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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Aná. Psicológica v.24 n.1 Lisboa jan. 2006
Percursos de empregabilidade dos licenciados: Perspectivas europeias e nacional
FERNANDO RIBEIRO GONÇALVES (*)
TERESA CARREIRA (*)
SANDRA VALADAS (*)
BERNARDETE SEQUEIRA (*)
RESUMO
No presente trabalho apresentamos uma reflexão em torno da empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior. Considerando a pertinência e actualidade do tema, é nossa intenção uma melhor compreensão em relação às questões decorrentes de um mundo cada vez mais globalizado e outras, inerentes à problemática da convergência europeia quanto à formação e qualificação de nível superior. Fizemos o exame de alguns aspectos que remetem para as questões da globalização, sendo apresentados alguns indicadores comparativos nos países da União Europeia. Neste âmbito são destacados factores relativos aos diversos sistemas de ensino, às qualificações académicas e às competências profissionais. São também tecidas algumas considerações sobre os factores de empregabilidade dos diplomados em Portugal, tendo como pano de fundo Bolonha e Praga, bem como as novas exigências do mercado de trabalho no quadro de um novo paradigma de aprendizagem e de formação. Para uma melhor compreensão do fenómeno, os dados de alguns estudos realizados no nosso País serão alvo de uma meta-análise.
Palavras-chave: Diplomados do Ensino Superior, empregabilidade, produtividade, competências, Europa/ /Portugal.
ABSTRACT
In this work we present a reflection concerning employability of higher education graduates. Considering the pertinence and actuality of the subject, we intent to better comprehend the globalisation phenomenon. Aspects related to formation and qualification of the graduates will also be addressed. We present some comparative indicators regarding educational systems, academic qualifications and professional competences in the European Union countries. Some considerations related to the factors of employability of higher education graduates will also be carried out. On the basis of Bologna and Prague, we suggest new demands of the market world in the chart of a new learning and formation paradigm. For a better comprehension of the phenomenon, we also present a meta-analysis of some studies conducted in Portugal.
Key words: Higher education graduated, employability, productivity, competences, Europe/Portugal.
Texto completo disponivel apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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(*) Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino, Universidade do Algarve.
Toda a correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para svaladas@ualg.pt