11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

 ISSN 0873-3015 ISSN 1647-662X

BASTOS, Celeste    BARBIERI, Maria do Céu. Administração de medicação intravenosa nos hospitais: contributos para uma prática segura baseada na evidência. []. , 11, pp.49-55.   30--2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0211.05.00260.

Introdução:

A administração de medicação intravenosa pode associar-se a riscos, nomeadamente riscos de infeção, justificando-se a implementação de práticas seguras.

Objetivos:

Divulgar as orientações relativas à preparação e administração de medicação intravenosa, em contexto hospitalar; Divulgar as orientações relativas à inserção e manutenção de cateter venoso periférico, em contexto hospitalar; Divulgar a evidência que fundamenta uma prática segura na preparação/administração de medicação intravenosa; Sensibilizar os enfermeiros para uma prática baseada em evidência.

Métodos:

Análise de: Recomendações internacionais com foco na preparação/administração de medicação intravenosa e inserção/manutenção de cateter venoso periférico; Desvios à prática segura;

Resultados:

Existe evidência que suporta as orientações para a preparação e administração de medicação intravenosa através de cateter venoso periférico, no entanto, vários estudos relatam desvios a essas orientações.

Conclusões:

Identificou-se a necessidade de análise das práticas instituídas, a fim de se encontrar estratégias promotoras de mudança, as quais garantam a implementação de práticas seguras na preparação e administração da terapia intravenosa.

: Segurança do paciente; Enfermagem baseada em evidências; Administração intravenosa; Erros de medicação.

        · | |     · |     · ( pdf )