Introdução
As doenças cardiovasculares são constituídas por um grupo de cardiopatias, tais como cardiopatias isquémicas, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e outras condições cardíacas e vasculares (Mensah et al., 2019), e permanecem como causa principal de mortes em todo o mundo (Mc Namara et al., 2019). Neste sentido, estima-se que, das 17 milhões de mortes a cada ano, 7,4 milhões estão associadas a doenças cardiovasculares (Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, 2017).
No Brasil, estima-se que as doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, enfarte do miocárdio, fibrilhação auricular e hipertensão afetem aproximadamente 45,7 milhões de pessoas, ou seja, aproximadamente 32% da população adulta (Stevens et al., 2018).
Importa ressaltar que a gestão de doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, tem uma forte relação com a adesão do doente às práticas de autocuidado. Assim, o conhecimento sobre a doença é um dos fatores que mais influenciam o desenvolvimento de comportamentos de autocuidado (Linn et al., 2016), visando alterações no estilo de vida (Dickson et al., 2013).
As ações educativas devem privilegiar formas de interatividade, interlocução e reflexão, as quais podem ser intermediadas, dentre outras estratégias educativas, por meio de jogos (Freitas et al., 2014). De uma forma geral, os jogos educativos constituem uma proposta de coparticipação que criam um espaço para reflexão e partilha, atuando como promotor da aprendizagem (Fernandes et al., 2018).
Neste contexto, o enfermeiro, como profissional de saúde, tem a oportunidade de utilizar jogos educativos como ferramentas lúdicas, para estimular a promoção das práticas de autocuidado entre os doentes, além de ensinar, treinar, reforçar e avaliar as competências de autocuidado nas doenças cardiovasculares (Marques et al., 2016).
Considera-se que o contexto de ambulatório é um cenário extremamente relevante para a estimulação das práticas de autocuidado em doentes com doenças cardiovasculares. É um cenário permeado por indivíduos que regressam aos serviços de saúde de modo constante para acompanhamento do tratamento.
Desta forma, fez-se uma pesquisa preliminar nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), via PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Joanna Briggs Institute (JBI) e Cochrane Library entre os meses de fevereiro e março de 2020, não sendo evidenciadas publicações, do tipo scoping review (revisão de escopo) sobre jogos educativos que avaliem o comportamento de autocuidado em doentes cardíacos em contexto ambulatório.
As scoping reviews são abordagens de investigação elegíveis quando se procura identificar e analisar lacunas do conhecimento sobre determinada temática, além de possibilitar uma reflexão na maneira pela qual determinada investigação é abordada e desenvolvida (Peters et al., 2020). Assim, a scoping review permite a síntese do conhecimento acerca de um tema ao incorporar diferentes desenhos de estudo de forma abrangente. Por outro lado, contribui também, para o avanço do conhecimento sobre as práticas de cuidados de saúde, políticas e investigação (Nascimento et al., 2019).
Peters et al. (2020), apontam que existem uma variedade de razões que sustentam a realização de uma scoping review. Neste estudo, a utilização de uma scoping review foi considerada a melhor opção em detrimento de outras metodologias de revisão, uma vez que tem como objetivo obter um conhecimento mais amplo e vasto sobre a temática. Assim, a construção da scoping review está integrada dentro de um percurso de investigação académica no âmbito do doutoramento em ciências do cuidado em saúde, o qual irá trazer a contribuição de aplicação de jogos educativos para a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.
Desta forma, os autores, optaram pela scoping review, de acordo com metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute (Peters et al. 2020), com o objetivo de mapear jogos educativos destinados a avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos, sob diferentes doenças cardiovasculares.
A questão de revisão é: Que jogos educativos podem ser aplicados a nível ambulatório e que permitem avaliar o comportamento de autocuidado em doentes cardíacos?
Método de Revisão
A scoping review assentará na estratégia de definição dos participantes, conceito e contexto (PCC). Nesta lógica, nos critérios de inclusão, relativamente aos participantes, a revisão será guiada de modo a incluir estudos que envolvam doentes com doenças cardiovasculares, do tipo hipertensão arterial sistémica, enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca, fibrilhação auricular e acidente vascular cerebral. A escolha por estas cardiopatias deve-se à sua alta incidência na população mundial (Organização Mundial da Saúde, 2017).
No que se refere aos conceitos, pretende-se a inclusão de estudos focados em jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado. E quanto ao contexto, serão incluídos estudos realizados a nível ambulatório.
Serão considerados estudos do tipo qualitativo e/ou quantitativo de desenho experimental e epidemiológico, incluindo estudos randomizados controlados, quase-experimentais, antes e depois ou estudos de caso. Adicionalmente, serão consideradas revisões da literatura, estudos observacionais, desenhos descritivos transversais e longitudinais e literatura cinzenta que será pesquisada por meio de dissertações e teses na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Académico. Além disso, serão considerados outros textos, como documentos de opinião e relatórios, sem a limitação de recorte temporal das publicações, e a inclusão de estudos em texto integral nas bases de dados selecionadas, nos idiomas inglês, português e espanhol.
Estratégia de pesquisa e identificação dos estudos
A estratégia de pesquisa será realizada em três etapas, onde a pesquisa inicial foi realizada na base de dados MEDLINE e na CINAHL, com as palavras e expressões games, cardiovascular disease, myocardial infarction, atrial fibrillation, systemic arterial hypertension, cerebrovascular disease, stroke, outpatient.
Posteriormente, na segunda etapa, todas as palavras-chave e termos de indexação identificados serão utilizados para nova pesquisa nas bases de dados MEDLINE via PubMed, CINAHL, Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe (LILACS), via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Cochrane Library; JBI Connect, Educational Resources Information Center (ERIC), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e Google Académico.
Uma estratégia de pesquisa realizada na base de dados MEDLINE, via PubMed em dezembro de 2020, utilizando descritores controlados [mh] e termos livres sinónimos [tiab], em associação com os operadores booleanos AND e OR, aplicando o filtro de idiomas português, inglês e espanhol, gerou a seguinte frase booleana: (((Games, Recreational[mh] OR “Recreational Game*”[tiab] OR “Educational Game*”[tiab] OR Play and Playthings[mh] OR Play*[tiab] OR Toys[tiab] OR Games, Experimental[mh] OR Video Games[mh] OR Game*[tiab] OR Educational Technology[mh] OR “Educational Technolog*”[tiab] OR “Instructional Technolog*”[tiab] OR “Educational Intervention*”[tiab] OR “Educational Action*”[tiab] OR “Health Education*”[ti]) AND (Outpatients[mh] OR Outpatient*[tiab] OR Ambulatory Care Facilities[mh] OR “Ambulatory Care Facilit*”[tiab] OR “Outpatient Clinic*”[tiab])) AND (Cardiovascular Diseases[mh] OR “Cardiovascular Disease*”[tiab] OR Myocardial Infarction[mh] OR “Myocardial Infarct*”[tiab] OR “Cardiovascular Stroke*”[tiab] OR “Heart Attack*”[tiab] OR “Heart Disease*”[tiab] OR Cardiopath*[tiab] OR Atrial Fibrillation[mh] OR “Atrial Fibrillation*”[tiab] OR Hypertension[mh] OR Hypertension[tiab] OR “High Blood Pressure*”[tiab] OR Cerebrovascular Disorders[mh] OR “Cerebrovascular Disorder*”[tiab] OR “Intracranial Vascular Disease*”[tiab] OR “Brain Vascular Disorder*”[tiab] OR “Cerebrovascular Insufficienc*”[tiab])) AND (English[lang] OR Portuguese[lang] OR Spanish[lang]). Nesta pesquisa preliminar foram recuperados 602 documentos.
Por fim, na terceira etapa, será feita uma procura de estudos complementares através das fontes bibliográficas dos estudos incluídos na scoping review.
Seleção dos artigos
O software a ser usado para a gestão dos resultados da pesquisa será o gestor de referências bibliográficas Endnote Web, de acesso livre e gratuito através da Clarivate Analytics, por meio de inscrição e registo pela página online do My Endnote Web. A partir deste gestor todas as citações identificadas serão agrupadas e os estudos duplicados serão removidos. Os títulos e resumos serão então selecionados por dois revisores independentes para procederem a avaliação em relação aos critérios de inclusão da scoping review segundo a mnemónica PCC. Posteriormente, o texto completo das citações será detalhadamente avaliado por dois revisores independentes em relação aos critérios de inclusão. E os estudos que forem excluídos serão registados e relatados no relatório da scoping review completo. Qualquer divergência que surgir em cada etapa de seleção do estudo será resolvida por meio de discussão ou com o parecer de um terceiro revisor. Os resultados da pesquisa serão relatados na íntegra e apresentados de acordo com o fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses for Scoping Review (PRISMA-ScR), recomendado pelo Joanna Briggs Institute (Peters et al. 2020).
Extração dos dados
A extração dos dados dos estudos incluídos será realizada por dois revisores independentes por meio de uma ferramenta de extração dos dados desenvolvido pelos investigadores, de acordo com o objetivo e a questão de revisão da scoping review (Tabela 1). Os dados extraídos dos textos integrais das publicações elegíveis irão fornecer detalhes específicos relativos à população, desenhos e resultados relevantes dos estudos. Será ainda realizado um teste piloto para que os revisores possam avaliar a pertinência dos itens a serem avaliados pelo instrumento. E se necessário, o instrumento de extração dos dados poderá sofrer ajustes de modo a acrescentar dados que se julgarem pertinentes ao logo da leitura das publicações. As modificações serão detalhadas no relatório completo da scoping review. Quaisquer divergências que surjam entre os revisores serão resolvidas por meio de discussão com um terceiro revisor. Em caso de necessidade, os autores dos estudos selecionados, serão contactados para o esclarecimento de dúvidas ou solicitação de informações adicionais durante este processo.
Título da pesquisa Aplicação de jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos: protocolo de scoping review | ||
---|---|---|
Questão de revisão Que jogos educativos podem ser aplicados a nível ambulatório e que permitem avaliar o comportamento de autocuidado em doentes cardíacos? | ||
Critérios de Inclusão de estudos segundo PCC População: estudos que envolvam doentes com doenças cardiovasculares Conceito: estudos focados em jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado Contexto: estudos realizados a nível ambulatório | ||
Extração dos dados dos artigos analisados | ||
Número do artigo analisado | ||
Autores/ano | ||
Título | ||
Tipo de estudo | ||
Contexto da aplicação do jogo educativo | ||
Participantes e tempo de seguimento | ||
Tipo de jogo educativo aplicado | ||
Principais resultados (como foi avaliado o comportamento de autocuidado nos participantes, através do jogo educativo?) |
Nota. PCC = Participantes; Conceito; Contexto.
Conclusão
Por se tratar de um estudo do tipo scoping review, para a qual serão identificadas evidências científicas disponibilizadas sob o domínio público, não se considera necessário enviar a um comité para apreciação ética.
O referido estudo proposto não possui financiamento por agências de fomento e não possui conflitos de interesse.
Logo, espera-se um resultado consolidado sobre jogos educativos para avaliação do comportamento de autocuidado em doentes cardíacos.