20 3O papel do ortopedista nos acidentes de trabalhoExérese de osteocondroma: Cirurgia sempre fácil ou sempre difícil? 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

ROQUE, Vanessa; MONTEIRO, João; PEREIRA, Fernando    RAMOS, Pedro. Reabilitação das artroplastias totais do punho. []. , 20, 3, pp.303-310. ISSN 1646-2122.

A artroplastia total do punho não consegue mimetizar o complexo mecanismo articular do punho que envolve múltiplas articulações entre rádio, cubito e ossos do carpo. Contudo, a evolução e aperfeiçoamento do material e técnicas cirúrgicas têm contribuído para a crescente utilização desta opção terapêutica na arena ortopédica nos últimos anos com bons resultados e em detrimento de outras opções cirúrgicas como a artrodese do punho. Uma alternativa terapêutica à artrodese que preserva a mobilidade do punho é de particular importância nomeadamente para doentes com doença artrítica poliarticular. Os programas de reabilitação após artroplastia total do punho desempenham um papel central nos resultados funcionais alcançados pelos doentes. A instituição de um programa de reabilitação dirigido e personalizado que culmine na restituição funcional mais completa possível e na maior independência do doente nas suas actividades diárias é fundamental. Este artigo discute resumidamente a história das próteses do punho, indicações e resultados das artroplastias do punho, enfatizando o papel fulcral da Medicina Física e de Reabilitação, em estreita articulação com a Ortopedia, na reabilitação pós-operatória dos doentes. É ainda apresentado o protocolo de reabilitação após artroplastia total do punho desenvolvido pelos autores no sentido de maximizar os resultados das artroplastias do punho.

: Artroplastia; punho; reabilitação; prótese.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License