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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.21 n.2 Braga 2008
Discursos, saberes e poder: estudo de escritas de professores e especialistas nas revistas educacionais portuguesas (1880-1900)1
Maria Cristina Soares de Gouvêa *
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Resumo
O texto analisa os discursos sobre o aluno português produzidos por professores e especialistas, presentes nas revistas de educação e ensino do último quartel do século XIX. Tem-se em vista apreender a singularidade das produções discursivas, definidas pela identidade profissional dos autores. Observa-se que os especialistas fazem circular saberes dotados de maior legitimidade social, identificados com o cientificismo característico do período. Por outro lado, os professores, em suas escritas, expressam um saber técnico, fruto do aprendizado das práticas 'escriturísticas' relacionadas ao ofício docente. Define-se um peso social diferenciado, fruto da legitimidade dos autores e dos espaços de circulação discursiva, que informaram historicamente relações de saber/poder.
Palavras-chave
Professores; Especialistas; Discursos; Revistas de educação
Discourses, knowledge and power: a study of teachers' and experts' writings in portuguese educational journals
Abstract
The paper analyses teachers' and experts' discourses about students in Portuguese educational periodicals of the last decades of the XIXth century. In this sense, it focuses the singularity from the discourses related to the professional identity of the authors. Its possible to identify that the experts writings were founded on a scientificist perspective, which characterized that historical period. On the other hand, the teachers discourses were the expression of a technical knowledge, related to their professional writing practices. Its possible to observe a social hierarchical relationship between the two discourse productions, associated with the relationships between knowledge and power.
Keywords
Teachers; Experts; Discourses; Educational Journals
Discours, savoirs et pouvoir: une étude des écrits des professeurs et des spécialistes dans les revues educationnelles portugaises
Resumen
El texto analiza los discursos producidos sobre el alumno por los maestros y expertos en los periódicos de educación portugueses del final de lo siglo XIX. Así es que es posible percibir la singularidad de los discursos, relacionados con la identidad profesional de los autores. Los escritos de los expertos eran fundados en una perspectiva cientificista que caracterizaba esto periodo. Por otro, los discursos de los maestros expresaban un conocimiento técnico asociado a sus prácticas de escritura profesional. Por tanto, si observa una relación jerárquica entre las dos producciones en que saber era asociado a poder.
Palabras clave
Maestros; Expertos; Discursos; Periódicos de educación
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1 Pesquisa desenvolvida no decorrer do pós-doutoramento na Universidade de Lisboa. Agradeço a Rogério Fernandes a competente orientação e a Margarida Felgueiras, Antonio Ferreira, Manuel Sarmento, Justino Magalhães, Isabel Madeira, Jorge do Ó as preciosas interlocuções.
* Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Maria Cristina Soares de Gouvêa, Rua Grão pará 981 apto.903, São Lucas, Belo Horizonte, CEP:30150341, Minas Gerais, Brasil.
Recebido em Abril, 2007
Aceite para publicação em Setembro, 2008