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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Rev. Lusófona de Educação  n.14 Lisboa  2009

 

Manuel António Marques Dias

2007

A Internet e Sociedade: Das suas potencialidades à utilização pelos jovens na construção do seu mundo social, competências e saberes.

Orientação: Prof. Doutor Manuel Costa Leite

 

A Internet oferece ao mundo potencialidades capazes de fomentar o desenvolvimento sócio-cultural, económico, científico e tecnológico. A partir das diversas redes, de qualquer ponto ou terminal, é possível contactar com o resto do mundo. Recolher e enviar informação, aprofundar e promover estudo, desenvolver actividade profissional e gerir empresas, entre outros aspectos, tudo é possível.

A investigação realizada teve como finalidade compreender o modo como os jovens utilizam a Internet na construção do mundo social e, para além disso, que competências e saberes desenvolvem para o conseguirem.

Para a consecução dos objectivos traçados, foi necessário determinar um modelo de investigação que permitisse a recolha, o tratamento, a leitura e a análise dos dados obtidos. Assim, partindo de um estudo prévio que incidiu nas condições de utilização da Internet na Escola Secundária António Aleixo, determinou-se que a recolha seria directa no servidor de Internet e alguma em formato papel.

Esta dissertação é constituída por oito capítulos. No primeiro aborda-se a problemática ligada ao aparecimento, crescimento e uso da Internet nos mais variados campos. No segundo apresentam-se os objectivos deste trabalho de investigação e as problemáticas sociais geradas nos jovens utilizadores da Internet. No terceiro delineia-se o design da investigação e caracteriza-se a população alvo, bem como a amostra estudada. No quarto menciona-se a calendarização seguida. No quinto analisam-se e divulgam-se os resultados obtidos. Nos capítulos seguintes apresentam-se as conclusões, a bibliografia e os anexos.

Das conclusões destacam-se as seguintes: a utilização da Internet pelos jovens visa essencialmente o campo das comunicações (Chat, estudo, pesquisa, blogs e correio electrónico);o uso do Chat constitui a principal motivação para a comunicação; os jovens quando comunicam utilizam formas de expressão escrita diferentes das ensinadas na escola; a Internet permite a criação de grupos fechados, com interesses próprios.

Palavras-chave: Internet, Jovens, Sociedade; saberes, competências e redes sociais.

 

The Internet and society: Of their potentialities to the use by the youngsters and the construction of their knowledge, skills and social environment

Internet offers the world the power to grow its social, cultural, economical, scientific and technological standard. People are able to connect the whole world through different networks from any place or any personal computer. So, it is possible to collect and send information, go deeper and promote studies, develop professional activities and run business, etc. Everything is possible. The aims of this research work were to understand Internet young people contributions in building the social world, as well as finding out which competences and knowledge they achieved. A previous study, based on how pupils of António Aleixo Secondary School surf the net, was essential to establish the investigation model followed. Data was collected directly from server and parts written on paper; then, data was processed. This thesis is organized in eight chapters. The first approaches the beginning, growing and application of Internet, its power and its impact on society. The second defines the aims of this research work and the social problems caused on young Internet users. The third designs the investigation, defining the population target and the sample. The fourth includes the schedule followed. The fifth processes and spreads the collected data. The last chapters present the conclusions, the bibliography and the appendices.

The fundamental conclusions are: The main young people net surfing choices go to communication (chatting, studding, researching, bloging and e-mailing); Chating leads internet communication; Internet can be a means of information towards illegal aims and can be even worse considering the difficulty on controlling the message inside the e-mails; It is possible to create closed groups in Internet, which interests can lead to illegal activities, as well as seducing new members.

Keywords: Internet, Youth, Society, knowledge, skills and social networks.