Scielo RSS <![CDATA[New Trends in Qualitative Research]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-777020230002&lang=en vol. 17 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[THE USE OF MS TEAMS AND TRELLO IN FACE-TO-FACE CLASSES IN THE POST-COVID-19]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos últimos anos, as ferramentas tecnológicas para o ensino-aprendizagem têm recebido atenção dos educadores e pesquisadores. A pandemia da Covid-19, permitiu à UnB capacitação dos professores para o uso das novas tecnologias de ensino, como por exemplo, o Office 365 e o Aprender 3. Além disso, os recursos, com feedback imediato, como, o Socrative e o Kahoot continuaram sendo usados, principalmente, para aumentar a motivação, o engajamento, o desempenho para as tarefas colaborativas ou, até mesmo, para fins de avaliação. Com o recuo da pandemia da Covid-19 e a volta às aulas, no presencial, foi possível alinhar o uso dessas ferramentas tecnológicas às aulas teóricas. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi dar continuidade no uso das ferramentas tecnológicas do MS Teams e do TRELLO, para oitenta estudantes, de segundo e terceiro semestres da disciplina de Seminário Integrativo, no modo presencial, do primeiro semestre de 2022, bem como conhecer a perceção dos estudantes sobre o uso do Caderno do MS Teams e do recurso TRELLO como apoio de ensino-aprendizagem. Os estudantes foram adicionados como membros da equipe do MS Teams e convidados a se inscreverem no TRELLO. As tarefas foram realizadas, em grupo, e compartilhadas nos cards do TRELLO. Dos 38 estudantes, que responderam o questionário da avaliação da disciplina, todas as respostas foram consideradas na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. Foi possível perceber, nas respostas dos estudantes, que tanto o Teams quanto o TRELLO são completos e, por isso, devem ser apresentados, com detalhes, num primeiro encontro presencial. Além disso, o TRELLO foi destacado, por alguns estudantes, como uma plataforma facilitadora para a organização dos trabalhos em grupo e o Teams para a melhor comunicação entre a professora e os estudantes nas aulas presenciais.<hr/>Abstract In recent years, technological tools for teaching-learning have received attention from educators and researchers. The Covid-19 pandemic allowed the UnB to train teachers in the use of new teaching technologies, such as Office 365 and Learning 3. In addition, resources, with immediate feedback, such as Socrative and Kahoot continued to be used mainly to increase motivation, engagement, performance for collaborative tasks, or even for evaluation purposes. With the retreat of the Covid-19 pandemic and the return to classes, in face-to-face classes, it was possible to align the use of these technological tools with theoretical classes. In this context, the main objective of this study was to continue the use of the technological tools of MS Teams and TRELLO, for eighty students, in the second and third semesters of the Integrative Seminar discipline, in face-to-face mode, in the first semester of 2022, as well as to know the students' perception about the use of the MS Teams Notebook and the TRELLO resource as a teaching-learning support. Students were added as MS Teams team members and invited to enroll in TRELLO. The tasks were carried out, as a group, and shared on TRELLO cards. Of the 38 students who answered the subject evaluation questionnaire, all responses were considered in the content analysis, using the IRAMUTEQ software. It was possible to perceive, in the students' responses, that both Teams and TRELLO are complete and, therefore, must be presented, in detail, in a first face-to-face meeting. In addition, TRELLO was highlighted by some students as a facilitating platform for organizing group work and Teams for better communication between the teacher and students in face-to-face classes. <![CDATA[THE LOOK OF COORDINATORS AND UNDERGRADUATE PROFESSORS IN HEALTH ON THE INCLUSION OF PICS IN HEALTH EDUCATION]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) trazem uma proposta de cuidado centrada no sujeito que valoriza os saberes tradicionais e os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde, e vêm se expandindo após a publicação da Política Nacional de PICS (PNPIC) e pela definição das estratégias da OMS para as Medicinas Tradicionais e Complementares (MTCI). Tais ações políticas podem repercutir na formação em saúde e implicar em um posicionamento de resistência e discussão epistemológica nas IES por parte dos docentes e formadores. Objetivos: Conhecer o entendimento de coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde sobre a inserção das PICS na formação em saúde e a sua interface com as políticas públicas. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, elaborado a partir de um questionário eletrônico estruturado (REDCap), aplicado a coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde da Bahia. Resultados/Discussão: Os professores e coordenadores identificam as PICS como práticas promotoras do cuidado ampliado, integral, complementar e alternativo, as reconhecem como racionalidades em saúde distintas do modelo biomédico e estimulam a inserção destas na formação discente, com a finalidade de sensibilizá-los para outras possibilidades de cuidado e autocuidado, atuação profissional e conhecimento das políticas públicas em PICS. Considerações Finais: Este trabalho analisa a complexidade envolvida nos processos de formação em saúde e discute a necessidade de fortalecimento das ações de formação em PICS no campo das políticas públicas, do SUS e como respostas às demandas de cuidado da sociedade contemporânea, especialmente fragilizada pela vivência recente de uma pandemia.<hr/>Abstract Introduction: Integrative and Complementary Health Practices (PICS) bring a subject-centered care proposal that values traditional knowledge and natural mechanisms for health maintenance and recovery and has been expanding in recent decades, following the publication of the National Policy of Integrative and Complementary Practices (PNPIC) and the definition of WHO strategies for Traditional and Complementary Medicines (MTCI). Such political actions can have repercussions on health education and imply a position of resistance and epistemological discussion within the universities by teachers and trainers. Objectives: Know the understanding of coordinators and teachers of undergraduate health courses in the State of Bahia about the insertion of PICS in health education and their interface with public policies. Methodology: Exploratory-descriptive study, constructed from a structured electronic questionnaire, developed at REDCap, applied to coordinators and professors of undergraduate health courses in the state of Bahia. Results/Discussion: Teachers and course coordinators identify PICS as practices that promoting expanded, integrative, complementary, and alternative care, recognizing them as health rationalities distinct from the biomedical model. Final Considerations: This paper analyzes the complexity involved in health education processes and discusses the need to strengthen training actions in PICS in the field of public policies according to the principles of the Public Heath, but also as responses to the care demands of contemporary society, especially weakened by the recent experience of a pandemic. <![CDATA[STEP BY STEP: USING EDUCATIONAL DESIGN RESEARCH TO IMPLEMENT STUDENT TEACHER ASSEMENT]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina, no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior.<hr/>Abstract Educational design research has been gaining momentum in recent years, particularly in the field of educational studies. The objective of this study was to discover the potential of research in educational design for the development of a management group at a medical school, on the subject of evaluation of teaching performance by students. This is a descriptive study, with a qualitative approach, conducted from the approach model for research in educational design. The content analysis is described here, in the thematic modality, carried out in the first mesocycle of this research, consisting of three phases: Are they: analysis and exploration of the theme; design and construction of the product; evaluation and reflection. The study was carried out with 18 participants, which, through observation, notes and diagnoses, made it possible to identify categories associated with the characteristics of a pedagogical process that seeks change in the evaluation of teaching performance by students. The results revealed the categories: collaborative work; communication between participants; preparation for the theme; construction of solutions and theoretical production. It was possible to conclude that the approach was correctly indicated and the use of research in educational design helped to highlight actions, reactions and challenges, contributing to the design of short-, medium- and long-term proposals in order to transform and improve the teacher evaluation by the student at that institution. The present study is offered as a contribution to show that educational design research has great potential to deepen and seek solutions to complex and uncomfortable issues in higher education. <![CDATA[PHYSICAL EDUCATION AND THE NVIVO SOFTWARE IN QUALITATIVE RESEARCH: A BIBLIOMETRIC STUDY]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Na Educação Física, nos últimos anos, tem ocorrido um crescimento de pesquisas qualitativas, apesar da maior prevalência de estudos serem quantitativos. Atrelado a essa expansão, a utilização de software para apoiar dados qualitativos tem surgido para auxiliar os pesquisadores na sistematização e análises de dados. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi evidenciar informações sobre o panorama científico do software NVivo em Educação Física, trazendo discussões, tendências e a realização de novas pesquisas que possam contribuir no avanço da temática. A abordagem metodológica foi mista (quantitativa e qualitativa) por meio da bibliometria pelo VOSviewer e da utilização do NVivo. Os principais resultados apontaram para um crescimento de pesquisas qualitativas em Educação Física com a utilização do software NVivo. No entanto, o número de 60 registros nos pareceu abaixo do esperado. Há uma prevalência da Espanha, Brasil e EUA em grande parte da produção do conhecimento nessa área, com destaque para três pesquisadores brasileiros em redes de colaboração com outros autores no tema em questão. Ademais, o inglês foi o idioma com maior número de registros nos artigos encontrados, seguido dos idiomas espanhol e português. Constatamos que o Brasil é o segundo país que mais publica sobre a temática analisada. Foi possível constatar também que três universidades brasileiras são as que mais tem produzido: Universidade Estadual de Santa Catarina; Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá. Destacamos que a utilização do NVivo está em expansão e que esse software pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar os pesquisadores em suas investigações, sobretudo na sistematização e análise de dados qualitativos.<hr/>Abstract In Physical Education, in recent years, there has been an increase in qualitative research, despite the greater prevalence of studies being quantitative. Linked to this expansion, the use of software to support qualitative data has emerged to assist researchers in systematizing and analyzing data. In this sense, this article aimed to highlight information about the scientific panorama of the NVivo software in Physical Education, bringing discussions, trends, and the realization of new research that may contribute to the advancement of the theme. The methodological approach was mixed (quantitative and qualitative) through VOSviewer bibliometrics and NVivo. The main results point to an increase in qualitative research in Physical Education using the NVivo software. However, the number of 60 registrations seemed below expectations. There is a prevalence of Spain, Brazil, and the USA in most of the production of knowledge in this area, with emphasis on three Brazilian researchers in collaboration networks with other authors in the subject in question. Furthermore, English was the language with the highest number of records in the articles found, followed by Spanish and Portuguese. It was found that Brazil is the second country that most publish on the subject analyzed. It was also possible to verify that three Brazilian universities are the ones that have produced the most: the State University of Santa Catarina; the State University of Western Paraná and the State University of Maringá. We emphasize that the use of NVivo is expanding, and that this software can be an excellent tool to assist researchers in their investigations, especially in the systematization and analysis of qualitative data. <![CDATA[HEROIC SUBJECTIVITIES: SCHOOL PSYCHOLOGISTS WORK IN PANDEMIC TIMES]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resúmen La pandemia COVID-19 ha redefinido severamente los sistemas de sustentación de la vida humana. Particularmente, el sistema educativo ha enfrentado la virtualización forzada de sus procesos, alarmantes problemáticas de salud mental infanto-juvenil y dificultades para proveer servicios de apoyo psicosocial. Los impactos de esta crisis han sido significativos en Latinoamérica y, especialmente, en Ecuador, pues es uno de los países con mayores problemáticas a nivel sanitario, social y educativo. En este marco, el propósito del artículo es comprender el papel de psicólogas/os escolares en los procesos de recontextualización de políticas educativas emergentes para afrontar la crisis pandémica en el sistema educativo ecuatoriano. Desde una metodología cualitativa con enfoque discursivo se reporta evidencia sobre cómo se han interpretado desafíos de gestión educativa en crisis y cómo se han traducido en prácticas en contextos específicos. Se entrevistó a 7 psicólogas/os que se desempeñaban en Departamentos de Consejería Estudiantil, dispositivo que brinda apoyo psicológico y social en escuelas ecuatorianas. Los datos se analizaron mediante las estrategias discursivas propuestas por Norman Fairclough. Los hallazgos sugieren la configuración de subjetividades heroicas, las cuales constituyen una posición que renuncia a pensar colectiva y colaborativamente las problemáticas enfrentadas. Los discursos de las psicólogas/os sugieren una construcción monstruosa del mundo socioeducativo, donde deben afrontar tareas titánicas. Además, el malestar emerge como elemento articulatorio de las relaciones con otros actores, especialmente con instancias centrales que impulsan nuevas formas de gestión escolar, pero también con familias y estudiantes, quienes son construidos deficitariamente. No obstante, las psicólogas/os construyen estrategias para vincular con los estudiantes, mientras evidencian todas sus acciones ante las instancias de control y las contragolpean cuando es posible. Estos hallazgos se discuten respecto de cómo ampliar perspectivas sobre salud mental escolar y sobre cómo la investigación cualitativa posibilita crear nuevas zonas de sentido en políticas educativas.<hr/>Abstract The COVID-19 pandemic has severely redefined human life support systems. In particular, the education system has faced the forced virtualization of its processes, alarming child and adolescent mental health problems, and difficulties in supplying psychosocial support services. The impacts of this crisis have been significant in Latin America and, above all, in Ecuador, as it is one of the countries with the greatest health, social, and educational problems. Within this framework, this article aims to understand school psychologists' role in policy enactment of emerging educational policies to face the pandemic crisis in the Ecuadorian educational system. From a qualitative methodology with a discursive approach, empirical evidence is reported on interpreting the challenges of educational management in crisis and translating them into practices in specific contexts. Interviews were conducted with 7 psychologists who have been working in the Student Counselling Department, a professional staff that offers psychological and social support in Ecuadorian schools. The data has been analyzed through the discursive strategies proposed by Norman Fairclough. The findings suggest the configuration of heroic subjectivities, a professional position that renounces thinking collectively and collaboratively about the problems faced. The psychologists’ discourses suggest a monstrous construction of the educational world, where they must face titanic tasks. Likewise, discomfort emerges as an articulating element of the relationships with other actors, especially with central policy actors that promote new forms of school management, but also with families and students, which are built in deficit. However, psychologists deploy strategies to create bonds with the students, while evidencing all their actions to the control instances and counterattacking them when possible. These findings are discussed with respect to how to expand perspectives on school mental health and how qualitative research can create new meaning zones in educational policy. <![CDATA[Tattooed Medicine: Qualitative Study of the Relationship between Body Brands and Professional Identity]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A tatuagem, é um fenômeno antropológico presente em diversas sociedades, cujas modificações relacionam-se às motivações, significados, símbolos e traços dependentes do contexto histórico e sociocultural. No entanto, o preconceito ainda é referido. Com a flexibilização dos costumes, a medicina tem absorvido em seus quadros corporativos jovens tatuados ou com o desejo de tatuar o próprio corpo. Objetivos: analisar a tipologia e motivações para uso de tatuagens por docentes e estudantes de graduação em medicina, a relação com a identidade profissional, e os efeitos no cotidiano. Metodologia: Estudo de caso, qualitativo com triangulação de métodos: questionários on-line; escala de atitudes; fotografia reflexiva; software Iramuteq. Resultados: O uso de tatuagens relaciona-se com variáveis como gênero (mulheres &gt; homens), faixa etária (discentes &gt; docentes) e religião (não cristãos &gt; cristãos). A identidade profissional não é o motivo principal na escolha da tatuagem predominando as memórias afetivas e símbolos indicativos de espiritualidade. A autonomia é determinante na tomada de decisão e mostra duplo padrão: um tradicional, prudencial, dependente da aquisição de autonomia posterior à graduação e presente entre os docentes; outro anterior ao ingresso na universidade. A tolerância na forma de indiferença predomina ao lado do preconceito, notado e vivenciado por discentes e docentes. Conclusão: O relativismo moral, indicado pelas atitudes de tolerância e indiferença, demanda das instituições formadoras e reguladoras da profissão, a reflexão ética sobre princípios e valores relacionados à progressiva identificação com a profissão durante a formação: respeito, tolerância, autonomia do médico, autocuidado, e responsabilidade nas relações no trabalho. A metodologia adotada, de triangulação, foi importante para superar as dificuldades impostas pela pandemia e para a compreensão adequada do tema estudado.<hr/>Abstract Introduction: Tattooing is an anthropological phenomenon present in several societies, whose modifications are related to motivations, meanings, symbols and traits dependent on the historical and sociocultural context. However, prejudice is still referred to. With the flexibilization of customs, medicine has absorbed in its corporate cadres young tattooed or with the desire to tattoo the body itself. Objectives: to analyze the typology and motivations for the use of tattoos by professors and undergraduate students in medicine, the relationship with professional identity, and the effects on daily life. Methods: Qualitative case study with triangulation of methods: online questionnaires; scale of attitudes; reflective photography; Iramuteq software. Results: The use of tattoos is related to variables such as gender (women &gt; men), age group (students &gt; teachers) and religion (non-Christians &gt; Christians). Professional identity is not the main reason for choosing a tattoo. Affective memories and symbols indicative of spirituality are the main motives. Autonomy is determinant in decision-making and shows a double standard: a traditional, prudential, dependent on the acquisition of autonomy after graduation and present among teachers; another prior to entering university. Tolerance in the form of indifference predominates alongside prejudice, noticed and experienced by students and teachers. Conclusion: Moral relativism, indicated by attitudes of tolerance and indifference, demand of the institutions that form and regulate the profession, ethical reflection on principles and values related to progressive identification with the profession during training: respect, tolerance, autonomy of the doctor, self-care, and responsibility in relationships at work. The methodology adopted, of triangulation, was important to overcome the difficulties imposed by the pandemic and to adequately understand the studied subject. <![CDATA[Challenges and learning strategies about managerial skills from the perspective of nursing professors]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: Na sociedade moderna, tem-se cada vez mais, a necessidade de formar enfermeiros competentes e propiciar ferramentas para a edificação de competências gerenciais. Portanto, faz-se relevante uma atuação docente que abarque aspectos profícuos de desenvolvimento dessas competências, bem como instituições de ensino que possibilitem ensejos que também as priorizem. Objetivos: Identificar os principais desafios para os estudantes de enfermagem desenvolverem competências gerenciais e as estratégias de aprendizagem segundo a ótica dos docentes de enfermagem. Métodos: Estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 12 docentes vinculados a uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira. Os dados foram coletados em 2020 por meio da técnica de grupo focal e analisados de acordo com a análise temática indutiva. Evidencia-se que o estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição proponente. Resultados: Os resultados mostraram que as competências mais desafiadoras são: comunicação, tomada de decisão, liderança, relacionamento interpessoal e negociação de conflitos; tais competências foram justificáveis em virtuda da imaturidade e inexperiência do aluno. Além disso, também foram ressaltados desafios relacionados ao trabalho do docente, sobretudo quanto à limitação de tempo e sobrecarga. Quanto às estratégias, os docentes evidenciaram: estimulação da iniciativa, raciocínio, empoderamento e autorresponsabilidade do aluno, metodologias ativas de ensino, incluindo simulações e prática de estágio. Conclusões: O método qualitativo permitiu verificar com maior aprofundamento a temática em questão, desvelando as percepções dos docentes de enfermagem. Faz-se necessário que instituições de ensino se atentem para esses fatores com vistas a mitigar as lacunas por meio de estratégias inovadoras e experiências exitosas no ensino de competências gerenciais.<hr/>Abstract Introduction In modern society, there is an increasing need to train competent nurses and provide tools for building managerial skills. Therefore, teaching activities that encompass fruitful aspects of developing these skills are relevant, as well as educational institutions that provide opportunities that also prioritize them. Objectives: To identify the main challenges for nursing students to develop managerial skills and learning strategies from the perspective of nursing professors. Methods: Exploratory study with a qualitative approach, carried out with 12 professors linked to a Brazilian public Higher Education Institution. Data were collected in 2020 using the focus group technique and analyzed according to inductive thematic analysis. It is evident that the study was approved by the research ethics committee of the proposing institution. Results: The results showed that the most challenging skills are: communication, decision making, leadership, interpersonal relationships and conflict negotiation; such competences were justifiable due to the student's immaturity and inexperience. In addition, challenges related to the teacher's work were also highlighted, especially regarding the limitation of time and overload. As for the strategies, the professors highlighted: stimulation of the initiative, reasoning, empowerment and self-responsibility of the student, active teaching methodologies, including simulations and internship practice. Conclusions: The qualitative method made it possible to verify the theme in greater depth, revealing the perceptions of nursing professors. It is necessary that teaching institutions pay attention to these factors in order to mitigate gaps through innovative strategies and successful experiences in teaching managerial skills. <![CDATA[Strategies to Promote Research in Engineering Students in Latin American Universities]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resúmen En la actualidad, en las instituciones universitarias se están creando nuevas políticas y estrategias orientadas a reducir la brecha entre la investigación, el currículo y la práctica pedagógica profesional de los estudiantes de ingeniería. Por lo cual debido a la insipiente investigación en los grados de Ingenierías tanto en Industrial, mecatrónica, sistema y biomédicas de las distintas universidades de América Latina, se trazó como objetivo en este proyecto diseñar e implementar un modelo, que, de manera sistemática, interrelacionada y con orientación a la industria, permita iniciar estudiantes de Ingenierías en procesos de investigación científica, actuando como coproductores de su propia formación. Para las universidades participantes, la actividad investigativa se convierte en un factor de oportunidad y de crecimiento académico para sus universidades. Todo esto a través de la elaboración de proyectos de investigación y de la formación en diferentes líneas de las ingenierías, gracias a la participación de sus estudiantes en los semilleros de investigación planteados, los cuales contribuyen al fomento de la cultura investigativa entre su población a partir de actividades que generen formación investigativa, investigación formativa y trabajo en red. La organización de los aprendizajes en estos casos las universidades participantes en cada nivel de formación de las carreras de Ingeniería se sustentarán en el proceso de investigación correspondiente al proceso de investigación formativa de cada uno de los proyectos tratados y al proceso de investigación generativa. Potencializará al desarrollo de conocimientos, procesos y actitudes para la innovación tecnológica, científica, financiera, humanista y artística, enmarcado en la investigación en las facultades de ingeniería de las universidades participantes en los pregrados, grado y posgrados. La participación conjunta de los docentes de cada escuela y los estudiantes posibilitará que el proceso de investigación de la Escuela comience a adquirir una identidad propia naturalmente asociada al perfil.<hr/>Abstract At present, in the university institutions they are creating new policies and strategies aimed at reducing the gap between research, the curriculum and the professional pedagogical practice of engineering students. Therefore, due to the incipient research in the Engineering degrees in Industrial, mechatronics, system and biomedical engineering of the different universities of Latin America, the objective of this project was to design and implement a model, which in a systematic, interrelated and with industry orientation, it allows Engineering students to start scientific research processes, acting as co-producers of their own training. For participating universities, research activity becomes a factor of opportunity and academic growth for their universities. All this through the elaboration of research projects and training in different lines of engineering, thanks to the participation of its students in the proposed research seedbeds, which contribute to the promotion of the investigative culture among its population from activities that generate investigative training, formative research and networking. The organization of learning in these cases, the participating universities at each level of training in Engineering majors will be based on the research process corresponding to the formative research process of each of the projects discussed and the generative research process. It will potentiate the development of knowledge, processes and attitudes for technological, scientific, financial, humanistic and artistic innovation, framed in research in the engineering faculties of the participating universities in undergraduate, graduate and postgraduate courses. The joint participation of the teachers of each school and the students will make it possible for the school’s research process to begin to acquire its own identity naturally associated with the profile. <![CDATA[Network Geographic Education: The Contribution of the We Propose! Project]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apresentam-se resultados do Projeto Nós Propomos! que aposta na organização do currículo de Geografia a partir da identificação de problemas locais pelos estudantes das escolas envolvidas. Desde 2011 este Projeto tem sido implementado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa, mobilizando escolas de todo o país, no quadro da disciplina de Geografia, tendo em vista um efetivo compromisso com a comunidade. A partir de 2014, o projeto ganhou fôlego internacional no espaço ibero-americano e já para além do mesmo. Tem como proposta metodológica desafiar os estudantes a identificarem problemas locais relevantes, desenvolver trabalho de campo sobre os mesmos e apontar possíveis soluções. Centram-se nas aprendizagens dos próprios alunos. Espera-se que os estudantes desenvolvam a cidadania territorial, entendida como participação responsável nas tomadas de decisões sobre os problemas da localidade de base espacial.<hr/>Abstract The results of the We Propose! Project are presented, which focuses on the organization of the geography curriculum based on the identification of local problems by the students of the schools involved. Since 2011, this project has been implemented by the Institute of Geography and Spatial Planning of the University of Lisbon/IGOT-ULisboa, mobilizing schools from all over the country, in the framework of the discipline of Geography, with a view to have an effective commitment to the community. Since 2014, the project has gained international momentum in Ibero-America and beyond. Its methodological proposal is to challenge students to identify relevant local problems, develop field work on them, and point out possible solutions. The learning will be centered on the students themselves. It is expected that the students develop territorial citizenship, understood as responsible participation in decision-making about the problems of the spatially-based locality. <![CDATA[The Educational Policy of Integral Education in the Curriculum and School Management of the Public Network of the District of Poços de Caldas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo apresenta a política educacional do Estado de Minas Gerais de formação integral de seus estudantes, em seus múltiplos aspectos, ampliando o atendimento em escolas de Ensino Fundamental. Objetiva identificar a forma como os gestores do Ensino Fundamental da educação pública na circunscrição de Poços de Caldas, interpretam essa nova configuração de educação para a melhoria da aprendizagem. Parte do interesse em entender como a política pública de educação integral tem constituído o currículo e a gestão. É realizado em quatro escolas que ofertam educação integral nos anos finais do Ensino Fundamental do âmbito da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. É uma pesquisa de revisão de literatura e documental. A abordagem é qualitativa e a coleta de dados se dá por meio de entrevistas semiestruturadas, com duração aproximada de uma hora, de forma presencial, realizadas com os quatro diretores. Os dados são analisados por meio da organização, codificação, classificação e categorização. Os resultados apontam que se faz necessário reunir e interpretar o máximo de informações que revelem a situação da escola e assim detectar as potencialidades e os obstáculos e fomentar a construção da educação integral de forma que atenda a realidade interna e a melhoria da qualidade educacional. É preciso investir na formação dos gestores para exercerem com mais estímulo às funções que as demandas da educação integral exigem e, desse modo, proporcionarem os meios para o desenvolvimento de uma educação básica de melhor qualidade. As reflexões apresentadas até aqui confirmam que o trabalho dos gestores na educação integral, deve prover situações de constante reflexão, organização e reorganização do trabalho e proporcionar o crescimento profissional do grupo. É importante ressaltar que mais estudos podem e devem ser concretizados sobre o referido tema, elencando novos aspectos da educação integral, do currículo e da gestão.<hr/>Abstract This study presents the educational policy of the State of Minas Gerais for the integral formation of its students, in its multiple aspects, expanding services in Elementary Schools. It aims to identify how managers of Elementary Education in public education in the district of Poços de Caldas interpret this new configuration of education for the improvement of learning. Part of the interest in understanding how the public policy of integral education has constituted the curriculum and management. It is carried out in four schools that offer full-time education in the final years of Elementary School under the scope of the Regional Teaching Superintendence of Poços de Caldas. It is a literature review and documentary research. The approach is qualitative and data collection takes place through semi-structured interviews, lasting approximately one hour, in person, carried out with the four directors. Data are analyzed through organization, coding, classification and categorization. The results point out that it is necessary to gather and interpret the maximum amount of information that reveals the situation of the school and thus detect the potentialities and obstacles and encourage the construction of integral education in a way that meets the internal reality and the improvement of educational quality. It is necessary to invest in the training of managers to carry out with more stimulus the functions that the demands of integral education require and, in this way, provide the means for the development of a basic education of better quality. The reflections presented so far confirm that the work of managers in integral education must provide situations of constant reflection, organization and reorganization of the work and provide the professional growth of the group. It is important to point out that further studies can and should be carried out on the referred topic, listing new aspects of comprehensive education, curriculum and management. <![CDATA[High-Risk Pregnancy: Pregnant Women’s Perception of the Health Needs and Care Practices of the Nursing Team]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A gravidez de alto risco é um fenômeno multidimensional que exige uma compreensão dos significados atribuídos pelas mulheres às suas necessidades de saúde, bem como as ações e recursos dos serviços sobre sua experiência de gerar um filho em situação de risco. Objetivos: mediante a questão de investigação, qual o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco, às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados de enfermagem recebidos durante o período pré-natal? Tivemos como objetivo geral compreender o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados da equipa de enfermagem recebidos durante o período pré-Natal. Métodos: estudo de carácter qualitativo a 10 grávidas de alto risco que frequentaram o serviço de pré-Natal do Centro de Saúde da Fazenda, Cabo Verde. Para análise dos dados recorremos aos pressupostos conceptuais de Laurence Bardin. Resultados: os principais achados deste estudo revelam que a gravidez de alto risco acarreta para a mulher um conjunto de alterações de ordem físicas, psicológicas, sociais e emocionais que muitas das vezes provocam uma ambivalência de sentimentos conotadas como medo e insegurança de um desfecho desfavorável, mas também como alegria e esperança para a mulher. Conclusões: este estudo possibilita ao enfermeiro ter um conhecimento acerca das experiências vividas pelas mulheres e com isso melhorar a sua prática assistencial uma vez que cada mulher é única e se posiciona de forma diferente perante a situação de risco dependendo dos fatores/vulnerabilidades que a envolve.<hr/>Abstract Introduction: High-risk pregnancy is a multidimensional phenomenon that requires an understanding of the meanings attributed by women to their health needs, as well as the actions and resources of services regarding their experience of bearing a child at risk. Objectives: through the research question, what is the meaning given by women with high-risk pregnancies to their health needs and nursing care practices received during the prenatal period? Our general objective was to understand the meaning given by those with high-risk pregnancies to their health needs and to the nursing team's care practices received during the prenatal period. Methods: qualitative study of 10 high-risk pregnant women who attended the prenatal service at Centro de Saúde da Fazenda, Cape Verde. For data analysis, we used Laurence Bardin's analysis methods. Results: the main findings of this study reveal that high-risk pregnancy entails a set of physical, psychological, social and emotional changes for women that often cause ambivalence of feelings connoted as fear and insecurity of an unfavorable outcome, but also as joy and hope for women. Conclusions: This study is expected to contribute to the Nursing class in Cape Verde in terms of maternal health in this target group. Information that can serve as a basis for broader nursing care that responds to the multidimensional needs experienced by high-risk pregnant women is punctuated here. <![CDATA[Archival Labor as a Platform for Qualitative Research in Education]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente ensaio focaliza a noção-chave de arquivo na pesquisa educacional, reputando-a como uma plataforma teórico-procedimental fecunda para abordagens de cunho qualitativo, com base nas proposições de Michel Foucault e de alguns de seus interlocutores acerca da temática. A justificativa para tal proposição funda-se no pressuposto de que, mediante o caráter híbrido das práticas investigativas no campo educacional - condicionadas pela confluência de saberes oriundos de territórios discursivos nem sempre congruentes, redundando por vezes em inconsistência procedimental -, toca-nos dispor enquadramentos rigorosos quanto à eleição e ao manejo das fontes documentais eleitas, bem como, sobretudo, a seu processamento analítico. A título de materialização da discussão em tela, são apresentados os procedimentos de um trabalho investigativo voltado ao exame das racionalidades em circulação no campo educacional brasileiro acerca da pandemia de Covid-19, durante o biênio 2020-2021, englobando desde a interrupção do atendimento escolar, passando pela implementação do ensino remoto emergencial, até o início da retomada das atividades presenciais. Tratou-se, mais especificamente, de perspectivar uma série de temáticas emergentes em face da eclosão de um fenômeno social não antevisto, dando a ver seus principais efeitos na discursividade do referido campo. Para tanto, a fonte documental eleita foi a produção investigativa brasileira sobre o tema veiculada em 150 periódicos sob a responsabilidade dos Programas de Pós-graduação e de outros órgãos da área. As considerações finais apontam para a potencialidade do procedimento investigativo em tela, de modo a evidenciar possíveis contribuições às abordagens qualitativas na pesquisa educacional, com destaque para modalidades procedimentais circunscritas ao trabalho de edição ou de curadoria concernente à montagem dos discursos sob exame.<hr/>Abstract This essay focuses on the key notion of archive in educational research, considering it as a fertile theoretical-procedural platform for qualitative approaches, based on the propositions of Michel Foucault and some of his interlocutors on this matter. The justification for such proposition assumes that, given the hybrid character of investigative practices in the educational field - conditioned by the convergence of knowledge provided by discourse territories that are not always congruent, sometimes resulting in procedural inconsistency -, it is imperative to arrange rigorous settings regarding the election and management of the chosen documental sources, as well as, above all, their analytical processing. As an embodiment of the discussion at hand, we present the procedures of a research work aimed at examining the rationalities in circulation in the Brazilian educational field about the Covid-19 pandemic during the biennium 2020-2021, encompassing from the interruption of school attendance, through the implementation of emergency remote teaching, to the beginning of the resumption of classroom activities. More specifically, the aim was to put into perspective a series of emerging themes in the wake of the outbreak of an unforeseen social phenomenon, revealing its main effects on the discourse of the educational field. To this end, the chosen documentary source was the Brazilian research production on the theme published in 150 journals under the responsibility of Post-graduation Programs and other institutions in the area. The final considerations point to the potentiality of this research procedure, in order to highlight possible contributions to qualitative approaches in educational research, with emphasis on procedural modalities circumscribed to the editing or curatorial work concerning the assembly of the discourses under Analysis. <![CDATA[Qualitative Analysis of the Digital Leisure of Students at the University of Salamanca]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resúmen Conocer a qué alternativas de ocio dedican su tiempo libre los estudiantes universitarios y si estas son saludables o no es una preocupación socioeducativa. Son los objetivos de cada persona y su personalidad los que condicionan qué tipo de ocio se consume. Entre los espacios de ocio se encuentra el ocio digital. En el contexto del Proyecto de Innovación Docente para el curso académico 2022/2023 de la Universidad de Salamanca “Ocio saludable para estudiantes de la población universitaria 2.0”, se produce este estudio que tiene por objetivo averiguar qué entienden los jóvenes universitarios de la Universidad de Salamanca por ocio digital y qué opinión tienen sobre él. Además, la pregunta de investigación a responder es: ¿qué percepción tiene el alumnado de la Universidad de Salamanca del ocio digital? Para llevar a cabo la investigación y dar respuesta al objetivo y pregunta de investigación se ha empleado la metodología cualitativa. El diseño de investigación ha estado basado en el análisis de contenido, creando una tabla de categorías y una encuesta de respuesta abierta para la realización de la toma de datos. Esta encuesta se ha difundido entre el alumnado de la Universidad de Salamanca de diferentes titulaciones y mediante un muestreo no probabilístico y la técnica de bola de nieve se ha obtenido una muestra de 100 personas. El alumnado entiende el ocio digital como la realización de sus gustos y aficiones con el uso de recursos tecnológicos, destacando el fácil acceso a la información y la comunicación con personas lejanas como aspectos positivos y la adicción y su uso excesivo como negativos. Como limitación, destaca el sesgo en la selección de los participantes, que se corregirá en el futuro, ampliando la muestra y el desarrollo, analizando el tipo de ocio digital consumido.<hr/>Abstract Knowing what leisure alternatives university students devote their free time to and whether these are healthy or not is a socio-educational concern. It is the objectives of each person and their personality that determine the type of leisure time they consume. Among the leisure spaces is digital leisure. In the context of the Teaching Innovation Project for the academic year 2022/2023 of the University of Salamanca "Healthy leisure for students of the university population 2.0", this study aims to find out what young university students of the University of Salamanca understand by digital leisure and what opinion they have about it. Furthermore, the research question to be answered is: What perception do the students of the University of Salamanca have of digital leisure? In order to carry out the research and answer the research question and objective, qualitative methodology was used. The research design was based on content analysis, creating a table of categories and an open-ended survey for data collection. This survey was disseminated among the students of the University of Salamanca of different degrees and by means of non-probabilistic sampling and the snowball technique, a sample of 100 people was obtained. The students understand digital leisure as the realization of their tastes and hobbies with the use of technological resources, highlighting the easy access to information and communication with distant people as positive aspects and addiction and its excessive use as negative. As a limitation, the bias in the selection of the participants stands out, which will be corrected in the future by expanding the sample and the development, analyzing the type of digital leisure consumed. <![CDATA[The Excursion in the Teaching of Geography (1936), by João Dias da Silveira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A pesquisa documental e bibliográfica enfatizou a importância das excursões no ensino de Geografia através do olhar do professor João Dias da Silveira (1913-1973). O professor é considerado um importante intelectual de seu tempo, se tornou o primeiro diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP Campus de Rio Claro. A pesquisa teve como objetivo detalhar as características da técnica de ensino “excursão geográfica” proposta por João Dias da Silveira, em 1936; reforçar a contribuição de João Dias da Silveira ao debate sobre o ensino de Geografia no contexto da Escola Nova; e verificar a atualidade da pesquisa de João Dias da Silveira na vivência dos estudantes da ETEC de Ourinhos articuladamente ao Projeto “Nós Propomos!”.<hr/>Abstract The documentary and bibliographic research emphasizes the importance of excursions in the teaching of Geography through the eyes of Professor João Dias da Silveira (1913 - 1973). Considered a consecrated university authority of his time, he became the first director of the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the UNESP Campus in Rio Claro. The research aims to detail the characteristics of the geographic excursion teaching technique proposed by João Dias da Silveira, in 1936; reinforce João Dias da Silveira's contribution to the debate on the teaching of Geography in the context of Escola Nova; and to verify the relevance of João Dias da Silveira's research in the experience of students at ETEC Ourinhos in conjunction with the “Nós Propomos!” Project. <![CDATA[Notions of School Bullying and its Approach to Prejudice: An Integrative Review of the Scientific Literature]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: O bullying escolar é uma problemática social que tem preocupado educadores e pesquisadores. Apesar de existir uma noção tradicional sobre bullying, verificam-se, atualmente, outras compreensões que ampliam ou problematizam a visão hegemônica. Objetivo: compreender os sentidos de bullying presentes nas pesquisas científicas brasileiras que envolvem diferentes áreas de estudo, publicadas nos últimos 5 anos, observando aproximações e distanciamentos com a temática do preconceito. Método: pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, por meio de revisão integrativa da literatura científica. Buscou-se artigos disponíveis no SciELO e PubMed usando os descritores Bullying AND Escola. Seguindo critérios de inclusão e exclusão, o corpus da pesquisa foi composto por 21 artigos de língua portuguesa. Resultados: Os estudos, em sua maioria, amparam-se no conceito tradicional de bullying e apenas um problematiza essa compreensão. No que diz respeito à aproximação ou distanciamento entre os conceitos de bullying e preconceito, apareceram três posicionamentos. Em sete artigos não foram observadas aproximações entre os conceitos de bullying e preconceito; em outros sete, a relação entre os conceitos aparece de forma indireta, sem problematização acerca dessa aproximação; por fim, em sete artigos, essa aproximação é explicitada e problematizada. Esses últimos discutem, por exemplo, a maior exposição à vivência de bullying, por parte de estudantes negros, da comunidade LGBT+ e mulheres. A recorrência desses perfis como alvo do bullying expõe a aproximação desse tipo de violência ao preconceito, intolerância e negação da diversidade. Conclusões: O sentido tradicional de bullying se faz presente nas pesquisas, contudo tensionamentos foram observados, como os estudos que aproximam bullying a diferentes expressões de preconceito. A abordagem qualitativa do estudo contribui para uma perspectiva crítica que coloca em evidência o bullying como um problema social e político e abre possibilidades para outras questões de pesquisa e intervenções no contexto do bullying escolar no caminho da transformação social.<hr/>Abstract Introduction: School bullying is a social problem that has worried educators and researchers. Although there is a traditional notion about bullying, currently there are other understandings that expand or problematize the hegemonic view. Objective: to understand the meanings of bullying in Brazilian scientific research involving different areas of study, published in the last 5 years, observing similarities and differences within the prejudice theme. Method: qualitative research of exploratory nature, through an integrative review of the scientific literature. Articles available in SciELO and PubMed were searched using the descriptors Bullying AND Escola. Following inclusion and exclusion criteria, the research consisted of 21 articles in Portuguese. Results: The majority of studies are based on the traditional concept of bullying and only one problematizes this understanding. Regarding the approximation or distance between the concepts of bullying and prejudice, three positions appeared. In seven articles, approximations between the concepts of bullying and prejudice were not observed; in another seven, the relationship between the concepts appears indirectly, without problematizing this approximation; finally, in seven articles, this approximation is explicit and problematized. The last one discusses, for example, the greater exposure to the experience of bullying by black students, the LGBT+ community and women. The recurrence of these profiles as a target of bullying exposes the approximation of this type of violence to prejudice, intolerance and denial of diversity. Conclusions: The traditional meaning of bullying is present in research, however tensions were observed, such as studies that bring bullying closer to different expressions of prejudice. The studies qualitative approach contributes to a critical perspective that highlights bullying as a social and political problem and opens up to possibilities for other research questions and interventions in the context of school bullying in the path of social transformation. <![CDATA[Mixed Study. Video Games for Teaching Mathematics in Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resúmen El uso de los videojuegos como recurso educativo ha generado un gran interés en los últimos años, debido a su potencial para motivar y comprometer a los estudiantes en el proceso de aprendizaje. A medida que la tecnología se convierte en una herramienta cada vez más accesible y ubicua, los educadores han comenzado a explorar el potencial de los videojuegos para apoyar el aprendizaje y mejorar la participación de los estudiantes en el aula. Con el presente artículo se pretende analizar las opiniones, actitudes y percepciones que los estudiantes de la licenciatura de “Educación Básica” presentan sobre el uso de los videojuegos como recurso educativo. El objetivo principal es analizar la posición de los futuros maestros, con respecto al uso de este tipo de recursos como material didáctico, si se encuentran a favor o en contra de su utilización. Para ello se diseñó una investigación mixta, en la que se analizaron aspectos cualitativos, mediante una pregunta abierta y cuantitativos, a través de un cuestionario con preguntas de escala Likert de cinco valores, con el fin de obtener una mayor cantidad de información sobre el tema de estudio. Se utilizó una muestra de quince alumnos de la Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) del Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal). Entre las conclusiones obtenidas, se puede afirmar que, en su mayoría, los alumnos se encuentran a favor de utilizar los videojuegos como recursos educativos debido a su alto potencial motivador y a sus posibilidades. También se pudo observar que, además, consideraban las TIC como recursos necesarios para la enseñanza de las matemáticas.<hr/>Abstract The use of video games as an educational resource has generated great interest in recent years, due to their potential to motivate and engage students in the learning process. As technology becomes an increasingly accessible and ubiquitous tool, educators have begun to explore the potential of video games to support learning and improve student engagement in the classroom. The aim of this article is to analyze the opinions, attitudes and perceptions that students in the "Basic Education" degree program have on the use of video games as an educational resource. The main objective is to analyze the position of future teachers regarding the use of this type of resource as didactic material, whether they are in favor or against its use. For this purpose, mixed research was designed, in which qualitative aspects were analyzed through an open question and quantitative aspects were analyzed through a questionnaire with Likert scale questions with five values, in order to obtain more information on the topic of study. A sample of fifteen students from the Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) of the Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) was used. Among the conclusions obtained, it can be affirmed that, for the most part, students are in favor of using video games as educational resources due to their high motivational potential and possibilities. It was also observed that they considered ICT as necessary resources for teaching mathematics. <![CDATA[Group Instrument Classes - Performance Preparation Methodology]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A investigação sobre a aprendizagem musical tem mostrado que as atividades musicais em conjunto podem ter um impacto positivo na aprendizagem do instrumento de música. Neste contexto, um campo ainda pouco estudado são as aulas de grupo de instrumento, nomeadamente, como metodologia de apoio às aulas individuais. Por isso, neste artigo vai debater-se a pertinência da participação dos alunos em aulas de grupos de instrumento, e procurar entender se estas aulas podem ser um modo de desenvolver competências de performance, e outras, como o pensamento crítico. Foram realizados 16 questionários a alunos que frequentaram este tipo de aulas e 4 questionários a professores que as administraram. Foram observadas três aulas deste tipo numa instituição de ensino superior de música. Os dados qualitativos foram sujeitos ao que é chamado na literatura de “análise de padrão”, ou seja, analise à base da categorização dos dados recolhidos. Os resultados obtidos indicam que as aulas de grupo instrumentais são uma metodologia relevante de apoio à aprendizagem instrumental, nomeadamente, no auxílio à preparação da performance. Estas aulas ajudam os alunos a superar obstáculos - como aprender a lidar com o nervosismo - e ajuda-os a desenvolverem competências, como a concentração, competências metacognitivas e o pensamento crítico. As aulas de grupo mencionadas neste estudo permitem a simulação da performance real, o que constitui um momento de teste, correção, e avaliação do estado da preparação individual para a performance. A existência de feedback nestas aulas enriquece a aprendizagem, catalisa a aquisição de competências e ajuda os alunos a crescerem técnica, musical e humanamente.<hr/>Abstract The research on musical learning has shown that group musical activities can have a positive impact on the learning of an instrument music. In this context, a field still little studied is the instrumental group classes, namely as a methodology to support individual classes. So, this article discusses the relevance of having students engaging in such instrument group classes and seeks to understand whether these can be a way to develop performance skills, and others, such as critical thinking. Sixteen questionnaires were conducted to students who attended this type of classes and four questionnaires to teachers who gave them. Three classes of this kind were observed in a higher music institution. Qualitative data were subject to what is called in the literature as "pattern analysis", that is, analysis based on the categorization of the collected data. The results obtained indicate that instrumental group classes are a relevant methodology to support instrumental learning, namely in helping performance preparation. These classes help students to overcome obstacles - such as learning to deal with nervousness - and help them to develop skills such as concentration, metacognitive skills, and critical thinking. The group classes mentioned in this study allow the simulation of real performance, which creates a moment of testing, correction, and evaluating the state of the individual preparation for performance. The existence of feedback in these classes enriches learning, catalyzes the acquisition of skills, and helps students to grow technically, musically, and humanly. <![CDATA[Critical Thinking in Nursing Training: Capacity Building in Professional Practice]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A mudança na formação dos profissionais de saúde, dentre esses os enfermeiros, tem se tornado urgente em função de diversos determinantes sociais, ambientais, epidemiológicos e de saúde. A constituição do pensamento crítico na prática profissional, na perspectiva dialética, promovendo a emancipação dos sujeitos durante a formação, torna-se potente e fortalece as iniciativas de enfrentamento dos desafios contemporâneos e societários. Objetivo: analisar a representação dos docentes, preceptores e estudantes sobre a constituição das capacidades na prática profissional do enfermeiro por meio do pensamento crítico ao desenvolver o perfil de competência durante a formação. Métodos: qualitativo, entrevista com 24 professores, 09 preceptores e 15 estudantes para reconstrução do perfil de competência na 1ª fase da coleta de dados e oficina de trabalho na 2ª fase para validação do perfil, identificação de desafios e propostas. Utilizou-se o discurso do sujeito coletivo na análise das entrevistas e o referencial de competência holística na reconstrução do perfil. Resultados: Percebe-se que, a proposta curricular trabalha para além de tomar decisões certas e pautadas em evidências. Há de considerar as diversas visões sobre as situações, reconhecer como cada estudante reage, identifica e trabalha com suas emoções, constrói diálogo entre os pares, trabalha coletivamente na resolução dos problemas sempre de forma corresponsável e ética. Há o desafio da desconstrução da competividade e individualismo a serem analisados e superados. Conclusões: as estratégias de investigação, por meio de entrevistas e da oficina de trabalho, ao proporcionar um espaço de reflexão e diálogo, possibilitou a delimitação de quais as capacidades mobilizadas na prática, estabelecidas no perfil de competência do profissional a ser formado na instituição, e como desenvolvê-las por meio do pensamento crítico.<hr/>Abstract Introduction: The change in health’s professionals training, including nurses, has become urgent due to various social, environmental, epidemiological and health determinants. The constitution of critical thinking in professional practice, from a dialectical perspective, promoting the emancipation of subjects during training, becomes powerful and strengthens the initiatives to face contemporary and societal challenges. Objective: to analyze the representation of teachers, preceptors, and students about the constitution of capabilities in nurses’ professional practice through critical thinking when developing the competence profile during training. Methods: qualitative, interview with 24 professors, 09 preceptors and 15 students for reconstruction of the competence profile in the 1st phase of data collection and in the 2nd phase workshop for validation of profile, identification of challenges and proposals. The collective subject discourse was used to analyze the interviews and the referential of holistic competence in the reconstruction of the profile. Results: It is deduced that, the curriculum proposal works beyond making certain and evidence-based decisions. It is necessary to consider the different views of situations, recognize how each student reacts, identifies and works with his emotions, builds dialogue among peers, and works collectively to solve problems, always in a co-responsible and ethical way. There is the challenge of deconstructing competitiveness and individualism to be analyzed and overcome. Conclusions: the research strategies, through interviews and the workshop, by providing a space for reflection and dialogue, enabled the delimitation of which capabilities are mobilized in practice, established in the competence profile of the professional to be trained in the institution, and how to develop them through critical thinking. <![CDATA[Pedagogical Documentation in Early Childhood Education in the Light of Studies Produced in the Area]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A educação na infância tem sido reconhecida como aspecto fundamental para o desenvolvimento global da criança, sendo a escola, o espaço onde se proporciona condições para ofertas pedagógicas intencionalmente planejadas, oferecendo condições para que as crianças exerçam o papel de ator social e sujeito de direitos. Nessa premissa, a documentação pedagógica, estratégia contemplada nas atuais pedagogias participativas, tem despontado como ferramenta relevante no cenário de Educação Infantil, sendo necessário apropriação prática para a obtenção de êxito nos resultados. Objetivo: Compreender essa centralidade de documentação pedagógica como estratégia contemplada para efetivação de pedagogias participativas na Educação Infantil, segundo a literatura sobre a temática. Método: Revisão de Literatura, realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Educational Resources Information Center (ERIC), Scopus e Google Acadêmico, no período que compreende entre outubro de 2022 e novembro de 2022. Resultados: Foram constituídas três bases analíticas, a saber: Uma prática investigativa, adocumentação pedagógica e a observação e os registros na documentação pedagógica. Considerações finais: Evidenciou-se que, na prática, a documentação pedagógica impacta em condições para a reflexão das crianças sobre suas vivências, impulsionando-as a se inserirem em atividades investigativas a partir de suas problematizações, durante o processo pedagógico na Educação Infantil e, como via de mão dupla, oferece condições para a autoformação dos professores e professoras, com ênfase na reflexão sobre as práticas docentes.<hr/>Abstract Introduction: Early childhood education has been recognized as a fundamental aspect for the overall development of the child, with the school being the space where conditions are provided for intentionally planned pedagogical offers, offering conditions for children to exercise the role of social actor and subject of rights. On this premise, pedagogical documentation, a strategy contemplated in current participatory pedagogies, has emerged as a relevant tool in the Early Childhood Education scenario, requiring practical appropriation to obtain successful results. Objective: To understand this centrality of pedagogical documentation as a contemplated strategy for implementing participatory pedagogies in Early Childhood Education, according to the literature on the subject. Method: Literature review, carried out in the Scientific Electronic Library Online (Scielo), Educational Resources Information Center (ERIC), Scopus and Google Scholar databases, in the period between October 2022 and November 2022. Results: Three analytical bases, namely: An investigative practice, pedagogical documentation and observation and records in pedagogical documentation. Final considerations: It was evidenced that, in practice, the pedagogical documentation impacts on conditions for children's reflection on their experiences, impelling them to be inserted in investigative activities based on their problematizations, during the pedagogical process in Early Childhood Education and, as a two-way street, it offers conditions for the self-training of male and female teachers, with an emphasis on reflection on teaching practices. <![CDATA[Distance Education: Training Course for Tutors and Supervisors for Technical Courses in Health in Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Educação a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem que possibilita a formação de estudantes em espaços e tempos distintos. Introdução: Nessa perspectiva é apresentado o curso de formação de supervisores e tutores, realizado na modalidade a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Brasil. O curso é composto por 10 módulos e cada módulo tem a duração de 30 dias. Os participantes da pesquisa realizam a parte teórica no Moodle e a parte prática num curso voltado a trabalhadores da saúde que ocorre em todo o território nacional. Objetivo: Analisar a percepção dos cursistas sobre as suas aprendizagens no curso de formação de supervisores e tutores na modalidade a distância. Método: É um estudo descritivo com abordagem qualitativa de análise temática. A coleta de dados foi realizada a partir do questionário COLLES (Constructivist Online Learning Environment Survey) online aplicado no quinto módulo, para orientar possíveis reconstruções das atividades até o final do curso. Foi utilizada a questão aberta para a análise deste artigo. Resultados: Obtivemos 4190 respostas no total de 4400 cursistas, destas 639 participantes responderam também a uma questão aberta que solicitava comentários a respeito do curso de formação. Na análise temática textual foram elencadas duas categorias: aprendizagem e educação permanente em saúde. Conclusão: O curso de formação possibilitou diversas aprendizagens dentre elas aprimorou a qualidade dos processos de mediação e feedbacks nos fóruns e nas atividades propostas. A aprendizagem na modalidade a distância apresenta-se muitas vezes como um desafio, porém gradualmente os tutores e supervisores avançaram na superação destes, seja pelo apoio das equipes do Curso, por um maior conhecimento da realidade que estão inseridos e das necessidades dos estudantes, pela análise dos resultados das propostas em ação ou mesmo por essa conjunção de fatores.<hr/>Abstract Distance education is a teaching and learning modality that enables the training of students in different spaces and times. Introduction: In this perspective, the training course for supervisors and tutors is presented, carried out in the distance mode in the virtual learning environment Moodle, at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The course has the duration of 10 modules, each module lasting 30 days. The research participants carry out the theoretical part in Moodle and the practical part in a course aimed at health workers which takes place throughout the national territory. Objective: To analyze the perception of course participants about their learning in the training course for supervisors and tutors in the distance modality. Method: It is a descriptive study with a qualitative approach of thematic analysis. Data collection was carried out from the online COLLES questionnaire (Constructivist Online Learning Environment Survey) applied in the fifth module, to guide possible reconstructions of activities until the end of the course. Results: A total of 4190 responses were obtained from 4400 participants, of which 639 participants also responded to an open question that requested comments about the training course. In the thematic textual analysis, two categories were listed: learning and continuing education in health. Conclusion: The training course enabled several learning opportunities, among which it improved the quality of mediation and feedback processes in the forums and proposed activities. Distance learning often presents itself as a challenge, but gradually tutors and supervisors have made progress in overcoming these challenges, whether through the support of the Course teams, through greater knowledge of the reality in which they are inserted and the needs of the students, through the analysis of the results of the proposals in action or even through this combination of factors. <![CDATA[The Knowledge of Patients in the Group “I fight for Imuno Brasil” about Hospital Class]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A Associação Nacional de Pacientes com Doenças Raras “Eu luto pela Imuno Brasil” onde os integrantes se reconhecem como “Imunos”, é reconhecida pela luta pelos direitos humanos de pacientes com imunodeficiências de todo o Brasil. Nesta pesquisa, nosso objetivo foi identificar os saberes de integrantes desse grupo sobre a Educação Hospitalar na modalidade Classe Hospitalar. Os Imunos são pacientes crônicos, que muitas vezes, apresentam repetições de quadros sintomatológicos que levam à internação seja pelas características da doença, pelas sequelas ou por falta de tratamento. Para fazer a pesquisa, utilizamos a metodologia qualitativa. Desenvolvemos um questionário eletrônico, cujo link foi disponibilizado no grupo de WhatsApp dos “Imunos” e ficou disponível por três semanas e a cada sete dias em média, era enviada uma mensagem lembrete. Participaram da pesquisa 25 integrantes do grupo de whatsapp. Todos os participantes tiveram acessão ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no início do formulário e só prosseguiam nas respostas caso concordassem em participar da pesquisa de forma livre e deliberada, tendo conhecimento que podiam desistir a qualquer momento. O formulário tinha dois caminhos: um para os participantes que já haviam tomado consciência do termo “Educação Hospitalar” (Grupo 1) e outro para aqueles que nunca tinham tomado conhecimento (Grupo 2). As respostas foram analisadas pela Análise de Conteúdo. Encontramos duas categorias de participantes que foram descritas a partir dos Grupos 1 e 2. Nossas análises apontaram que a maioria dos participantes da pesquisa não conhece o termo, o direito e nem a modalidade Educação Hospitalar. Os poucos integrantes que conhecem a Educação Hospitalar, entendem-na como uma proposta educacional inclusiva, necessária ao acesso de todos os pacientes que dela necessitam; mas, também, que precisa de revisão para que possa atingir aos objetivos da sua criação e estabelecimento no Brasil.<hr/>Abstract The National Association of Patients with Rare Diseases “I fight for Imuno Brasil” where members recognize themselves as “Imunos”, is recognized for the fight for the human rights of patients with immunodeficiencies throughout Brazil. In this research, our objective was to identify the knowledge of members of this group about Hospital Education in the Hospital Class modality. Immunos are chronic patients, who often have repetitions of symptomatological conditions that lead to hospitalization, either due to the characteristics of the disease, sequelae or lack of treatment. To do the research, we used the qualitative methodology. We developed an electronic questionnaire, whose link was made available in the “Imunos” WhatsApp group and was available for three weeks and every seven days on average, a reminder message was sent. 25 members of the whatsapp group participated in the research. All participants had access to the Free and Informed Consent Form at the beginning of the form and only continued with the answers if they agreed to participate in the research freely and deliberately, knowing that they could withdraw at any time. The form had two paths: one for participants who had already become aware of the term “Hospital Education” (Group 1) and another for those who had never become aware of it (Group 2). The answers were analyzed by Content Analysis. We found two categories of participants that were described from Groups 1 and 2. Our analyzes showed that most research participants do not know the term, the right or the Hospital Education modality. The few members who know about Hospital Education, understand it as an inclusive educational proposal, necessary for access by all patients who need it; but also, that it needs revision so that it can achieve the objectives of its creation and establishment in Brazil. <![CDATA[Training of Professional Education Teachers: A Systematic Review of the Literature]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As transformações tecnológicas provocaram mudanças significativas nas sociedades e, por consequência, no mundo do trabalho. Essa situação demandou novas exigências para as instituições educativas e para os profissionais que nelas atuam. Dessa forma, a preparação para o mundo do trabalho passou a exigir novas competências dos professores e dos estudantes/futuros profissionais. Como parte de investigação mais ampla de doutoramento, este trabalho tem o objetivo de identificar e sistematizar os fundamentos teóricos e metodológicos da formação de docentes que atuam em áreas técnicas específicas através de uma revisão sistemática de literatura, com artigos disponíveis nas bases de dados das plataformas Scopus e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), publicados no período de 2017 a 2021. Os estudos evidenciam uma diversidade de fundamentos teóricos e metodológicos que permeiam as reflexões sobre a formação docente da educação profissional, demarcando a especificidade do campo didático- pedagógico e da experiência/ação dos docentes como elementos importantes a serem considerados em processos de desenvolvimento profissional por via da formação. Salienta- se também a potencialidade do trabalho participativo, interativo, e o desenvolvimento de competências. Dessa forma, com esse trabalho pretende-se contribuir para o clareamento do campo de formação docente da educação profissional, assim como sistematizar possibilidades de atuação no âmbito do projeto de investigação em curso.<hr/>Abstract Technological transformations have caused significant changes in societies and, consequently, in the world of work. This situation has placed new demands on educational institutions and the professionals who work in them. Thus, preparation for the world of work has required new competencies from teachers and students/future professionals. As part of broader doctoral research, this work aims to identify and systematize the theoretical and methodological foundations of the training of teachers who work in specific technical areas through a systematic literature review, with articles available in the databases of the Scopus and CAPES (Coordination for the Improvement of Higher-Level Personnel) platforms, published in the period from 2017 to 2021. The studies show a diversity of theoretical and methodological foundations that permeate the reflections on teacher training in professional education, highlighting the specificity of the didactic-pedagogical field and teachers' experience/action as important elements to be considered in processes of professional development through training. The potential of participative, interactive work and the development of competencies is also emphasized. Thus, this work intends to contribute to the clarification of the field of teacher training in professional education, as well as to systematize possibilities for action in the research project underway. <![CDATA[Ethnic-Racial Education in Degree Courses at two Public Higher Education Institutions in Bahia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução. A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas nos Ensinos Fundamental e Médio em todas as disciplinas escolares foi instituída legalmente no Brasil em 2003 e 2008, respectivamente. Diante disso, faz-se necessário analisar a formação de professores, especificamente, como tem se dado a inclusão de temáticas e questões étnico-raciais no contexto da formação curricular. Objetivos. Para tanto, busca-se analisar a abordagem das questões étnico-raciais nos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de licenciatura da UFBA e da UNEB. Metodologia. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter comparativo, realizada através de análise documental associada à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq. Organização do artigo. Como parâmetros teóricos foram consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como as Leis de n° 10.639/03e 11.645/08; marquesanalisadas 1004 ementas de componentes curriculares de 30 cursos de licenciatura da UFBA. Destes, 27 componentes curriculares apresentaram em seu texto alguma abordagem da temática étnico-racial (2,68%). Já na UNEB, foram analisados 3.654 componentes curriculares, de 69 cursos de licenciatura. Destes componentes, 550 ementas apresentaram abordagens da temática étnico-racial (15,05%). Considerações Finais. Observou-se, então, que ambas as universidades estão de acordo com o que é proposto pelas DCN e as Leis n° 10.639/03 e nº 11.645/2008. No entanto, em relação à carga horária total do curso, não há uma proporcionalidade satisfatória de conteúdos étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura das duas instituições, especialmente da UFBA. Além disso, ficou evidente que a combinação de métodos foi fundamental para a compreensão ampliada e sistematizada do tema na formação docente pública do estado da Bahia.<hr/>Abstract The mandatory teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in Primary and Secondary Education in all school subjects was legally established in Brazil in 2003 and 2008, respectively. Given this, it is necessary to analyze teacher training, specifically, how the inclusion of ethnic-racial themes and issues has taken place in the context of curriculum training. Goals. To this end, we seek to analyze the approach to ethnic-racial issues in the mandatory curricular components of undergraduate courses at the UFBA and the UNEB. Methods. Therefore, a qualitative, comparative research was developed, carried out through document analysis associated with similarity analysis, with support from the Iramuteq software. Chapter Organization. As theoretical parameters, the National Curriculum Guidelines (DCN) for the Education of Ethnic-Racial Relations were considered, as well as Laws nº 10.639/03 and 11.645/08; Results 1004 syllabuses of curricular components of 30 undergraduate courses at UFBA were analyzed. Of these, 27 curricular components presented some approach to the ethnic-racial theme in their text (2.68%). At UNEB, 3,654 curricular components from 69-degree courses were analyzed. Of these components, 550 menus presented ethnic-racial approaches (15.05%). Final Considerations. It was observed, then, that both universities agree with what is proposed by the DCN and Laws nº 10.639/03 and nº 11.645/2008. However, in relation to the total workload of the course, there is not a satisfactory proportionality of ethnic-racial content in the curricula of the degree courses of the two institutions, especially of UFBA. In addition, it was evident that the combination of methods was fundamental for an expanded and systematized understanding of the theme in public teacher education in the state of Bahia. <![CDATA[On-line workshops: Group Intervention as Potential for Creative Inclusion Activities in the University Context]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200024&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Devido à pandemia da Covid-19, desde 2020 as Universidades foram obrigados a cancelar as atividades presenciais e implementarem atividades EaD em modalidades síncronas e assíncronas. Este artigo objetiva relatar experiência Oficinas on-line com estudantes recéns ingressos nos cursos de graduação no ensino superior público. Assim, a preocupação é promover Acolhimento aos estudantes ingressantes nas universidades, período crítico de adaptação. A metodologia qualitativa constou em 2022 de realização de 21 Oficinas no modo on-line na universidade. Obteve-se 78 participações nas Oficinas on-line após sistematização de envio de convites pelo aplicativo Teams e processo de construção de categorias pelo diário de campo e Análise de Conteúdo de Bardin. Denotou-se a importância da conexão psicossocial no momento do ingresso universitário e a preparação técnica docente essencial para alcance efetivo das modalidades virtuais. Espera-se realizar uma ampla discussão comunitária de aspectos favorecedores à formação no ensino superior público tanto na capacitação docente quanto nas ferramentas de EaD e atividades grupais sobre o impacto e o protagonismo estudantil na garantia de permanência derivada.<hr/>Abstract Due to the Covid-19 pandemic, since 2020 Universities have been forced to cancel face-to-face activities and implement EaD activities in synchronous and asynchronous modalities. This article aims to report on the experience of online workshops with newly enrolled students in public higher education courses. Thus, the concern is to promote welcoming to students entering universities, a critical period of adaptation. The qualitative methodology consisted in 2022 of carrying out 21 Workshops in online mode at university. There were 78 participations in the Online Workshops after systematizing the sending of invitations through the Teams application and the process of building categories through the field diary and Bardin's Content Analysis. The importance of the psychosocial connection at the moment of entering the university and the essential technical preparation of teachers for the effective reach of virtual modalities was noted. It is expected to carry out a broad community discussion of aspects that favor training in public higher education, both in teacher training and in EaD tools and group activities on the impact and student protagonism in guaranteeing derived permanence. <![CDATA[CTS and Environmental Education: A Possible Dialogue?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200025&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Considerando que a relação entre Educação Ambiental (EA) Crítica e Educação CTS/CTSA é pouco investigada, ainda que os dois campos possuam convergências importantes que correspondem aos anseios de uma educação contemporânea comprometida com a formação cidadã, o presente estudo tem como objetivo analisar as dimensões da EA e da Educação CTS/CTSA presentes em produções na área de ensino de ciências envolvidas com práticas em sala de aula. Para isto, foram selecionados trabalhos realizados em sala de aula que articularam CTS/CTSA e EA em suas abordagens e que foram publicados nos anais da VIII à XII edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), um evento científico brasileiro. No total, 04 trabalhos corresponderam ao critério de busca, foram selecionados e analisados segundo 03 dimensões estruturantes de análise (DEA), construídas previamente como categorias à priori, fazendo referência à finalidade de ensino, ao objeto de estudo (realidade) e à abordagem que os campos da EA e CTS/CTSA possuem em comum. As DEAs foram sistematizadas conforme técnica adaptada da análise de conteúdo de Bardin, que traz as categorias de análise, unidades de registro e de contexto a partir de um critério de classificação definido pelo pesquisador. Obedeceu-se, dessa forma, a regra da exaustividade, da qual a autora aponta que nenhum dado deve ficar de fora das categorias construídas, por qualquer razão que seja. Os resultados demonstraram que alguns trabalhos reuniram mais de uma dimensão, sendo que “tomadas de decisão / participação social / cidadania” e “problematização da realidade / contextualização” foram as que apareceram concomitantemente em pelo menos três dos trabalhos avaliados. A dimensão “abordagem interdisciplinar/transdisciplinar”, apareceu em apenas um trabalho. Desta forma, compreende-se o esforço docente em aproximar conhecimento científico à realidade cotidiana dos estudantes, porém uma evidente carência de integração de saberes para análise da complexidade do real.<hr/>Abstract Considering that the relationship between Critical Environmental Education (EA) and CTS/CTSA Education is little investigated, even though these two fields hold important convergences that correspond to the aspirations of a contemporary education committed to citizenship formation, the present study aims to analyze the dimensions of EA and CTS/CTSA Education present in productions in the area of science teaching involved with practices in the classroom. Thereby, works which were carried out in classroom that articulated CTS/CTSA and EA in their approaches and that were published in the annals of the VIII to XII edition of the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), a Brazilian scientific event, were selected. In total, 04 works corresponded to the search criteria, they were selected and analyzed according to 03 structuring dimensions of analysis (DEA) which were previously constructed as presupposed categories, referring to the teaching purpose, the object of study (reality) and the approach that EA and CTS/CTSA fields have in common. The DEAs were systematized according to a technique adapted from Bardin's content analysis, which brings the categories of analysis, the recording units and the context based on a classification criterion defined by the researcher. In this way, the rule of exhaustiveness was obeyed, in which the author points out that no data should be left out of the constructed categories, for any reason. The results showed that some studies combined more than one dimension, with “decision making/ social participation/ citizenship” and “problematization of reality/ contextualization” appearing concomitantly in at least three of the evaluated studies. The dimension “interdisciplinary/ transdisciplinary approach” appeared in only one work. In this way, one understands the teaching effort to bring scientific knowledge closer to the daily reality of students, but an evident lack of integration of knowledge for analysis of the complexity of reality. <![CDATA[Textbook and Digital Technologies in the Practice of Mathematics Teachers]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200026&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O livro didático (LD) ainda é a mais utilizada ferramenta de ensino no Brasil, mas seu uso está ligado a metodologias tradicionais. No entanto, a eficácia do livro didático é questionada diante das novas tecnologias digitais (TD) que possibilitam o acesso à informação em qualquer lugar e hora, e em diferentes formatos multimídias. Todo este contexto constitui-se um enorme desafio para os professores de matemática. Assim o objetivo deste artigo é avaliar possibilidades para a associação do LD às TD como ferramentas para um ensino ativo em Matemática, tendo como cenário uma rede de escolas privadas no Brasil. As questões de investigação são: Qual é papel que os professores de Matemática atribuem ao LD e às TD e como usam essas ferramentas em suas práticas? Este trabalho constituísse num estudo de caso com professores que usaram estratégias de ensino ativo em Matemática com o uso do LD associado às TD. Tem por base questionários e entrevistas a professores de diferentes partes do Brasil. A análise das entrevistas aponta para uma disposição positiva no uso de TD no contexto educacional, mesmo diante de limitações por parte do professor, da escola ou outras adversidades. A análise mostra também que o planejamento das aulas é baseado na experiência do professor e sequência apresentada no LD que é, geralmente, estático, com poucas alterações sistêmicas ao longo do processo. Assim, a análise trouxe evidências de que as práticas de ensino dos professores possuem características de ensino passivo com “leves pitadas” de estratégias com potencial para um ensino ativo.<hr/>Abstract The textbook (TB) is still the most used teaching tool in Brazil, but its use is linked to traditional methodologies. However, the effectiveness of the textbook is questioned in the face of new digital technologies (DT) that allow access to information anywhere and at any time, and in different multimedia formats. This whole context constitutes a huge challenge for mathematics teachers. Thus, the objective of this article is to evaluate possibilities for associating TB with DT as tools for active teaching in Mathematics, having as a scenario a network of private schools in Brazil. The research questions are: What is the role that Mathematics teachers attribute to textbooks and DTs and how do they use these tools in their practices? This work constituted a case study with teachers who used active teaching strategies in Mathematics with the use of textbooks associated with DTs. It is based on questionnaires and interviews with teachers from different parts of Brazil. The analysis of the interview’s points to a positive disposition in the use of DT in the educational context, even in the face of limitations on the part of the teacher, the school or other adversities. The analysis also shows that lesson planning is based on the teacher's experience and the sequence presented in the textbook is generally static, with few systemic changes throughout the process. Thus, the analysis brought evidence that the teachers' teaching practices have characteristics of passive teaching with "light hints" of strategies with potential for active teaching. <![CDATA[Perception of Managers on the Implementation Manual of Distance Education Poles]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200027&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O resumo deve sintetizar o conteúdo do artigo e conter entre 250 e 300 palavras. Poderá ser O modelo de Educação a distância (EaD) como modo de ensino-aprendizagem, implementado no Brasil a partir da aprovação do MEC, conforme previsto no Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), possibilitou milhões de pessoas concluírem seus estudos e construírem carreiras, em que cada indivíduo pôde estudar conforme a disponibilidade de tempo e horário. Foram implementados Polos de EaD em instituições de ensino para servirem de sede de cursos em vários âmbitos de conhecimento. O objetivo é percepcionar a opinião dos gestores/coordenadores sobre o Manual de Implementação de Pólos da EaD. A pesquisa de natureza qualitativa com a aplicação e análise das questões abertas do questionário. A análise dos dados qualitativos foi realizada com o apoio do software webQDA. Por meio do questionário, foi possível traçar um breve perfil dos respondentes, assim como conhecer a familiaridade destes com o tema da pesquisa, cuja pesquisa foi realizada a fim de saber se o Manual de apoio desenvolvido para orientar na implementação do Polo de EaD foi suficiente como instrumento de suporte aos gestores. Assim, as principais conclusões do estudo encontra-se no fato da maioria dos gestores afirmar que o Manual é um instrumento de suporte eficaz, que se enquadra aos padrões da EaD da instituição promotora, que é necessário capacitar os profissionais dos polos, por meio de formação e melhoria do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que ele possui clareza, mas precisa de melhorias devido às dificuldades de alguns gestores em cumprirem as suas instruções e, por fim, a falta de acesso ao próprio Manual. A pesquisa contribuiu para revelar a percepção dos gestores sobre o Manual e o quanto ainda precisa ser feito para que ele seja acessível aos gestores como contributo para a implementação da EaD nos polos, bem como sejam lidos e seguidos como importantes instruções.<hr/>Abstract The Distance Education (EaD) model as a teaching-learning method, implemented in Brazil after the approval of the MEC, as provided for in Art. 80 of Law 9.394/96 (LDB), enabled millions of people to complete their studies and build careers, in which each individual could study according to the availability of time and schedule. EaD Poles were implemented in educational institutions to serve as headquarters for courses in various areas of knowledge. The objective is to perceive the opinion of the managers/coordinators about the Manual for the Implementation of EaD Poles. Qualitative research with the application and analysis of the open questions of the questionnaire. The qualitative data analysis was carried out with the support of the webQDA software. Through the questionnaire, it was possible to draw a brief profile of the respondents, as well as to know their familiarity with the research theme, whose research was carried out in order to know if the Support Manual developed to guide the implementation of the EaD Pole was sufficient as a tool to support managers. Thus, the main conclusions of the study lie in the fact that most managers affirm that the Manual is an effective support instrument, which fits the EaD standards of the promoting institution, that it is necessary to train the professionals of the poles, through training and improvement of the Virtual Learning Environment (VLE), which is clear, but needs improvement due to the difficulties of some managers in complying with their instructions and, finally, the lack of access to the Manual itself. The survey helped to reveal the managers' perception of the Manual and how much still needs to be done so that it is accessible to managers as a contribution to the implementation of EaD in the poles, as well as being read and followed as important instructions. <![CDATA[Qualitative Evaluation of the Cognitive Levels Achieved Through Problematized Experimental Activity (AEP) and Analyzed by the Pnota Software]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200028&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho tratou de determinados princípios da Termoquímica a partir da Aprendizagem Significativa, com abordagem teórica-metodológica da Atividade Experimental Problematizada (AEP) no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). A pesquisa foi do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, utilizando o instrumento de avaliação dos conhecimentos analisados pelo Software Pnota de determinados princípios de Termoquímica sobre AprendizagemSignificativa nos estudantes de uma turma de 2ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MédioHunneyEverestPiovesan, no município de Cariacica-ES. O tratamento qualitativo dos dados da pesquisa foi realizado por meio do Software pNota e os resultados apresentados demonstraram que os estudantes em questão desenvolveram habilidades cognitivas na aquisição de conhecimento de certos princípios da Termoquímica em termos de lembrar, entender, aplicar, analisar e avaliar, dentre outros, evidenciando com maior alcance uma aprendizagem significativa crítica, chegando até o nível da dimensão do processo cognitivo Criar da TBR.Esse software foi gerado por meio do uso da Inteligência Artificial para fins de avaliação qualitativa complementar.<hr/>Abstract The present work dealt with certain principles of Thermochemistry based on Meaningful Learning, with a theoretical-methodological approach of the Problematized Experimental Activity (PEA) in the development of cognitive abilities, from the perspective of Revised Bloom's Taxonomy (RBT).The research was of the intervention-research type, with a qualitative approach, using the knowledge assessment instrument analyzed by the Pnota Software of certain principles of Thermochemistry on Meaningful Learning in students of a 2nd grade class atthe state public high school‘Hunney Everest Piovesan’ in Cariacica city, state of Espírito Santo. The qualitative treatment of the research data was carried out using the Pnota Software and the results presented demonstrated that the students in question developed cognitive skills in the acquisition of knowledge of certain principles of Thermochemistry in terms of remembering, understanding, applying, analyzing and evaluating, among others, demonstrating a more significant critical learning, reaching the level of the dimension of the Create cognitive process in RBT.This software was generated through the use of artificial intelligence for the purpose of complementary qualitative evaluation. <![CDATA[Didactic Planning: Promoting Successful Experiences in Postgraduate Studies]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Uma educação voltada para a reflexão, para o trabalho em grupo e a aprendizagem significativa, utiliza metodologias ativas visando valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Integrantes do conjunto de metodologias ativas, as atividades decorrentes deram origem a construção de narrativas e portfolio que são estratégias de ensino voltadas à promoção de aprendizagem significativa e suas utilizações perpassam por todos os níveis de ensino. Essa estratégia de ensino pode gerar registros importantes para avaliação da aprendizagem. Objetivos: descrever a prática pedagógica desenvolvida na disciplina Currículo e Ensino na Saúde na perspectiva discente sobre o uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Métodos: análise documental dos registros feitos pelos discentes do Programa de pós-graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde, que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde, sobre a prática pedagógica desenvolvida na referida disciplina. Resultados: análise documental dos registros feitos pelos discentes que cursaram a disciplina Currículo e Ensino na Saúde revelaram que houve inovação e reflexão sobre suas práticas profissionais. A análise das percepções discentes mostrou que a utilização de metodologias ativas possibilitou a construção do conhecimento e tornou o aprendizado mais significativo. Foi possível aferir nas narrativas sobre o uso dessas metodologias, que o trabalho de elaboração dos registros das atividades, ora de forma individual, ora de forma coletiva, contribuíram para um olhar ampliado sobre planejamento curricular, PPC, prática docente, protagonismo discente e gerando inovação na disciplina. Conclusão. O planejamento na disciplina favoreceu a metodologia de ensino, contribuiu para uma aprendizagem significativa e para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, especialmente, aos que atuavam na docência, estimulou maior participação e engajamento na disciplina e favoreceu à aprendizagem discente.<hr/>Abstract An education geared towards reflection, group work and meaningful learning, uses active methodologies aimed at valuing the development of cognitive and social skills. Integrating the set of active methodologies, the resulting activities gave rise to the construction of narratives and portfolio that are teaching strategies aimed at promoting meaningful learning and their uses permeate all levels of education. This teaching strategy can generate important records for learning evaluation. Objectives: describe the pedagogical practice developed in the discipline Curriculum and teaching in health from the student's perspective on the use of active teaching and learning strategies. Methods: documental analysis of records made by students of the Postgraduate Professional Master's Program in Health Education, who attended the Curriculum and Health Teaching course, on the pedagogical practice developed in that course. Results: document analysis of the records made by the students who attended the Curriculum and Teaching in Health discipline revealed that there was innovation and reflection on their professional practices. The analysis of students' perceptions showed that the use of active methodologies enabled the construction of knowledge and made learning more meaningful. It was possible to verify in the narratives about the use of these methodologies, that the work of elaborating the records of activities, sometimes individually, sometimes collectively, contributed to an expanded look at curriculum planning, CPP, teaching practice, student protagonist, generating innovation in discipline. Conclusion: planning in the discipline favored the teaching methodology, can contribute to meaningful learning and favor the formation of more critical and reflective professionals, especially those who work in teaching, stimulated greater participation and engagement in the discipline and favored student learning. <![CDATA[When Traditional and Innovator meet: Aspects of a Reseacrh Qualitative]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200030&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: As pesquisas qualitativas surgiram para potencializar o estudo dentro das ciências metodológicas, buscando um aprofundamento detalhado e subjetivo nas visões individuais do grupo acerca do objeto de pesquisa. Com a revolução informacional, essas pesquisas também sofreram influências, tornando possível o uso de ferramentas virtuais para a realização de análises. Com a pandemia da SARS-COV-22 e a adoção de lockdowns, artifícios como o Google Meet, Zoom e CAQDAS entraram em evidência. Observou-se, com a adoção dessas, uma maior riqueza, além da compreensão mais aprofundada e completa da temática estudada, fazendo-se crucial seu estudo; Objetivos Refletir sobre as aplicações de metodologias tradicionais e virtuais nas pesquisas qualitativas; Métodos Trata-se de um estudo de caráter qualitativo baseado em uma tese de pesquisa-ação que, através da utilização de recursos metodológicos tradicionais, por meio de obras literárias, música, reuniões e palestra, e também os inovadores, utilizando- se ambientes virtuais, resumos em vídeos e CAQDAS, buscou promover um impulsionamento nas análises reflexivas - de modo on-line e presencial - entre os grupos participantes acerca de um conflito coletivo; Resultados Foi visto que a integração do método tradicional às ferramentas virtuais facilitou o alcance de mais participantes, além de apoiar a comunicação e convite deles, ainda, auxiliou na obtenção e processamento de dados obtidos nos debates realizados. Ademais, observou-se que não houve déficit subjetivo na pluralidade dos discursos e temáticas, posteriormente transcritos e analisados ainda com o uso dessas, aumentando a precisão dos dados; Considerações finais A integração entre a modalidade virtual e presencial mostra-se vantajosa no enriquecimento de debates mais rápidos e sem limites geográficos, não deixando de apresentar um caráter plural e dialético, além de mostrar-se mais eficiente na coleta e registro de dados para análises e discussões.<hr/>Abstract Introduction Qualitative research has emerged to enhance the study within methodological sciences, seeking a detailed and subjective depth into individual views of the research object. With the information revolution, these types of research have also been influenced, making it possible to use virtual tools for analysis. With the SARS-COV-2 pandemic and the adoption of lockdowns, tools such as Google Meet, Zoom and CAQDAS have become prominent. It has been observed that with the adoption of these tools, there is a greater richness, as well as a more in-depth and complete understanding of the theme being studied, making their study crucial; Goals To reflect on the applications of traditional and virtual methodologies in qualitative research. Methods: This is a qualitative study based on a research-action thesis that, through the use of traditional methodological resources such as literature, music, meetings and lectures, as well as innovative resources such as virtual environments, video summaries and CAQDAS, sought to promote a boost in reflective analyses - both online and in-person - among the participating groups regarding a collective conflict; Results It was seen that the integration of traditional methods with virtual tools facilitated the reach of more participants, in addition to supporting their communication and invitation, and also assisted in the collection and processing of data obtained during the debates. Furthermore, it was observed that there was no subjective deficit in the plurality of speeches and themes, which were later transcribed and analyzed with the use of these tools, increasing the precision of the data; Final considerations The integration between virtual and in-person modalities proves to be advantageous in enriching faster and geographically unlimited debates, while still presenting a plural and dialectical character, in addition to being more efficient in collecting and registering data for analysis and discussions. <![CDATA[Ethics in Qualitative Investigation. A Reflection from Organizational Studies]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200031&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resúmen La investigación cualitativa es una actividad profunda y compleja porque el investigador es un sujeto inserto en el objeto de estudio; al realizar la investigación simultáneamente sufre de su influencia; enfrentándose así a cuestiones éticas. Hay una influencia del contexto, que muchas veces se requiere la adopción de reglas y normas éticas por parte del investigador a la situación que se vive produciendo un dilema. La integridad ética de la investigación no sólo se limita en respetar las normas o las directivas de los comités de ética sino como parte de la responsabilidad del investigador que es indisociable de su calidad científica. El objetivo del presente trabajo es reflexionar sobre los diferentes dilemas éticos asociados al proceso de investigación dentro de los Estudios Organizacionales para lo que se eligieron tres tesis doctorales del Posgrado en Estudios Organizacionales de la Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa que usaron estudios de caso múltiple en microempresas en México. Se realizó una revisión documental por parte de los investigadores y se discutieron las implicaciones éticas de la investigación. Las principales conclusiones fueron que la actividad investigativa del área de estudio reflexione sobre la importancia de la ética en la aplicación de la metodología cualitativa y sus implicaciones en el proceso de investigación. La gestión de la investigación debe ser cuidadosa, amplia y abiertamente informada para las partes involucradas; desde el inicio de la investigación hasta la publicación de los resultados. Los desafíos éticos que se presentan en el ingreso a la organización deben establecer un consentimiento informado explícito y los participantes deben tener la seguridad y claridad de tomar decisiones informadas con respecto a la información que se otorgará además de su uso y difusión.<hr/>Abstract Qualitative research is a deep and complex activity because the researcher is a subject inserted in the object of study; When carrying out the research he simultaneously suffers from its influence; thus, facing ethical issues. There is an influence of the context, which often requires the adoption of ethical rules and norms by the researcher to the situation that is experienced, producing a dilemma. The ethical integrity of research is not only limited to respecting the standards or directives of ethics committees but also as part of the responsibility of the researcher, which is inseparable from their scientific quality. The objective of this work is to reflect on the different ethical dilemmas associated with the research process within Organizational Studies, for which three doctoral theses were chosen from the Postgraduate in Organizational Studies of the Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa that used multiple case studies in microenterprises. in Mexico. A documentary review was carried out by the researchers and the ethical implications of the research were discussed. The main conclusions were that the research activity of the study area reflects on the importance of ethics in the application of qualitative methodology and its implications in the research process. The management of the investigation must be careful, comprehensive and openly informed to the parties involved, from the beginning of the research to the publication of the results. The ethical challenges that arise when entering the organization must establish explicit informed consent and participants must have the security and clarity of making informed decisions regarding the information that will be provided in addition to its use and dissemination. <![CDATA[Definition of Reliable Professional Activities for Extracurricular Hospital Internship in Physiotherapy]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702023000200032&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Os estágios devem ser vínculos educativos profissionalizantes com programas direcionados por uma educação baseada em competências, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. O estágio extracurricular, voluntário e complementar ao currículo oficial da graduação, é uma realidade no Brasil, mas tem sofrido muitas críticas. As Atividades Profissionais Confiáveis definem unidades de aprendizagem de práticas e auxiliam na supervisão. Assim, busca-se aqui definir Atividades Profissionais Confiáveis em estágio extracurricular hospitalar de fisioterapia em cardiologia. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, utilizando-se da técnica Delfos adaptada on-line. Participaram do estudo dezessete fisioterapeutas atuantes na preceptoria do estágio e um fisioterapeuta exercendo funções de coordenação de curso. Foram realizadas três rodadas utilizando-se os questionários do Google Forms para definição final de cada Atividade Profissional Confiável por no mínimo dois terços dos painelistas. Dentre 136 sugestões iniciais, foram selecionadas 17 Atividades Profissionais Confiáveis e respectivos graus de importância para acompanhamento no estágio extracurricular em fisioterapia. A definição das Atividades Profissionais Confiáveis para o estágio de fisioterapia em cardiologia permitiu a necessária e permanente integração entre preceptores para maior clareza na definição dos papéis e responsabilidades, bem como garantiu o desenvolvimento de um programa institucional de supervisão adequada dos estagiários.<hr/>Abstract Internships should be vocational educational links with programs guided by competency-based education in accordance with the National Curriculum Guidelines. The extracurricular internship, voluntary and complementary to the official undergraduate curriculum, is a reality in Brazil, but it has been criticized a lot. Trustworthy Professional Activities define practice learning units and assist in supervision. It’s objective is to define Reliable Professional Activities in cardiology physiotherapy extracurricular hospital internship. Descriptive qualitative research using the Delphi technique adapted online. Seventeen physical therapists working in the internship preceptorship and one physical therapist in the course coordination function participated in the study. Three rounds were carried out using Google Forms questionnaires for the final definition of each Reliable Professional Activity by at least two thirds of the panelists. Among 136 initial suggestions, seventeen Reliable Professional Activities were selected and their respective degrees of importance for monitoring the extracurricular internship in physiotherapy. The definition of Reliable Professional Activities for the physiotherapy internship in cardiology allowed the necessary and permanent integration between preceptors for greater clarity in the definition of roles and responsibilities, and ensured the development of an institutional program for adequate supervision of interns.