13 2Um estudo de caso sobre as organizações que aprendemAmbigüidades identitárias na "Feira Hippie"/Brasil 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Comportamento Organizacional e Gestão

 ISSN 0872-9662

CARDOSO, Leonor. Gestão do conhecimento e competitividade organizacional: Um modelo estrutural. []. , 13, 2, pp.191-211. ISSN 0872-9662.

A generalidade dos autores que se dedica ao estudo da gestão do conhecimento sustenta a existência de uma relação entre esta e o desempenho organizacional, numa óptica de criação e manutenção de vantagens competitivas sustentáveis. Neste artigo apresentamos um modelo de equações estruturais, através do qual se procura testar, na globalidade e para a mostra estudada (50 organizações industriais do Distrito de Viseu), a validade do pressuposto teórico enunciado, avaliando relações de dependência ou interdependência simultâneas entre um conjunto de variáveis que evidenciou possuir relações de maior magnitude em estudos prévios e no âmbito dos quais utilizámos análises de regressão múltipla. Os resultados obtidos sugerem a existência de um impacto positivo da gestão do conhecimento na competitividade organizacional, reforçando as conclusões retiradas a partir das análises de regressão múltipla previamente realizadas, e sustentando empiricamente o modelo teórico de que partimos.

: Gestão do conhecimento; competitividade organizacional; modelo de equações estruturais; questionário de gestão do conhecimento; indicadores de desempenho organizacional.

        · |     ·     · ( pdf )