20 1Análise comparativa da mensuração do eixo anatómico do joelhoSíndrome do tunel cárpico bilateral em criança com mucopolissacaridose tipo VI 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

AZEVEDO, Maria; CASTRO, Ana    RUVINA, Maria. Polirradiculite por Herpes Zoster: Uma invulgar causa de monoparésia. []. , 20, 1, pp.87-92. ISSN 1646-2122.

O Herpes Zoster ou Zona é causado pelo Vírus Varicela Zoster e caracteriza-se por uma erupção cutânea vesicular, unilateral, dolorosa e geralmente restrita a um dermátomo. Resulta da reativação do vírus após latência no gânglio da raiz dorsal da medula que em escassos casos pode provocar simultaneamente défice motor e atrofia muscular no miótomo correspondente ao dermátomo atingido. Os autores apresentam o caso de um doente com polirradiculite por Herpes Zoster no território de C5-C8, com subsequente deteção de infeção pelo Vírus da Himunodeficiência Humana. O reconhecimento do Herpes Zoster como uma causa de défice motor agudo do membro superior é importante para evitar intervenções desnecessárias e permitir a otimização atempada do tratamento, com melhoria do prognóstico e redução dos custos e complicações.

: zona; Herpes Zoster; vírus varicela zoster; infeção por VIH; polirradiculopatia; radiculite patologia da raiz nervosa.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License