ESP9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

 ISSN 0873-3015 ISSN 1647-662X

CASTRO, Vanessa. As controvérsias do processo de trabalho do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica (NASFs AB). []. , esp9, pp.23-30.   07--2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.20831.

^a

Introdução:

O presente artigo abordará as controvérsias do processo de trabalho do NASF AB, buscando compreender os problemas relacionados a dinâmica laboral das Equipe de Saúde da Família (ESFs) acompanhada do NASF AB.

Objetivo:

Analisar as controvérsias do processo de trabalho do NASF AB, os conflitos de atribuições e competências, a partir das ações estratégicas contidas na estrutura do NASF AB dos municípios e da agenda compartilhada dos serviços oferecidos pela equipe.

Método:

O estudo foi bibliográfico, além da análise de dados da Região de Saúde, de forma descritiva e exploratória do material selecionado.

Resultados:

Considerando a dificuldade de compreensão do papel do NASF AB nos municípios da Região de Saúde, sendo assim houve a necessidade de contribuir no processo de entendimento das atribuições e competências deste Núcleo, tanto em relação ao seu próprio processo de trabalho, quanto em relação ao trabalho interativo entre ESFs e os NASFs AB. O trabalho de equipe tem se transformado em trabalho particularizado, facetado, emergencial, se pautando em atos profissionais exclusivos, anulando os saberes nucleares e específicos.

Conclusão:

É preciso compreender o processo de trabalho como um processo de formação profissional com foco na diversidade e nas desigualdades existentes no contexto goiano, parece ser algo vital para ampliar a capacidade de cuidado da atenção básica em que o NASF AB em última estratégia deve agir.

^lpt^a

Introduction:

This article addresses the controversies of the NASF AB work process, in order to understand the problems raised related to the FHS work dynamics accompanied by NASF AB.

Objective:

To briefly analyze the controversies of the NASF AB work process, the conflicts of attributions and competencies, from the strategic actions contained in the NASF AB structure of the municipalities and the shared agenda of services offered by the team.

Method:

This study was of bibliographic type and data analysis of the HealthRegion, descriptive and exploratory of the selected material, as well as field research after integrated work of the Pyrenees Regional Health and NASF teams.

Results:

Considering the difficulty of understanding the role of NASF AB in the municipalities of the Health Region, thus there was a need to contribute to the process of understanding the attributions and competencies of this Center, both in relation to its own work process, as well as in relation to the interactive work between ESFs and NASFs AB. Teamwork has been transformed into individualized, faceted, emergency work, based on exclusive professional acts, nullifying nuclear and specific knowledge.

Conclusion:

It is necessary to understand the work process as a process of vocational training focusing on the diversity and inequalities existing in the Goian context. It seems to be vital to expand the care capacity of primary care in which NASF AB should ultimately act.

^len^a

Introducción:

Este artículo abordará las controversias del proceso de trabajo del nasf ab, buscando comprender los problemas relacionados con la dinámica de trabajo del equipo de salud de la familia (esfs) acompañado del nasf ab.

objetivo: analizar las controversias en el proceso de trabajo de nasf ab, los conflictos de atribuciones y competencias, a partir de las acciones estratégicas contenidas en la estructura nasf ab de los municipios y la agenda compartida de los servicios ofrecidos por el equipo.

Método:

El estudio fue bibliográfico, además de análisis de datos de la región sanitaria, de forma descriptiva y exploratoria del material seleccionado.

Resultados:

Dada la dificultad para entender el rol de nasf ab en los municipios de la región de salud, surgió la necesidad de contribuir al proceso de comprensión de las atribuciones y competencias de este centro, tanto en relación con su propio proceso de trabajo como en relación con el trabajo interactivo entre esf y nasf ab. el trabajo en equipo se ha transformado en un trabajo individualizado, facetado, de emergencia, basado en actos profesionales exclusivos, anulando los conocimientos nucleares y específicos.

Conclusión:

Es necesario entender el proceso de trabajo como un proceso de formación profesional enfocado en la diversidad y desigualdades existentes en el contexto de goiás, parece vital ampliar la capacidad asistencial de la atención primaria en la que la nasf ab, como último estrategia, debe actuar.

^les

: .

        · | | |     ·     · ( pdf )