SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Integração da Educação Socioemocional no Ensino Português: Opinião e Perceção dos Agentes Educativos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Sisyphus vol.12 no.2 Lisboa out. 2024  Epub 01-Set-2024

https://doi.org/10.25749/10.25749/sis.36332 

Editorial

Temas de Investigação Educacional

Educational Research Themes

Temas de Investigación Educativa

Editores da Sisyphus1 

1UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal


TEMAS DE INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL

Este número traduz, mais uma vez, a ampla agenda de investigação da revista Sisyphus - Journal of Education que incentiva a publicação de trabalhos inovadores sobre as tendências e os desafios atuais no âmbito da agenda educativa global relativamente aos seus aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais.

Em “Integração da Educação Socioemocional no Ensino Português: Opinião e perceção dos agentes educativos”, da autoria de Pascoal Amaral, Inês Fronteira, Gina Tomé, Rute Amaral e Tatiana Pereira (Portugal), analisam a opinião e perceção dos agentes educativos portugueses sobre a integração da educação socioemocional na escola portuguesa. O artigo “Explorando as relações teóricas para aplicar a Pesquisa e Inovação Responsáveis por meio da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma revisão sistemática de literatura”, de Vanessa Maria de Souza e Estéfano Vizconde Veraszto (Brasil), apresenta os resultados de um levantamento na literatura, que englobou oito bases de dados, para procurar relações na aplicação da Investigação e Inovação Responsáveis, por meio da metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. Em “Valores de la investigación expresados por académicos de posgrado de una universidad mexicana”, Ana Hirsch-Adler e Douglas A. Izarra-Vielma (México e Venezuela) desenvolvem um trabalho que se foca nos valores inerentes ao processo de criação de conhecimento, a fim de fortalecer a formação de professores e investigadores de estudos pós-graduados. O artigo “Uma análise do andamento da implementação dos ODS no currículo de alunos em bairro da periferia do Rio de Janeiro”, de Fernanda Fernandes de Meireles, José André Villas Boas Mello e Marcelo Oliveira Pereira (Brasil), verifica como tem sido a implementação de conceitos básicos sobre as metas estabelecidas até 2030 e como os alunos de um bairro da periferia do Rio de Janeiro estão construindo sua própria percepção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em “La voz del alumnado de estudios superiores de artes escénicas (música, danza y arte dramático)”, Tomás Motos-Teruel, Carmen Giménez-Morte y Ricardo Gassent-Balaguer (Espanha) apresentam os resultados exploratórios de uma investigação cujo objetivo é conhecer o pensamento dos estudantes de estudos superiores em artes cénicas (AAEE), tendo em conta as variáveis: formação recebida, finalidade desses centros, currículo das AAEE, reflexão sobre o corpo docente, satisfação com equipamentos e recursos, situação dos centros e valorização social, conhecimento e apoio às AAEE e seus estudos.

Os editores da Sisyphus - Journal of Education

Recebido: 11 de Junho de 2024

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons