SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Compreender a (in)disciplina na sala de aula: uma análise das relações de controlo e de poderProblemas e desafios no exercício da actividade docente: Um estudo sobre o stresse, "burnout", saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Rev. Port. de Educação v.19 n.1 Braga  2006

 

A biologia educacional nas escolas normais paulistas: uma disciplina da eficiência física e mental

Luciana Maria Viviani & Belmira Oliveira Bueno

Universidade de São Paulo, Brasil

 

Resumo

Este artigo trata da história da Biologia Educacional no currículo das Escolas Normais de São Paulo, entre 1933 e 1970. A pesquisa fundamenta-se em ampla documentação arquivística, planos e programas de ensino, manuais didáticos e depoimentos de antigos professores. São levados em conta os projetos de renovação educacional em curso a partir dos anos 1920, cujas propostas produziram determinadas necessidades para a formação de professores. O texto examina três momentos da história da disciplina - os períodos de inserção no currículo, de estabilidade e de declínio - focalizando-se especialmente as formas de organização dos conteúdos escolares construídas por meio do binômio hereditariedade-meio. Conclui-se que a Biologia Educacional assentava-se na idéia de que os educadores deveriam atuar de modo duplamente produtivo de um lado, para conduzir os alunos à máxima eficiência física e mental; de outro, na construção de perfis ideais para a conduta social de crianças, mulheres e professoras.

Palavras-chave

Biologia Educacional; Escola Normal; Currículo

 

 

The educational biology in the normal schools in São Paulo a discipline for the physical and mental efficiency

Abstract

This article deals with the history of Educational Biology (1933-1970) taking into account the development of this discipline in the Normal Schools in São Paulo (Brazil). The investigation is based on several kinds of documents, mainly teaching plans, programs, schoolbooks and testimonies from former teachers. It considers the projects for schools renovation developed since the 1920's, as they produced certain kind of needs for the teacher education.  It examines three periods of that history: the insertion of the discipline in the curriculum, its stability and decline. The focus is on the organization of the school subjects built by the pair heritage-environment. The conclusion is that the organization of this Educational Biology was based in the idea that the educators should act in a double productive way: in one side, to direct the students for the best physical and mental efficiency; in the other, to build ideal outlines for shape the children, women and teachers's social behavior.

Keywords

Educacional biology; Normal Schools; Curriculum

 

La biologie educationnelle dans les ecoles normales de sìo paul une discipline pour l' efficacite physique et mentale

Résumé

Cet article a pour but examiner l'histoire de la Biologie Educationnelle (1933 à 1970) telle comme elle a été bâtie dans les Ecoles Normales de São Paulo (Brésil). La recherche a comme base une large documentation historique, surtout des plans et programmes d'enseignement, des manuels didactiques et d'entretiens d'anciens enseignants. Nous y avons pris en compte les projets de rénovation éducationnelle en cours depuis les années 20, au Brésil, dont les propositions ont produit certaines nécessités pour la formation des enseignants. Dans l'article nous avons examiné trois moments de cette histoire: l'insertion dans le curriculum, estabilité et decline de la discipline. Aussi, nous avons ciblé les formes d'organisation des sujets scolaires construites à partir du couple hérédité-environnement. La conclusion fut que la Biologie Educationnelle reposait sur l'idée dont laquelle les enseignants devraient agir de manière productive dans une double direction: d'un côté en menant  les élèves à une efficacité maximale physique et mentale, alors que de l' autre côté en construisant des rofils déaux pour un comportement social des enfants, des femmes et des enseignants.

Mots-clé

Biologie Éducationnelle; Ecole Normale; Curriculum

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

ADAMS, Mark B. (1990). Eugenics in the history of science. In M. B. Adams (ed.), The Wellborn Science: Eugenics in Germany, France, Brazil and Russia. Oxford: Oxford University Press, pp. 03-07.        [ Links ]

BITTENCOURT, Circe M. F. (2003). Disciplinas escolares: história e pesquisa. In  Marcus A. T Oliveira, Serlei M. F. Ranzi (orgs.), História das Disciplinas Escolares no Brasil: Contribuições para o Debate. Bragança Paulista: EDUSF.

BIZZO, Nélio V. (1994). Meninos do Brasil: Idéias sobre Reprodução, Eugenia e Cidadania na Escola. Tese de Livre Docência. São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

CARVALHO, Marta C. de (1997). Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas. In Marcos C. de Freitas (org.), História Social da Infância no Brasil. São Paulo Cortez/USF, pp. 291-309.

CARVALHO, Marta C. de (1998). Molde Nacional e Fôrma Cívica: Higiene, Moral e Trabalho no Projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista: EDUSF.

CARVALHO, Marta C. de (2000). Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 14, nº 1, pp. 111-120.

CHERVEL, André (1990). História das disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. Porto Alegre, v. 1, nº 2, pp. 177-229.

FORQUIN, Jean-Claude (1992). Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação. Porto Alegre, v. 3, nº 5, pp. 28-49.

FOUCAULT, Michel (1987). Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes.

GOODSON, Ivor (1990). Tornando-se uma matéria académica: padrões de explicação e evolução. Teoria e Educação. Porto Alegre, v.1, nº 2, pp. 231-255.

GOODSON, Ivor (1997). A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa.

HORA, Dayse (2000). Racionalidade Médica e Conhecimento Escolar: a Trajetória da Biologia Educacional na Formação de Professores Primários. Tese de Doutoramento. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PINHEIRO, Marta (1993). A biologia educacional e os fundamentos da educação caso do Paraná. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, nº 85, pp. 63-69.

STEPAN, Nancy. L. (1990). Eugenics in Brazil, 1917-1940. In M. B. Adams (ed.), The Wellborn Science: Eugenics in Germany, France, Brazil and Russia. Oxford: Oxford University Press, pp. 110-152.

TOLEDO, Maria R. de A. (2001). Coleção "Atualidades Pedagógicas". Do projeto Político ao Projeto Pedagógico (1931-1981). Tese de Doutorado. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

VEIGA-NETO, Alfredo (1996). Ordem das Disciplinas. Tese de Doutorado. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação.

 

Fontes

A BIOLOGIA EDUCACIONAL (1938). Órgão do Centro de Estudos Biológicos da Escola Normal "Padre Anchieta". São Paulo, ano I, nº 3.

ALMEIDA JR., Almeida (1939). Biologia educacional: noções fundamentais. Atualidades Pedagógicas, V. 35. São Paulo Ed. Nacional.

LEX, Ary (1946). Biologia educacional - para uso nas Escolas Normais, Institutos de Educação e Faculdades de Filosofia. Atualidades Pedagógicas, V. 45. São Paulo Ed. Nacional.

RICARDO, Aristides (1936). Biologia applicada à educação. Atualidades Pedagógicas, V. 19. São Paulo Ed. Nacional.

 

Recebido em Maio/2005

Aceite para ublicação em Fevereiro/2006