um conjunto de medidas que vieram preparar o caminho para a programação do primeiro curso pós-graduado de especialização em 1965. Conclusão: A formação acerca da assistência de reabilitação na enfermagem desenvolveu-se com avanços e recuos sobre influência de uma panóplia de alterações políticas e sociodemográficas. A Guerra Colonial em Portugal veio enfatizar necessidades que já eram sentidas anteriormente, criando as condições para a sua inclusão de forma muito específica na enfermagem a partir de 1965.<hr/>ABSTRACT Introduction: The beginning of training on rehabilitation care in Nursing was complex, and the specialty was only associated with the discipline in 1965 with the emergence of the first postgraduate course. The aim of this study is to describe training on rehabilitation care in nursing between 1881 and 1966, taking into account its legislative framework. Methodology: Using the historical method with document analysis and hermeneutic interpretation of sources with reference to nursing training on rehabilitation care in nursing published between 1881 and 1966 after document collection in the Portuguese Official Journal (Diário do Governo). Results: We analyzed 41 documents between Ordinances and Decrees-Law with reference to training in nursing and that contemplated aspects inherent to the recovery and rehabilitation process, including study plans. Discussion: At an early stage, the inclusion of rehabilitation care in nursing training in Portugal was notorious, especially in the women's crusade nursing course. However, there was some stagnation until the time of the Colonial War, and from 1961 onwards the Government approved a set of measures that paved the way for the programming of the first postgraduate specialization course in 1965. Conclusion: Training on rehabilitation care in nursing was developed with advances and setbacks under the influence of a range of political and sociodemographic changes. The Colonial War in Portugal emphasized some needs that were felt previously, creating the conditions for its inclusion in a very specific way in nursing from 1965 onwards.<hr/>RESUMEN Introducción: El inicio de la formación en asistencia de rehabilitación en Enfermería fue complejo, y la especialidad se asoció a la disciplina recién en 1965 con el surgimiento del primer posgrado. El objetivo de este estudio es describir la formación en asistencia de rehabilitación en enfermería entre 1881 y 1966, teniendo en cuenta su marco legislativo. Metodología: Recurso al método histórico con análisis de documentos e interpretación hermenéutica de fuentes con referencia a la formación de enfermería sobre asistencia de rehabilitación en enfermería publicadas entre 1881 y 1966 tras recogida documental en el Boletín Oficial. Resultados: Se analizaron 41 documentos entre Ordenanzas y Decretos-Ley publicados con referencia a la formación en enfermería y que contemplaban aspectos inherentes al proceso de recuperación y rehabilitación, incluyendo planes de estudio. Discusión: En una etapa temprana, la inclusión de la asistencia de rehabilitación en la formación de enfermería en Portugal fue notoria, especialmente en el curso de enfermería de la cruzada de mujeres. Sin embargo, hubo cierto estancamiento hasta la época de la Guerra Colonial, y a partir de 1961 el Gobierno aprobó un conjunto de medidas que allanaron el camino para la programación del primer curso de especialización de posgrado en 1965. Conclusión: La formación en asistencia de rehabilitación en enfermería se desarrolló con avances y retrocesos bajo la influencia de una serie de cambios políticos y sociodemográficos. La Guerra Colonial en Portugal acentuó algunas necesidades que se sentían con anterioridad, creando las condiciones para su inclusión de forma muy específica en la enfermería a partir de 1965. <![CDATA[Reabilitar em contexto de pandemia pela COVID-19: um relato de experiência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Contextualização: O surgimento de uma nova doença na China, provocada por uma estirpe de coronavírus (SARS-CoV-2), rapidamente teve impacto a nível Mundial, obrigando a uma reestruturação social e de saúde. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação durante a prestação de cuidados especializados num serviço coorte de doentes com COVID-19. Método: Relato de experiência, descritivo e retrospetivo, referente ao exercício profissional dos enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação de um serviço coorte de doentes com COVID-19, num hospital do Norte de Portugal, no período de fevereiro de 2020 a julho de 2021. Resultados: Desde o início da pandemia, foi exigido aos serviços de saúde e aos profissionais, uma capacidade de adaptação sem precedentes, no sentido de gerir com mais eficácia os cuidados a prestar aos doentes com COVID-19. Numa fase inicial, os enfermeiros de reabilitação foram fundamentais na gestão da equipa e determinantes na conceção, implementação e reformulação dos cuidados, atuando sempre no sentido de promover a recuperação, a qualidade de vida e diminuir a incapacidade. Nos registos no Sclínico, verificou-se que as atividades diagnósticas e intervenções mais frequentes estavam focadas na reabilitação respiratória, sem, no entanto, menosprezar a reabilitação motora. Conclusão: O facto de algumas das intervenções especializadas não terem sido asseguradas diretamente, pode ter retardado a obtenção de ganhos em saúde. No entanto, apesar de todas as dificuldades, os enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação tiveram um papel preponderante nas transições vivenciadas pelos doentes com COVID-19, sem nunca descurarem o envolvimento dos cuidadores.<hr/>ABSTRACT Background: The emergence of a new disease in China, caused by a strain of coronavirus (SARS-CoV-2), quickly had an impact worldwide, forcing a social and health restructuring. Objective: Report the experience of specialist nurses in rehabilitation nursing during the provision of specialized care in a cohort service of patients with COVID-19. Method: Experience report, descriptive and retrospective, referring to the professional practice of specialist nurses in rehabilitation nursing in a cohort service of patients with COVID-19, in a hospital in Northern Portugal, from February 2020 to July 2021. Results: Since the beginning of the pandemic, health services and professionals were required to have an unprecedented capacity to adapt, in order to manage more effectively the care provided to patients with COVID-19. Initially, rehabilitation nurses were fundamental in managing the team and determining the design, implementation and reformulation of care, always working to promote recovery, quality of life and reduce disability. In the records in the Clinic, it was found that the most frequent diagnostic activities and interventions were focused on respiratory rehabilitation, without, however, underestimating motor rehabilitation. Conclusion: The fact that some of the specialized interventions were not directly assured may have delayed the achievement of health gains. However, despite all the difficulties, specialist nurses in rehabilitation nursing played a major role in the transitions experienced by patients with COVID-19, without ever neglecting the involvement of caregivers<hr/>RESUMEN Introducción: La aparición de una nueva enfermedad en China, causada por una cepa de coronavirus (SARS-CoV-2), tuvo rápidamente un impacto en todo el mundo, lo que obligó a una reestructuración social y sanitaria. Objetivo: Informar sobre la experiencia de enfermeros especialistas en rehabilitación de enfermería durante la prestación de atención especializada en un servicio de cohorte de pacientes con COVID-19. Método: Informe de experiencia, descriptivo y retrospectivo, referido a la práctica profesional de enfermeros especialistas en enfermería de rehabilitación en un servicio de cohorte de pacientes con COVID-19, en un hospital del norte de Portugal, desde febrero de 2020 hasta julio de 2021. Resultados: Desde el inicio de la pandemia se requirió que los servicios y profesionales de salud tuvieran una capacidad de adaptación sin precedentes, con el fin de gestionar de manera más efectiva la atención brindada a los pacientes con COVID-19. Inicialmente, las enfermeras de rehabilitación fueron fundamentales en la gestión del equipo y en la determinación del diseño, implementación y reformulación de la atención, trabajando siempre para promover la recuperación, la calidad de vida y la reducción de la discapacidad. En los registros de la Clínica se constató que las actividades e intervenciones diagnósticas más frecuentes se centraron en la rehabilitación respiratoria, sin, sin embargo, subestimar la rehabilitación motora. Conclusión: El hecho de que algunas de las intervenciones especializadas no estuvieran aseguradas directamente puede haber retrasado el logro de beneficios para la salud. Sin embargo, a pesar de todas las dificultades, los enfermeros especialistas en rehabilitación de enfermería jugaron un papel importante en las transiciones vividas por los pacientes con COVID-19, sin descuidar nunca la participación de los cuidadores. <![CDATA[Reabilitação respiratória em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica - Protocolo de estudo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-30232022000200501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo, com peso económico e social importante e crescente. Os benefícios da Reabilitação Respiratória (RR) incluem um melhor controlo de dispneia e melhorias importantes na capacidade de exercício e qualidade de vida relacionada com a saúde. O objetivo geral deste estudo é avaliar o impacto da implementação de um programa de Reabilitação Respiratória em pessoas com DPOC em Ambulatório e com Follow-up no Domicílio. Metodologia: Estudo quasi-experimental de grupo único, de caráter descritivo e correlacional. Os participantes serão alvo de sessões de RR 3 vezes por semana num total de 36 sessões, no Centro de Saúde da área de residência e em teleconsulta, em esquema previamente definido. Serão efetuadas avaliações no início da intervenção, à 18ª e à 36ª sessões e 6 e 12 semanas depois da 36ª sessão. Ao longo das sessões de RR serão desenvolvidos planos de exercício físico, ensino sobre fatores exacerbantes e controlo dos fatores de risco, técnicas de reeducação funcional respiratória e treino de inaloterapia. Será fornecido aos participantes um plano personalizado para ser implementado no seu domicílio, com monitorização por teleconsulta após o término do programa de RR (12ª semana). Resultados esperados: Pretende-se obter melhorias clínica e estatisticamente significativas na capacidade para o desempenho das AVD, na qualidade de vida, na gestão dos sintomas e do regime terapêutico, na capacidade para a marcha e na redução dos custos associados às exacerbações. Pretende-se, ainda, verificar se existem diferenças significativas entre as duas modalidades de implementação do programa. Conclusão: Através da intervenção planeada, prevê-se chegar ao final de 2023 com dados que permitam otimizar a resposta às necessidades das pessoas com DPOC no distrito de Bragança e evidenciar a mais-valia da intervenção especializada em Enfermagem de Reabilitação nos Cuidados de Saúde Primários.<hr/>ABSTRACT Introduction: Chronic Obstructive Pulmonary Disease is one of the main causes of morbidity and mortality worldwide, with an important and growing economic and social burden. The benefits of Pulmonary Rehabilitation (PR) include better control of dyspnoea and major improvements in exercise capacity and health-related quality of life. The general objective of this study is to evaluate the impact of implementing a Pulmonary Rehabilitation program in Outpatients with COPD and with Follow-up at Home. Methodology: A quasi-experimental single-group, descriptive and correlational study. Participants will be subject to PR sessions 3 times a week in a total of 36 sessions, in the Health Center of the area of residence and teleconsultation, in a previously defined scheme. Evaluations will be carried out at the beginning of the intervention, at the 18th and 36th sessions and 6 and 12 weeks after the 36th session. Throughout the PR sessions, physical exercise plans will be developed, education about exacerbating factors and control of risk factors, respiratory functional re-education techniques and inhalotherapy training. Participants will be provided with a customized plan to be implemented at their home, with teleconsultation monitoring after the end of the PR program (12th week). Expected results: The aim is to achieve clinical and statistically significant improvements in the ability to perform ADL, in the quality of life, in the management of symptoms and the therapeutic regimen, in the ability to walk and in the reduction of costs associated with exacerbations. It is also intended to verify whether there are significant differences between the two modalities of implementation of the program. Conclusion: Through the planned intervention, it is expected to reach the end of 2023 with data that allow to optimize the response to the needs of people with COPD in the district of Bragança and highlight the value of the specialized intervention in Rehabilitation Nursing in Primary Health Care.<hr/>RESUMEN Introducción: La Enfermedad Pulmonar Obstructiva Crónica (EPOC) es una de las principales causas de morbilidad y mortalidad a nivel mundial, con una importante carga económica y social. Los beneficios de la Rehabilitación Respiratoria (RR) incluyen un mejor control de la disnea y mejoras importantes en la capacidad de ejercicio y la calidad de vida relacionada con la salud. El objetivo general de este estudio es evaluar el impacto de la implementación de un programa de rehabilitación respiratoria en pacientes con EPOC en ambulatorio y seguimiento a domicilio. Metodología: Estudio cuasi-experimental de grupo único, de carácter descriptivo y correlacional. Los participantes serán objeto de sesiones de RR 3 veces por semana en un total de 36 sesiones, en el Centro de Salud del área de residencia y en teleconsulta, en esquema previamente definido. Se realizarán evaluaciones al comienzo de la intervención, a la 18ª y a la 36ª sesiones y 6 y 12 semanas después de la 36ª sesión. A lo largo de las sesiones de RR se desarrollarán planes de ejercicio físico, enseñanza sobre factores exacerbantes y control de los factores de riesgo, técnicas de reeducación funcional respiratoria y entrenamiento de inaloterapia. Se proporcionará a los participantes un plan personalizado para ser implementado en su domicilio, con monitoreo por teleconsulta después del término del programa de RR (12ª semana). Resultados esperados: Se pretende lograr mejoras clínicas y estadísticamente significativas en la capacidad para el desempeño de las AVD, en la calidad de vida, en la gestión de los síntomas y del régimen terapéutico, en la capacidad para la marcha y en la reducción de los costes asociados a las exacerbaciones. También se pretende comprobar si existen diferencias significativas entre las dos modalidades de aplicación del programa. Conclusión: A través de la intervención planeada, se prevé llegar al final de 2023 con datos que permitan optimizar la respuesta a las necesidades de las personas con EPOC en el distrito de Braganza y evidenciar la másvalía de la intervención especializada en Enfermería de Rehabilitación en los Cuidados de Salud Primarios.