13 2Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Comportamento Organizacional e Gestão

 ISSN 0872-9662

EIRIZ, Vasco; SIMOES, Jorge    GONCALVES, Miguel. Obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. []. , 13, 2, pp.153-167. ISSN 0872-9662.

^lpt^aEste artigo identifica os obstáculos à gestão do conhecimento nas escolas de gestão e economia do ensino superior público em Portugal. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve a geração, codificação e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, procedeu-se à aplicação de um questionário junto de docentes das escolas de gestão e economia do ensino público, tendo-se obtido 142 respostas válidas para tratamento de dados. Os dados foram submetidos a uma análise descritiva e factorial tendo-se identificado os seguintes principais obstáculos à gestão do conhecimento: liderança e organização, comunicação, e recursos organizacionais.^len^aThis article identifies the barriers to knowledge management in schools of management and economics of the Portuguese public higher education sector. It considers knowledge management as a collective and interactive process that comprises the generation, codification, and transference of knowledge. As part of a study on knowledge management activities in the Portuguese higher education sector, it was carried out a survey to the faculty of management and economics public schools. We collected 142 valid responses for data analysis. Descriptive and factorial analysis of data reveals thefollowing main barriers to knowledge management: leadership and organization; communication; organizational resources.

: .

        · | |     ·     · ( pdf )