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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.18 n.2 Braga 2005
Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa escola secundária
Leonor Lima Torres
Universidade do Minho, Portugal
Resumo
A partir de um estudo de caso centrado numa escola secundária centenária, analisámos a evolução do modelo de gestão democrática (1974-2000) efectivamente desenvolvido/adoptado no quotidiano desta escola, em articulação com as especificidades culturais e simbólicas historicamente construídas por via das práticas dos professores. A consideração dos condicionalismos culturais como factores de recontextualização do processo de implementação da gestão democrática possibilitou um enfoque analítico e compreensivo sobre as dinâmicas desta organização escolar, tendo como ponto de referência a matriz teórica construída por Lima (1992, 2000) para o panorama da escola pública portuguesa. Neste artigo, apresentamos os principais resultados desta investigação empírica e debatemos teoricamente os sentidos conferidos pelos actores escolares às diversas fases do processo formal-legal de gestão democrática.
Palavras-chave
Gestão democrática; Cultura organizacional escolar; Autonomia de escola
Cultural configurations and the process of construction of the democratic management in a secondary school
Abstract
Based on a study case focused of a secondary school established for more than a century, in this paper we analyse the evolution of the democratic management model (1974-2000) effectively developed/adapted in the daily life of this school, in articulation with cultural and symbolic specificities historically built by teachers practices. The consideration of cultural constraints as factors of recontextualisation of the implementation process of the democratic management allowed an analytical and comprehensive focus over the dynamics of this school organisation, having as a reference the theoretical framework built by Lima (1992, 2000) for the Portuguese public school panorama. In this paper we present the main results of an empirical research and we discuss theoretically the meanings given by school actors to different phases of the legal-formal process of the democratic management.
Keywords
Democratic management; Organisational culture; School autonomy
Les configurations culturelles et le procès de construction de la gestion démocratique dans une école secondaire
Résumé
A partir dune recherche de cas effectuée dans une école secondaire centenaire, on analyse lévolution du modèle de la gestion démocratique (1974-2000) qui s est en effet développé /adopté dans le quotidien de cette école en articulation avec les spécificités culturelles et symboliques qui au long de l histoire ont été construites a travers des pratiques des enseignants. La considération des conditionalismes culturels comme facteurs de recontextualisation du procès de limplantation de la gestion démocratique a permis un abord analytique et compréhensif sur les dynamiques de cette organisation, ayant comme point de référence la matrice théorique construite par Lima (1992, 2000) en ce qui concerne le panorama de lécole publique portugaise. Cet article présente les principaux résultats de cette recherche empirique au même temps que lon débat théoriquement les sens donnés par les acteurs scolaires aux diverses phases du procès formel-legal de la gestion démocratique.
Mots-clé
Gestion démocratique; Culture organisationelle; Autonomie de lécole
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Full text only available in PDF format.
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Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Leonor Lima Torres, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal. e-mail: leonort@iep.uminho.pt
Recebido em Janeiro de 2005
Aceite para publicação em Setembro de 2005