12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

 ISSN 0873-3015 ISSN 1647-662X

SILVA, Carolina Balao et al. Avaliação da falha de transferência de imunidade passiva em vitelos de carne: dois casos clínicos. []. , 12, pp.97-103.   31--2020. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212.09.00270.

Introdução:

A Falha de Transferência de Imunidade Passiva (FTIP) é uma condição que ocorre frequentemente na espécie bovina após ingestão ou absorção inadequada de quantidades suficientes de colostro de qualidade adequada. Em bovinos mantidos em extensivo, o diagnóstico é habitualmente realizado através de um exame clínico completo, não existindo tempo suficiente para uma análise laboratorial, e o tratamento é baseado na administração de substitutos de colostro ou transfusão.

Objetivos:

Avaliar a transferência de imunidade passiva em vitelos de carne em cultivo extensivo.

Métodos:

No presente trabalho descrevem-se dois casos clínicos de vitelos com sinais clínicos compatíveis com FTIP, assim como a sua análise bioquímica, incluindo determinação de igg através de um teste ELISA.

Resultados:

Ambos os vitelos apresentavam uma concentração sérica muito baixa de igg (vitelo 1: 0.7mg/ml e vitelo 2: 1mg/ml), confirmando a FTIP. Os animais foram tratados com uma transfusão de plasma de uma vaca cruzada. Após 24 horas da transfusão de plasma, a concentração de igg aumentou ligeiramente em ambos os animais, mas após 48 horas da transfusão a concentração reduziu para valores semelhantes aos verificados antes do tratamento.

Conclusões:

A transfusão de plasma pode ser um tratamento eficaz para a FTIP de casos clínicos em condições de extensivo, mas esta terá de ser monitorizada garantindo que a concentração sérica de igg atinge valores adequados. O estado imunitário das dadoras deve ser avaliado antes da colheita e transfusão de plasma.

: falha de transferência de imunidade passiva; bovinos; imunoglobulina G; ELISA.

        · | |     · |     · ( pdf )