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Motricidade
versão impressa ISSN 1646-107X
Motri. v.3 n.4 Santa Maria da Feira out. 2007
Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação
Sofia Canossa1
Ricardo J. Fernandes2
Carla Carmo2
António Andrade3
Susana M. Soares2
1 Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto.
2 Docente da Faculdade de Desporto, Universidade do Porto.
3 Pós-graduado pela Universidade Técnica de Lisboa
RESUMO
O presente estudo discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. A Natação, como disciplina desportiva, é uma actividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas desportivas aquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade actual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da análise efectuada, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo especifico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efectua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras aquáticas básicas envolvendo a natação pura, o pólo aquático, a natação sincronizada e os saltos para a água, considerando a fase de ensino inicial da Natação - a Adaptação ao Meio. Esta proposta visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas tradicionalmente consideradas como satélites da Natação - pólo aquático, natação sincronizada e saltos para a água - têm tido no contexto desportivo nacional.
Palavras Chave: Natação, Ensino, Multidisciplinar, Adaptação ao Meio Aquático
Multidisciplinary teaching in swimming: methodological reflection and proposal of check list
ABSTRACT
The present study proposes a new multidisciplinary approach related to teaching in swimming. Swimming is an interdisciplinary physical activity, which can be truly important at the level of the motor learning and experimentation in aquatic activities. In the present manuscript, it was compared the present reality of teaching in Swimming with a new perspective, this one with a multidisciplinary scope. Following the referred analysis, it was presented a discussion about the orientation and adequacy of the contents of the Swimming curriculum for children and youngsters, which are populations with specific characteristics and development necessities. In this sense, after stating the relevance of a multidisciplinary perspective, it was proposed a new approach for basic aquatic motor skills acquisition based on four disciplines: swimming, water polo, synchronised swimming and platform diving. This was made taking into account the initial stage of swimming teaching, i.e., aquatic readiness. This proposal aims mainly at implementing the teaching of Swimming at a multidisciplinary point of view that, in our opinion, is urgent, namely due to the small expression that the aquatic modalities traditionally considered as swimming satellites (water polo, synchronised swimming and platform diving) have in the Portuguese sports context.
Key Words: Swimming, Teaching, Multidisciplinary approach, Aquatic Readiness
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Data de submissão: Agosto 2007
Data de Aceite: Setembro 2007
Correspondência:
Ricardo Fernandes
Rua Dr. Plácido Costa, 91 4200 Porto