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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.2 Braga  2006

 

O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico — um questionário aferido para a população escolar portuguesa

 

Isabel P. Freire, Ana M. Veiga Simão & Ana S. Ferreira

Universidade de Lisboa, Portugal

 

Resumo

No presente artigo apresenta-se um questionário que constitui um instrumento de estudo de diferentes manifestações de violência entre pares, para o 3º ciclo do ensino básico, aferido para a população portuguesa. Após uma breve introdução à problemática da violência entre pares, descreve-se sinteticamente o processo de construção do questionário e dá-se uma sinopse do instrumento. Por fim, apresentam-se os resultados mais relevantes da aplicação do referido questionário a 242 alunos de uma escola do 3º ciclo do ensino básico da cidade de Lisboa. A análise destes dados permitiu concluir, por exemplo, que existe independência entre ser agressor de bullying e o ano de escolaridade mas que, pelo contrário, os casos de agressão sistemática (quer de alunos-vítimas, quer de alunos-agressores) variam com o género.

Palavras-chave

Agressores; Maus-tratos entre iguais; Questionário; Violência entre pares; Vítimas

 

Violence among school peers in basic education — a questionnaire surveyed for the portuguese school population

Abstract

In the present paper is presented one questionnaire that constitutes an instrument of study of different manifestations of violence between school peers, for the 3rd cycle of basic education, surveyed for the Portuguese population. After a short introduction to the problematic of violence between peers, we briefly describe the process of construction of the questionnaire and we present a synopsis of the instrument. Finally, are presented the most important results of the application of the related questionnaire to 242 pupils of a school of 3rd cycle of basic education of the city of Lisbon. The analysis of these data allowed to conclude, for example, that exists independence between to be bully and the school grade but, for the opposite, that the status of bully or victim vary with gender.

Keywords

Aggressors; Bullying; Questionnaire; Peer’s violence; Victims

 

L’étude de la violence entre pairs au 3eme cycle de l'enseignement de base — un questionnaire étalonné à population scolaire portugaise

Résumé

Dans cet article est présenté un questionnaire qui constitue un instrument d’étude de différentes manifestations de violence entre pairs, destiné au 3e cycle de l’enseignement basique et etalonné à la population portugaise. Après une brève introduction à la problématique de la violence entre pairs, nous décrivons à gros traits le processus de construction du questionnaire et en faisons une synopse. Enfin, sont présentés les résultats censés les plus pertinents de la mise en oeuvre du questionnaire referé auprès de 242 élèves du 3e cycle de l’enseignement basique d’une école de Lisbonne. L’analyse de ces données a permis de conclure, par exemple, qu’il y a indépendance entre être agresseur de maltraitance (bullying) et l’année de scolarité, mais que, à l’inverse, les cas d’agression systématique (qu’il s’agisse d’élèves-victimes ou qu’il s’agisse d’élèves-agresseurs) varient selon le genre.

Mots-clé

Agresseurs; Maltraitance (bullying); Questionnaire; Violence entre pairs; Victimes

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

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Recebido em Dezembro/2005

Aceite para publicação em Julho/2006

 

Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Isabel Pimenta Freire, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal. e-mail: isabel@fpce.ul.pt