ESP9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

 ISSN 0873-3015 ISSN 1647-662X

MEDEIROS, Maria Magaly; VILELA, Rosana    FREGADOLLI, Andrea Vanderlei. Excesso de peso: estratégias educativas para o currículo de medicina. []. , esp9, pp.53-61.   07--2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.21964.

^a

Introdução:

O excesso de peso (EP) apresenta-se como um problema de saúde pública. Contudo os profissionais da saúde ainda não estão preparados para uma atuação adequada. Além disso, esta temática tem sido pouco discutida e trabalhada durante o curso, conferindo-lhe uma danosa invisibilidade. Sendo assim, a pergunta balizadora do estudo é “Sob o ponto de vista dos estudantes do internato de medicina, que estratégias educativas confeririam maior visibilidade à temática EP durante a graduação?”

Objectivo:

Identificar as estratégias educativas para enfrentar a invisibilidade da temática “excesso de peso no currículo de medicina”, na visão dos estudantes.

Métodos:

Optou-se pela abordagem qualitativa, cujas respostas ao questionário sobre o tema foram submetidas a uma análise temática, por meio da qual se procurou apreender as sugestões para maior visibilidade do tema no processo ensino/aprendizagem.

Resultados:

Os resultados apontaram duas categorias de sugestões: incentivo ao estilo de vida saudável no ambiente da faculdade de medicina e intervenções educativas visando melhorar as competências dos estudantes na abordagem da pessoa com excesso de peso.

Conclusão:

Foi possível concluir que há necessidade de investir em estratégias de mudança de comportamento do estudante de medicina, como incentivo ao estilo de vida saudável, no ambiente da faculdade de medicina, bem como, em medidas de resultados em curto prazo - Intervenções educativas visando melhorar as competências dos estudantes na abordagem do EP. Os estudantes reconhecem a necessidade destas intervenções ocorrerem em um contexto interdisciplinar e interprofissional, voltadas para o conjunto de discentes e docentes/precetores envolvidos na formação profissional.

^lpt^a

Introduction:

Being overweight is a public health problem; however, health professionals are not yet prepared for an appropriate response. In addition, this issue has not been widely discussed and worked on during undergraduate courses, making it woefully invisible. Thus, the guiding question of this study is “From the point of view of medical residency students, what educational strategies would give greater visibility to the issue of excessive weight during their course?”

Objective:

To identify educational strategies to face the invisibility of the theme “overweight in the medical curriculum”, in the view of students.

Methods:

We chose the qualitative approach. The answers to the questions on the issue were submitted to thematic analysis, through which we sought to apprehend suggestions for greater visibility of the issue in the teaching/learning process.

Results:

The results showed two categories of suggestions: encouraging a healthy lifestyle in the medical school environment; educational interventions aimed at improving students’ skills in approaching the overweight person.

Conclusion:

It was possible to conclude that there is a need to invest in strategies to change the behaviour of medical students so as to incentivise a healthy lifestyle in the medical school environment as well as implementing measures with short-term results - educational interventions aimed at improving students’ skills in approaching excessive weight. Students recognise the need for these interventions to occur in an interdisciplinary and interprofessional context, aimed at the group of students and teachers/preceptors involved in professional training.

^len^a

Introducción:

El exceso de peso es un problema de salud pública, sin embargo los profesionales de la salud aún no están preparados para un desempeño adecuado. Además, este tema ha sido poco discutido y trabajado durante la graduación, dándoles una invisibilidad dañina. Así, la pregunta orientadora del estudio es "Desde el punto de vista de los estudiantes en prácticas de medicina, ¿qué estrategias educativas darían más visibilidad a la temática de EP durante la graduación?"

Objetivo:

Identificar estrategias educativas para enfrentar la invisibilidad del tema “sobrepeso en el currículo médico”, en la visión de los estudiantes.)

Métodos:

Elegimos el enfoque cualitativo, cuyas respuestas al cuestionamiento sobre el tema fueron sometidas a un análisis temático, mediante el cual se buscó aprehender las sugerencias para más visibilidad del tema en el proceso de enseñanza / aprendizaje.

Resultados:

Los resultados mostraron dos categorías de sugerencias: fomentar un estilo de vida saludable en el entorno de la escuela de medicina; Intervenciones educativas dirigidas a mejorar las habilidades de los estudiantes para acercarse a la persona con sobrepeso.

Conclusion:

Se pudo concluir que existe la necesidad de invertir en estrategias para cambiar el comportamiento de los estudiantes de medicina como incentivo a un estilo de vida saludable en el ámbito de la facultad de medicina. Así como medidas de resultados a corto plazo - Intervenciones educativas dirigidas a mejorar las habilidades de los estudiantes en el enfoque del exceso de peso. Los estudiantes reconocen la necesidad de que estas intervenciones se den en un contexto interdisciplinario e interprofesional, dirigido al grupo de estudiantes y docentes / preceptores involucrados en la formación profesional.

^les

: .

        · | | |     ·     · ( pdf )