Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação vol.31 no.Especial Braga out. 2018
https://doi.org/10.21814/rpe.15177
Nota de abertura
Laurinda Leite
Diretora do CIEd
A Revista Portuguesa de Educação (RPE), a mais antiga revista Portuguesa da área da educação, é editada pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Este Centro tem como principal missão produzir e difundir conhecimento na área da Educação.
Ao longo de trinta anos, a Revista Portuguesa de Educação tem desempenhado um papel central na concretização da missão do CIEd, na medida em que se tem vindo a afirmar como um instrumento chave na disseminação dos resultados de investigação realizada numa área internacionalmente reconhecida como fundamental para a evolução sustentável das sociedades modernas – a Educação.
Quando, na segunda metade da década de oitenta, do século passado, viu a luz do dia, a RPE tinha a ambição de vir a ser uma revista de referência, capaz de responder às necessidades da investigação em Educação que começava a ser uma realidade no nosso país, graças, entre outros, à conclusão das primeiras dissertações do mestrado em Educação. Progressivamente, a RPE foi-se afirmando no panorama internacional, de um modo especial na comunidade lusófona, tendo, atualmente, um elevado nível de procura, quer enquanto plataforma de disseminação de novo conhecimento, quer enquanto meio de acesso a esse conhecimento.
Recentemente, a RPE viu o seu esforço, em prol do rigor e da qualidade científica, reconhecido com a indexação na SCOPUS. Este facto, sem deixar de constituir uma evidência da qualidade do trabalho efetuado, será um impulsionador importante da crescente internacionalização da RPE e da sua contribuição, não só para a democratização da investigação científica, mas também para a missão do Centro, no que respeita à, cada vez maior, necessidade de disseminar resultados de investigação de elevada qualidade.
Uma revista existe, não só porque alguém, um dia, a projetou, mas também porque ao longo do tempo alguém conseguiu que ela se apresentasse, sempre e cada vez mais, como um projeto com mérito. Por isso, por ocasião do trigésimo aniversário da RPE, não posso deixar de relevar o papel do seu primeiro diretor, Professor Doutor José Ribeiro Dias, e de reconhecer o contributo de todos os que, ao longo dos anos, contribuíram para que a RPE se tornasse uma revista incontornável na área da Educação.
Na verdade, o sucesso de uma revista depende de muitas e muito diferentes pessoas, que é impossível enumerar aqui. Algumas delas deram-nos o prazer de deixar os seus testemunhos e perspetivas sobre a RPE neste número especial. Mas há muitas outras pessoas que ajudaram esta revista a crescer e a chegar onde está hoje. Entre elas contam-se os membros das sucessivas direções e comissões editoriais, os avaliadores, os autores e os leitores, o pessoal técnico, bem como os financiadores.
A todos eles, neste número comemorativo do trigésimo aniversário da RPE, deixo o meu muito obrigada pelo trabalho realizado e pela contribuição que, de diferentes formas, deram para a nossa Revista. À atual direção da Revista endereço votos de muito sucesso na senda da cada vez maior qualidade e internacionalização da RPE.