Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Sociologia, Problemas e Práticas n.44 Oeiras jan. 2004
A SERVICIALIZAÇÃO DO TRABALHO
Perspectivas e tendências
Paulo Pereira de Almeida*
Resumo
A servicialização do trabalho: Perspectivas e tendências
Este artigo integra uma proposta de quadro teórico para a abordagem dos fenómenos de servicialização do trabalho no contexto das sociedades avançadas. Propõem-se quadros analíticos com base em modelos de organização alternativos que enquadram o sector dos serviços e a produção de serviços nas suas especificidades. No pressuposto da actual inoperância analítica e conceptual da divisão tripartida de sectores económicos primário, secundário e terciário apontam-se alternativas de paradigma, as quais integram as características de heterogeneidade, de imaterialidade e de diversidade do emprego no terciário. O artigo encerra com alguns contributos para uma sociologia dos mundos de produção dos serviços, discutindo as possibilidades operatórias de uma abordagem analítica das empresas contemporâneas.
Palavras-chave Servicialização, explicações convencionais, avaliação da performance, net economy.
Abstract
The servicization of work: perspectives and trends
This article proposes a theoretical framework for analyzing servicization phenomena in advanced societies. Various analytical approaches are considered on the basis of alternative models of organization that cover the service sector and service production in accordance with its specificities. Assuming that the tri-partite division of economic sectors primary, secondary and tertiary is currently inoperative from an analytical and conceptual point of view, we describe some alternative paradigms, which take into account the heterogeneity, immateriality and diversity of employment in the third sector. The article ends with some contributions to a sociology of the worlds/domains of services production, discussing the operational possibilities of an analytical approach to contemporary enterprises.
Key-words Servicization, conventional approaches, performance evaluation, net economy.
Résumé
La servicialisation du travail: perspectives et tendances
Cet article propose un cadre théorique afin danalyser les phénomènes de servicialisation dans le contexte des sociétés avancées. Des approches analytiques diverses sont proposées, à partir de modèles alternatifs dorganisation qui caractérisent le secteur des services et la production de services dans ses spécificités. Partant de lactuelle inopérance analytique et conceptuelle de la division tripartite des secteurs économiques primaire, secondaire et tertiaire , des alternatives de paradigme sont proposées, lesquelles intègrent les caractéristiques dhétérogénéité, dimmatérialité et de diversité de lemploi dans le secteur tertiaire. Larticle termine par quelques contributions à une sociologie des mondes de production des services, en discutant des possibilités opérationnelles dune approche analytique des sociétés contemporaines.
Mots-clés Servicialisation, approches conventionnelles, évaluation des performances, net economy
Resumen
La servicialidad del trabajo: perspectivas y tendencias
Este artículo integra una propuesta del cuadro teórico para el abordaje de los fenómenos de servicialidad del trabajo en el contexto de las sociedades avanzadas. Se proponen cuadros analíticos basados en los modelos de organización alternativos que encuadran el sector de los servicios y la producción del servicio en sus particularidades. En el presupuesto de la actual inoperancia analítica y conceptual de la triple división de los sectores económicos primario, secundario y terciario se apuntan alternativas de paradigma, que integran las características de heterogeneidad, de inmaterialidad y de diversidad en el empleo del sector terciario. El artículo termina haciendo algunas contribuciones a la sociología de los mundos de producción de los servicios, discutiendo las posibilidades operativas de un abordaje analítico en las empresas contemporáneas.
Palabras-clave Servicialidad, explicaciones convencionales, avaluación de la perfomance, net economy.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
Livros e artigos científicos
AA.VV. (2001a), O Futuro do Trabalho: Novas Relações e Competências, Actas do VIII Encontro Nacional de Sociologia das Organizações e do Trabalho, Março de 1999, Oeiras, Celta Editora (edição em CD-ROM). [ Links ]
AA.VV. (2001b), Trabalho e Relações Laborais, Cadernos Sociedade e Trabalho, 1, Oeiras, MTS/Celta Editora. [ Links ]
AA.VV. (2002), Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos, Actas do IV Congresso Português de Sociologia, Abril de 2000, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia (edição em CD-ROM). [ Links ]
Almeida, P. P. (2001a), Estabilidade contratual/flexibilidade organizacional? Primeiros resultados de um inquérito na banca, em AA.VV. (2001b), op. cit., pp. 93-112. [ Links ]
Almeida, P. P. (2001b), Banca e Bancários em Portugal: Diagnóstico e Mudanças nas Relações de Trabalho, Oeiras, Celta Editora. [ Links ]
Almeida, P. P. (2003), The Service Enterprise: Work, Competence and Performance in Servicelization Contexts, documento de trabalho, Lisboa, Dinâmia-ISCTE. [ Links ]
Almeida, P. P. (2004), Trabalho, Serviço e Serviços, Porto, Edições Afrontamento. [ Links ]
Auster, C. (1996), The Sociology of Work: Concepts and Cases, Londres, Sage. [ Links ]
Baumol, W., e outros (1992), Productivity and American Leadership: The Long View, Massachusetts, MIT Press. [ Links ]
Bell, D. (1973), The Coming of Post-Industrial Society: A Venture in Social Forecasting, Nova Iorque, Basic Books. [ Links ]
Bellier-Michel, S., e outros (2002), Le E-management: Vers lEntreprise Virtuelle?, Paris, Éditions Liaisons. [ Links ]
Bilhim, J. (2002), Questões Actuais de Gestão de Recursos Humanos, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. [ Links ]
Cabral, M. V., e outros (orgs.) (2000), Trabalho e Cidadania, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. [ Links ]
Cardoso, José Luís, e outros (1990), Empresários e Gestores da Indústria em Portugal, Lisboa, Publicações D. Quixote. [ Links ]
Clark, C. (1940), The Conditions of Economic Progress, Londres, Macmillan. [ Links ]
Crozier, M. (1965), Le Monde des Employés de Bureau, Paris, Éditions du Seuil. [ Links ]
De Bandt, J. (1994), De léconomie des biens à léconomie des services: la production de richesses dans et par les services, em De Bandt e Gadrey (orgs.), op. cit., pp. 309-338. [ Links ]
De Bandt, J. (1999), The concept of labour competence requirements in a service economy, The Service Industries Journal, 1, pp. 1-17. [ Links ]
De Bandt, J., e J. Gadrey (orgs.) (1994), Relations de Service, Marchés de Service, Paris, CNRS Centre National de Recherche Scientifique. [ Links ]
De Bandt, J., e J. Gadrey (1994), De léconomie des services à léconomie des relations de service, em De Bandt e Gadrey (orgs.), op. cit., pp. 11-17. [ Links ]
De Bandt, J., e G. Gourdet (orgs.) (2001), Immatériel: Nouveaux Concepts, Paris, Economica. [ Links ]
Dubar, C., e P. Tripier (1998), Sociologie des Professions, Paris, Armand Colin. [ Links ]
Dugué, É. (1994), La gestion des compétences: les savoirs dévalués, le pouvoir occulté, Sociologie du Travail, 3, pp. 273-292. [ Links ]
Durand, C., e G. Bollier (orgs.) (1999), La Nouvelle Division du Travail, Paris, Les Éditions de lAtelier/Les Éditions Ouvrières. [ Links ]
Erbès-Seguin, S. (1999), La Sociologie du Travail, Paris, Éditions La Découverte. [ Links ]
Everaere, C. (2000), La compétence: un compromis multidimensionnel fragile, Revue Gestion 2000, 4, pp. 53-71. [ Links ]
Fisher, A. (1935), The Clash of Progress and Security, Londres, Macmillan. [ Links ]
Fisher, A. (1945), Economic Progress and Security, Londres, Macmillan. [ Links ]
Fourastié, J. (1949), Le Grand Espoir du XXIe Siècle, Paris, Presses Universitaires de France. [ Links ]
Freire, J. (1997), Variações sobre o Tema Trabalho, Porto, Edições Afrontamento. [ Links ]
Freire, J. (1998), Empresas e organizações: mudanças e modernização, em J. M. L. Viegas e A. F. da Costa (orgs.), Portugal, que Modernidade?, Oeiras, Celta Editora, pp. 285-309. [ Links ]
Freire, J. (2000), Orientações sobre modelos de trabalho e percepções sobre condições sociais, técnicas e económicas de trabalho, em M. V. Cabral e outros (orgs.), op. cit., pp. 15-45. [ Links ]
Freire, J. (2001a), Atitudes sociais dos portugueses perante o trabalho, em AA.VV. (2001a), op. cit., pp. 27-38. [ Links ]
Freire, J. (2001b), O sistema de relações colectivas de trabalho em Portugal: bloqueios e hipótese de superação, em AA.VV. (2001b), op. cit., pp. 83-95. [ Links ]
Freire, J. (2001c), Projecto de Estudo sobre Inovação Empresarial: Relatório Final para o Observatório das Ciências e das Tecnologias, Lisboa, CIES-ISCTE (policopiado). [ Links ]
Freire, J. (2002a), Contributos para uma sociologia da vida económica em Portugal no final do século, em AA.VV. (2002), op. cit., 16 pp. [ Links ]
Freire, J. (2002b), Sociologia do Trabalho: Uma Introdução, Porto, Edições Afrontamento. [ Links ]
Gadrey, J. (1990a), Les systèmes demplois tertiaires au coeur des transformations du marché du travail, Formation Emploi, 29, pp. 21-34. [ Links ]
Gadrey, J. (1990b), Société des services ou société de serviteurs?, Futuribles, 147, pp. 61-65. [ Links ]
Gadrey, J. (1992), LÉconomie des Services, Paris, Éditions La Découverte. [ Links ]
Gadrey, J. (1994a), La modernisation des services professionnels: rationalisation industrielle ou rationalisation professionelle?, Revue Française de Sociologie, 35, pp. 163-195. [ Links ]
Gadrey, J. (1994b), Les relations de service dans le secteur marchand, em De Bandt e Gadrey (orgs.), op. cit., pp. 23-41. [ Links ]
Gadrey, J. (1994c), Relations, contrats et conventions de service, em De Bandt e Gadrey (orgs.), op. cit., pp. 123-152. [ Links ]
Gadrey, J. (1996), Services: La Productivité en Question, Paris, Desclée de Brouwer. [ Links ]
Gadrey, J. (1999), Flexibilité et professionnalisation du travail dans les services: des stratégies et des modèles distincts, Économies et Sociétés, Série Économie et Gestion des Services, 1, pp. 117-141. [ Links ]
Gadrey, J., e P. Zarifian (2002), L´Émergence dun Modèle du Service: Enjeux et Réalités, Paris, Éditions Liaisons. [ Links ]
Gallie, D. (1991), Patterns of skill change: upskilling, deskilling or the polarisation of skills?, Work, Employment and Society, 5 (3), pp. 319-351. [ Links ]
Garfinkel, H. (org.) (1986), Ethnomethodological Studies of Work, Londres, Routledge. [ Links ]
Gershuny, J. (1978), After Industrial Society? The Emerging Self-service Economy, Nova Jérsia, Humanities Press. [ Links ]
Gershuny, J. (1983), The New Service Economy: The Transformation of Employment in Industrial Societies, Nova Iorque, Praeger. [ Links ]
Gonçalves, C. (2002), Emprego e desemprego: algumas notas de reflexão, em AA.VV. (2002), op. cit., 36 pp. [ Links ]
Gorz, A. (1997), Misères du Présent: Richesse du Possible, Paris, Galilée. [ Links ]
Gross, E. (1987), The rationality of symbolic actors, The British Journal of Sociology, 37 (2), pp. 139-157. [ Links ]
Iribarne, A. d (1993), La Competitivité: Défit Social, Enjeu Éducatif, Paris, CNRS Centre National de Recherche Scientifique. [ Links ]
Lopes, H., e outros (2000), Estratégias Empresariais e Competências-Chave, Lisboa, Instituto do Emprego e Formação Profissional. [ Links ]
Kovács, I. (2001), As ambiguidades da reestruturação organizacional: ilusões e problemas da empresa flexível, em AA.VV. (2001a), op. cit., pp. 39-57. [ Links ]
Kovács, I., e J.J. Castillo (1998), Novos Modelos de Produção: Trabalho e Pessoas, Oeiras, Celta Editora. [ Links ]
MacDonald, K. (1995), The Sociology of the Professions, Londres, Sage. [ Links ]
Margirier, G. (1993), L´évolution des structures d´emploi: une analyse des comportements d´entreprise, Formation Emploi, 42, pp. 7-24. [ Links ]
Rebelo, G. (2002a), Emprego e Formas de Precariedade da Actividade Laboral: O Caso de Portugal no Contexto da UE, tese de doutoramento, Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão. [ Links ]
Rebelo, G. (2002b), Trabalho e Igualdade: Mulheres, Teletrabalho e Trabalho a Tempo Parcial, Oeiras, Celta Editora. [ Links ]
Rebelo, G. (2003), Emprego e Contratação Laboral em Portugal: Uma Análise Sócio-Económica e Jurídica, Lisboa, RH Editora. [ Links ]
Rifkin, J. (2000), The Age of Access: How the Shift from Ownership to Access is Transforming Capitalism, Nova Iorque, G. P. Putnams Sons. [ Links ]
Rodrigues, M. L. (1998), Sociologia das Profissões, Oeiras, Celta Editora. [ Links ]
Roustang, G., e outros (2000), Vers un Nouveau Contrat Social, Paris, Desclée de Brouwer. [ Links ]
Salerno, M. (org.) (2001), Relação de Serviço: Produção e Avaliação, São Paulo, Editora SENAC São Paulo. [ Links ]
Stoleroff, A. (2002), Profissão ou vocação: instrutores de karaté em Portugal, em AA.VV. (2002), op. cit., 7 pp. [ Links ]
Stoleroff, A., e S. Casaca (1996), Produção magra e relações laborais: tendências verificadas num greenfield em Portugal, Organizações e Trabalho, 15, pp. 83-104. [ Links ]
Veltz, P. (2000), Le Nouveau Monde Industriel, Paris, Éditions Gallimard. [ Links ]
Zarifian, P. (1998), Travail et Communication: Essai Sociologique sur le Travail dans la Grande Entreprise Industrielle, Paris, Presses Universitaires de France. [ Links ]
Zarifian, P. (1999a), Productivité, logique de service et mutations du travail, Revue Française de Gestion, 126, pp. 106-116. [ Links ]
Zarifian, P. (1999b), Objectif Compétence: Pour une Nouvelle Logique, Paris, Éditions Liaisons. [ Links ]
Zarifian, P. (2001a), Le Modèle de la Compétence: Trajectoire Historique, Enjeux Actuels et Propositions, Paris, Éditions Liaisons. [ Links ]
Zarifian, P. (2001b), Temps et Modernité: Le Temps Comme Enjeu du Monde Moderne, Paris, L Harmattan. [ Links ]
Zarifian, P. (2003), A Quoi Sert le Travail?, Paris, La Dispute. [ Links ]
Documentos electrónicos
Social Security Administration (2002), The Advisory Commission to Study the Consumer Price índex Final Report, http://www.ssa.gov/history/reports/boskinrpt.html#cpi8 (Janeiro, 2002). [ Links ]
* Paulo Pereira de Almeida é professor do Departamento de Sociologia do ISCTE, investigador, coordenador do CIES e sociólogo do trabalho. E-mail: paulo.pereira.almeida@iscte.pt