20 1Radiofrequência: Técnica de eleição no tratamento do osteoma osteoidePrótese ARPE® no tratamento da rizartrose 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

CARDOSO, Pedro    GOMES, Maribel. Osteoma osteoide e radiofrequência: Análise dos resultados do tratamento de uma série de 27 casos. []. , 20, 1, pp.31-36. ISSN 1646-2122.

Apesar de o Osteoma Osteoide ser uma lesão autolimitada, a dor persistente e intensa exige, quase sempre, intervenção cirúrgica. O tratamento clássico com salicilatos (e outros anti-inflamatórios não esteroides) é inconsistente e não é bem tolerado por um longo período de tempo. Dadas as dificuldades e morbilidade da ressecção “em bloco” e da curetagem, desenvolveram-se várias técnicas “mini-invasivas” de ablação do nidus para o tratamento desta lesão. Parece comprovado que a ablação térmica do ninho por radiofrequência é uma técnica eficaz, segura e com óbvias vantagens comparativamente com os restantes procedimentos. Esta série de 27 doentes, a primeira a ser publicada a nível nacional, mostra a eficácia e simplicidade deste procedimento e a possibilidade do seu uso em praticamente todas as localizações anatómicas, nomeadamente na coluna vertebral. Verificou-se um alívio total e muito precoce em todos os doentes exceto em um caso em que o diagnóstico clínico e imagiológico não foi correto. Não se verificaram complicações. Anestesia geral, disponibilidade de aparelho de TAC, material de radiofrequência (gerador e cânula) e um curto internamento em regime ambulatório são os itens necessários para o sucesso no tratamento desta patologia.

: osteoma osteoide; radiofrequência.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License