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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.20 n.2 Braga 2007
Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
Ana Maria Morais & Isabel Pestana Neves*
Resumo
Este artigo foca-se na investigação que tem sido desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) e que tem sido fundamentalmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Apresentam-se os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos que têm guiado a concepção de modelos e instrumentos de análise e os passos seguidos na sua construção, referindo-se ainda aspectos relacionados com critérios de validade e fiabilidade. Clarifica-se, também, o posicionamento epistemológico da investigação, discutindo em que medida essa investigação se distancia da dicotomia entre abordagens naturalistas e racionalistas e reflecte uma opção que rejeita o carácter fortemente contextualizado e idiossincrático de metodologias qualitativas dirigidas por perspectivas pós-modernistas. Discute-se ainda em que medida o posicionamento fundamentalmente racionalista, que tem sido adoptado, não tem coincidido com um desenho experimental ou uma análise quantitativa dos dados. Pretende-se, com o artigo, fornecer uma base de reflexão sobre as potencialidades e limites da metodologia mista de investigação que tem guiado o trabalho empírico desenvolvido pelo Grupo ESSA e, consequentemente, sobre o valor objectivo dos resultados que têm sido sugeridos pela aplicação dos instrumentos.
Palavras-chave: Investigação educacional; Metodologia mista de investigação; Abordagem sociológica
Doing research by using a mixed methodological approach
Abstract
The article is focused on the research that has been developed by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) and which is fundamentally based on Bernstein's theory of pedagogic discourse. It presents the theoretical assumptions and the methodological procedures that have guided the conception of the models and instruments of analysis and the steps followed in their construction. Aspects related to validity and reliability criteria are also referred. It is clarified the epistemological positioning of the research, while discussing the extent to which that research departs from the dichotomy between naturalistic and rationalist approaches and reflects an option that rejects the strongly contextualised and idiosyncratic character of qualitative methodologies, guided by postmodernist perspectives in educational research. It is also discussed the extent to which the fundamentally rationalist positioning that has been adopted, has not coincided with an experimental design or a quantitative data analysis. The article intends to provide a basis for reflection of the potentialities and limitations of the mixed research methodology that has guided the empirical work carried out by the ESSA Group and, as a consequence, of the objectivity value of the results that have been suggested by the application of the instruments.
Keywords: Educational research; Mixed research methodology; Sociological approach
Faire de l'investigation en utilisant un approchement mixte
Résumé
Ce texte se centre sur l’investigation qui a été développée par le Groupe ESSA (Études Sociologiques dans la Classe) et qui a été fondamentalement fondée sur la théorie du discours pédagogique de Bernstein. On présente les Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista 103 présupposés théoriques et les procédés méthodologiques qui ont conduit la conception de modèles et d’instruments d’analyse bien que les pas suivis dans sa construction, en se rapportant encore aux aspects relatifs aux critères de validité et de crédibilité. On clarifie aussi les postulats théoriques de l’investigation, discutant en quelle mesure elle s’éloigne de la dichotomie entre les approches naturalistes et les approches rationalistes, rejetant le caractère hautement situé et idiosyncrasique des méthodologies qualitatives conduites par les perspectives postmodernistes. On discute encore en quelle mesure la position fondamentalement rationaliste, qui a été adoptée, n’est pas en coïncidence avec le dessin expérimental ou l’analyse quantitative des donnés. On veut, avec cet article, réfléchir sur les potentialités et les limites de la méthodologie mixte de l’investigation qui a conduit le travail empirique développé par le Groupe ESSA et, dès lors, sur la valeur objective des résultats qui ont été suggérés par l´emploi des instruments choisis.
Mots-clé: Investigation en éducation; Méthodologie mixte d’investigation; Abordage sociologique
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*Universidade de Lisboa, Portugal
Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Ana Maria Morais, e-mail: ammorais@fc.ul.pt; Isabel Neves, e-mail: imneves@fc.ul.pt
Recebido em Março, 2007
Aceite para publicação em Setembro, 2007