1. Introdução
A água, recurso vital para a sobrevivência humana e para a saúde dos ecossistemas terrestres e aquáticos, tornou-se uma preocupação global emergente devido aos desafios crescentes de escassez, poluição e degradação dos recursos hídricos. Neste contexto, a Blue Design Alliance (BDA) surge como uma resposta inovadora e estratégica, visando a promoção da sustentabilidade dos recursos hídricos, oceânicos e fluviais através da integração do design nas práticas de ensino e aprendizagem.
A abordagem interdisciplinar do design permite desenvolver competências críticas e práticas inovadoras que são essenciais para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos. A sustentabilidade dos recursos hídricos é um destes desafios. Com a crescente escassez de água potável e a degradação dos ecossistemas aquáticos, torna-se imperativo adotar estratégias inovadoras para a sua conservação. O design, especialmente através dos princípios do design azul, pode oferecer uma abordagem promissora para integrar a sustentabilidade, desde as fases do ensino e aprendizagem, e assim promover práticas que podem efetivamente contribuir para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
A Blue Design Alliance é uma organização que promove práticas de design orientadas para a sustentabilidade ambiental, com foco especial nos recursos hídricos. O design azul vai além do design verde tradicional, integrando soluções que refletem os processos naturais dos ecossistemas aquáticos e que promovem a regeneração dos mesmos. Esta abordagem enfatiza a inovação, a circularidade e a resiliência. Integrar princípios de design sustentável nos currículos escolares e universitários através de disciplinas que combinam ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) pode aumentar a consciência sobre a importância da água e as formas de a preservar. Projetos interdisciplinares permitem aos estudantes explorar soluções inovadoras para problemas reais, como a poluição hídrica e a eficiência no uso de recursos hídricos.
Neste contexto, a aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia que pode ser particularmente eficaz. Ao desenvolver projetos que visam resolver problemas locais que vão desde a gestão da água à literacia da água, os estudantes aplicam conhecimentos teóricos em contextos práticos, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos de sustentabilidade. O design thinking, fornece uma abordagem centrada no utilizador para a resolução de problemas, pode ser utilizado para incentivar a criatividade e a inovação na gestão da água. Através de processos interativos de ideação, prototipagem e testes, os estudantes podem desenvolver soluções que sejam não só eficazes, mas também sustentáveis e adaptáveis a diferentes contextos. Assim, através da integração do design nas práticas de ensino e aprendizagem, os estudantes desenvolvem uma mentalidade crítica e inovadora, essencial para enfrentar os desafios da sustentabilidade hídrica. Eles tornam-se agentes de mudança, capazes de implementar práticas e tecnologias que promovam a conservação e a gestão eficiente da água.
A integração do design nas práticas de ensino e aprendizagem oferece uma abordagem poderosa para promover a sustentabilidade dos recursos hídricos. Através de métodos interdisciplinares, aprendizagem baseada em projetos, uso de tecnologias inovadoras e design thinking, é possível desenvolver competências e conhecimentos que capacitam os estudantes a enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.
Esta iniciativa, resultante de um consórcio entre quatro instituições de renome - a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança (EHB.IPB) e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB.UCP) - representa um marco significativo na educação superior financiada, alinhando-se com as diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Nações Unidas, s. d.). Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar a estrutura, os objetivos e as contribuições da Blue Design Alliance (BDA, 2024) para a formação de profissionais altamente qualificados e especializados, capazes de responder aos desafios contemporâneos relacionados com a gestão sustentável dos recursos hídricos e oceânicos, assim como para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável, inclusiva e circular.
2. A Blue Design Alliance - por uma educação azul
A BDA é uma iniciativa que promove um programa de ensino superior financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência Português (PRR, 2024), dedicado a um dos recursos mais preciosos do nosso planeta: a água. Através do recurso a ferramentas e metodologias do universo do design, pretende formar para uma vida mais sustentável, possibilitando a implementação de ideias e produtos para um ambiente mais azul.
A Blue Design Alliance é o resultado de um consórcio entre quatro instituições: a ESAD, o IPVC, a EHB.IPB e ESB.UCP. Com sedes no litoral norte e interior do norte de Portugal, procuram integrar os desafios e oportunidades colocados pelo Horizonte Europa (2021-2027) (Conselho da União Europeia, 2024) e pelo Programa de Recuperação e Resiliência Português, nas dimensões e prioridades expressas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Nações Unidas, s. d.).
É neste contexto que nasce um novo programa de ensino superior avançado centrado na valorização dos recursos hídricos, oceânicos e fluviais e na sustentabilidade social e ambiental através do design, onde os cursos de formação são orientados para a prática, para o percurso profissional dos formandos e com uma clara preocupação com a sustentabilidade dos ecossistemas.
A BDA oferece quatro tipos de formação financiada: Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) lecionados na ESAD; Cursos de Pós-Graduação com especialização na área do Design Circular e Sustentável da Água, que se distribuem pelas quatro instituições parceiras; bem como Cursos de Curta Duração e Cursos de Verão.
Com enfoque no cluster da água e oceano, a BDA pretende, mais especificamente, responder ao desafio da ONU e contribuir para alcançar os objetivos da década do uso eficiente e sustentável da água e do mar, tarefa que passa pela sensibilização, literacia e mobilização em torno da temática do mar (UN-Water 2030) (United Nations, 2020, july 1). Para o efeito, a instituição promotora do consórcio formalizou, em 2019, um protocolo de parceria com o UNITAR - Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR, s. d.). Esta Aliança, num claro enquadramento nacional, insere-se na estratégia global de desenvolvimento da Região Norte e na sua Estratégia Regional de Especialização Inteligente - Norte 2030 (EREI) (CCDR, s. d.), nomeadamente nos domínios temáticos de: Criatividade, Moda, Habitats e Recursos e Economia do Mar. Tem ainda como referência a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 (ENM, s. d.) com o objetivo de aumentar a educação, formação, cultura e literacia do oceano (OE8) através do reforço da formação e cooperação universitária, politécnica e profissional nacional e internacional, resultando em técnicos com diferentes perfis de especialização para as "profissões azuis". Tem ainda em conta o Plano Nacional da Água (PNA, s. d.) e a importância do Cluster do Mar Português (IAPMEI, 2020).
Ao criar a BDA e ao valorizar o design, este consórcio assume a capacidade de responder de forma inovadora, criativa e eficaz ao desafio lançado pela União Europeia ao campo do design através do programa Novo Bauhaus Europeu (CCDRC, 9999). O consórcio defende que o design e os processos de co-design, design participativo e inclusivo são chamados a desempenhar um papel cada vez mais importante em projetos futuros para o desenvolvimento de uma vida sustentável, melhorando a experiência de qualidade de vida e realizando projetos experimentais e de investigação que permitam a implementação e transferência de ideias e produtos inovadores e de boas práticas.
3 . Blue Thinking - educar para a economia azul
A ESAD, através das suas competências de design, bem como da sua estratégia de investigação, produção de conhecimento e formação, pode ser vista como o principal promotor do consórcio, com um papel de estímulo à inovação num programa de formação conjunto orientado para as áreas da água e do mar. De facto, ao longo dos últimos 30 anos, através do Design, a ESAD tem promovido diversos projetos de investigação e intervenção em zonas costeiras ou no desenvolvimento de produtos diretamente relacionados com a água e o mar. É neste contexto que a ESAD e o seu centro de investigação (esad-idea), enquanto instituição de referência na área do Design, se mobiliza como promotora do consórcio que integra parceiros do conhecimento, entidades públicas, empresas e organizações representativas da sociedade civil, com enfoque no Design, na ciência e nas tecnologias da água.
Um dos principais argumentos da BDA é o facto de reunir diferentes entidades que reconhecem a atualidade, relevância e importância estratégica da água e do mar no contexto regional e que são capazes de identificar as oportunidades que uma abordagem transdisciplinar do design pode trazer com vista ao desenvolvimento sustentável e azul, e a uma economia sustentável, inclusiva e circular.
Para além das Instituições de Ensino Superior (IES), a BDA inclui um vasto leque de parceiros, instituições e empresas, públicas e privadas, cujas atividades de gestão, design, produção, investigação e formação são fundamentais para o desenvolvimento do programa proposto. Parcerias que incluem, mas não se limitam: às Câmaras Municipais de Matosinhos, Caminha, Melgaço e Vila Nova de Cerveira; Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar; Ciimar - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; Ceiia - Centro de Engenharia e Desenvolvimento; Aquavalor - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água; ACISAT - Associação Empresarial do Alto Tâmega; ADRAT - Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega; ANICP - Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe; Vianapesca; Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; CIMAT - Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega; Gestão de Equipamentos do Município de Chaves, E. M., S. A.; e EHT Porto - Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
A estratégia da BDA, no seu posicionamento científico e social, assim como nas parcerias estabelecidas, assegura ótimas perspectivas de acolhimento inclusivo dos estudantes. Os projetos experimentais são oportunidades de formação inovadoras, atrativas e esclarecedoras do pensamento crítico e da consciência socioambiental. A criação da BDA revela a importância de criar um consórcio no Norte de Portugal dedicado ao cluster dos recursos hídricos e oceânicos que favoreça a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) à educação.
A BDA propõe-se, assim, oferecer a certificação em Design Circular e Sustentável da Água - onde o epicentro da formação é a metodologia do Design Thinking, Criatividade e Inovação - em todo o currículo. É composto por quatro macro áreas de formação/especialização - 1. Design, Marketing e Gestão de Recursos Hídricos; 2. Cultura e Literacia da Água; 3. Logística, Transporte Marítimo e Construção Naval; 4. Saúde e Bem-estar: Turismo, Desporto e Biotecnologia - cada uma delas englobando subáreas de formação específicas.
As macro áreas são de carácter multidisciplinar, visando a integração de abordagens pedagógicas e científicas inovadoras. Devem necessariamente incluir contributos das empresas parceiras, procurando responder a necessidades de competências identificadas, quer em áreas técnicas específicas, quer transversais e transferíveis entre contextos, como o pensamento criativo e crítico, o "aprender a aprender", o desenvolvimento colaborativo de projetos através de meios digitais ou a seleção e tratamento de informação.
A formação pós-graduada proposta permite diferentes percursos formativos de acordo com as macroáreas, numa construção modular de natureza autónoma, capaz de responder às necessidades de formação das empresas (40h/ano), dar acesso a micro-credenciais, permitir atingir objetivos individuais e/ou da empresa com objetivos de reciclagem (reskilling) e requalificação (upskilling).
No contexto da economia azul, o co-design e o design thinking emergem como metodologias cruciais para abordar os desafios atuais, na sua complexidade e premência face à gestão sustentável dos recursos hídricos e oceânicos. A ESAD, enquanto promotor principal da BDA, já anteriormente tem procurado desempenhar um papel proeminente na aplicação destas metodologias ao longo dos últimos 30 anos, promovendo diversos projetos de investigação e intervenção focados em zonas costeiras e no desenvolvimento de produtos associados à água e ao mar. Tais como o projeto para a realidade da Orla Costeira de Matosinhos.
O co-design, enquanto abordagem colaborativa que envolve stakeholders multidisciplinares no processo de design, permite uma compreensão profunda das necessidades, valores e perspetivas dos utilizadores e comunidades envolvidas. Esta metodologia é essencial para a BDA, uma vez que reúne uma ampla gama de parceiros, incluindo entidades públicas, empresas e organizações da sociedade civil, que desempenham papéis fundamentais na gestão, design, produção, investigação e formação relacionadas com a economia azul. Através do co-design, a BDA pode identificar e explorar oportunidades transdisciplinares para o desenvolvimento sustentável de um ambiente mais azul, fomentando nas novas gerações a procura pela criação de soluções inovadoras e adaptadas às necessidades específicas e contextos locais.
Por outro lado, o Design Thinking, centrado na empatia, colaboração e experimentação, é uma metodologia que favorece o despoletar de soluções criativas e centradas no ser humano para problemas complexos. No âmbito da BDA, o Design Thinking é integrado na certificação em Design Circular e Sustentável da Água, representando o núcleo da formação oferecida. Através do Design Thinking, os formandos são incentivados a adotar uma mentalidade inovadora e crítica, a aprender de forma contínua e colaborativa, e a desenvolver projetos utilizando meios digitais e abordagens interdisciplinares.
Além disso, a formação pós-graduada proposta pela BDA permite uma flexibilidade e adaptabilidade que são fundamentais para responder às rápidas mudanças e exigências da economia azul, garantindo a relevância e aplicabilidade prática da formação oferecida.
Em suma, as metodologias de co-design e design thinking desempenham um papel central na abordagem inovadora da BDA à educação e formação em áreas relacionadas com a economia azul. Estas metodologias permitem não apenas a criação de soluções sustentáveis e adaptadas às necessidades dos utilizadores e contextos locais, mas também promovem uma abordagem interdisciplinar e colaborativa que é essencial para enfrentar os desafios complexos associados à gestão sustentável dos recursos hídricos e oceânicos.
4. Conclusão
A BDA representa uma abordagem inovadora e proativa no cenário educacional contemporâneo, focada na valorização e sustentabilidade dos recursos hídricos, oceânicos e fluviais. Esta iniciativa visa responder aos desafios globais e regionais, alinhando-se com as prioridades estabelecidas pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Ao integrar o universo do design nas práticas de ensino e aprendizagem, a BDA promove uma formação centrada na prática e no percurso profissional dos formandos, com uma clara ênfase na sustentabilidade dos ecossistemas. Os cursos oferecidos, desde os Cursos de Técnico Superior Profissional até os Cursos de Curta Duração e Cursos de Verão, estão estrategicamente alinhados com as necessidades atuais e futuras do mercado, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados e especializados para as "profissões azuis".
Os cursos oferecem uma combinação única de unidades curriculares, que abrangem desde as áreas do turismo, saúde e bem-estar até às áreas do design e gestão de projetos. Esta abordagem interdisciplinar garante que os estudantes adquiram uma compreensão holística dos desafios ambientais e das soluções sustentáveis.
A Blue Design Alliance colabora estreitamente com empresas, organizações não-governamentais e instituições governamentais, permitindo que os estudantes participem em projetos reais e adquiram experiência prática. Estas parcerias facilitam a transição dos estudantes para o mercado de trabalho, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos. O protocolo de parceria estabelecido com o UNITAR, e a inserção estratégica na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e na Estratégia Regional de Especialização Inteligente - Norte 2030, reforçam o compromisso da BDA com a promoção da literacia e sensibilização em torno da temática do mar e dos recursos hídricos.
Através da aprendizagem baseada em projetos, os estudantes são incentivados a trabalhar em problemas reais, e assim desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. Esta metodologia prepara os estudantes para enfrentar os desafios mais complexos que encontrarão nas suas carreiras. A implementação de projetos experimentais e da metodologia do Design Thinking, Criatividade e Inovação, a BDA proporciona uma formação multidisciplinar e integrada, abrangendo áreas cruciais como Design, Marketing e Gestão de Recursos Hídricos; Cultura e Literacia da Água; Logística, Transporte Marítimo e Construção Naval; e Saúde e Bem-estar: Turismo, Desporto e Biotecnologia. Esta abordagem pedagógica inovadora visa não apenas o desenvolvimento de competências técnicas específicas, mas também o fomento do pensamento crítico, da colaboração e da adaptabilidade em diferentes contextos e desafios.
Em suma, a BDA emerge como um modelo exemplar de consórcio educacional e estratégico, posicionando-se como um agente catalisador na promoção da sustentabilidade dos recursos hídricos e oceânicos, na formação de profissionais altamente qualificados e na contribuição para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável, inclusiva e circular. O seu compromisso com a inovação, a criatividade e a excelência educacional faz dela uma referência no panorama nacional e internacional, demonstrando o potencial transformador do design e da abordagem STEAM na construção de um futuro mais sustentável e resiliente para as gerações presentes e futuras.