15 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

 ISSN 0873-3015 ISSN 1647-662X

MOTA, Liliana et al. Eficácia da simulação em enfermagem na aprendizagem dos estudantes. []. , 15, pp.25-31.   30--2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0215.21267.

Introdução:

A simulação permite aos estudantes, através da criação de cenários hipotéticos, desenvolverem competências, tornando-os mais ativos no processo de tomada de decisão face aos cuidados de enfermagem.

Objetivo:

Avaliar a eficácia da simulação na aprendizagem dos estudantes do curso de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.

Métodos:

Estudo quantitativo, descritivo e exploratório onde participaram 233 estudantes, dos quais 164 são do curso de licenciatura em enfermagem e 69 são do ensino pós-graduado. Como método de recolha de dados foi utilizado um inventário intitulado como “The Simulation Learning Effectiveness Inventory”, após tradução para português. A análise dos dados foi realizada através do sistema operativo SPSS® versão 23.

Resultados:

Os participantes do estudo apresentaram valores médios elevados em todas as variáveis avaliadas: curso, recurso, debriefing, habilidades clínicas, confiança, resolução de problemas, colaboração, preparação e resultado.

Conclusão:

A simulação revela-se uma metodologia de ensino eficaz nos cursos de licenciatura e ensino pós-graduado de enfermagem.

: simulação; aprendizagem; eficácia; estudantes de enfermagem.

        · | |     · |     · ( pdf )