INTRODUÇÃO
A evidência da existência de alterações degenerativas da coluna, nomeadamente a escoliose, a hipercifose e a hiperlordose em várias fases do crescimento, alerta para a importância e para a urgência de uma intervenção precoce 2-3, através da “Saúde Escolar” com ações voltadas para a comunidade escolar no sentido da concretização de propostas de promoção da saúde 11.
Considera-se assim, que o período escolar é fundamental para se trabalhar a saúde na perspetiva da sua promoção, onde a disciplina da Enfermagem, nomeadamente o enfermeiro especialista em Reabilitação poderá desenvolver ações para a prevenção de doenças e para o fortalecimento dos fatores de proteção.
O Programa Nacional de Saúde Escolar (2015-2020) afirma que as lesões músculo-esqueléticas nos estudantes resultam da sobrecarga física associada ao peso em excesso das mochilas, à adoção de posturas incorretas e devido à atividade desportiva inadequada 4.
A utilização regular de mochilas escolares, frequentemente pesadas e/ou desajustadas, que comportam os manuais e materiais para todo o dia escolar, apresenta uma multiplicidade de riscos, nomeadamente alterações posturais e dores nas costas 1, sobretudo durante o período de crescimento da criança 12-13.
Desde 1977 que há referência científica em relação à percentagem de peso que uma criança deverá transportar na mochila escolar, a qual não deverá exceder os 10% do peso corporal da mesma, ou seja, o limite máximo aceitável será de 1/8 do peso corporal 5.
Desde então, este valor tem sido aceite pela comunidade científica 12-13, havendo, contudo estudos que contrapõem esta percentagem, sugerindo outros valores, como por exemplo 7,4% 6 ou mesmo um intervalo não específico entre os 5 e os 15% dependendo do género da criança 7, ou mesmo referindo que não é apropriado sugerir para todas as crianças o mesmo limite de peso da mochila, ou seja, um único limite de peso pode não ser adequado para todos os alunos 8.
Atualmente, em Portugal é sugerido pela Direção-Geral da Saúde que o peso das mochilas, pastas e similares e o respetivo conteúdo não deve exceder os 10% do peso corporal da criança 4.
Como visto, a percentagem de peso da mochila escolar recomendada não é unânime, sendo que esta problemática é envolta de uma complexidade multifatorial, transversal a várias áreas onde, conhecimentos sobre anatomia, biomecânica e fisiopatologia da coluna fornecem orientações ergonómicas e posturais para as atividades da vida diária 4, as quais devem merecer toda a atenção da comunidade escolar e uma revisão de literatura mais aprofundada, uma vez que após a realização de uma pesquisa preliminar na Joanna Briggs Institute (JBI) Database of Systematic Reviews and Implementation Reports, Cochrane Database of Systematic Reviews, na Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) (via EBSCO) e na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), via PubMed, não foram encontradas qualquer tipo de revisões da literatura publicadas neste âmbito temático.
Neste sentido, propõe-se a realização desta scoping review com o objetivo geral de mapear a evidência em relação ao peso máximo da mochila recomendado para crianças dos 6 aos 12 anos em contexto escolar, procurando dar resposta à questão: qual o peso máximo da mochila recomendado para crianças (6-12 anos) em contexto escolar?
MÉTODOS
De forma a aprofundar os conhecimentos relativos à presente temática, este protocolo de scoping review irá adotar a metodologia sugerida pelo (JBI), descrita pelo The JBI Reviewers’ Manual 9. Com este método pretende-se fornecer um mapa do alcance das evidências disponíveis, quando alguma questão específica ainda não está clara, como é o caso.
Estratégia de pesquisa e identificação dos estudos
Serão definidos e aplicados critérios de seleção segundo a metodologia População, Conceito, Contexto (PCC):
População (P): crianças dos 6 aos 12 anos, independentemente do género;
Conceito (C): peso máximo da mochila recomendado para crianças, dos 6 aos 12 anos;
Contexto (C): escolas do ensino básico (EB) (1º e 2º ciclos de estudos), independentemente da localização geográfica e do sistema educacional.
Quanto aos tipos de fontes serão incluídos estudos primários quantitativos e diretrizes internacionais publicadas em bases de dados e literatura cinzenta, que abranjam a temática estudada. Só serão considerados para inclusão nesta revisão, documentos em inglês, português e espanhol.
Nos estudos com crianças que apresentem um intervalo etário díspar estabelecer-se-á como critério de inclusão os estudos em que a média de idades dos participantes seja inferior a 13 anos. Como critérios de exclusão não serão incluídos artigos de opinião e notícias.
A estratégia de pesquisa dividir-se-á em três etapas: primeiramente, realizar-se-á uma pesquisa inicial nas bases de dados CINAHL, MEDLINE, Mediclatina, Sportdiscus, Academic Searchcomplete, via EBSCO Host Online Research Databases, onde serão analisadas as palavras contidas no título, resumo e palavras-chave.
Numa segunda pesquisa, serão utilizadas as palavras-chave e/ou descritores devidamente selecionados: schoolbag OR backpack* AND load* AND safe weight OR load carriage AND child* AND school* NOT adult* NOT adolescen*.
Será realizada também pesquisa no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).
Por último, será criada uma lista de todas as publicações encontradas, delimitadas aos últimos 5 anos, por uma questão de gestão de recursos humanos e de tempo. Contudo, para colmatar esta limitação haverá o cuidado de analisar as referências bibliográficas consideradas relevantes para o tema em questão, citadas pelos artigos incluídos, sem fronteira temporal.
Extração dos dados
Os dados serão extraídos dos artigos incluídos, por dois revisores independentes, usando um instrumento tipo tabela (tabela 1), desenvolvido especificamente para esta revisão, tendo em conta detalhes específicos sobre a população, o conceito, o contexto e os métodos de pesquisa com relevância para a questão e para o objetivo enunciados desta scoping review, conforme indicado pela metodologia desenvolvida pelo JBI. No entanto, o mesmo poderá ser refinado durante o processo de revisão.
ARTIGO ANALISADO | |
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Revisor: | Data de extração: __/__/__ |
Base de dados | |
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Resultados/Detalhes Peso mochila ecomendado | |
Sugestões/Recomendações Comentários do revisor | |
Bibliografia citada |
As divergências que possam ocorrer entre os dois revisores serão resolvidas, caso necessário, recorrendo a um terceiro revisor.
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Um resumo narrativo acompanhará os resultados tabulados e/ou diagrama e descreverá como é que estes se relacionam com os objetivos e com a pergunta de partida.
Uma tabela de apresentação de dados será desenvolvida especificamente para este mapeamento. No entanto, a mesma poderá ser refinada durante o processo de revisão.
O mapeamento sobre o peso máximo da mochila recomendado para crianças dos 6 aos 12 anos em contexto escolar, contribuirá para a disseminação da evidência disponível sobre o tema.
CONCLUSÃO
A Escola, além de ter uma função pedagógica específica, tem um cariz social e político voltado para a transformação da sociedade, relacionado com o exercício da cidadania e o acesso às oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem, razões que justificam ações direcionadas para a comunidade escolar, dando resposta às necessidades de promoção da saúde 10.
A promoção da saúde pelo enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação em Saúde Escolar deverá ter como ponto de partida as necessidades reais da população escolar, desenvolvendo processos de ensino e aprendizagem que melhoram os resultados académicos, no sentido de contribuir para elevar o nível de literacia para a saúde e melhorar o estilo de vida da comunidade educativa 4.
Com a síntese dos resultados de pesquisas, através da metodologia scoping review, será possível perceber qual a percentagem de peso máximo da mochila recomendado para crianças (6-12 anos) em contexto escolar, no sentido de promover a incorporação de evidências científicas na prática profissional da Enfermagem, mais especificamente na especialidade de Reabilitação.
Com esta revisão da literatura, permitir-se-á a transferência futura de conhecimentos ao destacar-se aspetos inerentes ao peso máximo da mochila recomendado para crianças, dos 6 aos 12 anos em contexto escolar, conforme a literatura científica sobre o tema.
Como estratégia de diferenciação na promoção da Saúde Escolar, é imprescindível vincular o conhecimento oriundo de pesquisas, na prática clínica, pelo que, espera-se que esta scoping review venha a constituir um exercício preliminar que justifique o desenvolvimento de revisões sistemáticas, sobre a eficácia de algumas práticas na promoção de hábitos posturais saudáveis em contexto escolar.